Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Situação das favelas cariocas

Por Miguel do Rosário

05 de dezembro de 2011 : 10h07

Essa pesquisa sobre as favelas do Rio, publicada no Globo de domingo, traz dados que revelam como o desemprego ainda é um problema grave nas comunidades carentes. Imagino que a situação deve se repetir em todo o Brasil.

Confira o infográfico abaixo. Observe o desemprego entre chefes de familia na Cidade de Deus: 33,7%. A Espanha, no auge da sua pior crise econômica, tem 20% de desemprego. Mas na Espanha, há todo um sistema de proteção social que aqui não tem, afora os serviços de educação e saúde que também não vemos por essas bandas.

Esses números são importantes para a gente entender como a luta contra a injustiça social ainda vai consumidor um bom tempo antes de atingirmos uma situação minimamente equilibrada nas periferias das grandes cidades.

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina