Menu

Ministros da Câmara de Comércio Exterior querem consulta à OMC contra tarifaço

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou que o Brasil entre com uma consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Divulgada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a medida ainda depende da autorização do presidente Lula (PT). Cabe a ele decidir quando e como a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Agência Brasil

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou que o Brasil entre com uma consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Divulgada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a medida ainda depende da autorização do presidente Lula (PT).

Cabe a ele decidir quando e como a OMC deve ser acionada para o início da consulta. “O conselho de ministros da Camex aprovou o Brasil entrar com a consulta na OMC. Então está aprovado pelo Conselho de Ministros da Camex, e agora o presidente Lula vai decidir como fazê-lo e quando fazê-lo”, disse Alckmin.

A consulta à OMC será o primeiro passo no processo formal internacional de contestação ao tarifaço. Caso não haja entendimento entre as partes na fase inicial, o Brasil poderá pedir a instalação de um painel de arbitragem no órgão.

O maior objetivo da medida é derrubar ou reduzir a alíquota de 50% sobre produtos importantes para a economia brasileira, mas que não foram excluídos na lista de produtos importados pelos EUA. É o caso do café, da carne e das frutas.

“Já fizemos uma reunião com o setor do agro e vamos fazer outra amanhã. Estamos ouvindo os setores e trabalhando para defender os interesses do Brasil”, afirmou Alckmin.

Outras alternativas já estão sendo traçadas para destinar essas produções. É o caso da China, que acaba de autorizar nesta segunda-feira 183 empresas do Brasil para exportar café ao país. Alckmin também citou o Reino Unido e a União Europeia como fortes opções. “Lá atrás houve bloqueio por questões sanitárias que podem ser superadas”, disse.

, , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes