Menu

Já não há nada que o STF possa fazer para apagar seu papel sinistro no golpe. Por Paulo Nogueira

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo Já não há nada que redima a imagem merecidamente destroçada do STF por conta de sua atitude no caso Eduardo Cunha. Marcar para esta quinta o julgamento de um pedido da Rede de afastamento de Cunha não vai mudar nada. Graças aos […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Edson Fachin participam da sessão do STF que adiou o julgamento sobre a validade da posse de Lula na Casa Civil (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

Já não há nada que redima a imagem merecidamente destroçada do STF por conta de sua atitude no caso Eduardo Cunha.

Marcar para esta quinta o julgamento de um pedido da Rede de afastamento de Cunha não vai mudar nada.

Graças aos eminentes juízes, Eduardo Cunha teve tempo suficiente para comandar um processo sujo ao fim do qual 54 milhões de votos serão roubados dos brasileiros e uma democracia frágil será interrompida.

Nem como marketing serve este julgamento porque se reforça a suspeita de que a plutocracia deseja agora se livrar de Cunha para que não fique tão escancarada a farsa do impeachment.

Não é sequer o pedido de Janot que será analisado, ele que jaz na desde meados de dezembro passado na gaveta do ministro Teori, o gatilho mais lento do universo.

É um pedido da Rede. E o ponto é este: caso Dilma seja mesmo impedida, o Brasil pode se submeter ao vexame inédito de ter na presidência um réu do Supremo? Isso porque, como presidente da Câmara, Cunha seria o segundo de Temer.

Ora, ora, ora.

Só agora os eminentes ministros do STF atentaram para este detalhe sinistro? Desde que Cunha, por vingança, aceitou o pedido de impeachment, era uma possibilidade fortíssima.

Primeiro porque Cunha domina o Congresso, e então era previsível que ele fizesse que o sim fosse aprovado.

Isto feito, seria ele, Cunha, o segundo do governo Temer.

Qual a surpresa?

Os juízes estavam tão ocupados em julgar coisas como pipoca no cinema e declamar asneiras em latim comointerna corporis que não tiveram tempo para pensar na hipótese de um criminoso virar presidente?

Foi preciso que um partido, a Rede, alertasse o STF sobre o fato de que é inconstitucional um ladrão colocar a faixa presidencial ainda que por horas ou dias?

O Supremo de 1964 abençoou o golpe militar.

O Supremo de 2016 fez, na prática, o mesmo.

É tarde demais para alterar essa doída realidade.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Reginaldo Lula Barbosa

15/05/2016 - 15h16

O Supremo não manchou nada,pois só guarda honra quem tem…Eles tem uma história dessas em todo o sempre,desde que nasceu.O erro esta no início.O que esta errado é a falta de controle do povo sobre eles.Como os outros dois tem,o Legislativo e o Executivo.

Vinicius Lima

14/05/2016 - 20h51

Ainda não entenderam? eles participaram do golpe. São uns inúteis. Tudo mancomunado com Cunha, Aécio e Temer. São corruptos iguais. esse Supremo não tem mais legitimidade. Virou um tribunal de exceção. Vergonha nacional e mundial. Ministros de república de bananas. deveriam estar no STf de Honduras, Haiti, Porto rico. São inúteis, vergonha na história.

    cicero gomes

    17/05/2016 - 15h57

    tudo valeu a pena para tirar essa raça de comunistas corruptos

Eros Alonso

13/05/2016 - 20h12

Depois de Olga Benário, o Supremo manchou sua História para sempre. Nunca foram democratas. Deram Aval ao golpe de 64.Mas o país procura agora outros meios de se livrar dessa gente que não seja a urna.Ponto fora de curva? Não, Justiça tem que ser Reta e não ter pontos, porque cada ponto é uma desonra.Presidente e Relator de um mesmo Processo? Gilmar em Listas de corruptos soltos que ele mesmo julga? Uma tragicomédia, mas a periferia do país entende que roubada com as novas medidas, e sentira o roubo no bolso.O crime organizado vai crescer com o arrocho e o desemprego.São Togas, mas atuam como urubus. Acredito que a violência política está chegando apenas olhando o novo Ministro da Justiça.Esse urubus acima chocam o ovo da serpente. Este país não o mesmo hoje.Está dividido na raça, no bolso e na política.Há ódio entre classes sociais.A juventude da periferia vai voltar a dar seus “rolês” no pedaço dos ricos.

Beth Andrade

13/05/2016 - 09h28

Ridículos urubus togados com rendinhas nos punhos, defendem o que a não ser seus polpudos salários e interesses escusos?

Somos filhos de um novo brasil, em construção.

Diante da cumplicidade explícita dos EUA…

Vão cair do cavalo desta vez STF/Tio Sam/Globo/Velhas raposas políticas!

Nossos filhos não compreendem estes circos, nós ativistas desde 1964/diretas já, preparamos

nossos filhos para serem protagonistas, não vassalos. Eles sabem sobre soberania, lutal por justiça e liberdade. Nosso filhos não foram preparados para serem escravos. Eles não entendem

a língua suja dos atores deste circo esfarrapado deste governo decadente e autoritário.

O tal STF é coisa da época da colônia, uma palhaçada, uma caricatura que se acha a dona da justiça. O que é justiça?!

#FimDoSTF #GolpeAquiNãoPassará #ConstituinteJá

#DesobediênciaCivil #ConstituiçãoRasgada

#CadêMeuVoto #VotarPorque? #OcupaTudoContraOGolpe

#NaoVaiTerGovernoGolpista #1964NuncaMais #SupremoGolpeDoSTF

#GolpeAquiNãoPassará #JáTemLuta #GilmarMendesGolpistaTucano

Halter Maia

13/05/2016 - 08h41

A única saída honrosa para o Supremo é o Levandowsky – que vai coordenar o julgamento do impeachment – recusar a acusação porque não houve mesmo crime de responsabilidade…

Olair Rafael Eterno Aprendiz

13/05/2016 - 06h39

classe dominante ranzinza, azeda, medíocre, cobiçosa, que não deixa o país ir pra frente!”>>> https://www.youtube.com/watch?v=SX5O-IAyO38

Maria Elisa

12/05/2016 - 14h28

Esse STF nos causa náuseas. Usam do cargo para abusarem de tudo que é escandaloso. Qq funcionariozinho técnico judiciário, ganha absurdamente para fazer nada. Esses tais capas pretas deveriam ser exonerados para fazerem uma faxina moral urgente.

Liete Alves

05/05/2016 - 21h58

Não sei se existe mais algo que eles podem fazer. Só sei o afastamento de Cunha não adianta merreca nenhuma! Do mesmo jeito que, se eles não impedirem o golpe, terão o descrédito não só dos brasileiros, mas de todo o mundo!

Elizabete Rodrigues Oliveira

05/05/2016 - 13h44

O STF tem que anular o ato do golpe. O Cunha fez chantagem com deputados para votar o golpe. Se o STF não anular o golpe, ele passará para a história como golpe do judiciário e não parlamentar.

Sandra Francesca de Almeida

05/05/2016 - 10h25

Tarde demais para o STF limpar a cara. A sujeira somente será removida, embora restem marcas profundas, se o STF barrar o impeachment que virá do Senado. Mas essa é uma aposta de alto risco.

Marcvs Antonivs

05/05/2016 - 10h14

Da maneira que vejo, o afastamento de Cunha só fez piorar a imagem já obscura do stf – embora seja uma imagem bem clara no contexto do golpe – porque com esse afastamento o stf reconhece que admitiu que um criminoso desse inicio a um Golpe de Estado no Brasil.

Casal20

05/05/2016 - 08h49

É um complô da direita, golpistas, tudo foi cuidadosamente planejado entre o judiciario, legislativo, executivo e a grande midia reaça, usando os coxinhas como massa de manobra. Não há mais o que fazer. Só nos resta as ruas. Barrar o golpe só nas ruas, não há mais outra alternativa.

Onda Vermelha

05/05/2016 - 07h40

E ao reconhecer que um réu no STF não reúne as mínimas condições de ocupar, mesmo que temporariamente, a cadeira de presidente da república, fica a seguinte questão : que legitimidade teria esse mesmo cidadão para abrir e conduzir um processo de impeachment contra a mesma presidente, agora em vias de ser afastada pelo Senado Federal? Ou seria suficiente analisar o rito do impeachment, pouco importando as notórias motivações de quem o conduziu? Com a palavra com o próprio STF.


Leia mais

Recentes

Recentes