Ministério do Turismo mapeia 23 cidades coloniais para consolidar roteiro histórico nacional

Igreja colonial com escadaria em cidade histórica brasileira. (Foto: https://www.ocafezinho.com/2026/04/22/levantamento-de-turismo-historico-mapeia-23-cidades-coloniais-no-nordeste-e-sudeste/)

O Ministério do Turismo e levantamentos do setor mapearam 23 cidades coloniais brasileiras para consolidar o roteiro de patrimônio cultural no país. O circuito abrange 12 destinos na região Nordeste e 11 municípios localizados no Sudeste. Os registros concentram a arquitetura desenvolvida durante os períodos da mineração e do cultivo da cana-de-açúcar.

Distribuição geográfica do patrimônio histórico

Minas Gerais possui o maior volume de localidades preservadas, com oito cidades mapeadas no circuito nacional. Ouro Preto recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1980. Mariana, Tiradentes e Diamantina completam o grupo de municípios mineiros que mantêm a infraestrutura urbana de séculos passados.

No Rio de Janeiro, o planejamento estratégico foca no fluxo de visitantes em Paraty, fundada em 1667, e em Petrópolis, sede do acervo do Museu Imperial. O estado de São Paulo integra a rota com São Luiz do Paraitinga, devido às edificações erguidas nos séculos 18 e 19. A catalogação dos destinos orienta o governo federal na avaliação de rotas comerciais aéreas para estas áreas.

Centros arquitetônicos no Nordeste e Norte

Na Bahia, o levantamento destaca os edifícios de Salvador, construídos entre 1549 e 1763, e os traçados da cidade de Cachoeira. Pernambuco conta com o centro de Olinda, fundado em 1535, e as estruturas da capital Recife. Sergipe participa com a Praça de São Francisco, datada de 1590, situada no município de São Cristóvão.

O Maranhão adiciona ao trajeto as construções de São Luís e as ruínas do século 18 localizadas em Alcântara. Na região Norte, o Ministério do Turismo destaca o Teatro Amazonas em Manaus e o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, com 398 anos de atividade. O estado de Goiás integra o documento oficial com a preservação do núcleo urbano da cidade de Goiás.

  • Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina e São João del-Rei
  • Pernambuco: Olinda e Recife
  • Maranhão: São Luís e Alcântara
  • Bahia: Salvador e Cachoeira
  • Rio de Janeiro: Paraty e Petrópolis

📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.