O vice-presidente do Parlamento da República Islâmica do Irã, Ali Nikzad, classificou o controle exercido por Teerã sobre o Estreito de Ormuz como a principal ferramenta estratégica de dissuasão do país, chegando a descrevê-lo como “a bomba atômica do Irã”. Em declarações registradas pelo portal Actualidad RT, o parlamentar sustentou que Washington sofreu “uma derrota estratégica” na região diante da atuação iraniana.
Nikzad atribuiu esse revés dos Estados Unidos ao que definiu como uma “gestão sem precedentes” da liderança iraniana nos campos de defesa, poderio militar e avanço nuclear. Segundo o dirigente, tais resultados preservam simultaneamente a independência nacional, a integridade territorial e o que chamou de dignidade do povo iraniano.
O Estreito de Ormuz concentra aproximadamente um quinto de todo o petróleo transportado por via marítima no planeta. Qualquer mudança no seu status provoca repercussões imediatas nos mercados globais de energia.
Para Nikzad, a importância da rota vai além do fator econômico e simboliza o direito soberano de Teerã de moldar a correlação de forças no Golfo Pérsico. O parlamentar declarou que o Estreito não é uma via marítima internacional, mas um direito natural do Irã, reforçando a determinação de manter o atual patamar de controle.
Ele acrescentou que existe uma diretriz interna para que o corredor marítimo “não volte a seu estado anterior”. A liberdade de navegação dependerá, cada vez mais, de entendimentos políticos com Teerã.
As palavras de Nikzad ecoam alertas de outras autoridades iranianas que, em diferentes momentos, mencionaram a possibilidade de restringir a passagem de navios caso o país fosse alvo de bloqueios ou ações militares externas. A menção explícita ao Estreito como uma “bomba atômica” amplia a retórica de dissuasão não convencional e insere um componente novo no debate sobre segurança energética mundial.
Nikzad também exaltou os avanços do programa nuclear iraniano, destacando o enriquecimento de urânio a 60%, patamar que definiu como símbolo do progresso científico e do orgulho nacional. O Governo do Irã nega qualquer intenção de desenvolver armas nucleares, mas o aumento do grau de pureza do combustível eleva a pressão diplomática de potências ocidentais que historicamente tentam limitar o projeto atômico persa.
Teerã argumenta que os passos técnicos recentes são resposta direta a sanções unilaterais e à retirada dos Estados Unidos do Plano de Ação Conjunta de 2015, acordo multilateral do qual o país nunca se desvinculou formalmente. Diante desse impasse, o controle sobre Ormuz se converte num elemento de barganha tão ou mais poderoso que qualquer ogiva, pois afeta instantaneamente preços de combustíveis e cadeias logísticas ocidentais.
Em Teerã, a leitura dominante é que a combinação de autonomia tecnológica nuclear e supremacia territorial no Golfo sustenta uma política externa cada vez mais assertiva, voltada à construção de uma ordem multipolar. Especialistas lembram que, mesmo nos períodos de picos de tensão, o Irã manteve abertos os canais diplomáticos com vizinhos do Golfo, como Catar e Omã, reforçando a mensagem de que a segurança coletiva deve excluir interferência estrangeira.
Do ponto de vista militar, a Guarda Revolucionária dispõe de mísseis antinavio, drones e sistemas de defesa costeira capazes de monitorar cada milha náutica, o que reforça a credibilidade da ameaça de fechamento do estreito. Essa capacidade, somada às alianças energéticas que Teerã costura com China e Rússia, reduz o impacto potencial de embargos ocidentais e amplia o leque de compradores dispostos a contornar restrições.
O crescente interesse da Índia em rotas alternativas, como o Corredor Internacional Norte-Sul, evidencia que eventuais turbulências em Ormuz já motivam reconfigurações logísticas em escala continental. Ainda assim, grande parte do petróleo saudita, kuwaitiano e iraquiano segue obrigatoriamente pelo gargalo marítimo de 39 quilômetros, o que confere ao Irã margem para influenciar rivais regionais sem lançar um único projétil.
A fala de Ali Nikzad funciona como recado explícito aos formuladores de política externa em Washington, que consideram sanções adicionais ou até ações militares diretas contra a República Islâmica. Qualquer tentativa de escalada poderia desencadear, segundo advertências de Teerã, respostas “prolongadas e contundentes” contra bases e frotas inimigas na região.
A estratégia iraniana combina demonstrações graduais de capacidade com diplomacia ativa, inclusive no âmbito dos BRICS, onde o país passou a figurar como membro pleno em busca de instrumentos financeiros menos vulneráveis a bloqueios. Ao chamar Ormuz de bomba atômica, Nikzad sinaliza que a dissuasão iraniana se sustenta tanto na ciência nuclear quanto no domínio geográfico de uma artéria vital para o comércio mundial de energia.
O impasse sobre o acordo nuclear permanece em aberto. A comunidade internacional segue acompanhando cada declaração de Teerã que possa afetar a oferta global de petróleo e recalibrar o tabuleiro geopolítico do Oriente Médio.
Leia também: Irã reafirma soberania no Estreito de Ormuz e petróleo dispara no mercado global
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Ahmed El-Sayed
02/05/2026
Beto, com todo respeito, seu comentário revela uma visão ocidentalizada e reducionista. O Irã entende que poder não é só ter ogivas, mas sim controlar o que move o mundo. Ormuz é a artéria do petróleo global, e fechar essa torneira é sim dissuasão estratégica — os americanos sabem disso, por isso vivem com navios de guerra ali. Vocês tratam geopolítica como se fosse obra de engenharia civil.
Clarice Historiadora
02/05/2026
Beto, com todo respeito ao seu diploma de engenharia, chamar o controle de Ormuz de “tática” e não “dissuasão estratégica” é um reducionismo digno de quem nunca leu Mackinder ou Mahan. Um gargalo por onde passa 20% do petróleo global não é “blefe”, é poder de asfixiar economias inteiras em horas, algo que nem ogiva termonuclear consegue fazer com tanta precisão cirúrgica. Se você acha que fechar um estreito é simples, sugiro reler a crise dos petroleiros no Golfo Pérsico em 1987-88.
Beto Engenheiro
02/05/2026
Ana Costa, você tem razão no lastro geopolítico, mas daí a chamar de “bomba atômica” é exagero de quem nunca viu uma obra de engenharia de verdade. Fechar um estreito é tática, não dissuasão estratégica. Irã blefa com o que tem, e o mundo sabe que um bloqueio ali é tiro no pé deles mesmos.
Ana Costa
02/05/2026
Lucas, a sua piada é boa, mas a comparação do Irã com o Brasil não se sustenta. Ormuz é um gargalo por onde passa 20% do petróleo mundial, então a ameaça tem lastro geopolítico real, diferente da nossa ineficiência logística. Dito isso, chamar controle de um estreito de “bomba atômica” é retórica perigosa e inflacionada. O Irã sabe que um bloqueio lá seria um tiro no próprio pé, já que a economia deles também depende daquela rota.
Lucas Alves
02/05/2026
Rick, se o Irã controla Ormuz como “bomba atômica”, então o Brasil tem uma ogiva nuclear chamada “capacidade de não entregar nada na hora certa”. Piadas à parte, acho curioso como todo mundo adora chamar de “dissuasão” o que é basicamente um sequestro geográfico. Se fosse os EUA bloqueando o canal do Panamá, o discurso seria outro.
Rick Ancap
02/05/2026
Bomba atômica é ter um Estado que não te rouba metade do salário em imposto, Irã.
Cecília Ramos
02/05/2026
Rick, essa visão de que imposto é roubo ignora que o Estado, quando bem direcionado, é o único capaz de garantir saúde, educação e dignidade pra quem mais precisa. Como cristã, acredito que pagar impostos é um ato de solidariedade, não de perda.
Mateus Silva
02/05/2026
João Augusto, você vai longe demais ao tratar o controle de Ormuz como expressão de uma soberania fraturada pelo capitalismo global. O que Nikzad faz é retórica de legitimação interna: o regime iraniano precisa vender à sua base a ideia de que tem uma carta na manga, quando na verdade o isolamento econômico e a crise de legitimidade política são o verdadeiro calcanhar de Aquiles. Gramsci já nos ensinou que hegemonia não se sustenta só com ameaças geopolíticas — o consenso ativo da sociedade civil é que dá musculatura a um Estado. E o Irã, com sua economia em frangalhos e protestos recorrentes, está perdendo exatamente esse consenso.
Sandra Martins
02/05/2026
Ana Souza, você tocou num ponto crucial. Essa comparação com bomba atômica é mais um grito de quem se sente encurralado do que uma demonstração de força. Como cristã, acho triste ver nações colocando sua segurança em ameaças e gargalos, em vez de diálogo. No fim, Ormuz é um ponto cego da geopolítica que expõe como o poder muitas vezes se apoia no medo, não na justiça.
João Augusto
02/05/2026
A retórica de Nikzad é sintomática, mas revela mais do que pretende. O que ele chama de “bomba atômica” é, na verdade, a expressão de uma soberania fraturada pelo capitalismo global: o Irã controla um gargalo logístico porque o imperialismo ocidental jamais permitiu que desenvolvesse plenamente suas forças produtivas. Walter Benjamin diria que todo documento de poder é também um documento de barbárie – e esse “trunfo” de Ormuz é a prova de que Teerã segue jogando o jogo do inimigo, não o seu próprio.
Ana Souza
02/05/2026
João Martins, você resumiu bem: o discurso de “bomba atômica” soa mais como blefe de quem vê o cerco apertar do que como demonstração de força real. Controlar Ormuz é relevante, sim, mas transformar um gargalo logístico em arma de dissuasão mostra que o programa nuclear deles não rendeu o que esperavam. No fim, é uma aposta arriscada que pode custar caro se os EUA ou aliados decidirem testar esse “trunfo”.
João Martins
02/05/2026
Carlos, você acertou em cheio ao dizer que essa retórica é mais desespero do que virtude. O Irã está sentindo o aperto das sanções e da queda na demanda de petróleo, e aí recicla o discurso do “estrangulamento estratégico” como se fosse um trunfo planejado há décadas. Mas vamos aos números: o Estreito de Ormuz responde por cerca de 20% do tráfego global de petróleo, segundo a EIA. Se o Irã realmente tentar bloquear a passagem, não será um movimento de dissuasão limpo — será um tiro no próprio pé. Eles dependem da exportação via Ormuz tanto quanto Arábia Saudita ou Emirados. Fechar o gargalo significa matar a própria economia, que já encolheu uns 6% ao ano desde 2018.
A comparação com “bomba atômica” é reveladora, mas não no sentido que Nikzad imagina. Uma bomba atômica é um ativo que você pode manter no silo sem usar, apenas para dissuadir. Ormuz é um ativo que você só pode usar uma vez, e o custo de usar é a ruína imediata. É como comparar um seguro de vida com um cheque especial: um te protege, o outro te enterra em dívida se você sacar. O Irã já mostrou que sabe fazer cálculo de risco quando interessa — vide o acordo nuclear de 2015, que abandonaram e depois choraram o retorno das sanções. Essa bravata é para consumo interno, para desviar a atenção do fato de que o regime não consegue nem manter a inflação abaixo de 40%.
Quanto ao comentário da Cecília sobre “propriedade privada e soberania como base do poder real”, discordo frontalmente. O Irã tem uma das economias mais fechadas e estatizadas do mundo, com o Estado controlando cerca de 60% do PIB direta ou indiretamente via fundações paramilitares. Isso não é empreendedorismo, é captura de renda. Empresário inteligente diversifica e hedgeia risco; o Irã colocou todos os ovos na cesta de Ormuz e agora precisa blefar que a cesta é indestrutível. Se a rota for contornada por novos oleodutos vindos do Iraque ou pelos terminais de Fujairah, como já está acontecendo, a tal “bomba atômica” vira um artefato obsoleto. E aí, o que sobra? Uma economia sem lastro e um regime que queimou a última cartada retórica.
Carlos A. Mendes
02/05/2026
Cecília, você tem um ponto interessante, mas acho que romantiza demais a jogada. O Irã controla Ormuz por necessidade, não por virtude empreendedora. O regime deles é um desastre econômico e social, e essa retórica de “bomba atômica” é desespero de quem não tem cartas melhores na mão. No fim, a gente paga o pato com combustível mais caro aqui no Brasil.
Cecília Alves
02/05/2026
O Irã entendeu que propriedade privada e soberania sobre seus recursos são a base do poder real, não discursos vazios. Enquanto o Ocidente gasta fortunas com burocracia estatal e subsídios ineficientes, Teerã controla o fluxo de petróleo como qualquer empresário inteligente faria. O problema não é a estratégia iraniana, é o welfare state ocidental que nos tornou dependentes e vulneráveis a esses gargalos.
João Silva
02/05/2026
Maria Aparecida, você tocou no cerne da questão. Enquanto a esquerda liberal chora “direitos humanos seletivos” e a direita ufanista bate palma pra qualquer sanção, o Irã mostra que entendeu a lição mais básica de relações de poder: quem controla os fluxos materiais da economia global não precisa de bomba suja. O problema é que aqui no Brasil a gente prefere discutir pauta identitária enquanto o capital financeiro internacional desmonta o parque industrial nacional e nos transforma em exportadores de soja. Enquanto não tivermos consciência de classe pra enxergar que a briga é entre centro e periferia, vamos continuar sendo massa de manobra dos dois lados.
Roberto Lima
02/05/2026
Pois é, Silvia D., você tocou no ponto certo. Enquanto a turma do “politicamente correto” fica fazendo piadinha, o Irã já mostrou que sabe usar o que tem de melhor: o estrangulamento logístico. Isso não é ideologia, é estratégia pura. E o pior é que o Brasil, com tanto potencial, fica refém desse tipo de jogo porque o governo insiste em abraçar regimes que pregam o que a gente combate aqui dentro.
Maria Aparecida
02/05/2026
Roberto, o problema não é o Irã jogar o jogo que tem, é a hipocrisia de chamar de “politicamente correto” quem critica regimes que oprimem pobres e mulheres enquanto a gente finge que geopolítica é só estratégia e não carne e osso.
Rubens O Pescador
02/05/2026
Pois é, Gabriel Teen, o senhor acha graça, mas na minha roça aqui em SC a gente sabe que quem controla o acesso ao mercado tem o poder. Lembro bem do tempo do PT, que o Brasil negociava com o Irã e todo mundo comia arroz com feijão e tinha emprego. Esse povo que fica debochando da estratégia alheia é o mesmo que chora quando o preço do diesel sobe.
Gabriel Teen
02/05/2026
Ah, lá vem o Irã querendo pagar de brabo com a única arma que tem: um gargalo no trânsito de petróleo, enquanto a gente aqui discute se pão de queijo é melhor que coxinha.
Maria Clara Lopes
02/05/2026
Silvia D. tem razão: geopolítica energética é o xadrez real, e o Irã sabe que segurar o gargalo de Ormuz vale mais que qualquer ogiva. Mas acho que ambos os lados exageram — uns romantizam o regime iraniano como se fosse estratégia pura, outros demonizam como se não houvesse cálculo racional ali. No fim, é um país cercado usando o único trunfo que tem, e a gente aqui importando diesel e discutindo moralismo.
Silvia D.
02/05/2026
Só rindo dessa thread, parece que ninguém leu o básico de geopolítica energética. O Irã não precisa de ogiva pra ser uma ameaça real, basta fechar a torneira do petróleo mundial. Agora, enquanto ficam nessa briga ideológica de “sheik malvado” vs “mercado livre”, o Brasil importa diesel a preço de ouro e não tem plano B. Ciência e planejamento estratégico, senhores.
Mariana Ambiental
02/05/2026
Célia, concordo que soberania energética sozinha vira ferramenta de exploração, mas a realpolitik do Oriente Médio não é sobre justiça social, é sobre sobrevivência de um Estado cercado por inimigos. O Irã usa o que tem, e o que tem é um gargalo estratégico — chamar de bomba atômica é exagero, mas negar o poder de barganha que Ormuz dá é ingenuidade. Enquanto isso, a gente aqui discute pauta moral enquanto o agro exporta soja transgênica e importa veneno.
Ricardo Menezes
02/05/2026
Sofia García, chamar de “meme” é subestimar a realpolitik. O Irã não precisa de ogiva quando pode travar 20% do petróleo mundial num gargalo. Enquanto isso, o Brasil importa diesel e fica refém de pauta moralista. Livre mercado é bom, mas sem soberania energética viramos capacho de qualquer regime.
Célia Carmo
02/05/2026
Ricardo, para de babar ovo de regime teocrático e acorda: soberania energética sem justiça social é só petróleo na mão de sheik explorador, #ForaPatrão!
Sofia García
02/05/2026
gente, a treta aqui é boa kkkkk mas o sgt bruno resumiu o que muita gente pensa: falar que controle de estreito é bomba atômica parece mais um meme de quem não tem ogiva nuclear de verdade. o irã sabe que o petróleo é a verdadeira arma, mas chamar de bomba atômica é tipo eu falar que meu chip da claro é o 5G do brasil. soberania energética é real, mas blefe também é.
Sgt Bruno 🇧🇷
02/05/2026
Selva! Esse povo fica de mimimi com “soberania energética”, mas é só um regime islâmico que odeia cristão e judeu. Controle de Ormuz? Bomba atômica? Tá mais pra blefe de quem não tem capacidade de verdade. Enquanto isso, o Brasil vira refém de discurso de esquerda e esquece de defender os próprios interesses. Fora comunistas!
João Batista Alves
02/05/2026
O Francisco de Assis aí tocou num ponto que incomoda muito os globalistas: soberania energética é poder real, não ideologia de palco. Enquanto o Irã usa o petróleo como escudo, o Brasil fica refém de discurso vazio e perde a chance de defender seus próprios recursos. É triste ver um país tão abençoado por Deus se curvar a interesses que não são os nossos.
Francisco de Assis
02/05/2026
Pois é, o Lucas Pinto ali foi cirúrgico. Enquanto a galera fica nessa briga de “comunista” vs “cristão”, o Irã tá lá, mostrando pro mundo que soberania energética é o que realmente dá poder. O Brasil que aprenda com isso, porque enquanto a gente fica de joelho pros EUA, eles tão usando o petróleo como arma geopolítica. Lula que nos livre dessa dependência besta.
Lucas Pinto
02/05/2026
O Diego Fernández foi o único que conseguiu enxergar o óbvio nessa thread: a discussão sobre se o Irã é ou não comunista é uma cortina de fumaça que impede a gente de analisar o que realmente importa aqui. O controle do Estreito de Ormuz não é uma questão de ideologia, é uma questão de geopolítica e acumulação de poder na sua forma mais nua e crua. O que o Ali Nikzad fez foi verbalizar algo que qualquer estudante minimamente atento de Relações Internacionais sabe: o estreito é o gargalo por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Chamar isso de bomba atômica é uma metáfora grosseira, mas precisa — porque, diferentemente de uma ogiva nuclear, que é um instrumento de destruição absoluta e paralisia, o controle de Ormuz é uma alavanca de extração de valor em tempo real. É a capacidade de interromper o fluxo de mercadorias e, com isso, ditar os termos da reprodução do capital global. Não é à toa que os EUA mantêm a Quinta Frota estacionada no Bahrein: eles sabem que o verdadeiro campo de batalha do século XXI não é ideológico, é logístico.
Agora, sobre a confusão dos outros comentaristas: o Helton Barros e a Evelyn Olavo estão travando uma guerra de definições que não leva a lugar nenhum. O Helton tenta encaixar o Irã numa categoria de “globalismo” que não se sustenta nem com cola — o regime dos aiatolás é uma teocracia rentista que usa o discurso antimperialista como fachada para reprimir sua própria classe trabalhadora e minorias étnicas como os curdos e os árabes do Khuzistão. Já a Evelyn, ao reagir, cai no mesmo erro de achar que denunciar a teocracia iraniana é suficiente para entender o jogo. Não é. O Irã não é um Estado “irracional” ou “fanático” — ele é perfeitamente racional dentro da lógica do capitalismo de Estado. O que eles fazem em Ormuz é o mesmo que a Arábia Saudita faz com a OPEP ou que os EUA fazem com o dólar como moeda de reserva: usar um monopólio geográfico ou financeiro para extrair renda e impor custos aos competidores. A diferença é que o Irã não tem o soft power americano nem a legitimidade da Arábia Saudita perante o Ocidente, então recorre à ameaça explícita.
E é aí que entra o ponto que ninguém tocou: a declaração do vice-presidente do Parlamento iraniano não é um blefe, mas também não é uma ameaça de execução imediata. É um ato de fala performático, no sentido mais gramsciano possível. O regime iraniano está travando uma guerra de posição no tabuleiro geopolítico. Ao evocar a imagem da bomba atômica, Nikzad está tentando redefinir o campo simbólico da dissuasão: ele quer que o Ocidente internalize a ideia de que fechar Ormuz é tão impensável quanto um ataque nuclear. É a tentativa de transformar uma vulnerabilidade estrutural (a dependência global do petróleo do Golfo) em uma arma de barganha. Isso é pura dialética do senhor e do escravo de Hegel, aplicada à geopolítica do petróleo. O Irã sabe que, se realmente fechar o estreito, sofrerá uma retaliação esmagadora. Mas, enquanto a ameaça permanecer no nível do discurso, ele extrai concessões e mantém a região refém da sua instabilidade.
No fim das contas, o que me incomoda nessa thread é o moralismo barato que substitui a análise. A Laura Silva tentou trazer um pouco de nuance, mas foi engolida pelo barulho. O Dr. Thiago Menezes acertou ao apontar a hipocrisia da direita brasileira, mas parou por aí. Ninguém perguntou: por que o Irã, um país com enormes reservas de gás e petróleo, uma população jovem e uma posição geográfica privilegiada, continua sendo um Estado periférico e sancionado? A resposta é que a teocracia iraniana não consegue — nem quer — superar sua própria natureza rentista e repressiva. O controle de Ormuz é a muleta que permite ao regime adiar o colapso, mas não resolve a contradição interna entre uma burguesia nacionalista que quer se integrar ao mercado global e um clero que precisa do inimigo externo para justificar o próprio poder. Enquanto a esquerda e a direita brasileiras ficarem debatendo se o Irã é comunista ou não, o capital continua fluindo, e o estreito continua sendo o verdadeiro campo de batalha.
Diego Fernández
02/05/2026
Pessoal, a discussão aqui tá perdendo o foco. O Irã não é “comunista” nem “cristão” — é um regime teocrático que usa o petróleo como arma geopolítica, exatamente como os EUA fazem com o dólar e o FMI. Enquanto a gente briga por rótulos, o Estreito de Ormuz continua sendo o calcanhar de Aquiles do capitalismo global. Quem controla a passagem do petróleo controla a economia mundial, e isso não é direita nem esquerda, é realpolitik.
Evelyn Olavo
02/05/2026
O Helton Barros aí tentou dar uma de intelectual, mas caiu no mesmo papinho de sempre: chamar qualquer crítica ao Irã de “ataque a nações cristãs”. O país é uma teocracia que apedreja mulher e financia milícia no Iêmen, não tem nada a ver com “globalismo” ou “comunismo”. Essa mania de querer encaixar tudo na própria guerra cultural cansa.
Helton Barros
02/05/2026
Renato Professor, o senhor tem razão em parte, mas erra ao achar que “comunista” é só o rótulo soviético. O globalismo e a esquerda moderna abraçam regimes autoritários que servem aos seus interesses, como o Irã, enquanto atacam nações cristãs e conservadoras. O que importa é que esse regime islâmico radical, que odeia Israel e os valores judaico-cristãos, está com a mão no gargalo do petróleo mundial. E enquanto o Brasil se curva a essa gente, a família e a pátria são deixadas de lado. Deus acima de tudo.
Laura Silva
02/05/2026
Helton, agradeço pela disposição ao diálogo, mas preciso apontar algumas confusões no seu raciocínio. Você começa criticando Renato Professor por supostamente limitar “comunista” ao rótulo soviético, e em seguida faz exatamente o mesmo movimento ao reduzir a geopolítica do Irã a um ódio a “valores judaico-cristãos” e a um suposto “globalismo” que abraça regimes autoritários. Isso não é análise, é um espelho invertido do mesmo maniqueísmo que você denuncia. O Irã não é um fantoche de uma suposta “esquerda global” — é uma potência regional com uma teologia política própria, que remonta à Revolução de 1979, e que usa o estreito de Ormuz como instrumento de barganha num sistema interestatal que é, por definição, hobbesiano. Chamar isso de “globalismo” é ignorar que o regime iraniano é profundamente nacionalista, antissistema e, acima de tudo, reacionário no sentido clássico: quer restaurar uma ordem islâmica pré-colonial, não construir uma internacional progressista.
Seu segundo ponto, sobre o Brasil se “curvar” ao Irã, merece um exame mais cuidadoso. O Brasil não se curva a ninguém nessa equação — nossa dependência do petróleo é estrutural, e o gargalo de Ormuz afeta a todos, da China à Alemanha. O problema não é o Irã “odiar Israel”, mas sim o fato de que o capitalismo fóssil nos tornou reféns de uma geografia que concentra 20% do petróleo mundial num único ponto estrangulável. A verdadeira bomba atômica iraniana não é teológica, é geológica e logística. Enquanto a esquerda e a direita brasileiras gastam energia discutindo se o regime de Teerã é comunista ou islâmico, a Petrobras e a Vale seguem extraindo e exportando como se o século XXI fosse uma extensão do XIX. A pauta moralista sobre “família e pátria” desvia o olhar do que realmente importa: a transição energética, a soberania nacional sobre nossos recursos e a quebra da dependência de um combustível que financia tanto o aiatolá quanto os sheiks do Golfo.
Por fim, Helton, acho preocupante que você invoque “Deus acima de tudo” para justificar uma análise geopolítica. A teologia política, seja cristã ou islâmica, sempre serviu para legitimar dominação — e o Irã é prova disso. Mas trocar uma teocracia por outra, ou fingir que os “valores judaico-cristãos” são intrinsecamente superiores aos valores xiitas, é apenas reposicionar a mesma lógica de exceção e violência que você critica no Irã. O que precisamos é de um debate materialista: quem controla o petróleo, quem lucra com sua escassez artificial e como romper esse ciclo sem substituir um tirano por outro. O resto é cortina de fumaça ideológica.
Dr. Thiago Menezes
02/05/2026
Renato Professor, cirúrgico como sempre. A direita brasileira vive num universo paralelo onde todo país que enfrenta os EUA é automaticamente “comunista”, ignorando que o Irã é uma teocracia que prenderia e executaria metade dos seus próprios seguidores. Sobre a declaração do vice-presidente iraniano: é uma avaliação fria e correta de poder real. Bomba atômica você usa uma vez e depois vem o contra-ataque nuclear; estrangular 20% do petróleo mundial você faz todo dia sem precisar apertar botão nenhum.
Adalberto Livre
02/05/2026
ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO DEIXAM OS COMUNISTA TOMAR CONTA DO MUNDO. ENQUANTO ISSO O BRASIL TA PAGANDO O PATO.
Renato Professor
02/05/2026
Adalberto, com todo respeito, seu comentário é um primor de anacronismo: o Irã é uma teocracia islâmica que executa homossexuais e oprime mulheres, ou seja, o oposto de qualquer projeto comunista que já existiu. O senhor está confundindo geopolítica com fantasia ideológica.
Fernanda Oliveira
02/05/2026
Pedro Neto, é exatamente isso. Enquanto a galera fica repetindo discurso pronto de “eixo do mal”, o Irã senta na maior chave do sistema energético mundial e a gente continua refém de um modelo que mata o planeta e financia guerra. Isso não é força, é sintoma de um sistema podre que precisa ser desmontado, não admirado.
Pedro Neto
02/05/2026
Maura Santos falou tudo. Esse povo acha que bomba atômica é só a que explode, mas a que faz o preço do diesel disparar aqui já tá detonando faz tempo.
João Carvalho
02/05/2026
Pedro Neto, você tocou no ponto central: a geopolítica do petróleo transforma gargalos logísticos em armas de destruição econômica em massa. O que o vice-presidente iraniano fez foi apenas nomear, em linguagem realista, o poder que o estreito de Ormuz sempre teve na arquitetura energética global.
Maura Santos
02/05/2026
Enquanto isso, o Brasil importa diesel e fertilizantes que passam por Ormuz, e a extrema-direita acha que o problema do país é gastar com ônibus e universidade. Lembra quando eles chamavam o Irã de vilão e agora tão vendo que o “perigo” é o mesmo pessoal que quer desregulamentar tudo e ferrar com transporte público? A real bomba atômica deles é o caos que já causaram aqui.
Luciana Santos
02/05/2026
Zé do Povo, acorda pra vida. Enquanto a gente paga gasolina a 7 reais e depende de navio passando por lá, eles sentam em cima do maior gargalo energético do mundo. Não é atraso, é jogo de cintura. Aqui em Salvador a gente vê político prometendo milagre e entregando buraco no asfalto. Irã pelo menos tem poder de barganha de verdade.
Zé do Povo
02/05/2026
ESSA TURMA FICOU LOUCA! 😡 CONTROLE DE ORMUZ É BOMBA ATÔMICA? SÓ PODE SER PIADA! IRÃ É UM PAÍS ATRASADO QUE QUER CHANTAGEAR O MUNDO! VOLTA VALORES TRADICIONAIS E ACABA COM ESSA PALHAÇADA!
Marcos Andrade Niterói
02/05/2026
Zé do Povo, chamar o Irã de atrasado enquanto engolimos gasolina a preço de ouro e dependemos de um estreito controlado por terceiros é que é piada de mau gosto. Enquanto isso, aqui em Niterói a gente sabe o que é gestão de verdade com Rodrigo Neves tocando obra que muda a vida do povo, não discurso vazio de quem acha que valores tradicionais resolvem geopolítica.
Rodrigo RedPill
02/05/2026
Essa galera nos comentários adora um discurso pseudo-intelectual, hein? O Irã não tem poderio militar real, não tem economia, não tem futuro. A única carta na manga deles é ameaçar o fluxo de petróleo porque sabem que são irrelevantes. Enquanto isso, o Ocidente financia esses regimes com sanções frouxas e acordos molengas. Brasil deveria era focar em exploração de petróleo próprio e acabar com essa dependência energética ridícula de gente que nos trata como otários.
Mariana Santos
02/05/2026
Rodrigo, chamar o Irã de irrelevante é ignorar que o controle de Ormuz não é blefe, é alavanca real num sistema onde o petróleo ainda dita a geopolítica. Defender exploração própria sem questionar a lógica fóssil que nos prende a essa mesma chantagem é trocar um viciado por outro.
Alice T.
02/05/2026
Rodrigo, “irrelevante” é o país que precisa de 20% do petróleo global passando por um gargalo de 33 km de largura e chora quando alguém fecha a torneira. Enquanto isso, seu discurso de “exploração própria” ignora que o Brasil já é autossuficiente em petróleo, mas vende pra China e importa derivado dos EUA — ou seja, a dependência energética é um problema de política, não de geografia.
Carlos Oliveira
02/05/2026
Rodrigo, você reclama de pseudo-intelectualismo mas cai no mesmo papo de sempre: achar que explorar petróleo próprio é solução, quando na verdade a gente só troca de patrão e continua queimando o planeta. Enquanto isso, o povo brasileiro paga gasolina cara e vê a Amazônia pegando fogo pra alimentar essa mesma lógica que você defende.
Ronaldo Pereira
02/05/2026
Rodrigo, você chama os outros de pseudo-intelectuais mas repete o mesmo discurso de patrão: achar que explorar mais petróleo é solução pra dependência, quando na verdade é só trocar de explorador estrangeiro por explorador nacional e continuar queimando o futuro do povo. Enquanto o Irã usa o gargalo de Ormuz como arma de classe contra o imperialismo, o Brasil entrega o pré-sal de bandeja pra multinacional e chama de soberania.
Carlos Mendes
02/05/2026
Lucas Moreira, você está certo ao chamar isso de bravata, mas o problema não é só o Irã. Enquanto o Ocidente financia regimes teocráticos com sanções seletivas e acordos hipócritas, o petróleo continua sendo moeda de chantagem global. O verdadeiro “controle de Ormuz” é a dependência energética que nossos governantes alimentam há décadas – e nenhum dos lados, nem o aiatolá nem a Casa Branca, tem coragem de quebrar esse ciclo.
Julia Andrade
02/05/2026
Carlos, você trouxe um ponto que merece ser desdobrado com mais camadas, porque essa ideia de que o controle de Ormuz é uma espécie de bomba atômica geopolítica revela algo que o Ocidente insiste em não encarar de frente: a vulnerabilidade não é só do Irã, mas de todo um sistema que se construiu sobre a ilusão de que recursos naturais são neutros. A dependência energética que você menciona não é um acidente de percurso, é a estrutura mesma do capitalismo global desde a primeira crise do petróleo nos anos 1970. E o que me incomoda profundamente é como esse debate sempre escorrega para uma falsa simetria entre o autoritarismo teocrático iraniano e a hipocrisia ocidental, como se fossem dois lados igualmente responsáveis por um jogo sujo. Não são. Um lado prende mulheres por não usar véu e executa manifestantes nas ruas; o outro financia essas mesmas estruturas com sanções seletivas que nunca atingem os verdadeiros centros de poder, apenas aprofundam o sofrimento da população civil. A chantagem de Ormuz existe porque o Ocidente permitiu que ela existisse, ao tratar o estreito como um ponto estratégico militarizável em vez de um bem comum que deveria ser gerido por instituições multilaterais de fato, não por alianças comandadas por Washington.
O que me parece mais perigoso nessa retórica iraniana é justamente o que você aponta: a naturalização de que o petróleo é moeda de chantagem. Mas eu iria além e diria que o problema não é apenas a dependência energética, é a própria lógica do extrativismo como projeto civilizatório. Enquanto debatemos quem controla o estreito de Ormuz, deixamos de perguntar por que o mundo ainda organiza sua geopolítica em torno de um recurso que destrói o clima e concentra riqueza nas mãos de regimes autoritários e corporações petrolíferas. O Irã usa o controle do estreito como a única carta que tem porque o Ocidente, ao longo de décadas, reduziu o país a essa carta. Sanções econômicas não são uma ferramenta técnica, Carlos, são uma forma de guerra que empurra regimes contra a parede e os radicaliza ainda mais. E aí o aiatolá vira o vilão perfeito para justificar intervenções que nunca são sobre direitos humanos, são sempre sobre barris de petróleo.
O que me assusta é como esse discurso de “os dois lados são hipócritas” acaba servindo para esvaziar a responsabilidade de quem realmente tem poder de mudar o jogo. Sim, o Ocidente financia regimes teocráticos com sanções seletivas, como você disse. Mas a resposta a isso não pode ser apenas apontar o dedo para a Casa Branca e deixar o regime iraniano se esconder atrás do antiamericanismo para justificar sua própria brutalidade interna. A verdadeira bomba atômica do Irã não é o controle de Ormuz, é a ausência de uma sociedade civil que possa respirar sem medo. E enquanto a esquerda internacional continuar tratando o Irã como um símbolo de resistência anti-imperialista sem encarar o que ele faz com suas próprias mulheres, seus próprios cristãos, seus próprios curdos, estaremos repetindo o mesmo erro colonial de tratar povos como peças de xadrez geopolítico. O estreito de Ormuz é um sintoma, não a doença. A doença é um sistema global que transforma vidas humanas em externalidades do mercado de energia.
João Carlos da Silva
02/05/2026
Carlos, sua análise acerta ao expor a hipocrisia estrutural do sistema, mas talvez seja mais produtivo ir além da denúncia do ciclo vicioso e perguntar: a quem serve manter essa dependência como única moeda de troca? Gramsci nos lembraria que a hegemonia se sustenta justamente quando os dominados aceitam as regras do jogo como inevitáveis — e o discurso da “chantagem global” pode acabar naturalizando o que deveria ser desmontado politicamente.
Lucas Gomes
02/05/2026
Carlos, você tocou no cerne da questão: o petróleo é o sangue que alimenta a máquina de destruição planetária, e tanto Teerã quanto Washington são sócios na mesma economia fóssil que está incendiando a Amazônia e os territórios indígenas. Enquanto não rompermos essa aliança macabra entre capitalismo e teocracia, o Estreito de Ormuz será apenas um capítulo a mais na novela da exploração infinita.
Lucas Moreira
02/05/2026
João Santos, você foi direto ao ponto. Essa história de “bomba atômica do Irã” é pura bravata de um regime que não consegue gerar riqueza real e aposta no sequestro do comércio global como moeda de troca. Enquanto isso, o mundo inteiro paga a conta com petróleo mais caro e cadeias de suprimento travadas. Se o Ocidente tivesse vergonha na cara, já teria diversificado a matriz energética e acabado com essa chantagem de uma vez por todas.
Cláudio Ribeiro
02/05/2026
Lucas, a crítica à dependência energética é justa, mas você reduz a questão a um mero problema técnico quando ela é, antes de tudo, política. O discurso da diversificação da matriz esconde que o Ocidente não quer abrir mão do controle sobre o preço do barril — e o Irã, ao ameaçar Ormuz, apenas devolve o jogo que aprendeu com o próprio imperialismo energético.
João Santos
01/05/2026
Esse povo fica querendo bancar o fortão, mas na real é um regime que oprime mulher e persegue cristão. Controle de estreito não é bomba atômica coisa nenhuma, é chantagem com petróleo. Bandido é bandido em qualquer lugar do mundo, seja no Irã ou aqui no Rio.
João Batista
01/05/2026
Irmão João, você tem razão em denunciar opressão onde quer que ela esteja — e a Bíblia nos manda defender a viúva e o órfão em qualquer nação. Mas cuidado pra não cair na armadilha de só ver o cisco no olho do Irã e ignorar a trave no olho dos nossos próprios governantes que vendem armas pra esses mesmos regimes enquanto fecham os olhos pra miséria aqui na Bahia. Bandido é bandido, sim, mas a hipocrisia também é pecado.
Cristina Rocha
01/05/2026
João Santos, você toca num ponto que merece uma análise mais cuidadosa, porque a sua indignação contra a opressão às mulheres e a perseguição a cristãos no Irã é legítima e não deve ser descartada. Como feminista e professora de filosofia, sou a primeira a denunciar o patriarcado em todas as suas formas, seja ele teocrático, neoliberal ou militarizado. O regime iraniano é, de fato, uma ditadura religiosa que viola sistematicamente os direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIA+ e das minorias religiosas. Não há aqui nenhuma defesa cega desse governo. O problema, João, é que a sua crítica, embora justa na superfície, opera dentro de uma moldura que o Ocidente adora usar: a seletividade moral. Você aponta o dedo para o Irã e chama de “bandido”, mas onde estava essa mesma veemência quando a Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos, bombardeava o Iêmen e decapitava ativistas? Onde estava quando Israel, com toda a sua “democracia”, mantém um apartheid contra os palestinos e prende crianças em prisões militares? A denúncia seletiva não é ética, é geopolítica.
A sua redução do controle de Ormuz a “chantagem com petróleo” revela um entendimento muito raso da geopolítica do Golfo Pérsico. O que o vice-presidente iraniano fez foi nomear, com a brutalidade retórica que caracteriza regimes autoritários, uma verdade material: o Estreito de Ormuz é o gargalo por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Chamar isso de “bomba atômica” é uma metáfora grotesca, sim, mas ela expõe a hipocrisia do discurso ocidental sobre “dissuasão”. Os Estados Unidos e Israel têm arsenais nucleares e usam a ameaça militar como ferramenta de política externa o tempo todo. Quando o Irã responde com a única alavanca que tem — o controle geográfico sobre a principal rota energética do planeta —, a imprensa e comentaristas como você tratam como “chantagem”. Mas quando os EUA ameaçam invadir países ou impõem sanções que matam crianças por falta de medicamentos, isso é chamado de “defesa da democracia”. A questão não é moralizar a política internacional; é entender que o Irã, cercado por bases militares americanas, isolado economicamente e sob ameaça constante de bombardeio, está usando o único trunfo que lhe resta. Isso não é justificativa para a teocracia iraniana, é uma constatação materialista das relações de poder.
E aqui chegamos ao cerne da sua fala, João: “Bandido é bandido em qualquer lugar do mundo”. Essa frase, com todo respeito, é um slogan vazio que ignora as estruturas de poder que produzem o que chamamos de “bandidagem”. Você compara o Irã ao Rio de Janeiro como se fossem fenômenos equivalentes. Mas o Rio não é um país soberano sob sanções econômicas e ameaça de invasão há 40 anos. O crime organizado no Rio está profundamente enraizado na desigualdade social gerada pelo capitalismo periférico brasileiro, na omissão do Estado e na guerra às drogas que criminaliza a pobreza. Já o Irã é um Estado teocrático que usa a repressão interna e a retórica anti-imperialista para se legitimar. São lógicas distintas, e tratá-las como a mesma coisa é um desserviço à análise política. O que me preocupa no seu comentário é que ele ecoa o mesmo discurso que o Ocidente usa para justificar intervenções: “Eles são maus, nós somos bons; eles oprimem, nós libertamos”. Essa narrativa já matou milhões no Iraque, no Afeganistão, na Líbia. Não se trata de defender o Irã, mas de recusar a hipocrisia de quem aponta o dedo com a mão suja de sangue. Se você quer combater a opressão às mulheres, comece por denunciar o patriarcado global, que também se manifesta no Congresso Nacional brasileiro quando tentam aprovar leis que restringem o aborto ou criminalizam a diversidade. A luta é uma só, e ela não cabe em bandeiras nacionais.
Padre Antônio Rocha
01/05/2026
Eis aí a soberba de um regime que se arvora em potência, mas esquece que o Altíssimo é quem governa as nações. Chamar o controle de um estreito de “bomba atômica” é trocar a força de Deus pela força do homem e do petróleo. Enquanto isso, o Ocidente segue fazendo acordos com quem persegue cristãos e trata a mulher como cidadã de segunda classe.
Pedro Almeida
01/05/2026
Padre Antônio, sua crítica à soberania iraniana ecoa a mesma teologia política que justificou o colonialismo europeu no Oriente Médio: a ideia de que nações não cristãs devem ser tuteladas pelo Ocidente. O problema real não é o Irã chamar Ormuz de bomba atômica, mas o fato de que as potências nucleares de fato (EUA, Reino Unido, França) sempre trataram o estreito como sua propriedade, enquanto pregam contra a proliferação aos outros.
Samara Oliveira
01/05/2026
Padre Antônio, com todo respeito, trocar a força de Deus pela força do homem é justamente o que faz o Ocidente quando fecha os olhos para a opressão na Arábia Saudita e em Israel enquanto aponta o dedo para o Irã. A fé verdadeira não se presta a hipocrisia geopolítica.
Adriana Silva
01/05/2026
Faz o L, vai pra Cuba, Iran comunista querendo explodir o mundo com petróleo
Bia Carioca
01/05/2026
Adriana, você misturou alhos com bugalhos: o Irã é uma teocracia que oprime trabalhadores e mulheres, nada a ver com socialismo. Se quer falar de controle de Ormuz, pelo menos estude o básico de geopolítica antes de sair repetindo bordão de bolsonarista raiz.
Carlos Henrique Silva
01/05/2026
Adriana, sua reação é compreensível no calor do debate, mas ela repete um enquadramento que interessa justamente a quem não quer entender a complexidade do Oriente Médio. Você reduz a discussão a um bordão de campanha eleitoral brasileira e a um espantalho anticomunista que não corresponde à realidade material do Irã. O país não é comunista, nunca foi comunista e sua Revolução Islâmica de 1979 foi, em grande medida, uma reação tanto à monarquia pró-EUA quanto à influência da União Soviética. O que temos em Teerã é uma teocracia com capitalismo de Estado, onde o clero xiita controla os principais setores da economia, como o petróleo e as finanças, e explora a classe trabalhadora com a mesma sanha de qualquer burguesia nacional. Chamar isso de comunismo é um erro categórico que desvia a atenção do que realmente importa: a luta de classes dentro daquele país e a geopolítica imperialista na região.
Sobre o controle do Estreito de Ormuz, a declaração do vice-presidente do Parlamento iraniano não é um blefe, mas a explicitação de uma assimetria estratégica clássica. O Irã não precisa de ogivas nucleares para dissuadir os EUA e seus aliados; ele controla um gargalo por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Isso é o que o Gramsci chamaria de uma correlação de forças no campo militar-econômico: uma potência regional usa seu recurso geográfico como arma de barganha contra o imperialismo. Não se trata de “explodir o mundo”, mas de usar a interdependência capitalista como escudo. O Ocidente, que tanto prega o livre mercado, treme quando um país periférico ousa usar as regras do jogo contra ele. O verdadeiro risco de explosão não vem do petróleo iraniano, mas da insanidade de uma política externa americana que insiste em sanções e ameaças militares, alimentando um ciclo de radicalização que só fortalece os setores mais duros dentro do Irã.
Por fim, sugiro que você reflita sobre como o discurso anticomunista genérico serve para esconder os reais interesses em jogo. Quando você grita “Faz o L” e “vai pra Cuba” num debate sobre o Estreito de Ormuz, você está, na prática, fazendo o jogo da direita belicista que quer transformar o Irã num novo Iraque. A discussão deveria ser sobre como romper com a lógica das sanções e da guerra, e não sobre repetir catecismos eleitorais brasileiros que nada explicam sobre a dinâmica de classes e o imperialismo no Golfo Pérsico. O petróleo não explode o mundo por ser iraniano; ele explode o mundo porque o capitalismo depende dele para se reproduzir, e os EUA não aceitam perder o controle sobre essa circulação.
Márcio Torres
01/05/2026
Adriana, seu comentário condensa três erros factuais em menos de 140 caracteres. Vamos por partes: Irã não é comunista. O Partido Comunista Iraniano foi banido em 1983 e hoje não tem representação parlamentar. O regime é uma teocracia xiita com economia estatal-petrolífera, mas isso não é comunismo — é capitalismo de Estado teocrático, onde o Líder Supremo controla as forças armadas e as fundações religiosas (bonyads) que dominam 40% da economia não-petrolífera. Chamar o Irã de comunista é como chamar a Arábia Saudita de socialista só porque ela nacionalizou a Aramco: confunde propriedade estatal com ideologia marxista, que exige ditadura do proletariado, abolição da propriedade privada dos meios de produção e internacionalismo — nada disso existe em Teerã.
Quanto ao controle de Ormuz, a declaração do vice-presidente do Parlamento iraniano não é sobre “explodir o mundo com petróleo”, mas sobre capacidade de estrangular o fluxo de 20% do petróleo global. Isso é chantagem geopolítica clássica, não terrorismo. O Irã sabe que um bloqueio real provocaria intervenção da Quinta Frota dos EUA e a destruição de sua marinha em 48 horas. A “bomba atômica” deles é a vulnerabilidade do mercado: se o preço do barril disparar para 300 dólares, a economia global quebra antes que um míssil iraniano atinja qualquer alvo. É dissuasão assimétrica, não desejo de “explodir o mundo”.
Por fim, “Faz o L, vai pra Cuba” é um bordão que não dialoga com o artigo. Cuba é um regime comunista de partido único com economia planificada e perseguição a dissidentes; o Irã executa gays e apedreja mulheres por adultério enquanto mantém eleições controladas pelo Conselho dos Guardiães. São estruturas de poder diferentes, com origens históricas opostas — uma saiu de uma revolução socialista, a outra de uma revolução islâmica. Juntar os dois no mesmo saco é ignorar que o Irã financia grupos xiitas no Iêmen e no Líbano, enquanto Cuba exporta médicos para a África. A única coisa que os aproxima é a hostilidade aos EUA, e isso é critério fraco demais para qualquer análise séria.
Letícia Fernandes
01/05/2026
Adriana, seu comentário é um verdadeiro achado para quem estuda a psicologia do discurso reacionário brasileiro. Você conseguiu, em menos de 140 caracteres, condensar três operações ideológicas simultâneas: a redução do Irã a um espantalho comunista (quando, como já apontaram aqui, trata-se de uma teocracia que persegue marxistas e socialistas reais), a exportação mecânica do bipolarismo eleitoral brasileiro para uma realidade geopolítica completamente distinta, e a fantasia infantil de que “explodir o mundo com petróleo” é um plano racional de Estado. O que me causa genuína comoção clínica é a pobreza simbólica dessa operação: você não está debatendo o Estreito de Ormuz, está projetando seu próprio medo do colapso num Outro exótico que mal conhece.
A verdadeira bomba atômica iraniana, como o próprio vice-presidente do parlamento declarou, não é o enriquecimento de urânio — é o controle sobre o gargalo por onde passa 20% do petróleo mundial. Isso é lógica de acumulação capitalista em estado puro, não tem um átomo de socialismo. O Irã usa a posição geográfica como os bancos centrais usam juros: como instrumento de barganha dentro do jogo imperialista. Chamar isso de “comunismo” é um desserviço à compreensão materialista da história. O regime dos aiatolás oprime sindicatos, executa homossexuais e mantém a mulher como cidadã de segunda classe — tudo isso sob a proteção de um capitalismo de Estado teocrático que vende petróleo para a China e para a Europa enquanto financia milícias no Iêmen.
O que me entristece, Adriana, não é seu erro factual — erros se corrigem com estudo. O que me preocupa como psicanalista é a função psíquica que esse erro cumpre: ao chamar o Irã de comunista, você transforma um país real, com contradições reais e sofrimento real de seu povo, num mero cenário para encenar sua fantasia de guerra cultural brasileira. O “faz o L” aqui funciona como um amuleto: se você consegue ver Lula em Teerã, então não precisa encarar a complexidade de um mundo onde o capitalismo não tem partido único e a opressão não usa sempre a mesma camiseta. Sugiro, com todo respeito que a clínica exige, que você troque o zap pelos arquivos do Mário Pedrosa sobre o Oriente Médio. Vai doer menos que continuar repetindo slogans que só servem para aliviar a angústia de não entender o próprio tempo histórico.
Zé Trovãozinho
01/05/2026
O Paulo Rocha aí já começou com o terrorismo de sempre, chamando o Irã de socialista. O cara não sabe nem o que tá falando, só repete o que ouve no zap do primo. O Irã é uma teocracia islâmica, não tem nada a ver com socialismo, isso é só mais um espantalho pra justificar intervenção dos EUA.
Ricardo Almeida
01/05/2026
Zé, você acertou em cheio ao desmontar o espantalho do “socialismo iraniano”, mas a discussão não pode parar aí. O verdadeiro problema é que tanto a esquerda quanto a direita adoram simplificar geopolítica em termos binários: ou o Irã é o “mal absoluto” ou é “vítima inocente”. A verdade é que o regime de Teerã usa o controle de Ormuz como chantagem estratégica, sim, mas também financia milícias no Iêmen, na Síria e no Líbano — e isso não é invenção de zap, são fatos documentados pela ONU.
Jeferson da Silva
01/05/2026
Zé, você tá certo em corrigir a confusão do Paulo, mas não se engana: o Irã é uma teocracia que explora os trabalhadores igualzinho qualquer regime capitalista de direita — sindicato lá é perseguido, greve é crime e o petróleo que eles controlam no Estreito de Ormuz não enche o bolso do operário, só da oligarquia religiosa. Enquanto a gente briga com espantalho ideológico, o patrão aqui e lá fora tá rindo à toa.
Marina Silva
01/05/2026
Zé, vou anotar aqui no meu caderninho Paulo Freire: “teocracia islâmica não é socialismo” — obrigado pela aula, tiozão do zap.
Paulo Rocha
01/05/2026
Mais um regime teocrático e socialista ameaçando o mundo livre. Enquanto a esquerda brasileira defende esses ditadores, o Irã já deixou claro que o Estreito de Ormuz é a arma deles. Brasil pra brasileiros, não pra financiar terrorismo internacional. Faz o L, petralhada, e vão todos pra Cuba.
Marta
01/05/2026
Paulo Rocha, meu filho, senta aqui que a vovó professora vai te dar uma aula de geopolítica, já que você claramente faltou nas aulas de história do ensino médio. Primeiro, o Irã não é um regime socialista, é uma república islâmica teocrática com elementos de democracia representativa – coisa bem diferente do que você está pintando aí. Segundo, o Estreito de Ormuz é uma via de navegação internacional, e qualquer país costeiro tem o direito de garantir sua segurança e soberania sobre suas águas territoriais. Você acha que se os EUA colocassem porta-aviões na Amazônia o Brasil não reagiria? Ou isso só vale quando é contra país que você já aprendeu a odiar na programação da Jovem Pan?
Outra coisa: esse papinho de “Brasil pra brasileiros” é a mesma conversa fiada que os integralistas usavam nos anos 30. O Brasil sempre manteve relações diplomáticas e comerciais com o Irã, assim como com a Arábia Saudita, que é uma monarquia absolutista que corta a mão de ladrão e executa pessoas por adultério. Mas desses aí você não reclama, né? Porque eles vendem petróleo pros EUA e compram armas de Israel. Se for pra ter coerência, meu filho, tenha – mas duvido que você consiga.
E sobre “fazer o L”, olha, se você acha que defender o povo brasileiro, a soberania nacional e uma política externa independente é motivo de piada, o problema não é meu nem do Lula, é seu. O Brasil não precisa ser quintal de ninguém, nem dos Estados Unidos, nem da China, nem do Irã. Precisa é de gente que estude antes de abrir a boca pra repetir discurso pronto de youtuber de direita. Agora vai lá tomar um chá de camomila que essa raiva toda faz mal pro coração.
Mariana Alves
01/05/2026
Paulo Rocha, sua confusão conceitual é sintomática de um pensamento que reduz a complexidade geopolítica a slogans de WhatsApp. O Irã não é, nunca foi e jamais será um regime socialista. A República Islâmica do Irã é uma teocracia com elementos republicanos, onde o poder supremo reside no líder religioso (o Vali-e-Faqih), e não na classe trabalhadora organizada em conselhos populares. Chamar o regime iraniano de socialista é um equívoco tão grave quanto chamar a Arábia Saudita de democracia liberal. O que o Irã pratica é um capitalismo de Estado sob rígido controle clerical, com uma burguesia nacional que se beneficia dos recursos energéticos enquanto reprime movimentos operários e sindicais independentes. A esquerda marxista que represento não tem qualquer afinidade com regimes teocráticos que executam homossexuais, perseguem mulheres e sufocam greves. Nosso horizonte é a emancipação humana, não a troca de um tirano por outro.
Quanto ao Estreito de Ormuz, a declaração do vice-presidente do Parlamento iraniano não é uma ameaça gratuita ao “mundo livre” – seja lá o que isso signifique – mas a expressão material de uma assimetria estratégica. O Irã não possui o poderio naval dos EUA nem o arsenal nuclear de Israel, mas controla o gargalo por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial. Isso não é terrorismo, é realpolitik. Os Estados Unidos mantêm mais de 800 bases militares ao redor do globo, invadem países soberanos com base em mentiras (Iraque, 2003) e impõem sanções unilaterais que matam populações inteiras por inanição. O controle de Ormuz é a única moeda de dissuasão que Teerã tem diante de um Ocidente que nunca aceitou a Revolução Iraniana de 1979 e que patrocinou o massacre de milhares de iranianos com armas químicas durante a guerra Irã-Iraque – com o apoio explícito do Brasil, diga-se de passagem.
Sua sugestão de que a esquerda brasileira financia terrorismo internacional é uma falácia que não resiste ao menor escrutínio histórico. O Brasil sob governos petistas manteve relações diplomáticas com o Irã, assim como mantém com os Estados Unidos, a China e a Arábia Saudita. Isso se chama diplomacia, não subserviência. Se o critério for “não negociar com regimes autoritários”, então sugiro que comecemos boicotando os países do Golfo que decapitam pessoas em praça pública e financiam o wahabismo radical que alimenta o próprio terrorismo que você diz combater. Ou será que o “mundo livre” só inclui os aliados de Washington? Por fim, seu apelo “Brasil pra brasileiros” ecoa o nacionalismo raso que sempre serviu para esconder a verdadeira agenda: entregar o pré-sal a corporações estrangeiras e aprofundar nossa dependência neocolonial. O Brasil que você defende é o Brasil da Vale, da JBS e do agronegócio exportador que envia soja para a China enquanto o povo passa fome. Esse Brasil já existe. Não precisa de mim para fazê-lo.