Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Privataria arromba portões do Globo; e o Gaspari…

Por Miguel do Rosário

11 de janeiro de 2012 : 20h53

Essa notinha na parte superior da coluna política do Ilimar Franco, no Globo, é como porteira arrombada, e vem muito a calhar às vésperas do lançamento do livro no Rio de Janeiro, dia 17, às 19 horas, na livraria da Travessa:

Também achei bem interessante o artigo de Gaspari, publicado hoje em vários jornais (entre eles, O Globo).

Interessante no mau sentido. O título é “A privataria quer bicar o Fundão”. Pensei que ele fosse citar finalmente o livro do Amaury, visto que ele, Gaspari, foi o cunhador original da expressão “privataria”, e já escreveu inúmeros artigos denunciando os descalabros que ocorreram durante o processo de privatização.

Mas não. Gaspari critica a prefeitura do Rio por ceder um terreno na Ilha do Fundão para a General Eletric construir um centro de pesquisa. Lembrando que o terreno custou R$ 14 milhões, pagos pela prefeitura ao exército, o colunista achou a iniciativa um absurdo.

Que besteira! Se a GE vai mesmo construir um centro de pesquisa, a prefeitura fez muito bem! O que o Brasil mais precisa hoje é desenvolver tecnologia, e cumpre aos governos incentivar que empresas com algo a oferecer neste sentido estabeleçam centros de pesquisas nas grandes cidades brasileiras. No caso do Fundão, o centro ficará vizinho à UFRJ, promovendo portanto um saudável intercâmbio científico.

Se a privataria tucana se limitasse a ceder terrenos baldios em áreas isoladas para que multinacionais construissem centros de pesquisa no Brasil estaria ótimo! Gaspari é inteligente o bastante para saber o que é uma privataria de verdade, como a que entregou, a preço vil, as maiores empresas públicas nacionais a controladores privados e estrangeiros, num processo feito às pressas, e ainda usando financiamento subsidiado dos bancos públicos.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

baixadacarioca

12 de janeiro de 2012 às 10h13

Ah, tá. Se fosse pra Rede Globo poderia…

Responder

Deixe um comentário

Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno?