Menu

Derrota do justiceiro da Globo: STF tira de suas mãos vários processos contra Lula

Mais uma derrota da Globo e de seu justiceiro. As mobilizações sociais contra o golpe de Moro, de tirar Lula do jogo político, estão começando a quebrar o clima de medo que, até então, mantinha os ministros do STF reféns das vontades da mídia. *** Na Agência Brasil Fachin retira de Moro processos sobre Lula […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mais uma derrota da Globo e de seu justiceiro. As mobilizações sociais contra o golpe de Moro, de tirar Lula do jogo político, estão começando a quebrar o clima de medo que, até então, mantinha os ministros do STF reféns das vontades da mídia.

***

Na Agência Brasil

Fachin retira de Moro processos sobre Lula e Odebrecht

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil
20/06/2017 11h28
Brasília

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), tirou do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, três casos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tiveram origem nas delações premiadas de executivos e ex-funcionários da Odebrecht.

Um diz respeito ao suposto tráfico de influência do ex-presidente, que em troca de vantagens indevidas teria atuado em favor da empresa em negociações referentes a Angola, mesmo que em prejuízo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O pedido de investigação sobre o assunto teve origem nos depoimentos de Emílio Odebrecht e Marcelo Bahia Odebrecht, controladores do grupo, e de mais três ex-funcionários da empresa.

Fachin determinou a remessa das provas referentes a esse caso para a Justiça Federal do Distrito Federal, por se tratarem “de fatos que supostamente se passaram na capital da República”, escreveu o ministro no despacho divulgado nesta terça-feira (20).

“Assim, do cotejo das razões recursais com os depoimentos prestados pelos colaboradores não constato, realmente, relação dos fatos com a operação de repercussão nacional que tramita perante a Seção Judiciária do Paraná”, escreveu Fachin. O ministro acatou um recurso da defesa.

Outro caso trata da suposta atuação de Lula e também da ex-presidente Dilma Rousseff em favor da liberação de recursos do BNDES para a construção das Usinas Hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio, ambas em Rondônia. Eles também teriam agido para acelerar licenças ambientais, segundo o depoimento de Emílio Odebrecht e de Henrique Serrano de Prado, ex-executivo da área de energia. A investigação foi remetida por Fachin também ao Distrito Federal.

Um terceiro caso trata do suposto pagamento de uma mesada pela Odebrecht a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, líder sindical e irmão de Lula, segundo relatos dos ex-executivos da empresa Hilberto Mascarenhas Filho e Alexandrino Alencar. Os repasses seriam feitos como um modo de prestigiar o ex-presidente, declararam os colaboradores. Fachin determinou que a investigação sobre o assunto seja remetida à Justiça Federal de São Paulo, também a pedido da defesa de Lula.

Nas três situações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a retirada dos processos de Moro, alegando que guardam relação com as investigações da Lava Jato conduzidas no Paraná.

À época em que os casos foram remetidos a Sérgio Moro, no início de abril, o ex-presidente Lula negou qualquer ilegalidade, afirmando que as acusações eram “frívolas” e “sem nenhuma materialidade”.

Edição: Graça Adjuto

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ferreira Bastos

21/06/2017 - 14h43

Sérgio Moro e a história do desvio de R$ 500 milhões em Maringá por Tucanos.
Corrupção tucana em Maringá, Paraná, contou com a participação do juiz Sérgio Moro. O caso é escandaloso a ponto de ter o assassinato do ex-secretário da Fazenda que operou o desvio de R$ milhões da prefeitura local e a citação do banqueiro Daniel Dantas, operador do esquema barra-pesada da privataria tucana. Veja aqui: Em Maringá, juiz Sérgio Moro se une a sacerdotes hipócritas para acobertar corrupção tucana
https://www.facebook.com/ContraFascista/videos/1705401686419793/

gerson

21/06/2017 - 14h29

Assim como a esquerda emburreceu parte da população, assim como alegria de burro dura pouco, devemos esclarecer aos adeptos da prática de comer capim que, o que foi tirado da Rep. Curitiba foram três investigações, mas ainda estão nas mãos da verdadeira Justiça, três processos em que o 9dedos é réu. Acompanhem e lembrem-se, 1. compra de terreno pra fundação molusco, 2. sítio de Atibaia e 3. Triplex, este último com condenação iminente. Ao meu ver, a 1ª condenação já sai antes de findar o mês da festa de São João, irônicamente, o mês das quadrilhas.

    João Ferreira Bastos

    21/06/2017 - 14h49

    “mas ainda estão nas mãos da verdadeira Justiça”

    O que você chama de verdadeira justiça é a responsável por não prender nenhum tucano no maior roubo da história do Brasil, 520 Bi no Banestado.

    O que você chama de verdadeira justiça é amigo intimo de traficante, assassino, ladrão

    O que você chama de verdadeira justiça é esposo da ladra da APAE.

    O que você chama de verdadeira justiça grava criminosamente uma Presidenta da Republica e divulga mesmo sendo advertido do crime.

    O que você chama de verdadeira justiça é traidor da patria e não demora terá a punição pelos seus crimes

      gerson

      22/06/2017 - 08h29

      Bom, primeiro você deveria se informar a respeiro da função e poderes do J SM no caso Banestado;

      Pra variar, a esquerda faz montagem fotográfica para tentar incriminar seus inimigos, e tem gente que acredita que isso faz de alguém amigo íntimo de outrem;

      Quanto a “ladra da APAE”, com as provas que você deve ter para fazer essa acusação, porque não denuncia no MP? Há, como sempre, é difícil provar calúnia produzida pela esquerda comunista;

      Na gravação da “sra” em questão, o telefone grampeado não era o dela, além disso, o crime aconteceu (tentativa de dar foro privilegiado ao bandido mor), isso se chama obstrução da justiça, existem provas de materialidade e autoria. Um(a) presidente da república não deveria participar de conduta criminosa. Na verdade, é uma pena que a gravação não pode fazer parte de novo processo contra a dupla dinâmica do crime.

      Bom, quanto a punição à SM, até onde consta, os processos contra ele, ou foram arquivados ou ele foi inocentado.

      Pra finalizar, não vou nem me deter a explicar mais a fundo cada assunto desse, pois seria perda de tempo dada a capacidade de entendimento dos esquerdopatas, fato notório quando verifica-se que o cidadão cita como fonte, página do face que já mente no próprio nome (contrafascista), ou a esquerda é contra ela mesma? A final, pra quem estuda, um pouquinho que seja, sabe que fascismo e nazismo são regimes comunistas (comunismo = aplicação prática do socialismo), portanto, de esquerda.

    DOUGLAS TEOCRITO DE AQUINO

    21/06/2017 - 19h34

    Olha aí, “gerson” a “verdadeira justiça” escancarada pela JUSTIÇA!!!
    https://www.ocafezinho.com/2017/06/21/defesa-de-lula-encontra-documentos-do-triplex-que-sergio-moro-e-globo-tentaram-esconder/

      gerson

      22/06/2017 - 08h58

      DOUGLAS TEOCRITO DE AQUINO, acho que você não acompanha mesmo o mundo à sua volta, a CEF já desmentiu os advogados, publicou nota informando que o Triplex nunca pertenceu à Caixa e que os documentos apresentados pelos advogados defensores do indefensável são no mínimo um equívoco, traduzindo, são falsos.

Gilmar Noronha

21/06/2017 - 15h45

Bandidos!

Alcione Gomes

21/06/2017 - 11h16

FORA MORO juizeco partidário!

Luiz Fernando

21/06/2017 - 07h37

o senhor fachin está começando a realmente cumprir suas obrigações originalmente determinadas quando da sua nomeação pela lacaia do lula. nada a se estranhar inclusive o fato de no texto desta reportagem afirmarem que é golpe da globo com o moro para prejudicar o santo lula o mais honesto da história. estamos chegando ao fundo do poço realmente

    jossimar

    21/06/2017 - 10h45

    Sim, estamos chegando mas não por culpa do Lula que já deixou a presidência a 7 anos com o país crescendo 7,5% ao ano e também não por culpa da Dilma que foi impedida de governar a partir de 2013 pelos bandidos que agora estão no poder com a ajuda da lava rato do moro.
    As delações feitas na cara do moro comprovam o fato e ele nada fez para investigar os acusados. caso clarissimo de prevaricação dele e de toda lava rato. Lembre-se de que o aécio foi delatado umas dez vezes na cada do moro e ele não moveu uma palha preferindo ficar enchendo o saco do Lula e dos petistas,
    Este moro é m bandido do mesmo naipe do gilmar mendes e do cabeça de ovo.

GABRIEL

20/06/2017 - 21h23

MAIS UMA DERROTA ATINGE A PROVÍNCIA PARANAENSE. O TRONO ESTAR DESmoroNANDO. KKKKKK E VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA; VIVA LULALA.

LUIZ TAVE

20/06/2017 - 20h45

JANOT ABRE INVESTIGAÇAO DAS APAES !

    enganado

    20/06/2017 - 21h12

    A baranga de Curitiba, capa de revista, tem que ir para a cadeia!!! O maridinho juiz-ladrão-apátrida-boca-mole morre de infarte , ou então faz o HARA_CU_CU ((HARA_QUIRI TABAJARA)), ou seja, enfia dois dedos de cada mão no rabo e rasga!!!!

Marco Lima

20/06/2017 - 20h16

Quando Lula for condenado em outros juízos qual será o discurso???

    Luiz Fernando

    21/06/2017 - 07h39

    que é golpe também pois tudo é golpe quando se trata do lula.
    eu quero crer que estas pessoas que o defendem em blogs e outras mídias devem receber dinheiro sujo por fora pois nada justifica tanta estupidez.

Itamar Gama

20/06/2017 - 18h35

Lamentável é ver alguém criticar o combate à essa corja.
Você deve estar recebendo algum desta turma.
Eu acredito que quem não deve não teme .
Deixe investigar.
Depois o Supremo vai soltar, mesmo.

Marcos

20/06/2017 - 18h11

O justiceiro irá prender o chefe da quadrilha o queridinho de muitos aqui,o nove dedos o ladrão mor o vagabundo do Lula,
Irão ser presos juntos,Temer,FHC, Aécio etc
Chega de partidarismo, alegam golpe e pedem bandido novamente, hipócritas, queremos um país livre de bandidos sejam quem for.

Gustavo Horta

20/06/2017 - 18h03

SOMOS TRAÍDOS O TEMPO TODO!!!!!
SOMOS TRAÍDOS POR UMA QUADRILHA CANALHA!

“… DISCURSO FALACIOSO E GOLPISTA QUE TENTA COLOCAR TODOS COMO FARINHA DO MESMO SACO,
MESMO COM TANTAS EVIDÊNCIAS DE QUE TODOS POSSAM ATÉ SEREM FARINHAS, MAS DE SACOS E QUALIDADES MUITO DIFERENTES.”

#AecioNaCadeia

“Luis Nassif: BRASIL, UM PAÍS CONTROLADO PELO CRIME ORGANIZADO”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/16/luis-nassif-brasil-um-pais-controlado-pelo-crime-organizado/

#AecioNaCadeia

“A EXECUÇÃO DE UM PAÍS: JUSTIÇA E JUDICIÁRIO IMPEDEM A SAÍDA DA CRISE.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/16/a-execucao-de-um-pais-justica-e-judiciario-impedem-a-saida-da-crise/

#AecioNaCadeia

“DESENHANDO PARA OS AECISTAS – PARTE II: HORA E VEZ DO “PRIMO DO FRED””
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/20/desenhando-para-os-aecistas-parte-ii-hora-e-vez-do-primo-do-fred/

#AecioNaCadeia

““ELITE BRASILEIRA ACHA QUE TEM DIREITO A SAQUEAR A COISA PÚBLICA”, diz historiador”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/20/elite-brasileira-acha-que-tem-direito-a-saquear-a-coisa-publica-diz-historiador/

#AecioNaCadeia

“DO PARTIDO CAMPEÃO EM CORRUPÇÃO…”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/20/do-partido-campeao-em-corrupcao/

#AecioNaCadeia

“TENTAM DISSIMULAR, TENTAM LUDIBRIAR, TENTAM, DE NOVO, MANIPULAR… E ESTÃO CONSEGUINDO, DE NOVO.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/15/tentam-dissimular-tentam-ludibriar-tentam-de-novo-manipular-e-estao-conseguindo-de-novo/

#AecioNaCadeia

Conceição Pereira de Moraes

20/06/2017 - 19h15

Que amor bandido

Replicante Seletivo

20/06/2017 - 19h09

O navio golpista afunda solenemente, mas os ratos não saem de seu porão. Será que a Globo golpista vai sair ilesa de tanta manipulação? Dá para contar com o apoio irrestrito na política e na justiça do país, mas fica difícil esconder eternamente suas falcatruas diante do cenário internacional.

Cleide Micheias

20/06/2017 - 19h01

Justiceiro da Globo e psdb

Elisabeth Aparecida Bragança

20/06/2017 - 18h56

Deus seja louvado!
Chega de perseguição!

Roberto Araujo

20/06/2017 - 18h52

acabou a farsa

Alzeni Andrade

20/06/2017 - 18h36

A justiça começa a funcionar.

Alzeni Andrade

20/06/2017 - 18h35

Maravilha!

Luiz Carlos P. Oliveira

20/06/2017 - 15h30

* poderoso

Jorge L. Moreira

20/06/2017 - 18h30

Derrota da globosta é vitória do brasil !!

Luiz Carlos P. Oliveira

20/06/2017 - 15h29

O todo poferoso está “desMOROnando”.

Maju Gomes

20/06/2017 - 18h29

Espero ser verdade essa notícia ….ja deu essa perseguição do heroi do JN

Maisa Gomes

20/06/2017 - 18h20

#AécioNaCadeia

Roberto Silvana

20/06/2017 - 18h12

#AecioNaCadeia

Marilene Flores

20/06/2017 - 18h09

Marilene Flores

20/06/2017 - 18h09

Marilene Flores

20/06/2017 - 18h09


Leia mais

Recentes

Recentes