Menu

Cubanos marcham em Havana contra ameaças de Trump

Tradicional marcha direcionou críticas ao governo americano, diante de declarações do presidente Donald Trump de que o regime cubano estaria com os dias contados Milhares de cubanos participaram na noite de terça-feira (27/01) da tradicional “Marcha das Tochas” em Havana, evento que este ano foi marcado por fortes críticas ao governo dos Estados Unidos e […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Norlys Perez/REUTERS

Tradicional marcha direcionou críticas ao governo americano, diante de declarações do presidente Donald Trump de que o regime cubano estaria com os dias contados

Milhares de cubanos participaram na noite de terça-feira (27/01) da tradicional “Marcha das Tochas” em Havana, evento que este ano foi marcado por fortes críticas ao governo dos Estados Unidos e por um tom anti-imperialista.

A mobilização ocorre em um contexto de crescentes tensões entre Washington e Havana, especialmente após a recente operação militar americana que sequestrou o presidente venezuelano Nicolás Maduro, principal aliado de Cuba na região.

No mesmo dia da marcha, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou durante viagem a Iowa que “Cuba vai cair muito em breve”.

À frente do ato, estiveram o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e lideranças estudantis.

“Este não é um ato de nostalgia, é um chamado à ação”, declarou à multidão a presidente da Federação de Estudantes Universitários, Litza Elena González Desdín, do alto da escadaria da Universidade de Havana.

“Em momentos de ameaças, impõe-se a firmeza ideológica e a defesa da pátria”, acrescentou.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, destacou em suas redes sociais que milhares de cidadãos, especialmente jovens, marcharam “em resposta às previsões de ‘queda’ de Trump”, reafirmando uma “posição anti-imperialista firme e inabalável”.

Realizada anualmente em 27 de janeiro, véspera do aniversário do herói nacional José Martí, a marcha rememora o desfile organizado na mesma data em 1953 por Fidel Castro e outros jovens em oposição ao governo de Fulgencio Batista.

Com informações do DW em 28/01/2026

, , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

28/01/2026 - 10h44

Essa aparente solidariedade ao regime da família Castro não é o que se tem visto mais recentemente, nas frequentes manifestações de descontentamento com a ditadura cubana…Pobre Cuba!

OKAN

28/01/2026 - 09h40

I like the efforts you have put in this, regards for all the great content.


Leia mais

Recentes

Recentes