O caso Lupi nesta segunda

(Acima, a matéria da Istoé desta semana).

Neste final de semana, acompanhei o lançamento da última bomba da Veja contra o ministro Carlos Lupi e a sua repercussão nos grandes jornais. Constatei que não se deu muita bola para o caso. Nenhuma manchete. Sequer apareceu no Jornal Nacional de sábado ou no Fantástico de domingo. Mas eu acho que subestimei a disposição guerreira da mídia.

Por outro lado, ainda não entendi porque os jornalões e os noticiários de TV não repercutiram a reportagem da Istoé, que tem um poder de letalidade muito superior ao da reportagem da Veja. Será que não gostam da Istoé?

Seja como for, o Globo de hoje conseguiu elaborar uma manchete interna incrivelmente astuta. Reproduzo abaixo as páginas 2 e 3 do jornal, porque na 2 tem a coluna do Noblat também com um título de impacto.

Lendo a matéria com atenção, porém, não encontrei nenhuma denúncia nova. E o título é apenas uma esperteza. Instado por repórteres do Globo, o ministro da Justiça disse:

  1. Que o próprio ministro pediu, há semanas, abertura de inquérito para investigar aquela primeira denúncia da Veja.
  2. Que a PF investiga sempre qualquer denúncia envolvendo ministros.
Pronto, foi a senha para o Globo estampar: “Carona de Lupi acaba na PF”. Very clever. Não será essa matéria, contudo, que derrubará Lupi, como aliás o próprio jornal parece admitir, ao noticiar que PDT e PT disputam a vaga de Lupi, não para agora, mas para daqui uns meses.
O Estadão também vem com artilharia pesada hoje. Uma página inteira com denúncia de lobby feito dentro do Ministério. Estranhei que o jornal não tenha citado a Istoé, que traz acusação de suborno e uma testemunha em carne, osso e cordas vocais.
Lobby é algo comum em qualquer governo, e há vários projetos de lei que tentam legalizá-lo no país. Não sendo conduzido pelo próprio ministro, também não é informação que possa derrubá-lo.
O ministro foi muito beneficiado pela ocupação da Rocinha, que ocupou corações e mentes midiáticas neste final de semana e hoje, segunda-feira.
Então continuo afirmando: a única denúncia, por enquanto, capaz de derrubar o ministro está na Istoé, porque temos uma fonte identificada. Se esta aparecer no Jornal Nacional e oferecer provas, Lupi perde suas bases. Em caso contrário, acho que o ministro segue voando em seu jatinho, seja King Air ou Sêneca, enfrentando alguma turbulência, mas sem perder altura.
Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.