Menu

Contra o golpe, petroleiros anunciam paralisação no dia 10

Via assessoria de imprensa da Federação Única dos Petroleiros, por email Em sintonia com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, os petroleiros irão parar no dia 10 de maio contra o retrocesso que virá no rastro do golpe em curso no país. Escamoteado em um processo de impeachment ilegal, o golpe atingirá em […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Via assessoria de imprensa da Federação Única dos Petroleiros, por email

Em sintonia com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, os petroleiros irão parar no dia 10 de maio contra o retrocesso que virá no rastro do golpe em curso no país.

Escamoteado em um processo de impeachment ilegal, o golpe atingirá em cheio a classe trabalhadora e os menos favorecidos, caso seja aprovado pelo Senado.

Além de grave ameaça à democracia, coloca em risco a soberania nacional e conquistas sociais garantidas a duras penas nas últimas décadas.

A Petrobrás e o Pré-Sal encabeçam as propostas dos golpistas de privatização e de redução de direitos.

O Conselho Deliberativo da FUP, reunido quarta-feira, 04, no Rio de Janeiro, reforçou a orientação, já discutida em assembleias pelos petroleiros, de que a categoria some-se aos demais trabalhadores nas mobilizações do dia 10 de maio, em defesa da democracia, da soberania, dos direitos conquistados e contra o desmonte da Petrobrás.

EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL

A privatização do Estado brasileiro é uma das maiores ameaças que pairam sobre o país, caso o golpe se concretize. O Pré-Sal, que já está sob risco com os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, é o principal alvo dos empresários que apoiam a derrubada da presidente Dilma. Em um governo golpista, o Regime de Partilha dificilmente será mantido. Corremos sério risco do Brasil se transformar em um mero exportador de petróleo, sem gerar riqueza, nem benefícios sociais para o país.

CONTRA O DESMONTE DA PETROBRÁS

O plano de desinvestimento em curso na Petrobrás será consolidado e ampliado em um governo golpista, formado por setores que sempre defenderam a privatização da empresa. Corremos o risco do mercado se apropriar dos principais ativos da Petrobrás, que pode perder todas as conquistas das últimas décadas, se abrir mão de sua função social como empresa pública e integrada de energia para transformar-se em uma operadora de papel, com a maioria das atividades terceirizadas, como acontece hoje com a Shell e outras multinacionais privadas.

PELA MANUTENÇÃO DOS DIREITOS CONQUISTADOS

A Ponte para o Futuro, que Michel Temer pretende adotar como plano de governo, caso derrube a presidente Dilma, significará, entre outras atrocidades, o arrocho de salários, a redução da CLT, a liberação da terceirização para atividades fim e a privatização do que restou do Estado brasileiro. Na Petrobrás, não será diferente. Se o golpe se concretizar, os gestores farão de tudo para implementar o que não conseguiram na última campanha reivindicatória, quando a greve da categoria impediu a retirada do Acordo Coletivo de mais de 80 cláusulas.

REAGIR AO GOLPE E DEFENDER A DEMOCRACIA

Enquanto o mundo inteiro acusa o golpe de Estado no Brasil, nossos parlamentares contam com a mídia local para violar a democracia. Se utilizam do falso argumento das pedaladas fiscais para afastar a presidente da República, sem que as contas do governo tenham sequer sido analisadas pelo TCU. Além do mais, outros 16 governadores utilizaram o mesmo procedimento contábil, inclusive o ex-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, relator da comissão que analisa o pedido de impeachment no Senado.

O golpe é notório e só o povo organizado nas ruas e nos locais de trabalho pode defender a nossa frágil democracia. A paralisação nacional do dia 10 de maio é mais uma etapa dessa luta e os petroleiros não podem se omitir diante dos graves riscos que o país corre.

Qualquer que seja o resultado do impeachment, continuaremos mobilizados para impedir o retrocesso e resistir aos ataques de um governo que não terá legitimidade, nem o reconhecimento da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eva Regina

06/05/2016 - 02h23

ocupa senado ocupa STF ocupa tudo Já!

    Atineli

    06/05/2016 - 07h19

    Perfeito ! Vamos ocupar o que é nosso ! O Brasil pertence ao POVO brasileiro e não aos 300 canalhas que estão comandando esse golpe contra a democracia. #DilmaFica e coloca ordem nesse bordel indecente. Vamos ocupar todas as casas do Povo e não sairemos do Senado até que esse golpe seja vencido.

renato andretti

05/05/2016 - 18h53

Dia 10 de maio…
Dia do acerto de contas..
Os trabalhadores enfim nas RUAS.
O BRASIL vai parar, para ver O GOLPE e
GOLPISTAS no saco..
Nunca dantes neste país…
Já estamos recebendo noticias das fronteiras..
Tem gente querendo voltar para Miame..por caminhos
sinuosos..

    Alexandre Moreira

    05/05/2016 - 22h33

    Vamos fechar os aeroportos e as estradas de acesso a Brasília. Nenhum político sai.

      Atineli

      06/05/2016 - 07h21

      Alerta geral, toda midia alternativa unida e ocupando todos os espaços públicos. Ocupar o STF e detonar o Senado Já! !!!


Leia mais

Recentes

Recentes