MP acusa Kassab de violar sigilo de milhões de motoristas

Eis as capas dos jornalões desta terça.

Ao olhar para essas capas, senti-me num domingo. Folha e Globo parecem ter tirado alguns dias sabáticos para a política nacional. O caso da Folha é constrangedor. Deu manchete ao escândalo Controlar há poucos dias, ontem publicou uma matéria escondida no caderno Cotidiano e hoje… nada. Silêncio sepulcral. Na verdade, a Lo Prete publicou três notinhas mixurucas e sem nada novo sobre o escândalo em si: uma dá espaço para o promotor que abafou o escândalo por seis meses em troca de uma sinecura balbuciar uma desculpa esfarrapada; a outra diz que os vereadores do PT vão tentar uma CPI e a terceira relata o piti do presidente da SPTuris, Caio Luiz Carvalho, quando um jornalista mencionou o escândalo.

O Estadão, contudo, resolveu chutar o balde. Dá uma chamadinha meio discreta na primeira página, mas pelo menos dá. E sobretudo publica uma série de reportagens verdadeiramente bombásticas sobre o mensalão de Kassab. Tem algumas que nem achei no site. Você tem que ler a matéria na edição impressa. Leia o PDF por aqui.

Não é nada que a “imprensa livre” descobriu por si só. Simplesmente informa, como um bom jornal, que o Ministério Público acusa a prefeitura de violar o sigilo de milhões de motoristas paulistanos.

Naturalmente, não há editoriais, opinião de colunistas, sequer cartinhas de leitores. E as matérias não constam na seção Nacional, a mais nobre, mas no caderno Metrópole, apesar do escândalo não ser mais de caráter local, visto que foi copiado no Rio Grande do Norte, e atingir o líder de um partido que, embora recém-criado, já figura como uma das três ou quatro maiores legendas do país.

Abaixo a chamada na capa do Estadão.

E ainda tem esse infográfico muito interessante, que menciona uma doação de R$ 4,2 milhões da CCR, empresa que acabou sendo a grande beneficiada da operação, à campanha de Kassab.

 

Como a Folha decididamente esqueceu tanto a política  nacional quanto a paulista (que na verdade se misturam), coube ao Estadão contar outra novidade sobre a disputa pelo poder na maior capital do país.

Parece que o PSDB  vai mesmo de candidato próprio. E mais: ensaia um discurso de oposição a Kassab.  Ou seja, Serra – que havia condenado a opção tucana pela cabeça de chapa e cobrado apoio ao prefeito de São Paulo – está duplamente desmoralizado.

Uma outra notícia que vale a pena linkar por aqui também achei no Estadão: é sobre a ameaça que paira sobre 11 governadores de perderem seus mandatos, por causa de processos na Justiça Eleitoral. A maioria é do PSDB.

Por fim, vale a pena assistir a esse vídeo, encontrado pelo Tijolaço, no qual João Faustino, preso pela Polícia Federal na operação Sinal Fechado, que desbaratou uma quadrilha que havia levado o esquema paulista (o mesmo que envolve Kassab) para o Rio Grande do Norte, fala de suas ligações políticas com Serra e Fernando Henrique Cardoso.

*

O tempo permanece úmido e quente na maior parte do Brasil, com ocorrência de chuvas fortes numa área englobando zona da mata mineira, norte fluminense e sul da Bahia.

*

Eu usei a foto da Ana Paula Arósio na capa do site porque foi a única notícia interessante que achei no site da Folha desta terça: nossa grande atriz voltará à TV em 2012. Ainda não fechou um canal, mas não deverá ser a Globo.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.