O primeiro trem MI20 foi apresentado na fábrica da Alstom em Crespin, no norte da França.
Este modelo de dois andares integra o amplo programa de modernização da linha RER B, uma das mais movimentadas da Europa. A nova frota será composta por 146 trens e aumentará a capacidade em 35 por cento.
Os veículos proporcionarão maior conforto com ar-condicionado e pisos aquecidos. O acesso nivelado facilita a entrada de todos os passageiros, enquanto corredores mais largos e portas extras ampliam a circulação interna.
Tomadas USB-C e informações atualizadas em tempo real completam o pacote de melhorias. Câmeras de vigilância instaladas a bordo enviam imagens diretamente aos operadores de segurança.
A parceria entre a Alstom e a CAF viabiliza o desenvolvimento deste material rodante avançado. O projeto integra um investimento de 5 bilhões de euros e prevê a tecnologia de automação NExTEO.
A construção de um novo centro de comando compartilhado com a linha RER D também faz parte do pacote, conforme o portal da Alstom. O programa MI20 sofreu diversos atrasos desde sua concepção inicial.
A previsão original era de início das operações em 2025, mas o serviço comercial deve começar em 2027. Testes extensivos de segurança e integração técnica ainda serão realizados nos próximos meses antes da liberação definitiva.
A presidente do Conselho Regional da Île-de-France, Valérie Pécresse, celebrou a fabricação do primeiro trem. Ela reforçou a importância de cumprir o cronograma revisado para que as viagens comecem em 2027.
Com informações de RAILWAYGAZETTE.
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.