Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

A estratégia pump and dump no mercado de criptomoedas


A estratégia pump and dump no mercado de criptomoedas

Você notou que o valor das criptomoedas aumenta drasticamente e, em seguida, cai com a mesma intensidade? Muito provavelmente, não se trata de um acidente, mas uma estratégia chama pump and dump. Saiba tudo sobre ela neste artigo.

Como obter lucro em pump and dump?

Uma maneira muito utilizada para ganhar dinheiro durante as operações de criptomoedas e ações, o pump and dump ocorre cada vez com mais frequência. Analistas financeiros compreendem a operação de pump and dump como um fraude, mas a verdade é que muitos investidores acabam lucrando com essas operações.

Para ter lucro durante o pump and dump é necessário, antes de tudo, ter sob a posse as criptomoedas que terão uma valorização repentina. Assim, quando o investidor percebe que há uma hipervalorização sem motivo aparente, deve realizar a venda da moeda o mais rápido possível.

Isso porque, especialistas em mercado financeiro dizem que depois de uma valorização repentina, as chances do valor da criptomoeda cair são altíssimas. Esse é o princípio básico da estratégia pump and dump e leva muitos investidores pequenos a se tornarem milionários em poucos minutos.

O que é pump and dump?

Em tradução literal, pump and dump significa algo como inflar e largar. É uma tática utilizada por grupos de investidores que, através de boatos e notícias falsas, inflam o valor de uma criptomoeda. Essa valorização é artificial e não tem nenhuma relação com o valor do cripto-ativo.

Esses grupos de investidores começam a comprar criptomoedas de baixo valor e com pouca liquidez, em quantias desmesuradas. Por meio de boatos que se iniciam em fóruns e redes sociais, a comunidade acredita na valorização das criptomoedas que está sendo inflada. Milhares de compras são feitas e a moeda acaba se valorizando.

Entretanto, depois da movimentação artificial, o grupo que começou a operação começa a realizar a venda das criptomoedas. Como elas estão valorizadas por conta dos boatos, esses investidores realizam um lucro gigantesco através do interesse inesperado. A partir desse momento, o mercado começa a compreender que se trata de uma valorização fictícia e o valor da criptomoeda tem uma queda brusca, ou dump.

Como ganhar dinheiro com pumps de criptomoeda

Para ganhar dinheiro com a valorização artificial de alguma criptomoeda é necessário fazer parte dos grupos e fóruns que lideram essas operações. Ao saber que uma operação desse tipo será realizada, é necessário comprar uma grande quantidade da criptomoeda a ser inflada.

Com as criptomoedas na carteira, o investidor deve acompanhar segundo a segundo o gráfico de valorização. Ao perceber que o valor da criptomoeda chegou ao ápice, deve-se começar a venda dos ativos, aproveitando o pico de valorização. Ao final da operação, é provável que o investidor obtenha um lucro razoável.

Caso o investidor não faça parte de nenhum grupo de investidores, vale a pena investir em moedas de baixo valor e pouca liquidez. Depois, basta esperar alguma notícia ou boato levar a supervalorização da moeda, como o brasileiro que ficou milionário após Elon Musk declarar que tinha se tornado CEO da Dogecoin.

Como preservar seus ativos durante esses surtos

Agora, no caso de investidores que querem evitar prejuízos com operações de pump and dump, a melhor dica é manter as moedas na carteira. Variações fazem parte do mercado de ações e, assim como se valorizam, criptomoedas podem se desvalorizar também. Vale a pena ficar atento e realizar a venda somente quando compensar.

No caso de uma super valorização de determinada moeda sem qualquer relação com a realidade, é bem provável que ela se desvalorize rapidamente, afinal, essa é a consequência da estratégia pump and dump. Caso seja proprietário de uma dessas moedas, realizar a venda pode lhe render um bom dinheiro.

Entretanto, se acredita que a sua moeda tem condições de se valorizar ainda mais, como a altcoin que já valorizou 3.868%,  vale a pena manter ela na sua carteira. Assim, garante que um maior retorno em um futuro próximo, quando o valor da criptomoeda chegar ao ápice.

Conclusão

A estratégia de pump and dump é muito comum no mercado financeiro. Ela já ocorreu diversas vezes no mercado de ações e acontece com frequência na compra e venda de criptomoedas. E, com certeza, vai acontecer muitas outras vezes. Por isso,  fique atento à movimentação do mercado para evitar ser vítima de uma operação dessas.

Caso o seu desejo seja comprar bitcoins, antes consulte o preço bitcoin para saber se vale a pena investir na moeda ou se ela está sendo alvo de pump and dump. Se o gráfico indicar uma supervalorização da moeda, aguarde para fazer sua compra. É provável que em pouco tempo ela estará em um valor menor e mais acessível.

Distribuir seus investimentos é outra maneira de evitar prejuízos. Invista em moedas estáveis como bitcoin e tenha um investimento seguro, e em outras moedas de baixo valor, esperando que elas se valorizem. Assim, caso suas moedas sejam usadas para pump and dump, as suas chances de obter um lucro serão melhores.

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará