Menu

5 curiosidades e 6 fatos gerais sobre a Copa no Qatar

A Copa no Qatar já começou! Até o dia 18 de Dezembro, todos os continentes estarão com a sua atenção voltada ao maior torneio de futebol do planeta. Além de torcer pelo Brasil, poderemos acompanhar jogos de alto nível das 32 seleções classificadas.

Contudo, a Copa do Mundo 2022 está atraindo olhares que vão um pouco além do futebol.  Além do ineditismo da edição, há muitas indagações a respeito da cultura e dos costumes do país-sede.

Para matar um pouco dessa curiosidade, e te deixar mais atualizado, listamos abaixo 5 curiosidades e 6 fatos gerais sobre a Copa no Qatar. Inclusive, alguns podem te auxiliar nas famosas  futebol bets.

1. A Primeira Copa no Oriente Médio

Como mencionado acima, a Copa no Qatar está cheia de ineditismo:

Primeira vez que um país do Oriente Médio sedia o evento;

Primeira Copa a ser realizada no inverno do Hemisfério Norte;

Inclusive, devido ao calor exorbitante do Qatar (onde as temperaturas podem chegar até 50ºC), a Copa, que ocorre tradicionalmente no meio do ano, foi postergada para Novembro e Dezembro,  no inverno.

2.Como é o Qatar?

O Qatar é considerado o país mais rico do mundo, afinal seu PIB chega a quase $150 bilhões de dólares.  Essa riqueza deriva da exportação de petróleo, petrolíferos refinados e polímeros de etileno.

Cabe lembrar que o país possui apenas 11 mil km², metade do tamanho de Sergipe (o menor estado brasileiro).  E apesar dos inúmeros conflitos religiosos e étnicos do Oriente Médio, o Qatar é uma das nações mais seguras do mundo, com baixa taxa de criminalidade. 

Assim como em outros países árabes, a legislação do Qatar é bem rigorosa quanto às vestimentas, demonstração de afeto em público,  consumo de álcool e obrigações religiosas. Por isso, a viagem para assistir aos jogos tem demandado uma boa preparação dos fãs do esporte de nações distantes.

3. O mascote – La’eeb

La’eeb é o mascote da Copa no Qatar 2022 e foi apresentado em um vídeo durante a abertura do sorteio dos grupos. A palavra, segundo a Fifa, significa “jogador super habilidoso” em árabe.

O mascote, desta vez, não é um animal, mas sim um Keffiyeh, que é um lenço geralmente usado por homens de origem árabe. Tradicionalmente, é uma vestimenta atrelada à religião islâmica, apesar de também assumir a função de proteger a cabeça do sol intenso. 

4. A bola especial da Copa – Al-Rihla

Já a bola desta edição será a Al-Rihla, cujo nome significa “a jornada” em árabe. O equipamento foi desenvolvido pela Adidas e possui recursos que funcionam em conjunto com o VAR.

A Al-Rihla recebe cores e ilustrações que remetem à cultura do Qatar,. Inclusive, é a primeira bola oficial da Copa do Mundo elaborada exclusivamente com tinta e cola a base de água.

5. O  Qatar contará com 8 estádios 

Khalifa International:


Com capacidade para 40 mil pessoas, esse é o único estádio que havia sido construído antes da Copa do Mundo. Erguido em 1976, o Khalifa passou por reformas recentes e sua estrutura conta com um shopping center, parque aquático e hotel.

Al Bayt:


Em formato de “tenda”,  o Al Bayt faz referência às Bayt al Sha’ar, que são as tendas usadas pelos nômades árabes. Consideravelmente maior que o anterior, com capacidade para até 60 mil pessoas, esse será o estádio que irá sediar a abertura da Copa do Mundo de 2022.

Al Janoub

O design do Al Janoub foi pensado em homenagear os “dhow”, os tradicionais barcos de pesca que se tornaram um símbolo do país. Assim como o Khalifa International, esse é um pouco mais compacto, atendendo a até 40 mil pessoas. 

Ahmad Bin Ali

Com espaço para até 40 mil torcedores, sua fachada representa “a família, o deserto, a flora e fauna nativas, assim como o comércio local e internacional”.

Al Thumama

A construção, capaz de acolher até 40 mil pessoas, remete ao “gahfiya”, um chapéu tradicional do País que representa a transição para a vida adulta dos homens.

Education City


Um dos projetos mais inovadores da Copa, o Education conta com sistema de refrigeração para torcedores, áreas verdes no interior e acessibilidade planejada. A experiência oferecida por esse tecnológico estádio poderá ser aproveitada por até 40 mil torcedores por jogo.

974

Talvez um dos estádios mais famosos desta edição, o nome 974 remete ao número de contêineres na fachada que homenageiam o comércio internacional e a navegação. Seu design rústico é capaz de acolher até 40 mil pessoas por partida e será desmontado após a Copa.

Lusail

Com figuras e arquitetura que remetem a símbolos e objetos da cultura árabe, como vasos, tigelas e peças de arte, o Lusail irá sediar a grande final da Copa do Mundo de 2022. Não à toa, também é o maior de todos, com capacidade para receber até80 mil pessoas.


EXTRA: 6 fatos gerais sobre a 22ª Copa do Mundo da FIFA

Se você leu até aqui e se impressionou com as novidades que a Copa no Qatar trouxe, saiba que também tem alguns outros fatos gerais que vão tornar essa edição ainda mais especial para os torcedores. Confira:

Grandes craques como Neymar Junior, Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Thomas Müller e Kane estarão presentes nesta edição. Com isso, já começam as especulações sobre quem irá ganhar a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo 2022.

 Geralmente, os países levam 23 jogadores para a Copa, mas nesta edição a FIFA permitiu a convocação de até 26 nomes por seleção.

Música-tema da Copa do Qatar é ‘Hayya Hayya (Better Together), de Trinidad Cardona, Aisha e Davido.

 Todos os ingressos destinados ao público geral são 100% digitais, a fim de evitar fraudes e possíveis transtornos.

 Esta é a primeira Copa que além do VAR, haverá, a tecnologia semiautomática de impedimento. Para isso, todos os estádios contam com 12 câmeras superiores para rastrear a bola e a posição exata dos jogadores.

 Primeira Copa que está liberado a substituição de até 5 jogadores, anteriormente o máximo era 3.

Apoie o Cafezinho