Menu

Delegado da PF disseca ‘aberrações’ e ‘primarismo’ da Lava Jato

Imagem: Pragmatismo Político  Do Jornal GGN. “Moro sabia”. Contradições da subjetividade do saber por Armando Rodrigues Coelho Neto Por mais de três décadas servi à Polícia Federal. Entre as diversas atividades, estivemos à frente de uma delegacia, cujos agentes, sob nossa responsabilidade iam para as ruas com Ordens de Missão de nossa unidade. Conforme determinações, […]

107 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Imagem: Pragmatismo Político 

Do Jornal GGN.

“Moro sabia”. Contradições da subjetividade do saber

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Por mais de três décadas servi à Polícia Federal. Entre as diversas atividades, estivemos à frente de uma delegacia, cujos agentes, sob nossa responsabilidade iam para as ruas com Ordens de Missão de nossa unidade. Conforme determinações, tinham o dever de realizar diligências x ou y. Em outras palavras, iam para as ruas em nome do que era correto, legal, escrito na ordem recebida. O resultado do trabalho deles era examinado por outros profissionais. Estes, por sua vez, frente a um trabalho em aparente conformidade da lei, emitiam pareceres que serviriam de suporte para emissão de certificados que eram assinado por pelo chefe da unidade. No caso, este escrevinhador. Isso significava, em muitas vezes, quase mil assinaturas.

Era humanamente impossível um único servidor entrar em pormenores das centenas de relatórios produzidos por aqueles agentes externos e internos, de forma que, se na origem, alguma ilegalidade fosse cometida no meio da rua não seria de nosso conhecimento. Desse modo, como regra, trabalhávamos todos “Em confiança”, partindo do princípio de que todos estavam trabalhando corretamente. Uma conferência por amostragem estava longe de evitar que falhas ocorressem – graves ou não. Para nossa felicidade, nada ocorreu que precisasse ser objeto de investigações, punições. De qualquer modo, convenhamos, não é a regra.

Imaginem, por exemplo, que um dos agentes resolvesse pedir ou exigir dinheiro em nosso nome para obter certificado? E se ele recebesse? E se ao receber ele abrisse uma conta no nome dele? E se ele próprio fizesse depósito e retiradas e dissesse que o dinheiro era para o chefe da delegacia? Indo mais longe, vamos presumir que ele tivesse uma agenda, fizesse retirada e anotasse como se fosse para o seu chefe? Indo mais longe, vamos supor que isso fosse uma prática corriqueira de muitos anos. Um chefe de delegacia, que mal conseguia analisar todos os processos, precisava assinar em confiança, teria condições de conhecer particularidades da vida do servidor corrupto?

A citação ao micro universo que conheci, dentro da Polícia Federal, vem a propósito das reiteradas afirmações do ex-presidente Lula quanto às “meninices” praticadas pelos representantes do Ministério Público Federal. Para ele, típicas demonstrações de inexperiência, falta de intimidade com a rotina da Presidência da República, tais como escolha de ministros, aprovação de projetos, etc. O fato é que alheios a tais práticas, vem levando os oficiantes da Farsa Jato cometerem aberrações interpretativas, baseadas em sofismas com resultado dedutivo primário. Deduções precárias e fanfarrônicas que eclodiram com a tal teoria do domínio do fato.

Na medida em que se parte de raciocínios tão primários, permito descer a esse primarismo para lembrar um engenhoso exemplo de sofisma encontrável nas redes sociais. “As galinhas tem dois pés. Os homens têm dois pés. Logo, os homens são galinhas”. Sim, é verdade que galinhas e homens terem dois pés são fatos verdadeiros. Entretanto, o uso dessas duas verdades não tornam a conclusão verdadeira. Do mesmo modo, “se todo político é ladrão”, e Lula é político, logo ele é ladrão. Mas, se partíssemos do princípio de que nem todo político é ladrão, talvez fosse possível concluir que Lula, mesmo sendo político, não seria necessariamente ladrão.

Os raciocínios dedutivos e conjecturais da Farsa Jato, além dos sofismas, muito se assemelham aos joguinhos de circunstâncias dos romances de Agatha Christie. Os mais afetos ao trabalho da autora sabem que ela era capaz de oferecer elementos para que diversos personagens se tornassem suspeitos de um crime. Só que as novelinhas policialescas engendradas pela PF/MPF/JF estão muito aquém das ficções criadas pela brilhante ficcionista. Razão cabe ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, quando usa a expressão “meninice dos procuradores”. Nossos avós talvez fossem até mais agressivos e diriam que quem usa cuida…

Seguindo esse rol de obviedades, no curso dos trabalhos da Farsa Jato nomes ligados ao PSDB sempre foram citados. O nome de Aécio foi certamente um deles. Mas, mesmo assim o juiz Sérgio Moro minimizou as referências tirando fotografias ao lado de Aécio – candidato da Globo, emissora, aliás, que vive em débito com os cofres públicos, mas que Moro não achou nada demais receber dela honrarias. Hoje, quando fatos graves envolvem a figura de Aécio, fosse o leitor seguir o mesmo raciocínio primário da Farsa Jato, poderia seguir a teoria da Veja e concluir facilmente que “Moro sabia”.

O mesmo raciocínio pode ser aplicado às falcatruas hoje atribuídas ao impostor Temer, personagem com quem o juiz Sérgio Moro também se permitiu ser fotografado. Mais que isso, Eduardo Cunha teria tentado mostrar a esse mesmo juiz o que Temer teria feito no verão passado. Mas, ao que consta, o magistrado teria indeferido nada menos que 21 questões que comprometeriam Fora Temer. Desse modo, cumpre retornar a questão ao leitor: – é licito concluir que Moro sabia? É lícito deduzir que Moro teria tentado proteger o usurpador da Faixa Presidencial? Seriam essas circunstâncias conhecidas e provadas que nos permitiriam conclusões? Que belo PowerPoint daria tudo isso! Quando a boa exegese e hermenêutica jurídicas são abandonada e ganha tonalidade partidária, gira em torno de holofotes e tietagens de pop star, a Justiça começa a ficar caolha.

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Warlen

20/04/2018 - 15h04

Moro é Napoleão à espera da queda!

Esmeraldo Cabreira

08/06/2017 - 14h44

ISTO REPRESENTA A BASE DO PROCESSO CIENTÍFICO, QUE PARTE DO OBJETO PROVA OU EVIDÊNCIA, E SÓ ENTÃO SE É PERMITIDO O INÍCIO DAS ANÁLISES E DISCUSSÕES….. SERGINHO NARCISO MORO NUNCA LEU ARISTÓTELES OU POPPER….. E, SEU COMPORTAMENTO SUBJETIVISTA APONTA CLARAMENTE UM VIÉS OBLÍQUO E UMA ABORDAGEM PLATÔNICA DE DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CIENTÍFICO JURÍDICO, OU SEJA…………… SERGINHO MORO NÃO É UM JUIZ….. ELE INTERFERE NO E TENDENCIA O PROCESSO… PRONTO FALEI…. SERGINHO É FASCISTA E COXINHA DESDE O BERCINHO!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor em Ciências UFRGS.

Marco Sousa

08/06/2017 - 14h06

Aberrações e primarismos ainda (é pouca coisa), pior são (esses) cretinos a serviço do (cerne da vida sócio-jurídica) do país agindo (descarandamente) de forma política, jantando com corruptos declarados e denunciados, inimigos políticos de outros processados e no maior DESCARAMENTO DO MUNDO MUNDO, não se declaram (suspeitos). Esses “cretinos” não só são o que existe de pior na sociedade vil que, no momento predomina no Brasil como também agem CONTRA A LEI (são ilegítimos) e legalmente, corruptos.

Corromperam a LEI e a ORDEM para atender e executar seus (interesses espúrios), todos, de natureza polítco-partidária.

Francisco Rodrigues dos santos gilho

07/06/2017 - 19h31

Muito elucidativo e coerente seu comentário. Costumo dizer que moro, de tanto fuçar a vida de Lula, tacitamente dará a este um sonoro atestado de idoneidade.

Cesar Ferris

07/06/2017 - 19h07

Hahaha..que mundo vc vive… a justiça e cega..mais não é burra…

…e vc mama nas tetas…que defende..

Replicante Seletivo

07/06/2017 - 13h15

A sanha da “Caça ao Lula” continua na sua trilha jurídico-midiática sem tréguas e, em paralelo, Lula vai disparando nas pesquisas de intenção de votos para a presidência. Simples assim!

Carlos

07/06/2017 - 10h09

Este Delegado, em toda dua carreira na Polícia Federal, nunca comandou uma operação policial, quanto mais de grande envergatura no combate à corrupção. Porque será que por mais de 35 anos que este Delegado esteve na PF, nunca comando operação policial comtra corruptos que saquearam a Nação?
Somente ouviu dizer!
Não tem legitimidade para analisar uma operação da envergadura da lava-jato.
E tem lá seu pezinho enfronhado mais a esquerda.

Aldir Jardim

07/06/2017 - 10h59

É……

E so pensar

07/06/2017 - 07h36

Aecio, Temer e Perrela ainda tem foro privilegiado, por isso nao sao investigados pelo Moro….Lula e os outros nao tem mais, por isso que sao investigados em primeira estancia. Basta lembrar qdo Dilma tentou nomear Lula como ministro e recentemente Temer tentando colocar Rocha Loures como Deputado suplente.
Se raciocinar um pouco e deixar a ideologia cega de lado entende-se como funciona a cabeca dessa turma. E por favor, ainda achar que Lula eh inocente eh ser idiota demais. Comn paciencia a casa vai cair pra todos na hora certa.

Camargo

07/06/2017 - 06h12

Srs. , Dilma honesta?, vítima da ditadura?, contam a história dela como um mártir, pesquisem por favor os antecedentes desde sua adolescência.

Iza Neves

07/06/2017 - 03h13

O ae O Aecio
Se filiou só PT

Jairo Gomes Viana

06/06/2017 - 23h18

Belo texto senhor Armando Rodrigues Coelho. Em Minas Gerais, embora tenha sido governador por 8 anos, ter sido senador, a fama de corrupto do Aécio há décadas era conhecida. Infelizmente, assim como em São Paulo, Minas é reduto dos tucanos, por isso este crápula conseguiu enganar os mineiros por tanto tempo, pegando carona na tragédia do seu avó Tancredo Neves. Graças a Deus a farsa do Aécio Neves veio a tona e seu prestigio está como gilete no chão, declinou desde as eleições presidenciais. Hoje, Aécio não seria eleito nem para porteiro de zona. O Moro tem que observar melhor com que tira fotos e com quem dá gargalhadas, é comprometedor para um juiz ter intimidade com Aécio e tornar isso público, quando o mesmo está a frente de um processo que envolve o Lula adversário dos tucanos.

Marcos Pinto Basto

06/06/2017 - 22h16

meu comentário não serviu?

Marcos Pinto Basto

06/06/2017 - 22h12

Este artigo salienta a bandalheira que reina nas instituições do estado que deveriam ser baluartes da honestidade moral. Um congresso cheio parlamentares corruptos, autênticos ladrões do erário público, achacadores de empresários da mesma laia e reles vendidos que se prestaram a encenar o criminoso afastamento de D.Dilma Roussef, cidadã honesta, grande vítima da ditadura militar, heroína nacional que no segundo mandato sofreu forte boicote a seu governo por parte destes bandidos que agora vão sendo desmascarados. Tudo isto vinha sendo organizado desde o início do segundo mandato de Lula e a primeira tentativa de golpe foi o tal de mensalão que originou a AP 470 cujo relator, o Quinzão Barboza, meteu os pés pelas mãos ao tentar mostrar serviço a quem o encarregou de derrubar Lula.
Imaginação fértil? Notem que ao tempo já tinham acomodado no STF o juiz Sérgio Moro como auxiliar de Rosa Weber que é ministra daquele tribunal nem sei por que razão. De lá para cá foram constantes maquiavélicas urdições para envolver ministros e parlamentares do PT em crimes, o próprio Lula está sofrendo as consequências de suas alianças com bandidos da politicalha, em nome da governabilidade que deveria ter procurado com maior participação do Povo nas decisões do Governo. Os maiores traidores que pululam no Brasil, giram em torno do laranjão Traidor Temer e neste bando de criminosos que lesam a Pátria que os cidadãos de bem devem concentrar todas as forças para os confinar em presídio por longas décadas.

Luiz Campos

07/06/2017 - 00h31

Nao seria interessante poder investigar esse moro? Ou juiz nao pode ser investigado? Nesse mato tem coelho, e o tal do dalan…alguma coisa? Esse procurador anti PT .eles deveriam mostrar imparcialidade e prender alguem com provas,e tem varios viu! AECIO,TEMER,PERRELA., só pra citar alguns

Meiry Bitarelli

06/06/2017 - 23h44

É UMA FARSA TERRÍVEL !!!!

Patricia Matias

06/06/2017 - 20h35

Incrivel como este juizeco atua, torna-se desistimulante querer fazer direito e ser honesto.

carlos

06/06/2017 - 18h51

Certo, e o que o tal ex-delegado aposentado fez mesmo em 30 anos de profissão? Prendeu qual corrupto?

Ah… não prendeu ninguém. Entendi…

    Luís Ribeiro

    06/06/2017 - 21h04

    Argumento ad hominem.

    Roberto Machado Cassucci

    06/06/2017 - 21h55

    Ele simplesmente respeitou As Leis Vigentes (não meteu os pés pelas mãos), apesar de toda suas Concretas Convicções, mas, SEM A PRESENÇA DAS DEVIDAS PROVAS IRREFUTÁVEIS, em suas mãos, MANTEVE-SE FIEL Á CONSTITUIÇÃO (por acaso, A MESMA, que continua Vigorando ainda hoje), que Propugna como uma de suas “Clausulas Pétreas”, a Inocência do Cidadão, Até o Processo Tramitado Completamente em Julgado, sendo que, a qualquer momento, “In Dúbio Pró Reo”, ou seja, na menor Dúvida, a Justiça e as Leis, EXIGEM a ABSOLVIÇÃO DO RÉU…
    Mas fique tranquilo, quando as Instituições FALHAREM Contra Vossos Direitos/Cidadanias, apesar de toda essa “Coxinharia intrínseca”, NÓS Lutaremos em Vossas Defesas…
    A isso, chamamos de Justiça, de Direito, de Verdade, de Honra, de Ética… …FiKa DiKa!!!

    Dante

    07/06/2017 - 08h54

    Um Delegado ordena uma investigação a partir de uma Denúncia Formal. Essa denúncia pode vir de um cidadão ou do Ministério Público. Se a esfera dos envolvidos, ou os fatos, estiverem dentro da área de prerrogativas da Polícia Federal, a investigação prossegue, caso contrário é encerrado e comunucado ao autor da denúncia.
    Há todo um Rito Legal a ser seguido para que a investigação não seja anulada no processo.
    Agora, eu pergunto a você: Quantos ilícitos já presenciou? Fez a denúncia? Porque não o fez?
    A Polícia Federal só atua proativamente dentro do que a Lei determina, isso é visto nas operações aduaneiras.
    Não é uma Polícia Ostensiva e para tanto, necessita ser invocada pelos Ritos (Denúncia Formal ou Ordem Judicial)
    O delegado não designa a investigação ou deixa de fazê-lo ao seu bel-prazer.

    É dever de todo cidadão denunciar crimes e ilícitos que presenciar ou tomar conhecimento.

    Você quer ajudar a corrigir o Brasil? Aja dentro da Lei e exija que outros também o faça.

A

06/06/2017 - 17h24

O PROBLEMA DESTES ATORES LAVA JATO GLOBAIS É QUE ELES

QUEREM BRILHAR MAIS

QUE A ESTRELA DO PT

Carlos de oliveira

06/06/2017 - 15h56

Com todo respeito levanto algumas questões não abordadas no texto.
.
Depois do mensalão não deveria o pt ter redobrado a atenção?
.
No caso de Pasadena por exemplo a área técnica da Petrobrás chamou a atenção por três vezes afirmando que o negócio não era indicado. E a presidente teve acesso a esses pareceres.
.
O sr está sugerindo que os políticos do PP e do PMDB são tão confiáveis quanto os funcionários da polícia federal? Seus colegas concordam com isso?
.
Enfim restam amplamente provadas a desonestidade e incompetência das administrações petistas.

Márcio

06/06/2017 - 15h19

Parabéns Francisco Diniz. Literatura Jurídica, Senso Comum, Juízo Comum são pseudo argumentos de quem procurou, não achou, mas precisa de um Jesus para virar o novo Cristo (Houaiss 3). Soltem Barrabá (Baarrabás em Português,segundo o meu Mestre dissesse que em hebraico seria Barrabaim, porque o plural seria em ‘im’ e a casta rica dos judeus, inclusive os sacerdotes, quisessem matar o Emanuel)Bíblia de Jerusalém, Ev segundo Mateus 1-23) embora Pôncio Pilatos houvesse mandado apurar e visse naquele Homem um Justo. Foi minha questão no Curso de Teologia, porque os judeus, sempre disseram que não havia 2 pessoas, mas somente uma Jesus = Bar(r)abbá, o filho do Pai, nome inventado posteriormente quando Jesus , na cruz disse “Abbá Abbá, (Pai, Pai) porque me abandonaste?” Bar é filho. Não que eleve Lula à categoria de Jesus de Nazaré. Não. Absolutamente não Mas os sacerdotes preferiam ele morto do que vários bandidos tão mais perigosos. A semelhança com o ex-presidente é, grande: a preocupação com os pobres, utilizando da Ètica, em seus 2 sentidos, éthos= obra, teoria, escola, moradia e êthós = disposições, morais, afetivas, comportamentais. Sobre Barrabás, somente encontrei uma referência. O livro do sueco Pär Lagerrvist e de um amigo que escreveu sobre o terrível bandido, mas não publicou o livro até a presente data. Que Lula não é Deus encarnado, mas como nós crentes e teístas, todos somos filhos de Deus (panenteítas) e os seus perseguidores, a casta judaica dos juízes que querem acabar com ele porque, com os ricos e os rentistas, não toleram aqueles que querem dar moradia, estudo e fazer o pobre, o necessitado, subir 1 degrau no estamento social

Carrie Coleman

06/06/2017 - 18h18

“Moro sabia” temos essa convicção e de acordo com a teoria do Dallagnol é só o que precisa-se para condená-lo. Ahhhh esquecí, essa regra só vale para o PT! Canalhas!

    Carlos Eduardo

    08/06/2017 - 03h44

    JB diria “é só não pagar mensalão, não desviar dinheiro da PETROBRÁS, não dar pedalada” ?

Izabel Tamura

06/06/2017 - 18h08

Lula 2018

Avelina Bazan

06/06/2017 - 17h53

Moro nojo. ..Inútil e partidário mesmoo!

Joao Garcez

06/06/2017 - 14h01

Esse ex delegado deveria reconhecer a limpeza que a lavajato esta fazendo na politica corrupta do Brasil. Sera que nos 30 anos de servico nao viu tanta sujeira?
Fala serio…

Zilma Ramos

06/06/2017 - 16h06

O Juiz faz aquilo que é conveniente para ele.

Mari Lemos

06/06/2017 - 16h00

Esse circo criado por um juiz parcial tem que acabar. Sr juiz trabalhe dentro das leis e não criando leis que prejudica

Welbersonn Fww

06/06/2017 - 15h43

O QUE A POPULAÇÃO VEM SE PERGUNTANDO É O QUE OU PORQUE ELES TENTAM DE TODA FORMA QUERER PRENDER LULA?SERIA IMPORTANTE TAMBÉM ELES EXPLICAREM O QUE ACONTECEU COM UMA DAS DELATORAS QUE FORJOU UM E-MAIL PARA INCRIMINAR LULA, O QUE ACONTECEU COM ELA ?

    Custódio Das Graças Soares

    06/06/2017 - 15h55

    Verdade… ..o que aconteceu ?

    Apenas …ficou de lado…e começou outro movimento diabólico … Baseado em um livro escrito por eles mesmo.

Irion

06/06/2017 - 12h41

Tem que reduzir o salário desse pessoal do MPF, proporcionalmente à “qualidade” das peças acusatórias que produzem. Afinal de contas, o povo tem que financiar a incompetência dessa gente?

Welbersonn Fww

06/06/2017 - 15h39

ALEM DE TUDO ISTO INOCENTOU A ESPOSA DE EDUARDO CUNHA,SE A DE CUNHA É INOCENTE A DO EX GOVERNADOR DO RIO SERGIO CABRAL TAMBÉM SERIA?

    Emerson de Morais

    06/06/2017 - 13h52

    A Marisa tb é

Fernando tranquilini

06/06/2017 - 12h36

Então a teoria do autor se resume a dizer q todas as evidências foram criadas e inventadas para as achar lula, pq ele eh um líder do povo, de esquerda, contra o mercado, seria isso? Lembrando das figuras ilustres e honradas que se juntam a lula critica do a lava jato: José forcei, Henrique Alves, Renan Calheiros, aecio neves, so gente da melhor qualidade, fico triste que pessoas q consigam formar opiniões se preocupem em defender o indefensável, isso aos meus olhos e também um até de banditismo… pensem nisso

    HOCUS POCUS

    06/06/2017 - 19h07

    Se entende pelo teu comentário que estás certo da culpabilidade do Lula,quais as provas que te dão essa certeza?????
    Teu parcial,fascista,mentiroso e antidemocrático juizeco está precisando delas .

Márcio

06/06/2017 - 12h29

Armando R. Coelho Neto era delegado da PF;
Delegado da PF nunca fez nada.
Logo, Dallagnol, Dalielo, e outros que são delegados da PF nunca fizeram nada.
Olavo de Carvalho irá explicar porque o silogismo acima chega a uma conclusão falsa. Talvez pela sinédoque, muito pouco pela metonímia. Há uma premissa falsa e, por via de consequência, a conclusão é falsa. Tomo o Dr. Amando como sendo a PF. Desculpe-me, mas não gosto de comentar comentários, Roberto, mas seu silogismo carece de Lógica.

Benoit

06/06/2017 - 12h23

Cada vez mais esse julgamento está-se revelando como um julgamento político conduzido por um juiz político. Falta um mínimo de respeitabilidade a esse processo. Não conseguram nem mesmo arranjar um juiz inteligente que soubesse disfaçar os seus preconceitos políticos. Era muito provável que isso fosse acontecer. Afinal criou-se ao longo dos anos um clima de polarização agudo no país que levou à criação de uma direita fanática e descontrolada, uma direita brutal, estúpida e primitiva. Eles falam de luta contra a corrupção, mas na verdade parecem estar sonhando é com uma limpeza social do país. Como se isso pudesse dar certo.

Italo Yamada

06/06/2017 - 15h10

Que merda !!! É tão falsa ..que não tem nem o nome do delegado !! Isto sim é apelar !!

    Denis Capiroto

    06/06/2017 - 16h26

    Armando Rodrigues Coelho Neto. .
    Sabichão. ..
    Tá lá escrito

nailson de Souza

06/06/2017 - 12h09

perfeito raciocínio, parabéns pela postagem.

Italo Yamada

06/06/2017 - 15h09

Kkkkkk.. acho que chegaram ao fundo do poço !! Que matéria mas idiota e falsa !!! Coloca o nome do delegado e aonde ele trabalha ??

Paulo Benedito Santos

06/06/2017 - 14h49

O juiz Sergio Moro tem TODAS AS PROVAS contra a irmã de Aécio há dois anos. Extratos bancários e tudo mais. Ela não tem foro privilegiado. No entanto foi necessário o STF intervir e decretar a prisão de Andrea Neves, porque Moro protege tucanos. Juizinho inútil e partidário.

    Percival Martins

    06/06/2017 - 17h22

    Nunca tive dúvida sobre Moro; sempre soubera que ele é juiz, só prá punir petista.

    Abilio Anjos

    06/06/2017 - 17h35

    verdade

    Carrie Coleman

    06/06/2017 - 18h18

    Percival Martins Sem dúvida alguma!

    Percival Martins

    06/06/2017 - 18h38

    Se ele souber; que entre os cães, tem um que é do PT; ai então ele manda a carrocinha pegar, pra tirar da rua.

    Daniel Araujo Veras

    07/06/2017 - 15h43

    Abestado, até vc se for condenado pode recorrer ao supremo, vá ler p aprender como funciona

    Daniel Araujo Veras

    07/06/2017 - 15h45

    Os que estão presos, recorreram e o stf condenou

Fábio

06/06/2017 - 11h46

“Temer, personagem com quem o juiz Sérgio Moro também se permitiu ser fotografado.”. Engraçado, Lula já se permitiu ser fotografado com tantos corruptos . Até votos para corruptos , Lula pediu. Ou Sérgio Cabral, amigão do Lula , não é corruptos . Ah , quanta babaquice no texto !

    Adma

    06/06/2017 - 15h52

    Só que Lula nunca foi juiz, nunca julgou ninguém. Que comparação mais ” inteligente” a sua.

    Benoit

    06/06/2017 - 16h42

    Talvez voce não tenha notado, mas existe uma diferença fundamental. O Lula é político. Voce sabe que ele foi presidente do Brasil? Por isso era normal que ele tivesse que lidar com os políticos que existiam e existem no país. Os brasileiros só por serem brasileiros têm infelizmente que partilhar forçadamente a nacionalidade brasileira com voce. Mas a confraternização de juízes com alguns dos políticos mais importante do país, especialmente se se considerar o fato de que se trata de um juiz pequeno de primeira instância no interior do país e de um momento politicamente muito carregado, é bastante estranho. Em outros países jamais se viu uma vez fotos de confraternização de juizes com políticos. O juiz em causa aparece em fotos com representantes de partidos que tinham acabado de participar de uma conspiração para derrubar o partido e a presidente do partido da mesma pessoa que ele agora está julgando, o Lula.

Elio Rocha

06/06/2017 - 14h45

Os carinhas se perderam nas instâncias de todas as ordens. Mas o patrão PLIM PLIM é quem manda. Fazer o que né?

Roberto

06/06/2017 - 11h39

“Delegado da PF disseca ‘aberrações’ e ‘primarismo’ da Lava Jato”. Delegado aposentado , esqueceram de dizer. Esse aí não deve nem ter habilidade com um computador . Alguém já ouviu falar no tal delegado “Armando Rodrigues Coelho Neto ” ? Não . Sabem por quê? Porque esse sujeito nunca fez nada de útil para combater o crime e a corrupção. É um dos muitos delegados que ficam por anos tocando um mesmo inquérito, mandando fazer diligências de fatos ocorridos quatro, cinco anos atrás . Cerca de 97% dos inquéritos instaurados na PF não têm eficácia. E o tal delegado que nunca contribuiu para agilizar e racionalizar as investigações da PF vem dar peruada na Lava Jato. Pergunte ao tal delegado quantos corruptos , políticos , agentes públicos de alto escalão ele mandou para o xilindró. Duvido que tenha mandado ao menos um !r

    Genival N. Fernandes

    06/06/2017 - 12h17

    Prezado Roberto.
    Não adianta querer ensinar um porco a cantar; vc ficará aborrecido e não obterá nenhum resultado.
    O raciocínio do Delegado é perfeitamente correto. Isso de nada serve para quem não conhece Direito e Filosofia.
    Temos bandidos em todos os partidos; isso não significa que qualquer filiado a um partido seja bandido. Respeito suas opiniões do mesmo modo que respeito os procuradores que acusam sem provas. Se assim for vamos fechar todas as faculdades de Direito do Brasil e decretar o país um presídio. Teremos uma fraternidade criminosa. Viva o Brasil!!!

Daniel Araujo Veras

06/06/2017 - 14h34

Kkkk estão desesperados, os homens sabem o que estão fazendo, e sabem que as leis brasileiras defendem corruptos, eles estão fazendo como se come papa quente, belas beiradas, até chegar no fim, os corruptos estão tremendo, estão fazendo de tudo p desmoralizar os juízes, vão gostar de defender bandidos lá na Venezuela. Esses mimimi já deixou de ter graça, kkkk

    Eliane Santos

    06/06/2017 - 18h12

    E quando penso que o povo já está de olhos abertos, ainda ouço isto.

    Daniel Araujo Veras

    06/06/2017 - 19h23

    Lkkk

    Mirtes Dos Santos

    06/06/2017 - 19h31

    O que está deixando de ter graça é ainda saber que tem doido defendo esse juizeco demente

    Daniel Araujo Veras

    06/06/2017 - 19h50

    Mimimi

    Daniel Araujo Veras

    06/06/2017 - 19h52

    Danado é defender corruptos , aí sim é uma comédia kkkk

    Simone Dos Santos

    07/06/2017 - 03h28

    Se você cair de quatro, relincha, com certeza

    Carmem Saporetti

    07/06/2017 - 10h33

    A única “tarefa” do Moro era destruir o PT e prender o Lula. Foi o que o Tio Sam mandou ele fazer. Depois, teria uma vida de mordomias nos EUA. Foi USAdo.

    Carmem Saporetti

    07/06/2017 - 10h35

    Vai para a lata de lixo da história. Ri melhor quem ri por último. O tempo mostra quem tem razão.

    Carmem Saporetti

    07/06/2017 - 10h37

    A lavagem cerebral da Globo e afins é científica. As mentes mais primitivas não têm como resistir. Reparem que todos falam a mesma coisa. E, quando acaba o repertório incutido em suas mentes, xingam ou tasca o dedo no k.

    Daniel Araujo Veras

    07/06/2017 - 12h31

    Lkkk engraçado que os corruptos estão sendo processados em vários países, onde não existe a globo, mas existe lei, e são países bem desenvolvidos, é muito mimimi mesmo kkkk

    Daniel Araujo Veras

    07/06/2017 - 12h35

    Carmem Saporetti essa conversa é do tempo do meu avô, leiam a mídia que não é patrocinada por partidos políticos, agora estamos querendo a derrota de Temer, Aecio e qualquer outro corrupto, deixem de ser imbecis, kkkk, um abraço p vc, é vá ler sobre a história mundial e tentar aprender algo

Júlia Julyuda Carolina

06/06/2017 - 14h31

Nojooooo!

Enoi Ferreira Barbosa

06/06/2017 - 14h17

Se achando.

Enoi Ferreira Barbosa

06/06/2017 - 14h16

Tãossissi.

Luizinho Lins

06/06/2017 - 13h35

Contextualização simples para uma teoria de domínio do fato cheia de bordados e sem uma lógica que convença desse MPF do PowerPoint

Igor Pocchini

06/06/2017 - 13h30

excelente dissecação

Radi Abu Saleh

06/06/2017 - 13h27

LULA 2018 PRESIDENTE DE NOVO

Nórci Coelho

06/06/2017 - 13h21

Didático

    Ricardo

    06/06/2017 - 11h51

    Didático para idiotas como você e o tal delegado aposentado. O delegado aposentado não nomeava seus agentes; não eram cargos em confiança , ao contrário de Luladrão. Engraçado é que aqueles que quando um agente público é pego com a boca na botija, ele é demitido a bem do serviço público e garanto que o chefe não fica mantendo laços de amizade com o corrupto que lhe traiu a confiança, ao contrário do que Lula faz . Ou alguém já viu Lula dizendo que Dirceu , Vaccari, André Vargas , Palocci, Mantega, Genoíno, Delúbio, Collor, Cabral, Renan Calheiros são corruptos , mereceram ser condenados e presos por traírem sua confiança e a do povo brasileiro? Não , né . Delegado aposentado, vá a merda vá !

Nórci Coelho

06/06/2017 - 13h20

Lena Pinheiro

06/06/2017 - 13h00

Imorais

Rafael Rocha

06/06/2017 - 12h58

#LULA2018NACADEIA !

    Pyna Ceballos

    06/06/2017 - 13h32

    XIII… e parente do homem da mala ?

    Manoel Carlos

    06/06/2017 - 13h56

    Gente que só sabe se comunicar com hashtag e meme de volta para o segundo grau

    Samuel Sousa

    12/06/2017 - 01h02

    Sim discursando em cadeia de rádio e televisão quando for eleito em 2018 ! É Lula 2018 e PT saudações.

Claudio Queiroz

06/06/2017 - 12h45

    Francisco Diniz

    06/06/2017 - 12h50

    A preguiça de ler é grande por isso é mais fácil criar sonhos!!!

    Francisco Diniz

    06/06/2017 - 12h52

    Te desafio a conseguir ler até o final e refletir só não sei se consegues o texto é grande. Se conseguir quem sabe enxergues algo!!
    Francisco Costa
    Ontem às 09:10 ·
    IN DUBIO, PRO REO

    Todo mundo tem todo o direito de acreditar que Lula é ladrão, chefe de quadrilha, o organizador da corrupção, cínico… Afinal, de ilações e convicções sedimentadas no achismo vive a fofoca, nas calçadas, esquinas e botecos.
    Mais: apoiado no analfabetismo político, cultuado na tevê e multiplicado em fotos editadas e textos de frase única, nas redes sociais, pode-se formar convicção, ainda que equivocada, mas honesta, se entendermos que o convicto é um analfabeto político.
    Mas o achismo e a convicção não bastam para justificar uma sentença condenatória, são necessárias provas do delito atribuído ao acusado.
    Que os leigos exijam a condenação e prisão de Lula, entende-se: muitos são partidários de ditadura militar, muitos convivem amistosamente com as milícias e quadrilhas nos bairros em que moram, achando tudo muito natural, muitos têm na tevê a sua única fonte de informações, muitos elegem bodes expiatórios para as próprias desgraças…
    Na ciência do Direito são universalmente consagrados dois princípios: a presumibilidade de inocência e a exigência de certeza, de provas, para produzir uma condenação. Na dúvida (ausência de provas ou provas frágeis, inconsistentes), sentença favorável ao réu. (In Dubio, Pro Reo)
    Por três anos Lula vem sendo investigado, e não é por escoteiros ou guardas municipais, mas pela experimentada e competente Polícia Federal, pelo experimentado Ministério Público e com a ajuda e a assistência de agências de informações estrangeiras.
    Teve a sua casa invadida e minuciosamente vasculhada (segundo Lula, vasculharam todas as gavetas, levantaram o colchão, arrastaram móveis, apreenderam todos os computadores e pen drives, celulares, inclusive os dos netos de Lula, usados para games infantis).
    Vasculharam o Instituto Lula, com o mesmo esmero, e apreenderam tudo o que pudesse conter informações.
    Foram ao sítio que atribuem ser do Lula e a mesma operação.
    Nenhum arquivo com planilhas, nenhum e-mail suspeito, nenhum contatos com codinomes, nenhum movimento bancário ou investimento não declarado à Receita Federal, nenhum documento de posse ou recibo de pagamento de impostos sobre o triplex e o sítio atribuídos a ele, nenhuma correspondência com offshores…
    Com todos os seus telefones grampeados, inclusive os dos seus advogados, o que é ilegal, caracteriza cerceamento de defesa, o equivalente a obstrução da justiça, nada que o incriminasse, nada que envolvesse com ilícitos, nenhuma conversa com presos ou indiciados.
    Restaram então as citações a Lula feitas pelos beneficiários da delação premiada, capazes de inventar mentiras até contra as próprias mães, para se livrarem da cadeia e da tortura psicológica, delações que não se sustentam, porque em desacordo com os depoimentos de testemunhas e em contradição com as de outros delatores.
    Como ainda não apareceu prova em contrário, Lula é inocente, não porque este ou aquele quer, mas porque a lei determina que seja assim.
    Das oitenta e sete testemunhas, apresentadas pela defesa e pela promotoria, as oitenta e sete inocentaram Lula.
    Chegamos então à conclusão: o tribunal de Curitiba age como os fofoqueiros de calçadas, esquinas e botequins, criando ilações a partir de convicções e não de provas.
    Claro que num quadro assim Lula não será condenado ou, sendo, será absolvido em segunda instância, por insuficiência de provas, e então o suspeitíssimo Deltan Dalagnol sacou da cartola uma nova figura jurídica: senso comum.
    Isto mesmo, na denúncia que fez a Moro, Dalagnol pede a prisão de Lula porque é SENSO COMUM que Lula chefiou a corrupção, em seu governo e depois.
    Sábado saiu o resultado de mais uma pesquisa, escondida pela mídia, apontando Lula com 60% das intenções de votos, o que nos permite duas leituras:
    1) Se as eleições fossem hoje, Lula ganharia de quaisquer adversários, e;
    2) Se mesmo com todo o bombardeio de infâmias, difamações, mentiras, calúnias, escândalos, manobras jurídicas e torturas psicológicas de depoentes, a Lava Jato não consegue atrapalhar o crescimento de Lula, é por que É SENSO COMUM, que a Lava Jato é uma farsa, uma instância política e não jurídica.
    Não acredito que agem assim por dever de ofício ou motivação ideológica. Há mais por trás, e vai se tornando SENSO COMUM o querer saber o que move esses meninos de Curitiba, como os definiu Lula.

    Francisco Costa
    Rio, 05/06/2017.

    Na foto, Lula e a bisnetinha, Analua.

      Yvette Teixeira

      06/06/2017 - 16h03

      Posso compartilhar? Perfeito!

    Igor Pocchini

    06/06/2017 - 13h12

    perde seu tempo não Francisco, isso ai é fake, eles ficam nas páginas que falam a verdade pra tentar tumultuar, tanto que vc vê a falta de argumentos deles, são vazios e nulos.

      Roberto Machado Cassucci

      06/06/2017 - 12h54

      Mesmo assim, Vale-a-Pena, Igor… não aos Trolls, que postam o que lhes vêm através da “Hemorroida Cerebral” sempre afetada (Excesso “CHUCHU” de ImprensTITUTA PIG/GAFE), mas aos “Remediáveis” aos “Menos Atingidos” pela “Lobotomia”, ou, ainda pior “Trepanação”… …Vlw Igor!
      Parabéns Sr. Francisco Costa!!!

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 13h13

    Bela colagem. Você faz um face inteiro para fazer a defesa do Lula e do PT. Por que tanta preocupação? Todos devemos confiar na justiça brasileira. E temos liberdade de opiniões mesmo que tenhamos visões diferentes.

      Orestes

      06/06/2017 - 13h18

      Pelo visto , não conhece o professor Francisco Costa . Se não tens argumentos : Leia, aprenda e se cale.

      Moacir

      06/06/2017 - 23h39

      Génio como vc poderia substituir o Moro…
      Pq não te calas?

    Letícia Mota

    06/06/2017 - 13h44

    Por que “todos devemos confiar na justiça brasileira”?

    Temos juízes inquisidores e parciais como o senhor Moro, que se negou a ouvir acusações contra Michel Temer e não se opõe a sair em fotos com Aecio.

    Aliás, falando nele, um juiz de primeira instância, que deveria julgar crimes comuns, liberando áudio pra imprensa de uma chefe de Estado, que só deveria ser julgada pelo STF e nada acontece. Porque o corporativismo judiciário é tão forte, que essa aberração jurídica não é levada a sério.

    Nosso judiciário é composto por pessoas que usufruem dos privilégios que eles mesmo aprovam (vide Auxílio terno, 60 dias de férias, aposentadoria compulsória com salário integral caso destituição de cargo, mais de 90% deles recebem acima do Teto, etc) e que fazem de tudo para manter esse status, desconsiderando que o legislativo corta dia após dia os gastos com educação e saúde (algo que a própria constituição veda).

    Uma justiça que condena há 11 anos de prisão um manifestante que carregava pinho sol, mas que se nega a tocar nos mandatários da JBS que estão deletando de NY.

    A mesma justiça que não condena filhos de grandes empresários, como o filho de Eike ao atropelar e matar um cidadão há mais de 190 km/h que voltava de bicicleta pra casa.

    Por que eu deveria confiar na justiça brasileira? Por que qualquer um deveria confiar?

      Jairo Gomes Viana Divinópolis MG

      06/06/2017 - 23h37

      Letícia Mota! parabéns,
      Faço das tuas palavras as minhas e acrescento se estão querendo fazer reformas, comecem cortando os altos salários e privilégios dos homens de toga e da justiça em geral.

    Eduardo Jorge

    06/06/2017 - 13h54

    Francisco Diniz meus parabéns amigo, uma excelente colocação e informação aos “menos inteligentes”. Parabéns novamente!!!

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 13h59

    Inteligência? Vocês se dizem de esquerda e aplaudiram Lula se juntar a direita do PMDB e votaram na chapa PT PMDB. Será que isso é inteligência?

      Roberto Machado Cassucci

      06/06/2017 - 14h29

      Claudio, a Política de Co-Ligação Partidária, muito embora carregue insofismavelmente em sua essência, o “Inexorável Vírus da Corrupção Endêmica”, ainda assim, e apesar de tudo, É Um Mal Menor, e por isso, preferível, ao Poder do Partido Único (Soberano), mesmo que este, seja o Partido da minha escolha, dos meus votos… Sabe por que?
      1º : – LULA, só tem Um. Dilma só tem Uma…(ok! aqui é até fácil), mas imagine o petista “ter” de votar em “D#lcídio do 4m@r@l” por exemplo, para Governador de Estado???
      “Vocês” mesmos, já pensaram em “terem que” votarem em @écio Neve$ para Presidente, ou F#C, ou $&rr@, ou @lq#imin, ou …
      2º : – O Partido Único/Soberano, “tende a criar” Déspotas, Tiranos…
      Então Claudio, quando fores utilizar-se de um “Método” ou de um “Sistema” como “embasamento” para suas “convicções pessoais”, certifique-se de, ao menos, compreende-los razoavelmente… Fika-Dika!!!

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 14h01

    Colocaram o PMDB no governo viraram amigos de Sarney. Temer.Calheiros. collor. Isso é inteligência?

    Tereza Nyqvist

    06/06/2017 - 15h46

    Igor Pocchini, e ele ainda tem na foto a palavra humildade! É muito rancoroso igual a marina cobra e a marta suplício! Ele se acha traído pelo PT.

    Mari Lemos

    06/06/2017 - 16h08

    Parabéns Francisco Costa

    Francisco Diniz

    06/06/2017 - 16h08

    Claudio Queiroz Só quando vemos pessoas condenarem previamente sem julgamento o melhor presidente que o Brasil já teve. Baseado apenas nas mentiras que o Pig Golpista divulga.

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 17h34

    Esse melhor presidente que você diz. É O mesmo que quando eleito trás como aliados os mesmos políticos de direita. O tempo irá provar quem está com a verdade. O PT não pode ser dono da esquerda. Esses nomes do PT não podem representar a esquerda. Vamos ter outros nomes que irão honrar o voto dado por todos da esquerda. Que Lula seja humilde realmente a ponto de apoiar nomes de outro partido de esquerda.

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 17h45

    Não tenho face dedicado a defesa de nenhum desses ricos políticos que aí estão. Para isso eles tem advogados muito bem pagos.

    Francisco Diniz

    06/06/2017 - 17h48

    . O PT não pode ser dono da esquerda. Esses nomes do PT não podem

    Claudio Queiroz

    06/06/2017 - 17h48

    Concordo plenamente.

    Souza Matos P Felipe

    06/06/2017 - 19h42

    Vontade é coisa que dá e passa.

Maju Gomes

06/06/2017 - 12h43

Esse circo tem que acabar….


Leia mais

Recentes

Recentes