Forças navais da República Islâmica do Irã frustraram a tentativa de aproximação de destróieres da Marinha dos Estados Unidos ao estreito de Ormuz, segundo informações divulgadas pelo portal Actualidad RT. A operação iraniana ocorreu em uma das rotas marítimas mais estratégicas do planeta, por onde escoa parte significativa do petróleo consumido globalmente.
De acordo com o material divulgado, a manobra foi conduzida por unidades responsáveis pelo patrulhamento do acesso ao estreito, que conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã. As autoridades iranianas tratam o episódio como demonstração de capacidade de defesa diante do que classificam como avanço militar indevido de Washington em águas próximas ao território nacional.
O estreito de Ormuz é considerado o ponto mais sensível do comércio energético mundial, concentrando a passagem de cerca de um quinto do petróleo transportado por via marítima. A presença ostensiva de embarcações de guerra dos EUA na região tem sido recorrente, em movimento que Teerã interpreta como tentativa de pressão sobre sua soberania marítima.
O governo iraniano sustenta que o trânsito por aquelas águas deve respeitar as normas do direito internacional e a integridade da zona costeira do país. Essa posição se tornou mais rígida após sucessivas operações conduzidas pela Marinha americana em pontos próximos ao litoral do Irã, em meio ao histórico de sanções unilaterais aplicadas pelos EUA contra Teerã.
Para autoridades iranianas, impedir a aproximação de destróieres faz parte do esforço de assegurar que o estreito não se converta em palco de operações militares estrangeiras. A República Islâmica reivindica há anos protagonismo na coordenação da segurança da via, em contraposição à arquitetura militar montada pelos EUA na região do Golfo.
O movimento ocorre em meio a um quadro mais amplo de reconfiguração geopolítica no Oriente Médio, marcado pela aproximação de Teerã com potências como China e Rússia. A tentativa de barrar embarcações da Marinha dos EUA dialoga com esse novo arranjo, no qual o Irã busca consolidar-se como ator central nas discussões sobre segurança energética e soberania regional.
A movimentação norte-americana no Golfo Pérsico contrasta com o discurso oficial de Washington em defesa da chamada ‘estabilidade internacional’. Trata-se da mesma potência que mantém apoio militar e financeiro a operações com saldo devastador de civis em Gaza, contradição rotineiramente apontada por governos do Sul Global ao questionarem a autoridade moral dos EUA para policiar rotas marítimas alheias.
O episódio também se soma ao histórico recente de fricções entre as duas marinhas em águas do Golfo, com registros de aproximações consideradas hostis e advertências mútuas. Cada novo incidente eleva o risco de escalada não planejada em um corredor por onde transitam diariamente petroleiros de dezenas de países, incluindo grandes importadores asiáticos.
A postura adotada por Teerã reforça a leitura de que a República Islâmica está disposta a reagir diretamente a qualquer movimentação considerada invasiva em sua área de influência marítima. O país tem investido na modernização de sua frota naval e em sistemas de defesa costeira, capacidades que sustentam operações como a que frustrou o avanço dos destróieres americanos.
Com mais este capítulo, o estreito de Ormuz volta ao centro do tabuleiro geopolítico global, evidenciando os limites do projeto de hegemonia naval dos EUA na região. A continuidade dessa disputa deve seguir moldando os próximos passos das relações entre Washington e Teerã, num momento em que a multipolaridade ganha peso crescente nas decisões sobre segurança internacional.
Com informações de ACTUALIDAD.
Leia também: Irã ameaça operações sem precedentes contra bloqueio naval dos EUA no Estreito de Ormuz
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


João Carvalho
04/05/2026
Pô, mais uma vez o Irã dando show de autoridade e os EUA tendo que engolir. Esse governo americano fraco não impõe respeito nem no mar, enquanto o Bolsonaro botava ordem e alinhava o Brasil com quem manda. Enquanto isso, o petróleo sobe e a gente paga mais caro na bomba.
Maria Clara Lopes
04/05/2026
João, acho que você está misturando alhos com bugalhos. A postura do Irã no Estreito de Ormuz é uma questão de geopolítica e direito internacional, não tem nada a ver com alinhamento automático a potências. E sobre o preço do petróleo, ele é influenciado por oferta global e demanda, não por quem está no poder no Brasil.
Mariana Santos
04/05/2026
Maria Clara, você tem razão em separar as coisas, mas discordo que a geopolítica do petróleo seja neutra em relação ao poder interno. O preço dos combustíveis no Brasil é sim afetado por decisões de política externa e pela dependência que nosso governo tem de grandes potências, e o Irã está mostrando justamente que não aceita esse jogo de submissão.
Marcos Andrade Niterói
04/05/2026
Mais um show de soberania nacional enquanto os EUA insistem em bancar o xerife do mundo. Enquanto isso, aqui em Niterói a gente luta pra ter metrô e mobilidade decente, e o governo federal finge que não vê a crise. Força ao Irã!
João Batista
04/05/2026
Amém, irmão Marcos! Enquanto os impérios brincam de guerra no Estreito de Ormuz, o povo de Niterói espera um metrô que nunca vem. É o mesmo Deus que viu o gigante Golias cair e que hoje vê os pequenos sendo engolidos pela falta de mobilidade. Força ao Irã, mas força também ao povo brasileiro que clama por justiça no transporte!
Carlos Mendes
04/05/2026
João, concordo que o descaso com o transporte é uma vergonha, mas misturar fé com política externa não resolve nada — o problema do metrô de Niterói é gestão e corrupção, não falta de oração.
Ahmed El-Sayed
04/05/2026
O Irã mostra ao mundo o que é ter coragem e fé. Enquanto o Ocidente secular tenta impor sua agenda decadente, a República Islâmica defende sua soberania com dignidade. Que exemplo para os muçulmanos que ainda acreditam em seus valores.
Mateus Silva
04/05/2026
Ahmed, sua leitura romantiza um Estado teocrático que oprime sua própria classe trabalhadora com a mesma violência que enfrenta os EUA. A soberania que você exalta é a de um regime que condena ao silêncio qualquer voz que ouse criticar a fé como instrumento de dominação.
Sandra Martins
04/05/2026
Ahmed, respeito sua fé, mas coragem sem diálogo vira orgulho. Defender a soberania é legítimo, mas usar religião para justificar confronto militar me parece mais política que espiritualidade.
Maria Antonia
04/05/2026
Mais um teatro geopolítico para justificar gastos militares bilionários. Enquanto o contribuinte americano financia esses destróieres, o Irã mostra que sabe jogar o jogo da dissuasão. Liberdade de navegação é importante, mas intervencionismo nunca trouxe estabilidade duradoura pra região.
Rodrigo Meireles
04/05/2026
Maria Antonia, discordo: dissuasão iraniana funciona justamente porque os EUA mantêm presença real no golfo. Se reduzir gasto militar, o custo logístico do petróleo dispara e quem paga a conta é o consumidor global, não só o contribuente americano. Intervencionismo mal feito é problema, mas ausência de poder naval ali vira convite pra desestabilização maior.
Helton Barros
04/05/2026
Rodrigo, você está coberto de razão. Esse papo de reduzir presença militar é coisa de globalista que não conhece a realidade do terreno. Se os EUA derem o menor sinal de fraqueza no Golfo, o Irã toma conta e o preço do petróleo vai pelas alturas, e quem paga o pato é o cidadão de bem que trabalha e sustenta a família. Dissuasão não é blefe, é poder real na ponta dos fuzis e no casco dos navios.
Ana Paula Conserva
04/05/2026
É preocupante ver esse tipo de tensão se repetindo. Como cristã, acredito que a soberania de cada nação deve ser respeitada, mas também que o diálogo e a prudência são o caminho para evitar um conflito que só traria sofrimento para famílias inocentes de ambos os lados. Que Deus ilumine os líderes envolvidos para que prevaleça a paz e não o orgulho.
Carlos Rocha
04/05/2026
Luciana, você tocou no ponto certo: o preço do diesel na bomba. Enquanto a esquerda chora com discurso anti-imperialista e a direita lambe as botas dos EUA, o brasileiro paga a conta de um Estado que não produz nada e só sabe tributar. Livre mercado resolvia isso, mas nossos políticos preferem teatro geopolítico.
Mariana Ambiental
04/05/2026
Carlos, livre mercado não existe sem Estado que regule e garanta soberania energética. Enquanto a gente terceirizar segurança de rotas de petróleo pra potência estrangeira, o diesel vai continuar refém de teatro geopolítico alheio.
Luciana Santos
04/05/2026
Ana Souza, você tocou num ponto importante sobre a falta de fontes primárias, mas no fim das contas o que importa pra gente aqui é o preço do diesel na bomba. Enquanto esses navios ficam de joguinho de poder no Oriente Médio, quem paga o pato é o trabalhador que depende de ônibus pra tudo. Político nenhum vai descer do salário pra bancar esse circo.
Paula Santos
04/05/2026
Ana Souza, você tem razão em pedir cautela com as fontes. Mas, independente de quem divulgou, o fato é que o Estreito de Ormuz é um ponto sensível demais para ser tratado como jogo de poder. Como cristã, oro para que haja diálogo e não conflito, pois vidas e famílias estão em jogo de ambos os lados. A soberania de cada nação deve ser respeitada, mas a paz sempre será o melhor caminho.
Ana Souza
04/05/2026
A movimentação no Estreito de Ormuz é um termômetro clássico da geopolítica do petróleo, e o que me chama atenção é a falta de fontes primárias nesta matéria. A RT é uma agência russa com interesses claros, e o artigo não cita comunicados oficiais da Marinha dos EUA nem da Força Naval iraniana. Sem acesso a relatórios independentes de monitoramento marítimo, fica difícil cravar se foi uma “barrada” de fato ou apenas uma troca de faróis em águas internacionais. O Brasil precisa de jornalismo investigativo sério sobre esses eventos, não de versões de guerra híbrida.
Adalberto Livre
04/05/2026
ISSO AÍ, IRMÃOZINHO! OS CARA PENSAM QUE SÃO DONOS DO MUNDO E O IRÃ MOSTROU QUE NÃO É BEM ASSIM. ENQUANTO ISSO A ESQUERDA CHORA COM PRECINHO DO DIESEL, MAS QUEM TÁ LÁ NA LINHA DE FRENTE SÃO OS IRANIANOS. COMUNISTAS DEVEM TÁ COMEMORANDO ESSA HUMILHAÇÃO DOS EUA, MAS O POVO BRASILEIRO É QUEM PAGA A CONTA.
Mariana Oliveira
04/05/2026
Adalberto, entendo a indignação com a arrogância geopolítica dos EUA, mas preciso discordar de você quando reduz a discussão a uma briga de “nós contra eles” e ainda joga a esquerda no mesmo balaio de “comunistas que comemoram”. Kimberlé Crenshaw, ao formular a interseccionalidade, nos ensinou que as opressões não funcionam em caixas separadas: a mesma lógica que permite que um país como os EUA envie destróieres para o Estreito de Ormuz é a lógica que, aqui dentro, faz o Estado priorizar orçamento de guerra e juros altos em vez de financiar saúde pública e creches. O problema não é “comunista vs. patriota”, é um sistema que usa corpos e territórios como moeda de troca — sejam os corpos de iranianos sob sanções brutais, sejam os corpos de brasileiros na fila do SUS.
Você fala que “a esquerda chora com precinho do diesel, mas quem está lá na linha de frente são os iranianos”. Ora, ninguém aqui está diminuindo a resistência iraniana. bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, lembra que a verdadeira solidariedade não é performática: é entender que a luta contra a dominação imperialista está conectada à luta contra a exploração econômica interna. Quando o preço do diesel sobe aqui, quem mais sofre são as mulheres negras periféricas que dependem de transporte público para levar filho ao posto de saúde e o pão de cada dia para casa. Não é “choro” — é a materialidade de um sistema que joga o custo das guerras dos outros nas costas de quem já vive na margem.
E sobre “o povo brasileiro pagar a conta”: concordo plenamente que pagamos, mas discordo de quem é o culpado. A conta não é paga porque a esquerda critica os EUA, e sim porque o Brasil insiste em se alinhar a uma geopolítica que nos transforma em plataforma de exportação de commodities e nos deixa reféns de flutuações de preço ditadas por conflitos que não nos pertencem. Enquanto isso, o debate público é sequestrado por uma falsa dicotomia entre “Estado mínimo” e “comunismo”, e a gente perde de vista o que realmente importa: construir soberania energética, alimentar e econômica que proteja os mais vulneráveis, independente de bandeira partidária. A humilhação dos EUA no Golfo não é vitória de ninguém se a gente continuar reproduzindo aqui dentro a mesma lógica de exploração que condenamos lá fora.
Evelyn Olavo
04/05/2026
Augusto, você tocou no ponto que ninguém quer encarar: o tal do “Estado enxuto” é a maior fantasia liberal desde a curva de Laffer. O Irã barra os destróieres e o preço do petróleo sobe, mas a culpa é sempre do gasto público, nunca da guerra que os próprios EUA alimentam. Fé religiosa é achar que Milei vai dar certo.
Carlos Oliveira
04/05/2026
Evelyn, é exatamente isso. Enquanto a turma do Estado mínimo acha que o problema é gasto com saúde e educação, o mundo real é um porta-aviões dos EUA tentando passar no Estreito de Ormuz e o preço do diesel subindo na bomba aqui na esquina. Quem paga a conta não é o mercado, é o motorista de aplicativo e o povo na fila do SUS.
Eduardo Teixeira
04/05/2026
Fernanda, você mistura alhos com bugalhos. Ninguém aqui é a favor de guerra ou morte de inocentes. A questão é que Estado inchado e mal gerido é o que financia bombardeio de um lado e fila de hospital do outro. Se o Brasil cortasse gasto público e abrisse a economia, a gente não seria refém dessa geopolítica de merda.
Augusto Silva
04/05/2026
Eduardo, adoro a fé quase religiosa de que cortar gasto público e abrir a economia nos blindaria da geopolítica — como se a Argentina do Javier Milei, com Estado enxuto e FMI batendo na porta, não estivesse tomando um baque violento com a alta do petróleo agora mesmo. O problema não é o tamanho do Estado, é achar que uma economia desregulada e vulnerável a choques externos vira fortaleza; vira é presa fácil.
Diego Fernández
04/05/2026
Cíntia, você tocou no ponto central. Enquanto o Tadeu e o Ricardo choram o preço do petróleo e os impostos, o que a gente vê aqui é mais um capítulo da velha história: EUA tentando controlar o gargalo energético mundial com canhão, e o Irã mostrando que não é quintal de ninguém. Isso me lembra direto a Guerra das Malvinas e a dívida externa que a gente carrega até hoje por causa dessas mesmas lógicas imperialistas. O problema não é o Estado, é saber de que lado ele está.
Ricardo Menezes
04/05/2026
Tadeu, essa é a única análise que presta aqui. Petróleo subindo, logística encarecendo, e o brasileiro pagando a conta de novo. Enquanto isso o Estado inchado não corta um centavo de imposto. Irã e EUA podem se estranhar à vontade, mas quem produz e emprega nesse país é refém dessa novela geopolítica.
Fernanda Oliveira
04/05/2026
Ricardo, seu comentário é o retrato de um privilégio que não enxerga a própria sorte. Enquanto você reclama de imposto e logística, tem gente morrendo em bombardeios e em fila de hospital. O problema não é o Estado ser inchado, é ele ser capturado por quem lucra com essa guerra.
Tadeu
04/05/2026
Pessoal, enquanto vocês discutem geopolítica e moralidade, o preço do petróleo já deve ter subido 3% só com essa notícia. No fim das contas, quem paga o pato é sempre o bolso do investidor.
Cíntia Ribeiro
04/05/2026
Jeferson, você resumiu bem a lógica material que está por trás desse teatro todo. Enquanto a discussão aqui desvia para moralismo religioso ou defesa de regime, o fato concreto é que o Estreito de Ormuz é um gargalo energético global e tanto Irã quanto EUA usam esses movimentos para testar os limites da dissuasão. O que me preocupa como analista é a falta de canais de comunicação estáveis entre as duas potências — qualquer erro de cálculo numa interceptação dessas pode escalar rápido e afetar o preço do petróleo e a estabilidade de regiões inteiras.
Silvia Ramos
04/05/2026
Francisco de Assis, meu irmão, você está certo em apontar a hipocrisia americana, mas não podemos fechar os olhos para o que o Irã faz com os cristãos e com a família tradicional. A Bíblia nos ensina que quem ama o perigo nele perecerá. Oremos para que o Brasil não se envolva nessa confusão e que Deus tenha misericórdia das nações.
Jeferson da Silva
04/05/2026
Silvia, com todo respeito, na fábrica a gente aprende que hipocrisia de patrão não se combate com Bíblia, se combate com união e consciência de classe. Enquanto você reza pra Deus ter misericórdia das nações, o patrão aqui do lado reza pra lucrar com a guerra e com a nossa gasolina cara — e é contra esse lucro que a gente tem que lutar, não contra quem barra o navio de guerra.
Marcos Conservador
04/05/2026
Cláudio, você e o Paulo Ribeiro adoram um discurso bonito, mas esquecem que o Irã persegue cristãos e enforca homossexuais. Enquanto vocês babam ovo de regime teocrático, os EUA pelo menos têm liberdade religiosa. Isso sim é que é hipocrisia.
Francisco de Assis
04/05/2026
Marcos, você tá confundindo as coisas, meu irmão. Ninguém aqui tá passando pano pra regime teocrático nenhum, a gente tá criticando os EUA que invadem país, derrubam governo e matam gente há décadas. O Irã erra em várias coisas, mas querer comparar com a hipocrisia americana que prega liberdade enquanto apoia ditadura na Arábia Saudita é piada, viu?
Luiz Carlos
04/05/2026
O Irã barrando os EUA? Se fosse o Brasil fazendo isso, a ONU já tava chamando de ditadura. Mas quando é contra americano, ninguém fala nada. Enquanto isso, a gente paga gasolina mais cara que tudo por causa dessas brigas no Oriente Médio. Cadê o Brasil tomando jeito e defendendo nosso interesse?
Cláudio Ribeiro
04/05/2026
Luiz Carlos, você toca num ponto crucial: a hipocrisia do discurso de “ordem internacional” que só se aplica quando convém aos interesses do Norte global. O que vemos ali não é uma questão de legalismo, mas a materialização daquilo que Foucault chamaria de biopolítica das rotas energéticas — o controle dos fluxos vitais do capitalismo. Enquanto isso, o Brasil, refém de uma política de preços de paridade internacional, financia passivamente essa geopolítica sem sequer ter voz no tabuleiro.
Lurdinha Deus Acima de Todos
04/05/2026
Lá vem eles querendo fechar as igrejas e começar a guerra profetizada no Apocalipse! 🙏🇧🇷
Pedro Almeida
04/05/2026
Lurdinha, com todo respeito, mas misturar Apocalipse com geopolítica do petróleo é um atalho teológico perigoso. Desde Maquiavel sabemos que o poder temporal age por interesses materiais, não por profecias; o que vemos ali é a velha disputa imperialista por rotas energéticas, não o Armagedom.
Paulo Ribeiro
04/05/2026
Lurdinha, sua angústia com o avanço dos destróieres americanos e o temor de um conflito apocalíptico é compreensível num mundo onde a fé muitas vezes é o único porto seguro diante da barbárie imperialista. No entanto, permita-me oferecer uma chave de leitura materialista que não nega a espiritualidade, mas a situa no terreno concreto das lutas de classe e da geopolítica do petróleo. Quando o Pentágono envia navios de guerra ao Estreito de Ormuz, não está cumprindo nenhuma profecia bíblica — está executando a cartilha do capitalismo monopolista, que desde a crise de 1973 entendeu que o controle das rotas energéticas é a condição sine qua non para disciplinar nações periféricas e garantir a reprodução ampliada do capital. O Irã, ao barrar esse avanço, não age movido por demônios ou bestas apocalípticas, mas sim por uma racionalidade anti-imperialista que, como diria Mariátegui, busca construir um socialismo indo-americano enraizado nas tradições de resistência dos povos.
O problema de reduzir a geopolítica a um roteiro do Livro do Apocalipse é que isso nos desarma politicamente. Se tudo já está escrito, para que lutar? Para que construir sindicatos, partidos, movimentos sociais? Gramsci nos ensinou que a hegemonia se conquista na trincheira da sociedade civil, e não na espera passiva por um juízo final. Quando você vê “fechamento de igrejas” como pano de fundo, está projetando uma guerra cultural brasileira num cenário que é, antes de tudo, uma disputa entre a OPEP e o complexo militar-industrial dos EUA. Os mesmos que hoje ameaçam o Irã são os que financiaram a ditadura de Pinochet e quebram sindicatos no Brasil. A Besta, se existe, não tem chifres nem asas de dragão — tem sede na Casa Branca, ações na Bolsa de Nova York e lucra com a venda de armas para a Arábia Saudita.
Por fim, Lurdinha, note como o discurso apocalíptico acaba servindo, muitas vezes, aos mesmos interesses que você denuncia. Ao transformar um conflito geopolítico numa guerra do bem contra o mal, a direita evangélica americana — e sua ramificação brasileira — desvia o foco da exploração econômica e da pilhagem imperialista para um teatro de sombras teológico. O Estreito de Ormuz não é o Armagedom; é o gargalo por onde passa 20% do petróleo mundial, e o que está em jogo é a tentativa dos EUA de sufocar economicamente um país que ousa desafiar a ordem unipolar. Se a profecia for mesmo verdade, que ela nos encontre lutando ao lado dos oprimidos, e não rezando por um salvador que nunca vem — porque, como disse Althusser, a ideologia não tem história, mas a luta de classes, essa sim, faz a história a cada nascer do sol.