O preço do golpe: planos de saúde tem maior alta em quase 20 anos | O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

11

janeiro 2017

69

COMENTÁRIOS

O preço do golpe: planos de saúde tem maior alta em quase 20 anos

Escrito por , Postado em Política



Deram um golpe, acabaram com os Mais Médicos, aprovaram lei que vai reduzir drasticamente os investimentos públicos em saúde, e agora… os planos de saúde tem a maior alta de preço em vinte anos.

Ainda dizem que não é golpe!

Agora começo a entender melhor porque existiram revoluções violentas.

A cobiça e maldade das elites não tem limites!

***

Peço desculpas por reproduzir a Globo, mas há uma ironia mórbida nisso: afinal, a Globo foi a principal patrocinadora do golpe e é a principal defensora da privatização dos serviços públicos.

No Globo.

Planos de saúde têm maior alta de preços em 19 anos

Aumento foi de 13,55%, segundo maior impacto na taxa geral da inflação

por Daiane Costa

RIO – Apesar da desaceleração da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2016, frente a 2015, as mensalidades dos planos de saúde subiram 13,55% no ano passado, o maior salto dos preços desde 1997. Na região metropolitana do Rio a alta foi semelhante, de 13,57%. O item foi o mais pressionou o grupo saúde e cuidados pessoais, que teve a maior alta acumulada no ano (11,04%) e o único dos nove grupos cujos preços subiram mais em 2016 do que em 2015.

Foi o segundo maior impacto na taxa geral, contribuindo com 0,45 ponto percentual dos 6,29% do ano. Só perde para alimentação fora de domicílio, cujo impacto foi de 0,63 ponto. No Rio, foi o maior impacto, de 0,63 ponto da taxa de 6,33% acumulada no ano.

— O aumento expressivo dos preços das mensalidades dos planos de saúde ocorreu porque o reajuste autorizado pela ANS foi maior do que em anos anteriores e linear, para todo mundo — afirmou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

Em 2016, pelo 13° ano consecutivo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu um teto para o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares acima da inflação. O aumento de 13,57% atingiu cerca de 8,3 milhões de beneficiários.

A metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste anual desses planos é a mesma desde 2001 e leva em consideração a média dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários, que não são regulados e, portanto, não têm um teto para o aumento estabelecido.

Já o preço dos remédios subiu 12,5%, a maior alta desde 2000. Destacam-se, ainda, no grupo, os artigos de higiene pessoal (9,49%).

Depois de um 2015 com inflação de dois dígitos, de 10,67%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, arrefeceu em 2016 e fechou o ano em 6,29%, voltando a ficar abaixo do teto da meta estabelecida pelo Banco Central (BC), que é 6,5%. O movimento foi puxado por elevações menores dos preços administrados e dos alimentos.

No mês de dezembro, a taxa ficou em 0,30%, após alta de 0,18% em novembro e de 0,96% em dezembro de 2015. É a taxa mais baixa para o mês de dezembro desde 2008, quando ficou em 0,28%.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quarta-feira

11

janeiro 2017

69

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

69 Comentários em "O preço do golpe: planos de saúde tem maior alta em quase 20 anos"

Avise-me quando
avatar
Visitante

A quem interessa o golpe?

Visitante

No país dos super-milionários, que sonegam impostos sem pudor e que patrocinam golpes para defender seus injustos privilégios, cobrar custos de crises diretamente dos pobres é mera formalidade e acontece há décadas.

JASSO
Visitante

OTIMA OBSERVAÇÃO , pura realidade .

Fábio Aparecido da Silveira
Visitante

Realmente algumas operadoras estao aumentando os seua valores lá em cima! A unica operadora que vejo que nao tem um aumento tão grande é a Amil, confira no sit
http://www.amilvalores.com.br

Elisângela
Visitante

Meu plano é Amil é entre mudança de faixa etária e aumento, passei houve um aumento de mais de 50%

Vitor
Visitante
Agora, Miguel? Esse reajuste já foi anunciado há meses, conforme reportagem da própria Globo de junho/16: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2016/06/ans-oficializa-reajuste-de-ate-1357-nos-planos-de-saude.html Esse reajuste é dado por uma metodologia que existiu durante todo o Governo do PT. Em 2015, por exemplo, o reajuste foi praticamente idêntico: 13,55%. Sem golpe. Vamos lá, é fácil bater nesse Governo. Você poderia, por exemplo, mostrar quantos médicos saíram do Programa Mais Médicos, quantas pessoas deixaram de ser atendidas, quanto deixou de ser investido na saúde. Mas não invente mode, não perca a credibilidade com comentários totalmente fora da realidade como fez aqui… E principalmente, bata nos golpistas com algo… Read more »
Visitante

Joselma Clementino

Erica
Visitante

E o pior, tem gente que tá achando ótimo ou envergonhados demais pra admitirem que ajudaram a chegar a esse ponto, e alguns sempre vão repetir, como um mantra, “culpa do PT”

Visitante

Parabéns aos poucos que F…com a vida de muitos!…Trabalhadores…Uni-vos!

Visitante

Haahaha eu já sabia… escolas particulares também vão triplicae os lucros… esperem só a inadimplência. É matemático… é inevitável!

Visitante

Queriam o que com esse ministro da saúde?? Dono de Plano de Saúde um SAFADO!!

Visitante

Chora classe média

Visitante

Ah, é que o dólar…caiu em 2016!! Dolarização esperta: em 2015, subiram os preços porque o dólar subiu em relação ao real e em 2016 os preços voltaram a subir porque o real se valorizou…

Visitante

Rosiel Dantas olha a matéria

Visitante

a Inflaçao de 2016 caiu e os Juros tbm, logo vem o Cresciemnto da Economia…

Anônimo
Visitante

Kkkkkkkkk

Ricardo
Visitante

Vai crescer como rabo de cavalo. Pra baixo. (Apud L.Brizola).

Visitante

Não vi o BC, rebaixar a taxa selic… e com investimentos públicos congelados por 20 anos na infraestrutura, dificilmente se tem recuperação econômica…

Visitante

Nem o Meirelles acredita nisso.
Vá lá explicar como isso vai se dar, para ele.

Maria Goreti de Lima
Visitante

Temer está acabando com os direitos a tudo! SUS é o patrimônio do povo brasileiro e. Esteve respeito. Os planos de saúde aumentam e não melhoram. Descredenciamento de serviço bons ocorre todos os dias para credenciar os ruins! Praga fo Temer piorou tudo sim!
Outra coisa cadê o povo do PMDB e do PSDB cheios de processos, foram presos?

Visitante

Mais uma vitória dos golpistas. E todos estamos assistindo sem esboçar nenhuma reação!

Visitante

Mais um !!! Mandaram embora médicos cubanos, para favorecer planos de saúde privados. A Saúde jogada na privada.

Luiz Otavio Nogueira
Visitante
Mas, perguntar não ofende – a saúde estava ótima antes do golpe? Toda a população assistida dignamente ? Não havia roubos e corrupção ? A educação estava de primeiro mundo e ficou péssima depois do golpe ? Vivíamos com segurança total? Posso dizer que não votei no golpista – já muitos aqui não podem afirmar isso – o elegeram com cinquenta e tantos milhões de votos !!!!! Com todo o respeito – vocês elegeram esse cara – são incompétentes – desde menino que ouço – quem se mistura com porcos farelos vem a comer – e agora em vez de… Read more »
Celso Junqueira
Visitante
Esse argumento de quem votou na sra. Dilma elegeu Temer é uma falácia de vocês, fascistas, que agora ficam sem saber o que escrever. Agora estão percebendo a mancada que deram. Quem colocou Temer lá foi Aécio Neves, os golpistas do PSDB, o MBL, os Revoltados on Line, o Kataguiri, a Globo, a Veja, Folha e toda essa imprensa vagabunda que vocês adoram, os “patriotas” que iam para as ruas vestindo camiseta da ….. CBF, uma das entidades mais corruptas desse país. A verdade é que vocês levaram QUATRO coquinhos na cabeça e perderam as estribeiras. Temer foi na garupa… Read more »
João Souza
Visitante

Não votou no golpista, mas contribuiu para o golpe. Tem participação nessa tragédia que, agora sim, liberou a roubalheira e o desmonte da Petrobrás.

Maria de Fatima
Visitante

Quando resolvo comer feijoada nao eh por causa do arroz, mas apesar dele.

JORGE ROCHA
Visitante

Vê-se que és um falastrão apedeuta e não conhece a Lei Eleitoral, as regras de coligações partidárias e impossível então de vez O CÓDIGO ELEITORAL BRASILEIRO. O imbecil ? No atual sistema de governo, nem Jesus Cristo governa sem este maldito PMDB. VOLTA DILMA, ANULAÇÃO DO IMPEACHMAN JÁ.

Claudio Anael
Visitante

Estúpido!

Visitante

O estado brasileiro faliu de vez!

Visitante

o meu, 38%

Visitante

O que está acontecendo com os presídios é o que daqui um tempo vai acontecer com o SUS. Preparem-se, ainda teremos muito passado no futuro.

Visitante

SUS SUCATEADO, AUMENTO NOS PREÇOS DOS PLANOS PARTICULARES. ESSA É A LÓGICA DOS GOLPISTAS.

Luis Campinas
Visitante

Coxinhada é assim ou por ignorância e ou por falta de solidariedade. Imaginando que os governos Lula e Dilma só fizeram pelos debaixo. Agora esta “santa ignorância”, fez eles ajudarem a tirar Dilma que multava planos de saúde contra a vontade de Cunha. Vão começar a sentir na carne a vida dura de verdade! Antes era a sensação produzida pela Globo, agora é na veia mesmo!

Lui8s
Visitante

Coxinhada é assim ou por ignorância e ou por falta de solidariedade. Imaginando que os governos Lula e Dilma só fizeram pelos debaixo. Agora esta “santa ignorância”, fez eles ajudarem a tirar Dilma que multava planos de saúde contra a vontade de Cunha. Vão começar a sentir na carne a vida dura de verdade! Antes era a sensação produzida pela Globo, agora é na veia mesmo!

Visitante

Tudo que é particular no Brasil tem politico como dono ou sócio.

Visitante

Coxinhas paneleiros vai pro SUS

Liluan
Visitante

Coxinha paneleiro vai pro sus. Adestrados petistas também vão pro sus. Os chefes vão pro sírio libanês onde os bandos se tratam as nossas custas. Com dinheiro roubados dos nossos impostos. Bando de corruptos inimigos da nação. Ainda bem que o pior Pt e o bandido mor. Morreram

Visitante

Se a ideia é acabar com o SUS, obrigando o povo a pagar plano, assim como previdência privada, erraram nos cálculos. O povo vai morrer mesmo. Quem aguenta reajuste de 28.9% ao ano?

Visitante

……………………………….REVOLUÇÃO A FRANCESA…………..É O QUE NOS RESTA………….PORQUE ,………NÃOOOO… ESTÃO OUVINDO AS VOZES DAS RUAS……………………………………………………………

Francisco
Visitante

As pessoas só lembram do SUS quando falam em doença.

Qual plano de saúde dá combate a mosquito da dengue? E à ameaça da febre amarela?

E qual plano de saúde confere a veracidade da medicação gringa que empurram pela nossa goela?

O mundo sem SUS é a idade média.

O povo brasileiro atribui tudo de bom a deus e tudo de mal é ele quem resolve…

Reza, povo brasileiro! Vai precisar…

Carrapa-VK
Visitante
Ah, mas vai ter que rezar muito mesmo…. Enquanto o Papa Francisco denunciava o golpe no Brasil, rezava pelos mortos e as famílias deles nos massacres de nossos presídios, o cardeal arsebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, FOI EM BRASILIA APERTAR A MÃO DE TEMER, PARA “ATENDER INTERESSES DAS TV E RÁDIOS CATÓLICAS” E APROVEITOU PARA REZAR PELA APROVAÇÃO DA, ENTÃO PEC241, HOJE 55. Temos que rezar e rezar muito e com a esperança que nossas preces serão ouvidas e atendidas, para que lideranças religiosas como D. Orani, Malafaia, Macedo e outras pessoas como esses, CONHEÇAM, ENTENDAM… Read more »
Visitante

Detalhe : o preço que pagam aos médicos conveniados por procedimento não teve nenhum reajuste. E a maioria da categoria médica, que se acha elite, pensou que ia lucrar algo com o Golpe. Ainda não perceberam que médicos não são nada além de operários da saúde.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Viva a Groubo. O nazi-fascismo por excelência.

Visitante

A GEAP DEU MAIS DE 50% DE AUMENTO NO ANO PASSADO GOVERNO DILMA E NINGUÉM RECLAMOU.

Visitante

Então… e o Temer continua na presidência … e o povo continua trocando insultos entre esquerdistas, coxinhas e os cafés com leite em vez de se unir e mostrar pra esse presidente que o Brasil é nosso e que embora ele nos subestime somos a brava gente brasileira, sim e ele não vai nos fazer de “gato e sapato”, não!

Visitante

É isso que os políticos querem que o povo fique dividido pra que eles possam deitar e rolar em cima da gente.

Visitante

André, Eu te entendo e tbm acho mto difícil, mas se não nos unirmos os prejudicados seremos nós, somente nós. ..

Visitante

Ana Alice Dias Unir com a turma que bateu palma para o Cunha corrupto é quase impossível…

Visitante

Está certinha, Ita! É hora de nos unirmos e lutarmos!

Visitante

Isso aí. Não adianta reclamar. Temos que agir agora.

Visitante

É isso que o povo aprovou quando foi pras ruas. Achou é pouco, pobre não tem plano de saúde. A classe média pediu , o governo tá fazendo.
O povão já está acostumado com o sus.

F rank
Visitante

A GEAP DEU MAIS DE 50% de reajuste e não vi ptista reclamar.

Roberto de Paulo
Visitante

Coxinhas FDP,vocês são os responsáveis por esta porcaria de golpistas que aí estão,e isto é só o inicio,corja de burros.

Pedro Lemus
Visitante

Falou tudo… eles deram respaldo pra isso..

Visitante

Quanto mais alto maior o tombo. Eu quero ver as elites destruídas.

Visitante

Não importa.O povo já está morto e nem sabe.

Visitante

“Deram um golpe, acabaram com os Mais Médicos, aprovaram lei que vai reduzir drasticamente os investimentos públicos em saúde, e agora… os planos de saúde tem a maior alta de preço em vinte anos.

Ainda dizem que não é golpe!

Agora começo a entender melhor porque existiram revoluções violentas.”

Sei, acabaram com o SUS, deixaram milhões de brasileiros morrerem sem atendimento médico e os planos de saúde são mais procurados por causa do fim dos MAIS MÉDICOS?!
Só agora com o Temer começou a “entender melhor porque existiram revoluções violentas”?!
É muita indignação seletiva e muita mentira hein?!

Visitante

Acredito, mas isso não exime nem apaga a culpa da Dilma e o post trata o assunto como se a falência da saúde fosse atual por causa do Temer e isso é mentira, ele é outro corrupto que tá empurrando tudo com a barriga igual a ela.

Visitante

Espere e aguarde… A merda só tá ganhando volume!

Visitante

Medicina preventiva é muito mais barata e,muitas vezes, evita ocupação de leitos e de filas em tratamentos.

Visitante
Mais Médicos é medicina preventiva. Médicos de Cuba, nem de lugar nenhum vão conseguir salvar pessoas sem leitos e sem os equipamentos necessários. Muito antes do Temer, vemos todos os dias, gente morrendo e sofrendo na fila do SUS. Isso é fato notório. Então dizer que a falência do nosso sistema de saúde é algo novo a se projetar no futuro é falar uma meia verdade pra mascarar outra realidade. A falência do SUS é muito anterior ao Temer na presidência e ele como todo corrupto, só está dando continuidade à defesa de seus interesses. Mas um não exime o… Read more »
Visitante

Não entendi. Quem acabou com Sus? O sus está ameaçado pela Pec 55. E os Mais Médicos, que está sendo desmantelado, atendia milhões de brasileiros

Visitante

Parabéns retardados coxinhas! vocês conseguiram, O pior é o serviço porco oferecido!!

Visitante

Parabens coxinhas

Visitante

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e a inflação caindo….

Visitante

23% de AUMENTO sem nenhuma explicaçao. Inflaçao oficial 6%

Visitante

Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

Visitante

Todos nas Ruas por DIRETAS JA!!!

wpDiscuz