O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (10) bloquear a inauguração de uma nova ponte internacional entre os EUA e o Canadá a menos que Ottawa aceite negociações sobre condições comerciais e compensações econômicas demandadas por Washington. A ameaça foi feita em uma longa publicação em sua rede social Truth Social, repetindo críticas que ele vem fazendo a Ottawa por “tratamento injusto” nas relações bilaterais.
A ponte em questão é a Gordie Howe International Bridge, uma estrutura de US$ 4,6 bilhões financiada majoritariamente pelo Canadá e em construção desde 2018 para ligar Windsor (Ontário) a Detroit (Michigan), com previsão de abertura no início de 2026. O projeto foi negociado por autoridades de ambos os países e visto como uma forma de melhorar o fluxo de comércio e reduzir congestionamentos fronteiriços.
No post, Trump argumentou que o Canadá teria “tratado os Estados Unidos de forma muito injusta por décadas” e criticou o fato de a obra ter sido aprovada com “praticamente nenhum conteúdo americano”, incluindo aço, citando também questões tarifárias sobre laticínios e a exclusão de produtos alcoólicos norte-americanos de prateleiras em Ontário. Ele atribuiu parte da situação à concessão de uma renúncia ao Buy American Act pelo ex-presidente Barack Obama.
“Não permitirei que esta ponte seja aberta até que os Estados Unidos sejam totalmente compensados por tudo o que lhes demos e, também, que o Canadá trate os Estados Unidos com a justiça e o respeito que merecemos”, escreveu Trump, acrescentando que Washington deveria deter “pelo menos metade” da propriedade do ativo e que as negociações começariam “IMEDIATAMENTE”.
A disputa ocorre em meio a uma série de tensões comerciais entre os dois países, incluindo tarifas elevadas sobre produtos canadenses impostas pelos EUA nos últimos meses e esforços de Ottawa para buscar novos acordos de comércio com a China, ação que Trump também criticou em sua publicação, chegando a afirmar de forma hiperbólica que isso “comeria o Canadá vivo”.
Autoridades nos EUA que representam o estado de Michigan reagiram com preocupação. Legisladores democratas alertaram que um bloqueio ao projeto pode prejudicar a economia local ao aumentar custos para empresas, afetar cadeias de suprimentos e reduzir empregos, destacando que o corredor Detroit-Windsor é um dos mais importantes para o comércio bilateral.
Do lado canadense, o primeiro-ministro Mark Carney afirmou que ele e Trump conversaram sobre o tema e que a questão será resolvida, sem detalhar termos, em meio à pressão diplomática para amenizar a crise.
Críticos da posição de Trump destacam que o projeto da Gordie Howe Bridge já contava com apoio de autoridades de ambos os partidos nos EUA e no Canadá, e que sua construção foi considerada essencial para modernizar um ponto de passagem de fronteira congestionado há décadas. Eles também apontam que os EUA não escolaram gastos diretos significativos na obra, o que torna controversa a exigência de compensação e participação acionária.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!