Menu

PT nega propaganda eleitoral em desfile que homenageou Lula

Partido argumenta que não houve pedido explícito de voto no espetáculo apresentado pela Acadêmicos de Niterói e que enredo é manifestação da liberdade de expressão artística. O PT negou nesta segunda-feira (16/02) que tenha havido propaganda eleitoral antecipada no desfile carnavalesco da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Tita Barros/REUTERS

Partido argumenta que não houve pedido explícito de voto no espetáculo apresentado pela Acadêmicos de Niterói e que enredo é manifestação da liberdade de expressão artística.

O PT negou nesta segunda-feira (16/02) que tenha havido propaganda eleitoral antecipada no desfile carnavalesco da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O partido cita a Lei das Eleições e argumenta que o pedido explícito de voto é elemento indispensável para caracterização de irregularidade eleitoral e não existe nesse caso.

Segundo o PT, o desfile foi concebido e executado exclusivamente pela escola de samba, sem qualquer participação ou financiamento do partido ou de Lula.

Para o partido, o enredo apresentado é manifestação típica da liberdade de expressão artística e cultural, como assegurado pela Constituição.

O PT argumentou ainda que “jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral é firme no sentido de que manifestações políticas e culturais espontâneas de artistas constituem exercício legítimo da liberdade de expressão, inclusive em contextos eleitorais e em eventos públicos”.

“À luz desses elementos”, afirmou o PT, “não há fundamento jurídico para qualquer discussão sobre inelegibilidade relacionada ao episódio”.

Oposição discorda

Adversários políticos do PT afirmaram nesta segunda-feira ter havido propaganda eleitoral antecipada, seis meses antes do permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Depois de ter anunciado a intenção de concorrer à Presidência este ano, o senador Flávio Bolsonaro disse que protocolará uma ação no tribunal. O Partido Novo anunciou que tomará a mesma medida.

Segundo a oposição, Lula utilizou um evento cultural de grande porte para promover sua imagem pessoal antes das eleições.

O presidente assistiu ao desfile do camarote do Sambódromo, acompanhado de sua esposa, Janja da Silva, diversos ministros e outros políticos.

Publicado originalmente pelo DW em 17/02/2026

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes