Menu

China exige que União Europeia retire empresas chinesas de sanções antirrussas

48 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre China exige que União Europeia retire empresas chinesas de sanções antirrussas. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A China manifestou forte oposição à decisão da União Europeia de incluir companhias chinesas no mais recente pacote de sanções contra a Rússia. Em comunicado divulgado pela agência Xinhua, um porta-voz do Ministério do […]

48 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre China exige que União Europeia retire empresas chinesas de sanções antirrussas. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A China manifestou forte oposição à decisão da União Europeia de incluir companhias chinesas no mais recente pacote de sanções contra a Rússia.

Em comunicado divulgado pela agência Xinhua, um porta-voz do Ministério do Comércio afirmou que Bruxelas ignorou repetidas gestões diplomáticas de Pequim. O governo chinês classificou a medida como arbitrária e contrária ao espírito de consenso alcançado entre os líderes da China e da UE.

O representante destacou que as restrições prejudicam gravemente a confiança mútua construída nos últimos anos. Pequim reiterou sua oposição a sanções unilaterais não autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU e rejeitou a chamada ‘jurisdição de braço longo’, aplicada por blocos ocidentais a entidades estrangeiras.

O Ministério do Comércio alertou que a decisão europeia mina o quadro geral das relações bilaterais. A medida também ameaça o ambiente de cooperação econômica entre os dois lados, segundo o comunicado oficial.

Pequim instou a UE a retirar imediatamente as empresas chinesas da lista de sanções e a retomar o diálogo como via legítima para resolver divergências. O comunicado enfatizou que a China adotará medidas necessárias para proteger os direitos e interesses legítimos de suas companhias, responsabilizando a parte europeia por eventuais consequências.

A advertência reflete o endurecimento da postura chinesa diante de tentativas de Bruxelas de alinhar-se às políticas de pressão econômica lideradas pelos Estados Unidos. Conforme reportagem do portal RT, o tom do comunicado é o mais duro registrado em meses.

O Conselho da UE aprovou recentemente o vigésimo pacote de sanções contra Moscou, o maior desde o início do conflito na Ucrânia. O conjunto inclui 120 novas restrições, atingindo setores estratégicos e estabelecendo bases para futuras proibições a serviços marítimos relacionados ao petróleo e derivados russos.

A ampliação das medidas evidencia a continuidade da estratégia europeia de isolamento econômico da Rússia, com impactos colaterais sobre parceiros comerciais relevantes como a China. Para analistas, a reação de Pequim insere-se no contexto mais amplo da disputa entre modelos de governança global, em que o bloco asiático defende o multilateralismo e o respeito ao direito internacional.

A China, ao lado de outros países dos BRICS, tem reforçado sua crítica às sanções unilaterais, consideradas instrumentos de coerção política que distorcem o comércio internacional. O episódio expõe as tensões crescentes entre a UE e a China, que busca equilibrar sua parceria estratégica com Moscou e o diálogo econômico com a Europa.

A insistência europeia em vincular empresas chinesas às restrições antirrussas pode acelerar o afastamento entre os dois polos. Com a advertência de que todas as consequências recairão sobre a parte europeia, Pequim sinaliza que não aceitará passivamente medidas que afetem sua soberania empresarial.

Com informações de ACTUALIDAD.


Leia também: China sanciona sete empresas europeias por venda de armas a Taiwan


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos

29/04/2026

A China está certa. A UE quer ser a polícia do mundo, mas fecha os olhos pros próprios interesses. Imposto e burocracia já quebram o Brasil, e esses caras ainda querem ditar regra pros outros.

Marcus Almeida

29/04/2026

Mais um capítulo dessa novela global em que a esquerda defende sanção contra quem quer, mas quando é contra os seus parceiros comerciais, chora de vitimismo. A China não é santa, mas a União Europeia perdeu qualquer moral para falar em “defesa da democracia” depois de comprar gás da Rússia por décadas enquanto pregava sanções. O Brasil que aprenda: ou negocia com quem paga, ou vira refém desse teatro geopolítico.

João Carlos da Silva

29/04/2026

O Fernando O. e a Maria Antonia acertaram em cheio. A UE sempre usou o discurso dos “valores ocidentais” para justificar sanções seletivas, mas quando o inverno aperta e o gás russo faz falta, a realpolitik aparece nua e crua. A China, com seu pragmatismo de Estado, apenas devolve na mesma moeda o jogo de poder que a Europa sempre jogou. O problema não é a China defender suas empresas; o problema é achar que sanções são instrumentos éticos e não geopolíticos. Gramsci já nos alertava: a hegemonia se mantém também pela coerção econômica, e quem controla as regras do comércio global controla o discurso.

Fernando O.

29/04/2026

A Maria Antonia foi cirúrgica: a UE sempre teve dois pesos e duas medidas. Sanção pra China e pra Rússia, mas na hora de comprar gás barato pra encher os estoques pro inverno, ninguém lembra de “princípios”. É pura realpolitik, e a China só está jogando o mesmo jogo.

Maria Antonia

29/04/2026

A China tem todo o direito de defender suas empresas. Sanção é ferramenta de Estado, não de mercado. A UE acha que pode ditar regras pra todo mundo, mas na hora de negociar gás barato com a Rússia ninguém lembra de sanção. Hipocrisia pura.

Clotilde Pátria

29/04/2026

Gente, pelo amor de Deus, a China exigindo e a União Europeia se fazendo de sonsa! Isso é mais um passo pro comunismo global, amanhã tão querendo mandar no nosso Brasil também. O povo precisa acordar e pedir proteção divina antes que vire uma bagunça total!

    Maria Aparecida

    29/04/2026

    Clotilde, amada, com todo respeito, mas esse medo do comunismo global muitas vezes nos cega para a verdade bíblica de que o amor ao próximo e a justiça social são mandamentos, não ideologia. A China e a UE estão brigando por poder e lucro, enquanto o povo simples, que Cristo amou, continua pagando a conta.

Mariana Costa

29/04/2026

A China age como qualquer grande potência faria: defende seus interesses comerciais. A UE, por sua vez, usa sanções como ferramenta política, mas esquece que o mundo não é mais bipolar. O Brasil deveria observar esse jogo de xadrez com cuidado, em vez de se alinhar automaticamente a um dos lados.

Renata Oliveira

29/04/2026

Puxa, Cecília, concordo que a diplomacia deveria ter sido mais forte antes da guerra começar. Mas a China também precisa olhar com cuidado pra esse jogo de sanções, porque no fim quem sofre é sempre o povo mais simples, tanto na Europa quanto aqui no Brasil. O cristão que busca a paz não pode apoiar medida que só aumenta o muro entre as nações.

Cecília Ramos

29/04/2026

A China está certa em não aceitar essa imposição. A União Europeia age com uma moral seletiva que só prejudica os mais pobres, enquanto o povo ucraniano e russo sofre as consequências dessa guerra que poderia ter sido evitada com diplomacia. O Estado precisa defender os interesses do seu povo, não servir de capacho para sanções que só agravam a crise humanitária.

Paulo Gestor RJ

29/04/2026

Pois é, Ricardo, a hipocrisia realmente é o pão de cada dia na diplomacia global. Mas, como administrador, fico pensando no custo operacional dessa briga pra China e pra UE. Sanção é instrumento caro e de resultado incerto; a China sabe que tem mercado e logística pra pressionar, mas será que vale o desgaste comercial? Fico com a pulga atrás da orelha sobre a relação custo-benefício dessa novela toda.

Ricardo Almeida

29/04/2026

A hipocrisia é o esporte favorito da diplomacia europeia: querem dar lição de moral sobre soberania enquanto terceirizam a segurança pro Tio Sam. Sanção seletiva contra China só revela o pânico de perder o controle sobre a narrativa da guerra na Ucrânia.

Jeferson da Silva

29/04/2026

Pedro Silva, você caiu no conto do “livre mercado” que a Europa prega. Na prática, eles tão é defendendo os próprios interesses, e a China faz o mesmo. Enquanto isso, o trabalhador brasileiro que se vire com a conta da energia e do pão. Esse papo de sanção é só teatro pra esconder a crise que eles mesmos criaram.

Pedro Almeida

29/04/2026

A Fernanda e a Silvia tocam num ponto crucial: a hipocrisia das sanções como instrumento de política externa. Lembremos o que o velho Clausewitz dizia sobre a guerra ser a continuação da política por outros meios; as sanções são a continuação da guerra por meios econômicos, e quem paga a conta é sempre a periferia. A China, ao defender suas empresas, está simplesmente reagindo a um movimento que viola o próprio direito internacional que a UE diz defender, um direito que desde Westfália sempre foi moldado pelos interesses das potências.

Fernanda Oliveira

29/04/2026

Silvia D. falou tudo. Sanção nunca resolveu nada, só serve pra punir quem já sofre. A UE age como se fosse a dona da moral internacional, mas fecha os olhos pros próprios crimes de guerra e exploração. China tá certa em não aceitar essa palhaçada.

Pedro Silva

29/04/2026

Ah, lá vem a China querendo ditar regra pros outros, mas quando é pra encher de subsídio e fechar mercado interno, ninguém fala nada. Essa UE é um bando de marionete dos EUA, tão mais preocupados em agradar Washington do que resolver a própria crise. O Rubens aí falou bem: enquanto ficam nessa briga de cachorro grande, o povo aqui se lasca com gasolina a 7 reais.

Silvia D.

29/04/2026

O Paulo Rocha aí acha que sanção resolve alguma coisa. Já viu sanção contra Cuba funcionar em 60 anos? Só serve pra encarecer remédio e punir população civil. China tá certa em reagir, e a UE deveria era se preocupar com a própria crise energética que criou.

Paulo Rocha

29/04/2026

Esse Lucas Andrade aí acha que é intelectual, mas só repete o mesmo discurso vazio de sempre. China defende empresas que tão ajudando a Rússia a burlar sanções, e a UE tem que retaliar sim. Brasil pra brasileiros, não pra China nem pra Cuba. Faz o L, vai pra Cuba, e para de passar pano pra ditadura.

    Francisco de Assis

    29/04/2026

    Paulo Rocha, meu amigo, você mistura alhos com bugalhos: a China tá defendendo o direito dela de fazer negócio, igualzinho o Brasil faz quando defende a Petrobras no pré-sal. Esse papo de “Brasil pra brasileiros” é bonito, mas na prática a gente viu o Brasil virar quintal dos EUA no governo passado, e agora o Lula tá botando o país no mapa de novo como protagonista. Quem fala em “ditadura” sem lembrar que os EUA tão cheio de sanção ilegal e guerra por aí é porque só vê o mundo pelo filtro da GloboNews.

Major Ricardo Silva

29/04/2026

Pois é, a China mostrando que não aceita imposição de ninguém, enquanto a União Europeia se dobra aos interesses americanos e esquece de cuidar dos próprios problemas. Esse Rubens aí ainda defende o governo Lula, mas esquece que esse mesmo governo que “trouxe emprego” também se alia a regimes que perseguem cristãos e espalham censura. O Brasil precisa é de ordem e patriotismo, não de ficar de joelhos para Pequim ou Bruxelas.

Silvia Ramos

29/04/2026

Ah, Pedro Neto, seu comentário é uma tristeza. Enquanto o mundo enfrenta guerras e sanções que só trazem sofrimento, você brinca com política como se fosse futebol. A China está certa em defender suas empresas, mas a verdade é que essa novela toda só mostra o quanto o homem se afastou de Deus. O Salmo 33:10 já diz: “O Senhor desfaz os conselhos das nações”. Oremos para que a paz e a justiça prevaleçam, não os interesses humanos.

    Rubens O Pescador

    29/04/2026

    Silvia, com todo respeito, a Bíblia também diz que a fé sem obras é morta. Enquanto a gente reza, o povo precisa de comida na mesa e emprego — coisa que o governo Lula trouxe de volta, e que essa turma que brinca de geopolítica esqueceu na época do Temer e do Bolsonaro.

Pedro Neto

29/04/2026

Faz o L, vai pra Cuba, China manda na UE agora kkkk

    Lucas Andrade

    29/04/2026

    Pedro, seu comentário é tão raso que nem faz sombra. Reduzir geopolítica a um meme de WhatsApp é o ápice do niilismo de buteco — você ri da própria impotência enquanto o mundo real se reorganiza em blocos que ignoram solenemente o seu deboche.

Ahmed El-Sayed

29/04/2026

Essa thread está cheia de gente que acha que geopolítica é teatro, mas esquece o óbvio: a China não é uma potência ocidental secularizada que aceita sanções como se fossem castigo divino. Enquanto a UE brinca de tribunal moral, Pequim defende suas empresas com a força de quem ainda tem valores civilizacionais próprios — coisa que o Ocidente perdeu quando trocou Deus por burocracia.

Mariana Alves

29/04/2026

É sintomático observar como esta thread rapidamente capturou o cerne da questão, embora ainda careça de uma análise mais estrutural do que está em jogo. A União Europeia, ao incluir empresas chinesas em seu pacote de sanções, não está simplesmente “performando virtude” como bem apontou a Letícia, mas sim revelando a contradição insolúvel do projeto neoliberal europeu: um bloco que se pretende autônomo e regulador, mas que na prática subordina sua política externa aos interesses geopolíticos dos Estados Unidos, enquanto tenta manter uma fachada de independência estratégica. A China, por sua vez, age com a coerência de quem entende que o capitalismo de Estado não é um desvio, mas sim a forma mais eficiente de acumulação primitiva na periferia do sistema-mundo.

O que me parece mais grave, e que o Carlos Menezes tangenciou sem aprofundar, é a hipocrisia seletiva desse “teatro geopolítico”. A UE não hesita em sancionar empresas chinesas sob o pretexto de coibir o apoio à Rússia, mas fecha os olhos para o fato de que os mesmos países europeus continuam importando gás liquefeito dos Estados Unidos, que por sua vez mantém um comércio agrícola e de fertilizantes com Moscou que não para de crescer. Isso não é política externa baseada em princípios — é a defesa desesperada de uma hegemonia em declínio, onde as sanções funcionam como instrumento de disciplinamento de nações que ousam desafiar a ordem unipolar. A China não está “fazendo o mesmo ou pior”, como sugeriu o Carlos; ela está simplesmente recusando-se a aceitar que um bloco regional, fragilizado economicamente e sem coesão política interna, possa ditar os termos de seu comércio exterior.

O ponto central, que nenhum comentário ainda abordou com a devida profundidade, é o caráter de classe dessa disputa. As sanções não afetam igualmente todos os setores da economia chinesa — elas miram empresas estratégicas de alta tecnologia e infraestrutura, justamente aquelas que competem diretamente com os monopólios europeus e norte-americanos. Não é coincidência que a Huawei, a ZTE e outras companhias do setor de telecomunicações e semicondutores estejam no centro dessas listas. O que a UE está tentando fazer, sob o manto de uma suposta “defesa da ordem internacional baseada em regras”, é proteger a margem de lucro de suas próprias corporações, que perderam competitividade frente ao avanço tecnológico chinês apoiado pelo Estado. Enquanto a esquerda europeia se distrai com debates identitários e a direita com nacionalismos tacanhos, a burguesia do bloco trata de usar o Estado para frear o desenvolvimento de um concorrente — exatamente como o imperialismo sempre fez.

Portanto, quando o porta-voz do Ministério do Comércio chinês exige a retirada das empresas da lista de sanções, não se trata de um “Estado inchado querendo ditar regras”, como afirmou o Carlos Rocha em seu comentário inicial. Trata-se de um Estado planejador, que entende que a soberania nacional no século XXI passa necessariamente pelo controle dos meios de produção estratégicos e pela capacidade de defender suas empresas da predação imperialista. A UE, ao insistir nessa sanção, não está sendo “xerife” de nada — está apenas cavando mais fundo sua própria irrelevância geopolítica, enquanto a China constrói rotas comerciais alternativas, fortalece os BRICS e desenha uma nova arquitetura financeira global que não depende do dólar nem das regras de Bruxelas. O teatro pode continuar, mas o público já sabe que o espetáculo é uma farsa.

Lucas Gomes

29/04/2026

Letícia Fernandes tem toda razão ao chamar essa novela de “farsa geopolítica”. A União Europeia, ao incluir empresas chinesas em sanções antirrussas, não está fazendo política externa de verdade — está performando um ritual de virtude para uma plateia que já não acredita mais no espetáculo. Enquanto isso, o verdadeiro palco da devastação ambiental e social segue nos bastidores, onde o capitalismo global, seja ele europeu, chinês ou americano, continua a extrair recursos do Sul Global sem qualquer escrúpulo.

O que me impressiona é a capacidade dessa elite burocrática de Bruxelas de ignorar o óbvio: a China não é uma mera espectadora nesse jogo. Ela é a maior consumidora de commodities do planeta, a principal financiadora de megaprojetos de infraestrutura que devastam florestas e deslocam comunidades indígenas na Amazônia, na África e no Sudeste Asiático. Sanções contra empresas chinesas são um tiro no pé, sim, mas não porque a China seja “inocente” — é porque a UE depende da mesma lógica extrativista que a China representa. Querem sancionar? Que comecem cortando os acordos de livre comércio que permitem o desmatamento importado.

E não venham com o discurso de que “a China faz negócio e cresce”, como se crescimento econômico a qualquer custo fosse um fim em si mesmo. Crescimento para quem? Para o 1% mais rico chinês que acumula capital enquanto operários e camponeses são expulsos de suas terras para dar lugar a zonas industriais? Para os povos originários da Sibéria ou do Mato Grosso que veem suas florestas virarem pasto para exportar carne para Xangai? O desenvolvimento chinês é um modelo de acumulação primitiva que repete, em escala ampliada, os piores vícios do capitalismo industrial europeu do século XIX.

No fim, o que essa crise revela é a falência do sistema multilateral como o conhecemos. Nem a UE nem a China estão interessadas em justiça climática ou em direitos indígenas — estão disputando quem vai ditar as regras do saque. Enquanto a esquerda internacional não romper com essa lógica e não construir uma alternativa baseada na soberania alimentar, na energia descentralizada e no respeito aos ciclos da natureza, continuaremos assistindo a esse teatro de bonecos onde os únicos derrotados são os povos da floresta e o planeta.

Carlos Menezes

29/04/2026

A Letícia tem um ponto: essa sanção tem mais cara de teatro geopolítico do que de estratégia econômica eficaz. Mas a China também não é santa — se fosse o contrário, estaria fazendo o mesmo ou pior. No fim, todo mundo joga o jogo dos próprios interesses, e a UE parece estar mais preocupada em manter uma imagem de pureza do que em resolver algo concreto.

Letícia Fernandes

29/04/2026

A thread já expõe bem o caráter de farsa dessa novela geopolítica, mas acho que falta aprofundar o que realmente está em jogo. A União Europeia, ao incluir empresas chinesas em sanções antirrussas, não está praticando política externa — está performando um ritual de pureza moral para a plateia doméstica, enquanto seus próprios capitais continuam comprando gás russo via terceiros e financiando a guerra indiretamente através de fundos de investimento. A China, por sua vez, não age por “defesa de interesses comerciais” abstratos, como alguns colegas sugeriram; ela opera a lógica implacável do capitalismo de Estado, onde a fronteira entre empresa pública e diplomacia é deliberadamente borrada para maximizar a acumulação em escala global.

O ponto cego de comentários como o do Carlos Rocha é imaginar que “desregulamentar” resolveria algo. Pelo contrário: a crise atual da ordem liberal não é de excesso de Estado, mas de sua crise de legitimidade. A UE sanciona empresas chinesas porque precisa demonstrar poder simbólico diante de uma base social que exige punição à Rússia, mas não tem coragem de taxar os próprios oligarcas que lavam dinheiro em Londres e Paris. Enquanto isso, a China ri por último: suas empresas sancionadas viram mártires do comércio “livre” aos olhos do Sul Global, e o Partido Comunista ainda ganha capital político interno ao posar de vítima do imperialismo europeu. É a superestrutura ideológica funcionando em sua forma mais perversa — ambos os lados sabem que as sanções são ineficazes, mas precisam mantê-las para sustentar a ficção de que o sistema internacional ainda tem algum centro moral.

Mariana Santos tocou num nervo importante ao lembrar que a regulação estatal não é sinônimo de justiça social. De fato, o Estado burguês regula para preservar as condições de acumulação, não para distribuir riqueza. O que vemos aqui é a dança dos hipócritas: a UE quer parecer firme contra Moscou sem arranhar os lucros de seus próprios complexos industriais; a China quer parecer defensora do multilateralismo enquanto usa a Rússia como testbed para suas tecnologias de vigilância e drones. Nenhum dos dois está preocupado com os mortos na Ucrânia — estão preocupados com a próxima rodada de negociações sobre cotas de gás e patentes de semicondutores.

O mais trágico, para quem ainda acredita em alguma saída progressista, é ver como a esquerda institucional europeia aplaude sanções que só aprofundam a pobreza energética no próprio continente, enquanto a esquerda chinesa (se é que ainda se pode chamá-la assim) silencia diante de um partido que prende ativistas trabalhistas em Xangai enquanto negocia carvão russo. No fim, o que resta é a constatação melancólica de que o capitalismo tardio não tem mais pátria nem ideologia — tem apenas balanços patrimoniais. E nós, aqui do lado de fora do teatro, assistindo ao espetáculo com a certeza de que, quando as cortinas se fecharem, quem vai pagar a conta será sempre o mesmo: o trabalhador que aquece a casa com lenha porque o gás ficou caro demais para comprar.

Carlos Rocha

29/04/2026

Mais um caso clássico de Estado inchado querendo ditar regras que não consegue sustentar. Enquanto a UE gasta energia sancionando empresa alheia, a China faz negócio e cresce. Se o europeu quer ser relevante, que corte imposto e desregulamente a economia em vez de bancar o xerife global.

    Mariana Santos

    29/04/2026

    Carlos, você reclama de Estado inchado, mas esquece que a UE só pode bancar o xerife porque tem um Estado forte o suficiente para regular o mercado. Desregulamentar não é sinônimo de relevância — é receita para concentrar riqueza e deixar trabalhadores à míngua.

John Marshall

29/04/2026

Ana Costa, você tocou no cerne da questão: a China age como qualquer Estado soberano faria, defendendo seus interesses comerciais. O que me intriga é a hipocrisia europeia – sanções são armas de política externa, mas quando usadas contra empresas chinesas, espera-se que Pequim aceite passivamente. Lembremos de Locke: o poder político só é legítimo quando não viola a propriedade alheia. A UE está confiscando de fato os contratos dessas empresas sem devido processo, e a China reage como qualquer governo faria. O liberalismo clássico que a Europa diz defender morre um pouco mais a cada sanção unilateral.

Ana Costa

29/04/2026

Ronaldo, você tem um ponto interessante ao criticar a seletividade da justiça, mas acho que a situação aqui é um pouco diferente. Sanções internacionais são ferramentas de política externa, e a China, como potência, está apenas defendendo seus interesses comerciais. O problema é que, ao mesmo tempo que critica a UE por agir como “polícia do mundo”, Pequim não hesita em usar seu próprio poder econômico para coagir parceiros comerciais menores. É o jogo do poder, com todos os lados usando as mesmas regras.

João Santos

29/04/2026

Pois é, Clarice, você até tentou dar uma de intelectual, mas no fim das contas a China só tá fazendo o que sempre fez: defender os interesses dela, e ponto. Enquanto isso, a Europa fica nessa de querer ser a polícia do mundo, sancionando todo mundo, mas na hora que aperta, chora. Bandido bom é bandido preso, e esses empresários chineses que tão ajudando a Rússia a furar sanção são tão bandidos quanto.

    Ronaldo Pereira

    29/04/2026

    João Santos, você fala em “bandido bom é bandido preso”, mas esquece que essa lógica sempre serve pra prender o trabalhador que furta um pão e soltar o empresário que sonega bilhões. Empresário chinês furando sanção não é bandido, é capitalista fazendo o que o sistema manda: lucrar. O problema é que a classe trabalhadora europeia paga a conta dessa guerra comercial enquanto os patrões de lá e de cá se entendem.

Zé Trovãozinho

29/04/2026

Essa China é uma piada, né? Defende livre mercado só quando interessa, mas na prática quer que a UE engula empresas que tão ajudando a Rússia a furar sanção. Vai tomar vergonha, Europa, e para de lacrar e sancionar os outros feito a polícia do mundo.

    Clarice Historiadora

    29/04/2026

    Zé, você reduziu a geopolítica a um meme de WhatsApp, mas vou te dar um dado: a China nunca defendeu livre mercado no sentido liberal clássico — ela opera um capitalismo de Estado desde Deng Xiaoping, e a UE faz o mesmo com sanções seletivas. O problema é que você acha que “lacrar” é sinônimo de política externa, quando na verdade é só a sua dificuldade em entender que sanção é ferramenta de poder, não de moralidade.

Luan Silva

29/04/2026

China defende as próprias empresas e a UE quer lacrar? Vai pra Cuba, Europa! Faz o L nunca mais.

    Cláudio Ribeiro

    29/04/2026

    Luan, seu comentário reduz uma disputa geopolítica complexa a um meme raso de polarização doméstica. A China age como potência revisionista calculista, não como “defensora do povo”, e a UE pratica sanções seletivas que servem aos seus próprios interesses de acumulação de capital. Trocar análise por “Faz o L” é substituir crítica por fetiche partidário.

Carmem Souza

29/04/2026

Essa briga de gigantes me lembra o que Jesus falou sobre o joio e o trigo: cada um puxa a brasa pro seu assado e quem sofre é o pequeno. A China tem todo direito de defender suas empresas, mas a UE também não pode fechar os olhos pra quem ajuda a furar sanções. No fim, falta humildade pra sentar e negociar de verdade, sem jogar o peso nas costas do povo.

Mariana Lopes

29/04/2026

Dr. Thiago, seu ponto sobre a China defender empresas que ajudam a Rússia furar sanções é justo, mas a UE também não é santa nessa história — sanciona companhias chinesas mais para proteger seu próprio mercado do que por qualquer idealismo geopolítico. No fim, o que me irrita é essa hipocrisia dos dois lados: cada um usa o discurso que convém, enquanto o pequeno empresário, seja em São Paulo ou em Shenzhen, acaba refém de joguetes que não controla.

Dr. Thiago Menezes

29/04/2026

João Batista, o problema do seu argumento é que ele troca crítica por moralismo seletivo. A China não está defendendo “livre mercado” — está defendendo empresas que ajudam a Rússia a furar sanções, o que é perfeitamente documentado. Se a UE está sendo hipócrita ou não, isso não invalida o fato de que Pequim age por interesse estratégico, não por princípios. Sanção é ferramenta geopolítica, não debate de ética.

Cecília Alves

29/04/2026

Carlos, você tocou no ponto central: o problema não é a China defender suas empresas, é a UE usar sanções como ferramenta de política externa enquanto o livre-comércio vítima de burocracia. Se cada bloco começar a punir empresas por fazer negócio com quem eles não gostam, a propriedade privada vira piada. O Estado mínimo que a Europa diz defender some quando convém.

    João Batista

    29/04/2026

    Cecília, amém, irmã! O Estado mínimo é fábula de rico: quando convém, eles intervêm pra proteger banco e multinacional, mas pra defender o pão do povo o discurso vira “livre mercado”. É o mesmo farisaísmo de quem dízima hortelã e endro, mas esquece a justiça, a misericórdia e a fé.

Marcos Conservador

29/04/2026

Mais um exemplo da China se intrometendo onde não é chamada. A União Europeia tem todo o direito de sancionar quem ajuda a Rússia a continuar essa guerra absurda. Esse discurso de “forte oposição” já é repetitivo e não passa de uma tentativa de proteger interesses comerciais escusos.

    Cecília Silva

    29/04/2026

    Marcos, cê acha mesmo que a China precisa de lição de moral da Europa sobre guerra? Enquanto a UE fecha os olhos pros bombardeios em Gaza e pra própria hipocrisia histórica, quer ditar regra pra quem faz comércio com a Rússia. Aqui na favela a gente sabe bem que sanção sempre cai no colo de quem já sofre, não de quem decide a guerra.

    Julia Andrade

    29/04/2026

    Marcos, você parte de uma premissa que merece ser desmontada: a ideia de que a China está “se intrometendo” em algo que não lhe diz respeito. Na verdade, o que estamos vendo é um movimento de defesa comercial legítimo de um país que tem empresas sendo penalizadas unilateralmente por uma decisão da UE. Se a União Europeia pode sancionar empresas chinesas com base em suspeitas de auxílio à Rússia, por que a China não pode reagir diplomaticamente? Isso não é intromissão, é reciprocidade nas relações internacionais — algo que o Ocidente pratica o tempo todo, mas que quando vem do Sul Global é tratado como desrespeito.

    O seu argumento de que a UE “tem todo o direito” de sancionar revela um viés interessante: você naturaliza a capacidade de um bloco econômico de punir terceiros sem contrapartida, como se o direito internacional fosse unidirecional. A China está simplesmente dizendo que não aceita ser tratada como colônia comercial. E não é sobre “proteger interesses escusos” — é sobre soberania econômica. Empresas chinesas operam dentro da legalidade internacional, e a guerra na Ucrânia não transforma o comércio bilateral com a Rússia em crime, a menos que a gente aceite que o direito internacional é só o que convém ao Ocidente.

    Outro ponto que você ignora é a hipocrisia estrutural desse discurso. Enquanto a UE sanciona empresas chinesas por fazer negócios com a Rússia, os próprios países europeus continuam comprando gás russo via rotas indiretas, e os EUA aumentaram as importações de fertilizantes russos em 2023. Sanção seletiva não é princípio moral, é ferramenta geopolítica. A China, ao reagir, está apenas jogando o mesmo jogo — e com a vantagem de não precisar fingir que está salvando a democracia. No fim, o que está em disputa não é a paz na Ucrânia, mas quem pode ditar as regras do comércio global. E a China deixou claro que não aceita ser coadjuvante nessa narrativa.

    Carlos Oliveira

    29/04/2026

    Marcos, você fala em “interesses escusos” mas a UE sanciona empresas chinesas pra proteger o próprio mercado, não por amor à paz. Enquanto isso, quem paga o pato é o povo trabalhador, aqui e na China, que só quer ter o direito de negociar sem ser moeda de troca em briga de rico.


Leia mais

Recentes

Recentes