O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu nesta segunda-feira (25) a diretora do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Lisa Cook, desafiando a independência da maior autoridade monetária do país.
Cook contestou a decisão, afirmando a ilegalidade do ato. Segundo a própria estrutura legal do Fed, o presidente dos EUA não tem autoridade direta para demitir membros do Conselho sem uma comprovação direta de alguma falta grave.
“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, afirmou a diretora. Seu advogado, Abbe David Lowell, disse em um comunicado na noite de ontem que irá tomar as medidas necessárias para impedir a demissão.
Trump usou a cláusula de demissão por “justa causa” prevista no dispositivo da lei que criou o Federal Reserve, acusando — sem provas — Lisa Cook de cometer fraude hipotecária.
A tentativa de retirá-la do cargo é a última escalada no conflito entre o executivo estadunidense e o Fed. Trump tem criticado sistematicamente o Banco por não cortar as taxas de juros — essenciais para o crescimento da economia do país após o tarifaço.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!