Menu

Sérgio Moro é criticado por colegas que atuam 13ª Vara Federal de Curitiba

Longe dos holofotes da imprensa, porém, a verdade é que a postura de Sérgio Moro – e não apenas no processo envolvendo o ex-presidente Lula, mas em toda a sua carreira – sempre foi e vem sendo muito criticada por juristas e operadores do Direito que atuam no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba, […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Longe dos holofotes da imprensa, porém, a verdade é que a postura de Sérgio Moro – e não apenas no processo envolvendo o ex-presidente Lula, mas em toda a sua carreira – sempre foi e vem sendo muito criticada por juristas e operadores do Direito que atuam no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde trabalha Moro.

No site do Lula

Juristas denunciam abusos e criticam atuação de Moro como juiz

Advogados que atuam na 13º Vara Federal de Curitiba afirmam que Moro é conhecido por posicionamentos autoritários e cerceamento da Defesa

O juiz Sérgio Moro e os advogados da Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva travaram discussões em que o magistrado levantou a voz em mais de uma de oportunidade durante as oitivas das testemunhas de acusação do processo movido pelo MPF-PR.

Na grande imprensa, tais fatos foram retratados como se fossem fruto de uma estratégia da Defesa de Lula para desestabilizar e colocar sob suspeição Sérgio Moro. Roberto Veloso, um juiz que preside uma entidade de classe dos magistrados federais, que já foi ao Congresso Nacional defender os salários de magistrados acima do teto constitucional, colega e admirador confesso de Moro, saiu em sua defesa em um jornal carioca.

Longe dos holofotes da imprensa, porém, a verdade é que a postura de Sérgio Moro – e não apenas no processo envolvendo o ex-presidente Lula, mas em toda a sua carreira – sempre foi e vem sendo muito criticada por juristas e operadores do Direito que atuam no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde trabalha Moro.

Tome-se o criminalista Alberto Toron, por exemplo, professor licenciado da Faculdade de Direito da USP e ex-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele assistiu às imagens do processo de Lula no momento em que o defensor Juarez Cirino dos Santos levanta uma questão de ordem porque o procurador que está interrogando a testemunha passa a pedir a opinião do depoente acerca de fatos que ele presenciou. Cirino, dessa maneira, protesta, visto que a lei proíbe que se peça opinião a uma testemunha, pode-se apenas solicitar que ela narre fatos. Sérgio Moro, então, não apenas rejeita a questão de ordem do defensor, como também levanta a voz e acusa-o de estar desrespeitando o juízo.

“É direito e dever do advogado não apenas falar no momento em que lhe é dada a palavra, mas em todas as oportunidades nas quais ele tiver que protestar contra um ato ou atitude que ele considere violador de direitos e garantias de seu cliente. O juiz não pode cercear essa prerrogativa”, explica o jurista. “A atitude do juiz (Sérgio Moro), no entanto, não me surpreende. Vivi algo semelhante com o mesmo magistrado, em janeiro de 2015, quando ele passou a responder minhas perguntas dirigidas à testemunha, atropelando-a.”

Toron se refere ao episódio que pode ser visto abaixo, ocorrido em fevereiro do ano passado. O advogado fazia perguntas a uma testemunha quando o juiz Sérgio Moro tentou passar a responder por ela, o que gerou o protesto de Toron. Na sequência, há uma discussão entre os dois, em que o advogado afirma que há um sentimento geral entre os operadores do Direito de que Sérgio Moro atua nos processos em parceria com o Ministério Público, e não como um juiz imparcial. Assista:

https://youtu.be/BYqNUFje7pY

Já o penalista Eduardo Levy Picchetto, da Comissão de Prerrogativas da OAB-SP, explica o motivo que levou o defensor Cirino a se sublevar contra a pergunta opinativa do procurador. Perguntas opinativas são perguntas investigatórias, a serem feitas em outro momento do processo, quando se busca desvendar enredos, e não no momento em que se ouve uma testemunha no tribunal, que está ali exclusivamente para esclarecer fatos. “Essas perguntas investigatórias não podem servir para construir qualquer tipo de prova. A Defesa fez bem em propor impugnações por meio de questões de ordem, já que tais questionamentos não possuem standart probatório, não trazem o rigor de prova necessário, pois são especulativas”, explica o jurista.

Picchetto enxerga uma postura inadequada de Sérgio Moro perante as partes no processo: “Existe um conflito posto entre o magistrado e o advogado de Defesa. O juiz não tem que gostar ou não – muito menos levantar a voz, gritar – diante de uma questão de ordem. Deve enfrenta-la, consignar em ata e dar curso normal ao processo. O rompante do juiz fere o dever de urbanidade que ele deveria sempre observar.”

Para Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC-SP, mestre e doutor em Direito do Estado com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, toda a maneira de proceder processualmente adotada pelo juiz Sérgio Moro se encaixa em um momento atual do fazer jurídico no Brasil que coloca o advogado em posição minorada em relação ao juiz e ao Ministério Público, reduzindo os direitos e garantias individuais do cidadão comum.

“Eu acho que a advocacia no Brasil está em um momento em que vem sendo desrespeitada cotidianamente. O Direito de Defesa estão sendo agredidos e amesquinhados diariamente”, defende o professor. “Não só o juiz Moro procede assim. Há no país uma jurisprudência punitivista, de exceção, que nos leva a ter a quarta maior população aprisionada do mundo”, conclui.

Finalmente, Airton Jacob Gonçalves Filho, advogado criminalista, professor universitário e membro associado ao IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e ao IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), afirma: “Sérgio Moro deveria pedir desculpas ao professor Cirino (defensor de Lula, que também é professor da UFPR, Universidade Federal do Paraná), uma das figuras mais respeitadas no Direito Penal no Brasil.”

De acordo com ele, dentro de um processo penal, o que se busca é garantir uma defesa plena para aqueles que são acusados. O compromisso do advogado jamais é se preocupar em agradar ou desagradar um juiz. “É natural que o advogado faça pedidos ‘pela ordem’, além de ter previsão legal, é o que se espera que faça o advogado, sob o risco do réu ser considerado indefeso. Mas o que realmente existe no caso é algo que vai além. A verdade é que há um conhecido excesso punitivo do juizado da 13ª Vara Federal de Curitiba, que é tristemente conhecido por todos que ali atuam ou já atuaram.”

Na mesma linha de raciocínio, Yuri Felix, professor de Processo Penal da rede de ensino jurídico LFG e ouvidor do IBCCrim afirma que é de conhecimento do mundo jurídico a prática autoritária deste juiz (Sérgio Moro), “prática esta que o grande publico toma consciencia neste momento, mas os operadores do Direito que já conheciam de longa data. Estamos diante de um desrespeito à Constituição Federal, no momento em que a palavra da Defesa é cassada de maneira tão abrupta. Muitos dirão que a Defesa se exaltou por um lado ou outro, mas a Defesa fala em nome da liberdade, e a liberdade é a regra no ordenamento constitucional vigente em nosso país.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Raimundo Nonato de Souza

21/03/2017 - 21h48

“A teoria da Evolução da Espécies”, faz-nos crer que os larápios também se evoluíram. já vi coisas que até e o Diabo não acreditaria. A verdade é que: Nossos políticos, sem generalizar, não evoluíram nos sentimentos democráticos, não sabem viver na democracia, Não há nenhuma razão de levar suas trombadas pela vida, más na primeira São as riquezas da Petrobras, seguido, da evoluída Agricultura, hortfrutisgranjeiros, seguido de um rebanho maravilhoso, que dá para abastecer o mundo, só fazem palhaçadas, e agora ladrões de gravatas, depois de tanta roubalheira, poderão convencer o mundo consumidor de nossos produtos vão engolir essas explicações?, O que se vê na Charge não é nada é apenar um corretivo que muitos políticos teriam que prová-li; Agora pensando bem, chegou a hora de mudar o sistema de política no Brasil, estou certo de que não necessitaríamos de tantos Partidos, nem de tantos Ministros,

Rogerio

18/02/2017 - 04h23

Sou do estado do Sérgio Moro e sei o que é delegado calça curta. Isso aqui (Paraná) é uma província e gera caipiras como esse. O poderzinho dele subiu a cabeça. deveriam ter colocado um juiz mais sério e preparado. Até o finado Alborguetti conhecia esse cara.

Rogerio

18/02/2017 - 04h06

Os Rockefeller foram em boa parte são os grandes mentores desse golpe. Desde quando se descobriu o pré-sal.

Petista Honesto

25/12/2016 - 14h32

LULA TRANSFORMOU O PT NUMA FACÇÃO CRIMINOSA MAIS PERIGOSA E RENTÁVEL DO QUE O PCC DE MARCOLA!!
QUANDO LULA FOR PRESA FORMARÁ OUTRO PCC = PARTIDO COMUNISTA DA CADEIA.
O PT NÃO É MAIS UM PARTIDO, É UMA SEITA RELIGIOSA SEGUIDA POR VÁRIOS ZUMBIS!!

Lulu

24/12/2016 - 12h38

engraçado que comentários contra o finado PT não são publicado!!! Liberdade já!!!! Mostra-se bem como o antigo governo pensa a liberdade de expressão!!!!
Feliz por ver acabar o Partido que mais mentiu e roubou em nossa história!!
LULA NA CADEIA JÁ !!!!

Luis

23/12/2016 - 01h07

Acho que ate ignorancia tem limite, por acaso jose Dirceu, Genuino, e outros tantos petistas sao inocentes, e isso mesmo?

Lulu

22/12/2016 - 20h58

Vivas ao fim do Partido corruPto !!!!!

Rafael Guimaraes

22/12/2016 - 19h21

Comentar o abuso de autoridade do Juiz é fácil!! Quero ver falar sobre o rombo no país e sobre essa roubalheira toda!! Muitos doutores comentando e defendendo bandidos!! Não importa o partido, lugar de ladrão, corrupto ou corruptores é na cadeia!! Massssssssssssssssssssssss!!! Bola pra frente Brasil, não são os primeiros e nem serão os últimos!! O jeito é devolver para os índios!!

    Antonio

    22/12/2016 - 21h53

    Já assisti muitos com esta bandeira, que cometeu crimes e até presos. Aqui não.

    Petista Honesto

    25/12/2016 - 14h34

    É O MELHOR COMENTÁRIO QUE HOUVE NESSE SITE!!
    O LULA VAI FORMAR O PCC NA CADEIA (PARTIDO DOS COMUNISTAS DA CADEIA)!!
    O PT NÃO É UM PARTIDO, MAS UMA SEITA RELIGIOSA!!

Antonio G F Neto

21/12/2016 - 19h38

Lamentável as posições desses coxinhas, mas fazer o quê? Tem que respeitar um ditado popular “Cabeça de coxinha é como caixa preta de avião, só abre depois do desastre”.

Dr. Teodoro Toledo

21/12/2016 - 15h26

Parabéns Juiz Sérgio Moro! O Brasil está contigo, tirando a parcela debil mental ou que recebia boquinhas do PT.

    Rogério Maestri

    21/12/2016 - 17h40

    O senhor fez doutorado em que instituição?

      Dr. Teodoro Toledo

      21/12/2016 - 17h52

      Não fiz doutorado, sou adevogado.

        Antonio Paulo Costa Carvalho

        22/12/2016 - 00h07

        adevogado? não seria advogado?

          Teri Batelli

          22/12/2016 - 16h39

          uaehuaehuaehueahaahaahahaahahahahhahahahahahahhahaahha
          Dotô adevogado

          Rogério Maestri

          22/12/2016 - 20h10

          Com a idade se reconhece rapidamente os “gonorantes”. É só fazer uma perguntinha que a casa cai.

          Tom

          26/12/2016 - 14h48

          e desde quando ser ‘advogaque’ quer dizer que é Dr??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Tom

        26/12/2016 - 14h47

        e desde quando ser “advogaque” quer dizer que é Dr??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Jari Carvalho

    21/12/2016 - 19h30

    Mas ele já está indo embora não é “Dr.” o “Brasil” que o senhor se refere vai junto com ele??

      Dr. Teodoro Toledo

      22/12/2016 - 09h59

      Amigão, o Brasil que temos hoje é uma merda, graças a defensores da corrupção institucionalizada como o senhor. A limpeza que está sendo feita não é golpe, e não está limitada ao PT.. A limpeza é geral, abra a cabeça para isso e pare de ficar com dor de cotovelo, doído pelo fanatismo por Lula e Dilma. Estas pessoas fizeram muito mal para o Brasil, ao contrário do que você pensa. E afirmar isso não significa dizer que FHC e Collor eram melhores ou piores.. Significa apenas dizer que fizeram mal para o Brasil. Temer não é melhor do que eles. É farinha do mesmo saco… Largue mão do partidarismo, do fanatismo e venha construir um país mais justo para seus netos. A mudança que o povo brasileiro quer começa com Moro. E não mate o mensageiro, Moro não causou a crise no Brasil, a crise é fruto de uma política apodrecida desde o império, e que agora amadurece. O Brasil é uma democracia muito jovem, é uma nação muito jovem. Nosso povo está amadurecendo às duras penas, e precisa se livrar do cabresto imposto pelos últimos governantes que os relegaram à miséria perpétua, à escravidão das bolsas e da indignidade.

        Jari Carvalho

        22/12/2016 - 20h38

        A vida me ensinou a perdoar, mas é difícil, tenho pena de gente como você, que sente esse ódio manipulado, não enxerga de propósito ou por conveniência, coloca todos que não tem esse teu pensamento fascista como Petistas ou defensores de Petistas, poderia explicar aqui que sempre votei nulo, não gosto de política, tenho NOJO do que fazem com o POVO, mas não vai adiantar, tu é mais um que ganhou um Herói para se masturbar nas madrugadas compensando a tua CULPA de nunca ter feito NADA por um povo sofrido, lá no fundo da tua alma tu sabes que TODO esse circo só tem um objetivo, manter os de SEMPRE….

          Lulu

          22/12/2016 - 21h05

          Vc votando nulo também não deve ter feito muito pelo tal povo sofrido do qual fala….

          Dr. Teodoro Toledo

          27/12/2016 - 18h14

          Jari, o povo vai deixar de ser sofrido quando o país estiver ajustado. Nosso país é uma zona e o PT só fez piorar as desigualdades. Vá ao nordeste e comprove o caos que impera lá. O PT para aumentar o número de pessoas com nível superior ao invés de melhorar a escola de base, criou inúmeras faculdades péssimas. Formou uma massa de desempregados com nível superior somente para engodo. Pro pai ignorante dizer que tem um filho formado e ficar feliz. Mas são profissionais péssimos. O nordeste e o norte do país são lugares subdesenvolvidos de propósito. Se tivessemos tido um outro partido, provavelmente aqueles estados já teriam melhorado naturalmente, com a melhoria da economia. Teriam evoluido. O que o PT fez foi anestesiar este povo todo para achar que sua vida melhorou, apesar de seguirem na mesma situação péssima.

          Rogério Maestri

          28/12/2016 - 11h49

          Não alimentem os Trolls.

    Leandro Costa Quirino

    22/12/2016 - 08h57

    A outra parcela, a maior, e mais debil mental da qual voce faz parte, sustenta as arbitrariedades e excessos que este pilantra golpista encontra admiradores das quais voce faz parte. Continue falando asneiras e defendendo posicoes como a sua e estaremos cada vez mais proximos de paises como Etiopia, Gana, etc !

      Dr. Teodoro Toledo

      22/12/2016 - 09h53

      Leandro, já estamos próximos de Etiópia e Gana, como países mais corruptos do mundo. Agora estamos conseguindo algum progresso no enfrentamento da corrupção perpetrada pela petralhada nos últimos anos. Não se doa, não sinta dor de cotovelo. Aécio, Serra, Temer, estes todos também vão bailar. São farinha do mesmo saco que Lula e Dilma. A diferença é que não foram tão descarados. O PT institucionalizou a roubalheira e a colocação de gente ignorante em postos chave no governo.
      A FAXINA COMEÇOU COM MORO, E IRÁ CONTINUAR!!! Muitos juízes vão se espelhar, amém, e teremos enfim um pouco de justiça.
      Nego defender Lula e Dilma, Dirceu, Palocci, é ser muito alienado e fanático. Pare de olhar pro próprio umbigo seu débil mental. O Brasil é muito maior do que um partido político. Você sofreu lavagem cerebral por acaso? Você contesta as acusações contra Lula??? O cara é réu em 5 processos. O cara paga de miserável, de fazer parte do povo. Mas só quer saber de cobertura, triplex, viajar de jatinho, etc… RICO, hipócrita!!!

        Leandro Costa Quirino

        22/12/2016 - 11h04

        Nao vou perder tempo com voce ! Fique com suá “sabedoria ” !

          Dr. Teodoro Toledo

          22/12/2016 - 11h14

          Ué, não tem argumentos? Pare para pensar nas merdas que você escreve… Você tem bandido de estimação, realmente. Para vocês não importa que Lula esteja condenado, réu em 999 processos. Para vocês ele sempre será um herói, um coitado, um representante do povo… Graças a Deus vocês não mandam mais merda nenhuma nesse país… Finalmente teremos condições de recomeçar do zero, assim que Temer cair.

        Rogério Maestri

        22/12/2016 - 20h11

        Dr. Teodoro, não és doutor nem nada caia fora seu safado isto é falsidade ideológica.

    Antonio

    22/12/2016 - 21h55

    Já assisti muitos com esta bandeira, que cometeu crimes e estão presos. Aqui não.

Jose X.

21/12/2016 - 14h23

pois é, todo mundo sabe, o pig esconde, o “resto” do judiciário protege…judiciário pra mim agora é resto, lixo mesmo

label vargas

21/12/2016 - 14h01

Me resisto a chamar este personagem nefasto de juiz,tal vez para que o fato de estarmos pagando o seu salário(e o dos seus “colegas”) seja menos doloroso.Em fim ,uma figura necessária ao golpe,e por isso extremamente importante à manutenção do mesmo.Visto que até os imbecis patos amarelos estão percebendo o caráter safado do golpe , deveremos esperar ,já no desespero de seus patrocinadores que realizem alguma manobra de GRANDE EFEITO.
E lembrei de Savonarola.
Seria péssimo para o Brasil,mas funcional aos golpistas.

    Luis

    23/12/2016 - 00h57

    Que pena, fico chocado

    Luis

    23/12/2016 - 01h01

    Ainda bem que sao poucos a pensar assim, portanto lamento seu sofrimento

Celso N

21/12/2016 - 13h15

Infelizmente, o maior responsável por esse absurdo é o Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do poder judiciário, que deveria dar o exemplo e recomendar a punição desses juizes perante CNJ…

Pedro Tietê

21/12/2016 - 12h52

Me desculpe, mais tudo isso não precisa ser nenhum professor de direito para saber, o que eu quero, mesmo saber, é quem vai por esse pilantra na cadeia , e como é processo para ele perder , todo o excesso de salário que recebe

    andre

    22/12/2016 - 21h56

    O unico pilantra q vai pra cadeia e o lula companheiro

Antonio Paulo Costa Carvalho

21/12/2016 - 12h37

Uma análise que pode parecer fora do contexto, mas que entendo que não. O sistema jurídico no Brasil tem por base o caráter do juiz, embora deva ser sempre sob o primado da Lei. Quando o juiz extrapola nos limites da Lei, coloca alí todas suas frustrações, complexos, neuroses que vêem desde a concepção. Para se ter decisões justas, o homem juiz deveria ter-se despido de suas neuras, ego exaltado, frustrações. Mas basta ser razoàvelmente sadio para assumir o cargo. Mas caberia aos órgãos superiores cortar os arbítrios, mas não cortam. Porquê não cortam? Porque também são doentes. Daí, quando a racionalidade deixa se dominar pelo caráter abusivo a barbárie está a um passo. Cabe sim aos advogados por o processo nos trilhos quando o juiz falha. Afinal, a luz tem de vir de alguém!!!


Leia mais

Recentes

Recentes