Em entrevista ao canal Dialogue Works, apresentado por Nima Alkhorshid, o analista David Pine discutiu o fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã e as negociações entre os EUA e o Irã. Pine afirmou que o fechamento do estreito ocorreu devido à violação de um acordo de cessar-fogo por parte de Israel, que continua suas operações militares no sul do Líbano.
Pine descreveu a situação como uma vitória estratégica para o Irã, que, apesar de ter feito concessões, manteve sua posição de força na região. Ele também criticou a postura de Israel, que, segundo ele, tem agido como um estado fora da lei, causando danos significativos à população libanesa e palestina. Pine enfatizou a necessidade de pressão diplomática dos EUA sobre Israel para forçar um cessar-fogo e a retirada de tropas israelenses do Líbano.
Além disso, Pine destacou a importância das negociações previstas para ocorrer na Suíça, onde delegações de ambos os países tentarão chegar a um acordo mais duradouro. Ele argumentou que o Irã busca principalmente o fim do conflito no Líbano e o levantamento das sanções econômicas, enquanto os EUA buscam limitar o programa nuclear iraniano.