Menu

Folha defende Guedes e detona governo Lula antes mesmo de começar

Em editorial publicado nesta sexta-feira, 23, a Folha de São Paulo fez uma defesa aberta da política ultraliberal do ex-ministro da Economia do Governo Bolsonaro, Paulo Guedes. No texto, o editorialista escreve que “em contraste com o atraso civilizatório generalizado da gestão que se encerra no fim deste ano, o cenário econômico transformou-se para melhor”. Em […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Em editorial publicado nesta sexta-feira, 23, a Folha de São Paulo fez uma defesa aberta da política ultraliberal do ex-ministro da Economia do Governo Bolsonaro, Paulo Guedes. No texto, o editorialista escreve que “em contraste com o atraso civilizatório generalizado da gestão que se encerra no fim deste ano, o cenário econômico transformou-se para melhor”.

Em outro trecho, a Folha argumenta que “com o PIB avançando acima dos 3%, e o emprego teve retomada vigorosa. A inflação deixou o patamar de dois dígitos e se encontra em trajetória de queda mais adiantada que a de países ricos. A dívida pública voltou ao patamar pré-pandemia”.

O jornal também ataca o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antes mesmo de começar, alegando que o líder progressista foi “eleito com margem mínima de votos” e que por isso “tem menor margem para erro”.

Por fim, a Folha afirma que “os petistas, que não parecem dispostos a dividir as decisões de governo, trataram de mais que duplicar a alta recomendável do gasto já no primeiro ano de Lula e a recuperar o discurso envelhecido de 40 anos atrás contra as privatizações —como se não fosse importante estancar a sangria dos cofres públicos com as estatais ineficientes e aumentar o investimento em infraestrutura e saneamento básico”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

24/12/2022 - 17h04

O povo paulista vai pagar caro se Tarcísio cumprir a promessa de privatizar a Sabesp. Caríssimo! Água e energia elétrica são bens que em hipótese alguma poderiam ser privatizados. Como você vai fornecer um bem de uso comum do povo para empresários explorarem consumidores cativos. Nem concorrência tem, é só passar no caixa todo mês. Entreguistas de m….! No nosso caso, também o petróleo não deve ser privatizado, porque a Petrobrás serve de colchão de amortecimento da inflação, uma vez que o álcool, o diesel e a gasolina impactam direta e severamente o custo de vários produtos…

Nelson

24/12/2022 - 13h55

Bem, vejamos essa notícia “ALEMANHA NACIONALIZA GIGANTE DE ENERGIA”.

É só darmos uma olhada no que está acontecendo na Europa, em seu país mais rico e desenvolvido – há outros também estatizando -, para termos ideia do quão credível é a afirmação da “Falha” de que Lula estaria a recuperar um “discurso envelhecido de 40 anos atrás contra as privatizações”.

Mas, vejamos mais. Vejamos esse comunicado emitido pelos Ministérios da Economia e das Finanças:
“O governo federal adquiriu uma participação na fornecedora de energia Uniper. A participação estatal serve para garantir o abastecimento de energia da Alemanha”.

Está tudo aqui, mais claro impossível. O comunicado dos ministérios alemães afirma, para quem quer entender, que a empresa privada não tem qualquer compromisso com a nação. Afirma que só uma empresa estatal pode garantir o abastecimento de que necessita o povo alemão. Simples assim.

É certo que persistirá uma montoeira de gente que optou pela “cegueira intencional” e que seguirá defendendo ardorosamente as privatizações.

Na verdade, não seria necessária uma análise mais acurada para concluirmos que não teve uma privatização sequer que entregou as maravilhas que nos eram prometidas pelos liberais-neoliberais-privatistas-entreguistas.

Definitivamente, nenhuma privatização produziu a melhora de vida que era prometida ao povo brasileiro. Apenas os grupos que se assenhorearam das nossas riquezas, um contingente que não perfaz nem 1% da população, se deram bem com as privatizações.

Então, o primeiro passo do novo governo Lula deve ser: fim imediato das privatizações.
Já o segundo passo deve ser: revisão de todo o processo de privatizações e reversão, se não de todas elas, da grande maioria. Na lista, Vale do Rio Doce, Telefonia, Energia Elétrica, Ferrovias, Água.

A notícia a estatização na Alemanha pode ser lida em:
https://www.aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/8571-alemanha-nacionaliza-gigante-de -energia.

Dudu

23/12/2022 - 14h54

Todo mundo sabia que esta gente é completamente idiota, completamente imbecilizada por uma ideologia ridícula, não se entende o que descobriram na Folha de tão anormal ?

Lu Esfria

23/12/2022 - 13h58

Foia, sei não!

Óia a Veja aí, hoje, pra ver onde isso acaba.

Ou será o Benedito das maquinetas?

Mostrar os dentes, arreganhado, pra ter margem ao ‘desarreganhar’.

Tony

23/12/2022 - 12h23

Ricardo JC,
cortar impostos sobre a gasolina ou outro produto inflacionado momentaneamente nao é jogada nenhuma, é o que podem, devem e fazem os governos mundo afora.

Congelar preço como fizeram na Argentina (e que certamente teria feito este recepraculo de mongoloides com o vicio ro roubo aos cofres publicos recem eleito) é o que nao devem fazer os governos.

Quanto ao salario por se tratar de um raporto entre “privados” o estado nada tem a ver com isso tanto é que cada um de nòs ganha conforme o que sabe fazer, produz, como e quanto investe,etc…

Essas aberraçoes terceiromundistas como o salario minimo nao vale nem a pena perder tempo para comentar de tao pateticas.

O resto é bla bla bla inutil, vazio.

    Alexandre Neres

    23/12/2022 - 14h07

    “Quanto ao salario por se tratar de um raporto entre “privados” o estado nada tem a ver com isso tanto é que cada um de nòs ganha conforme o que sabe fazer, produz, como e quanto investe,etc…”

    Kleiton, vá ostentar sua visão tacanha no raio que o parta!

    Nelson

    23/12/2022 - 14h11

    Em resposta à comentarista Natália.

    Numa coisa tu tens razão. O Brasil ainda “é um país vergonhoso” em diversos aspectos. Mas, paro por aí coma concordâncias. Sei que, fanatizada ao extremo, tu não vais concordar com o que vou dizer, mas, lá vai.

    O povo brasileiro está reduzindo em zilhões de vezes as vergonhas que o nosso país passa ao enxotar do poder essa corja podre, privatista e entreguista até a medula que ficou quatro anos a destruir o que foi construído com o esforço coletivo por décadas e mais décadas.

    Corja podre que assumiu o poder por meio de um outro golpe desferido contra o Estado de Direito, em 2018, ou seja, a prisão de Lula, sem provas, para garantir a eleição desse inominável que chefia a corja.

Ricardo JC

23/12/2022 - 11h53

Mesmo os números podem ser “mascarados” pela estatística e também, como no caso presente, pela falta de uma reflexão séria sobre a sua “verdade”. Fazer o PIB crescer 3% depois do enorme tombo dos últimos anos (independentemente do motivo) não é uma vitória, mas uma derrota monumental. Perder 10 e depois ganhar 3 não me parece algo ser comemorado. Tampouco a questão inflacionária sequer está perto de ser resolvida. A inflação já está em sua retomada de crescimento, já que ela foi, digamos, “abatida”, não pela adoção de políticas eficientes, mas sim devido a uma jogada sobre o preço dos combustíveis. Como isso só pode ser feito uma vez, ela retoma sua trajetória de alta. É só ver os dados. Aliás, jogada essa que tem custo altíssimo para a população com a degradação dos serviços públicos. Enfim, fazer uma análise econômica com base em dados, pura e simplesmente, não é algo ser comemorado. A perda salarial da população é uma realidade, além do sucateamento absurdo da educação e saúde públicas e a destruição do sistema de Ciência & Tecnologia (que será fundamental para a retomada do desenvolvimento. São preços que vamos pagar e que sequer são levados em conta pela Folha. No mais, resta aos bolsominions de plantão chorar a derrota (que me parece um contra senso, se tudo estava tão bom como dizem…) e torcer pelo fracasso do governo petista, que por pior que seja jamais conseguirá superar o legado de destruição deixado por Bolsonaro. Ademais, falta aos comentaristas aqui uma leitura um pouco mais atenta no Relatório de Transição. Ali são trazidos dados estarrecedores.

João Ferreira Bastos

23/12/2022 - 11h40

Vamos ver se a Secom vai tratar a pão e agua todos os veículos de comunicação nazistas, fascistas, golpistas e milicianos ou vai encher os cofres deles de dinheiro publico ?

Mandrake

23/12/2022 - 11h31

A folha elencou fatos, brigar com fatos é coisa para quem foi imbecilizada por ideologias idiotas.

Zulu

23/12/2022 - 11h29

Agora temos Andrade no ministerio da economia…um sujeito que pouco tempo atras andava na rua com na cara a mascaras de outra pessoa encarcerada por lavagem de dinheiro e corrupçào passiva.

Provavemente tem alguns porblemas de personalidade, ainda nao se encontrou, nao sabe bem quem é quem….

Um receptaculo de mongoloides.

Sergio Furtado Cabreira

23/12/2022 - 11h03

XÓLA BOSÓMINION!
XÓLA MUITO!
PERDEU, MANÉ!

Dy Rachel

23/12/2022 - 09h47

O choro é livre

Natalia

23/12/2022 - 09h26

Os brasileiros sao como crianças que nao sabem olhar 1 cm a frente do proprio nariz, atras de promessas infantiloides de dinheiro perderam a chance pela primeira vez de fazer algo diferente da mesmice imunda de sempre…o resultado tà ai com 37 ministerios no ano de 2023…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O Brasil é um Pais vergonhoso e tudo indica que o Dilmo

Dilmo nao terà mais o mensalao e nem o petrolao para ficar no poder, o monopolio da Globo/Folha que nos anos do pertalhume nunca viu nada, nunca soube de nada em troca de bilhoes de propaganda do Governo acabaou e Bolosnaro coloca na rua milhoes de pessoas quando ele quer e quando nao quer.

Se as forças armadas (que assistiram e entenderam claramente tudo que aconteceu nos ultimos anos para tirar o Animal da cadeia, livralo dos processos e sendo empurrado pelo STF/TSE) tivessem um minimo de cabelos no saco ja teriam pposto ordem nessa desgraça e mandado o Sr de Moraes para o Burundi ao som de chutes da bunda.

Isso nao acontecerà e os brasileiros pagaro novamente o preço de ser um dos povos mais pateticos da face da terra.

dudu

23/12/2022 - 09h18

A Folha de Stalingrado citou fatos e numeros dos quais nao ha pra onde correr…mesmo com 3 anos de pandemia que viraram o mundo de pernas pra cima o Brasil se saiu brilhantemente e se isso aconteçeu é porque ha um trabalho por tras.

E’ obvio que o Brasil deveria ter seguido por este mesmo caminho, diferente da mesmice tragicomica comunistoide de quarto mundo de sempre, de eterno atraso, de apologia da desgraça e de ditaduras. mas a infantilice misturada com a carnavalice cronica dos tupinicoides serào sempre vencedoras.

O Brasil serà sempre um Pais ridiculo, limitado pela eterna cultura pelegoide, pela “cultura” de pular atras de um carro de som e trocando soco um ao outro.

Quer virar o que com um eleitorado de mongoloides desse ? Quem decide a eleiçao no Brasil sao estes trogloditas: https://www.instagram.com/reel/CmKj-3QpqWN/?utm_source=ig_web_copy_link


Leia mais

Recentes

Recentes