Menu
, ,

O antichavismo insustentável de Marina Silva

No mesmo dia em que Marina Silva e Eduardo Campos celebravam seu casamento, circularam notícias de que a agora aliada de Ronaldo Caiado havia feito um desabafo durante a madrugada: “A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil – […]

74 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No mesmo dia em que Marina Silva e Eduardo Campos celebravam seu casamento, circularam notícias de que a agora aliada de Ronaldo Caiado havia feito um desabafo durante a madrugada:

“A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil – disse Marina.”

Na mesma reunião, ela faz outra afirmação bombástica:

Marina reclamou muito de perseguição dentro do governo e do PT contra ela. Disse que seria muito pior se fosse para um nanico como o PEN ou PMN.

– Eu seria desossada com muito mais facilidade. Seria tratorada. Eu sei que tem mais de duas mil pessoas pagas com dinheiro público para acabar comigo nas redes sociais – disse Marina.

A grande mídia, naturalmente, adorou, sobretudo a primeira afirmação; a segunda é tão delirante que não colou muito.

De qualquer forma, ambas causaram perplexidade em setores do campo progressista que ainda viam alguma luz em Marina, porque são frases que apenas tínhamos visto na boca de um José Serra, ou demais figuras de baixo calão da direita nacional.

A primeira frase é uma idiotice. No aniversário de um amigo, sábado à noite, meus amigos riam e rebatiam: “poxa, quem dera que o governo do PT fosse chavista!”

A segunda frase é uma infâmia, uma irresponsabilidade. Numa democracia, qualquer um pode falar o que bem entende, sobretudo no terreno da política, e por isso mesmo a calúnia sempre foi entendida, desde os primórdios da democracia, na Atenas antiga, como uma das maiores ameaças à liberdade.

Aristóteles, em sua obra Política, explicava que: “É preciso (…) impor um freio à audácia dos caluniadores, impondo fortes multas contra aqueles que se aventurarem a fazer acusações mal fundadas”.

Montesquieu, no Espírito das Leis, também reitera, diversas vezes, que a calúnia política é um dos maiores perigos da democracia, justamente porque desmoraliza a liberdade de expressão.

Numa democracia, repito, todo mundo pode falar o que deseja, e isso é bom e todo mundo fica feliz. Mas se essa liberdade for usada, mormente por quem tem acesso aos meios de comunicação (caso de Marina) para fazer acusações mal fundadas, então ela estará agredindo não apenas seus adversários políticos, mas desqualificando o próprio sistema.

No contexto político atual, a acusação de Marina tem um agravante. Ela se soma à campanha da mídia de criminalizar a política. Ao falar que mais de 2 mil pessoas recebem dinheiro público para falarem mal dela nas redes, ela quis dizer que o PT paga dois mil mensaleiros no país. É uma acusação mentirosa e covarde, porque anônima e generalizante. Desqualifica e criminaliza não apenas a política, os políticos e a militância, mas envenena o próprio ambiente de debate. Os militantes que a criticam o fazem porque tem convicções. Marina Silva prestou um serviço sujo à velha mídia, ou seja, jogou contra as suas próprias ideias sobre um novo fazer político, que deveria usar mais as redes, a internet, a mobilização social espontânea.

Só a rede da Marina é do bem? A rede que não lhe rende homenagens é “paga com dinheiro público”?

Marina Silva deu uma contribuição maravilhosa à campanha de criminalização da política. Agora não apenas todos os políticos são “ladrões”; também os militantes são mercenários.

O caso de Marina é grave. Ela ficou psicótica. A acusação de “chavismo” é bem clara; ela incorporou o discurso da mídia contra a esquerda latino-americana e a falácia segundo a qual a Justiça desses países estaria corrompida. É uma falácia porque quando a Justiça alinhava-se à direita, aí se tratava de uma justiça independente e isenta. Quando a mesma Justiça começa a dar alguns ganhos de causa à esquerda, ou simplesmente bloquear os tapetões da direita, aí vira chavista.

É uma falácia típica de quem não compreende o fenômeno democrático. Quando um povo elege um representante, ele expressa um desejo, que envolve todas as instituições. O mesmo movimento que leva o povo a votar em massa em Chávez, também contamina, democraticamente, o Judiciário.

No caso do Brasil, precisamos de mais chavismo. O Judiciário e o Ministério Público ainda são atrelados a valores do passado.

Por isso é tão importante respeitar incondicionalmente a Constituição, e por isso o voto de Celso de Mello a favor dos embargos infringentes foi tão importante. Os reclamos contra excesso de recursos até podem ser válidos, mas mudanças tem de ser feitas pelo Congresso Nacional, após longos debates dos quais participe a comunidade jurídica e a sociedade civil como um todo, e não por decisões casuísticas e autoritárias de um tribunal influenciado opressivamente pela mídia.

O respeito à Constituição permite que juízes, mesmo tendo uma ideologia política (conservador, chavista, o que for), se atenham à letra da lei e respeitem princípios consagrados ao longo de séculos ou mesmo milênios de teoria democrática.

Hoje o Globo revela que ainda não engoliu a derrota dos infringentes, e publica mais um editorial contra os recursos, com argumentos inacreditavelmente hipócritas, falando em justiça para “ricos” e “poderosos”. Se o Globo estivesse interessado em justiça para ricos e poderosos, deveria publicar uma matéria sobre a sonegação de seus proprietários, e mandar seus repórteres investigarem o roubo do processo na Receita Federal. Este caso até hoje não está explicado, e por isso mesmo a ferida continua aberta e purulenta. O escândalo fiscal da Globo virá à tôna com muita força em 2014, quando os Marinho tentarem golpes baixos para influenciar as eleições. Ainda tem muito caroço nesse angu…

A acusação de Marina revela uma pessoa cega pelo ódio, pela inveja, e já contaminada pelo conceito de classe de suas andanças pela Casa Grande. As tertúlias com a herdeira do Itaú, com certeza, devem ser regadas a clichês antichavistas. Mas o povo não entende isso e a esquerda, que tirou Marina do meio da floresta, menos ainda.

Marina jamais poderá fugir ao fato de que ela veio do PT. Foi o Partido dos Trabalhadores que mobilizou recursos, financeiros, políticos, humanos, para elegê-la. Marina nunca usou dinheiro do próprio bolso, porque ela nunca o teve. Não foi o Itaú, nem a Natura, que salvaram Marina de uma vida medíocre no Acre e a alçaram a grande liderança nacional. Foi o PT. Ela terá que conviver com isso durante a vida inteira. Não é por outra razão, que os militantes do PT não engolem Marina. Eles sabem que ela usou o partido como trampolim.

A sua entrada no PSB, por sua vez, representa um mergulho de cabeça numa piscina de incoerência. O PT é um partido cheio de problemas e contradições, e de vez em quando alguém enche o saco e sai do partido. Isso é normal. Todo mundo entendeu quando Marina saiu do PT e entrou no Partido Verde. Ela é ambientalista. Havia uma lógica cristalina e um simbolismo justo na mudança.

Entrar no PSB, contudo, não faz sentido, porque o PSB jamais foi ambientalista. Ao contrário, acaba de receber em suas fileiras ninguém menos que Ronaldo Caiado, o maior inimigo dos ambientalistas do Brasil. E todas as contradições e problemas do PT, o PSB também os tem, e talvez em grau ainda mais avançado, visto que é uma legenda com menos tradição de democracia interna.

Não quero satanizar Marina Silva. Mesmo movida a ódio, inveja e ressentimento, entendo que ela tem algumas boas ideias para o Brasil. Em seu discurso ao lado de Campos, ela falou em aproveitar melhor a energia solar. Concordo inteiramente. Só não concordo que tenhamos de abdicar de hidrelétricas por causa disso. Temos que usar tudo a nosso alcance para nos tornarmos uma nação rica e justa: hidrelétricas, pré-sal, sol, fissão atômica, vento.

Também sou fã da natureza, e acho que o futuro da humanidade é se submeter a políticas ambientalmente sustentáveis.

Só não acho que Marina Silva tenha condições políticas e (agora eu vejo) sequer psicológicas para liderar esse processo.

1374231_631200506903086_1520157291_n

ScreenHunter_2703 Oct. 07 14.11

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiza Mendonça

08/10/2013 - 20h07

kkkkkkkkkkkkkkk VIGARISTAS!

Luiza Mendonça

08/10/2013 - 20h04

Foi vc!

Helton Braga

08/10/2013 - 15h21

A mascara tá caindo, o projeto de governo dela é uma vingança contra o seu antigo partido , porque quando ela fez besteira no ministério do meio ambiente e foi substituída, ela achou que foi injustiçada, e o seu grande ego, não a deixa enxergar que o Brasil, precisa de pessoas para empurrá-lo para frente e não as que o façam retroceder ao passado. O melhor que ela tinha que ter feito era ter ficado no PT, e retornado para o senado federal, contribuindo com a luta para moralizar essa casa e desentocar os ratos que ali estão escondidos.

Benílson Lázari

08/10/2013 - 13h50

Parece o capeta engasgado com cana! Kkkkkkkk

Vera Pinheiro

08/10/2013 - 12h50

Vergonha!

José Carlos Lima Spin

08/10/2013 - 12h24

Pilotando a bicicleta é o Eduardo Camprilles levando a outra do chavismo para o caiadismo…rsss

Murilo Moreira Ribeiro

08/10/2013 - 12h00

Não só combina, Emília Machado, até rima. Ruralistas, ambientalistas, mas acima de tudo VIGARISTAS …

Jose Espirito Santo

08/10/2013 - 08h07

SÓ TEM UMA PESSOA no MUNDO , que ARRASA A marina quando fala sabe quem É ??? ela MESMA , quando abri a boca se destrói , é a cobra JIBOIA se engolindo a si mesma .

Ligia Malta-Butteux

08/10/2013 - 04h34

Genio!

Neir Porto

08/10/2013 - 03h15

pelo poder eles fazem qualquer coisa. estes 4 juntos no mesmo partido é uma vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Belotruff Epidemia

08/10/2013 - 03h08

Essa Marina Silva Vice-Presidenta PSB tem cara de doida.
Por favor alguém dá um hospício pra ela comandar.

Julienn Fernandes

08/10/2013 - 02h20

Isso lembra a Heloísa Helena…repetição de padrão… Para deleite da oposição Marina falará por eles.

Marco Silva

08/10/2013 - 02h05

O ódio ao Lula já derrotou antes, está derrotando agora e ainda vai derrotar muitos. Lula é e sempre será o Presidente do povo brasileiro. A oposição brasileira é a melhor oposição que um governo eleito quer em todo o mundo.

Aurelio Araujo

08/10/2013 - 01h41

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Emília Machado

08/10/2013 - 01h27

Ruralista e ambientalista no mesmo partido? Isso combina?

Silvana Felix

08/10/2013 - 00h17

Marina e Caiado, quem imaginava? É o fim do mundo mesmo.

Waldemar Júnior

07/10/2013 - 23h55

Que pena

Carlos Alberto Moliterno

07/10/2013 - 23h39

Salada indigesta…

Sami Besic Nassra

07/10/2013 - 23h26

Quem fez foi o Elliot!!!

Alexandre Soares Maciel Neto

07/10/2013 - 23h14

kkk

Soraya da Silveira Franke

07/10/2013 - 21h58

Time do capeta! Xô coisa ruim!

Olinda Nasser

07/10/2013 - 21h38

kkkkkkkkkkkkk

Carlos Paixão

07/10/2013 - 21h37

A neo liberal e pseudo verde MARINA perdeu a oportunidade de ficar caladinha

Joaquim Facundes Santos

07/10/2013 - 21h21

KKKKKKKKKKK…, tô fora!

Marieta Jorge

07/10/2013 - 21h10

prefiro nao comentar…

Marieta Jorge

07/10/2013 - 21h08

prefiro nao comentar

Fernando Vianna

07/10/2013 - 21h08

Não terá sido a primeira vez que uma notícia mentirosa “circulou muito”. Se a questão era a resposta ao Kennedy, por que não reproduzi-la, em lugar de reproduzir a invencionice d’O Globo? Pela mãe do guarda, que justificativa chinfrim para embarcar no jogo sujo do jornalismo que se condena…

Renato Faria

07/10/2013 - 21h03

Isto aí é uma quadrilha!!

O Cafezinho

07/10/2013 - 21h01

fernando, a noticia circulou muito. o kennedy alencar perguntou diretamente a ela e ela nao respondeu nada

Yvy Brussel

07/10/2013 - 20h55

Rede Fraude e seus aliados comungam os mesmos sonhos

Rogério Lopes

07/10/2013 - 20h33

Por enquanto o Caiado está na fase do namoro com o PSB.

Edilene Nunes

07/10/2013 - 20h31

SHOW D HORRORES…ESSE LIXO GANHANDO OU PERDENDO,SEGUNDO TURNO SE JUNTARÁ A OUTRO LIXO PSDB.

Fernando Vianna

07/10/2013 - 20h21

Assim como O Cafezinho, Pedro Abramovay também embarcou nessa farsa d’O Globo. Abramovay se retratou da divulgação de inverdades produzidas pelo jornalismo vagabundo. Ou ele só é vagabundo quando mente a respeito do PT e do governo?

“Ontem coloquei um post aqui dizendo que gosto da Marina mas que tinha ficado decepcionado com o comentario sugerindo que o PT implantara o chavismo no Brasil. A fonte da declaracao foi uma materia do Globo. Fui informado por fontes muito confiaveis de que Marina nao disse isso. Que isso teria sido dito por integrantes da Rede em reuniao privada. Mas que ela nao disse e nao pensa isso.
Fico aliviado. E peco desculpas por ter sido induzido a erro.
A geracao anterior a minha foi forcada a fazer polticia na logica amigo/inimigo. Somos agora a primeira geracao formada na democracia. Nossa Contituicao democratica acaba de completar 25 anos. Acredito, de verdade, na possibilidade de construirmos um dialogo politico novo, baseado em ideias, aberto a compreensao do outro e ao pluralismo politico.
Por isso defendi, mesmo sem ser integrante da Rede, a importancia da criacao da Rede para a democracia brasileira. E, por isso, fiquei tao chocado ao ver a declaracao de chavismo atribuida a Marina.
A logica do amigo/inimigo esta presente em quase todos os partidos brasileiros (digo quase todos pq tem aqueles que querem sempre ser amigos dos que estao no poder). Construir um novo paradigma de debate politico democratico e’ uma tarefa que cabe a todos que acreditam nas enormes possibilidades da democracia. (desculpem pela falta de acentos )”

https://www.facebook.com/pedro.abramovay/posts/534721979936962

Fernando Vianna

07/10/2013 - 20h19

Mentira: o Caiado não foi para o PSB.

Josias De Oliveira Silva

07/10/2013 - 20h11

cara de pau, passou 30 anos no P T e agora cospe no prato que comeu…ingrata ileitoreira

Felipe Belotto

07/10/2013 - 20h01

O caiado tbm foi pro PSB?

Augusto Pinheiro

07/10/2013 - 19h47

A irresponsabilidade sobe à cabeça..

Emilson Ramos de Carvalho

07/10/2013 - 19h41

FOI POR DESEJAR MANDAR NO PT, QUE TEVE QUE SAIR, É DAQUELAS, QUE SE NÃO FAZEM O QUE DESEJAR, VIRA INIMIGO. sÓ O SUPLICY, CADUCO E DO MARANHÃO, OUTRO GUAL A ELA, DERM APOIO.

Waldecy Carlos Dionisio

07/10/2013 - 19h38

Casamento sem namora nunca deu certo, alguém sempre acaba perdendo a compostura ou a dignidade!

Dâmaris Grün

07/10/2013 - 19h36

éééé

Breno Leal Ferreira

07/10/2013 - 19h34

Marina, em março: “Qual a diferença se for Aécio Neves, Eduardo Campos ou a Dilma? Tem diferença em relação ao modelo de desenvolvimento? Me parece que até agora todos estão no mesmo diapasão.”

Maria Rosario Moreira

07/10/2013 - 19h27

A Marina tenta com a afirmação, certamente atrair aquela gente que não tem rumo certo e repete as asneiras que lhes incutem na mente “A minha briga, neste momento, não é para ser presidente da República, é contra o PT e o chavismo que se instalou no Brasil – disse Marina.”…

Paulo Jorge Jorge

07/10/2013 - 19h22

A Marina, pelo jeito, ficou louca.

Gilberto Nogueira de Oliveira

07/10/2013 - 19h22

kkkkkkkkkkk

Marleide Leite

07/10/2013 - 19h13

Kkkkkkkkkk

Ana Claudia Muniz

07/10/2013 - 19h12

Muito boa kkkkkkk

Márcio Delgado

07/10/2013 - 19h10

Moralismo seletivo…

Gilberto Nogueira de Oliveira

07/10/2013 - 19h07

Ela acaba ganhando um latifúndio no MS. Mas cá entre nós. Que quarteto horroroso.

Marina Silva Vice-Presidenta PSB

07/10/2013 - 18h57

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=236439233179015&l=4ce07f8d32

    edir

    07/10/2013 - 17h22

    O Duduzinho já botou ela no banco de trás, o que significa isso ? será a segunda no partido e nunca a primeira.

Silvia Bellato

07/10/2013 - 18h56

Etelvina…..

Jonas Bjorkmam

07/10/2013 - 18h46

A marina foi para o inferno, olhas os demônios ai kkkk

Claudio Freitas

07/10/2013 - 18h44

Podiam fazer um meme com aquele cara do history trocando a cara dele pela marina, e dizendo “Chavismo” http://troll.me/images/history-channel/history-channel.jpg

Leonardo Diniz Francisco Santos

07/10/2013 - 18h42

HUAHAUAHUAHUAHUAHUAH Caramba o que que eu te fiz, Claudio Freitas? :'( HEUEHUEHUE

Ademar De Oliveira Filho

07/10/2013 - 18h41

Putz! A Marina Silva mostra com esta filiação as sua reais intenções: O Poder pelo Poder a qualquer preço.

Claudio Freitas

07/10/2013 - 18h41

Leonardo, taí tua musa :P

Rosivaldo Pellegrini

07/10/2013 - 18h40

A vovózinha pegou carona com chapéuzinho vermelho!….kkkkkkkkkk

Lulu Pereira

07/10/2013 - 18h30

Levou

Emilson Ramos de Carvalho

07/10/2013 - 18h13

QUEM PODER LEIA, TÁ NA FOLHA DE SP, DE 07/10.
L. C. BRESSER PEREIRA, FL O QUE A DIREITA, PENS E O PORUQE.
AQUI É UMA PESQUISA:
QUEM VOTARÁ OU VOTARIA, NUM CARA DE PERNANBUCO, TENDO UMA VICE DO ACRE.
AGORA FALO, O CARA DE PERNANBUCO, VENDEU-SE BARATO, PARA COLOCAR A MÃE NO TRIBUNAL DE CONTAS. TRAIU OS IDEIAS DO AVÔ MIGUEL ARRAES.
AGORA FALO, MARINA SAIU DO PT, SABEM: DESEJA MANDAR NO PT DO ACRE O O PESSOAL FALOU NÃO AQUI SÃOS VIANAS, E NO DO BRASIL, AI FALAMOS NÃO, NEM O ACRE ACEITOU, COMO O DO BRASIL IRIA ACEITAR.
ASSIM AMIGOS, FALEM, OPINEM.

VAMOS VÊ O QUE VÂO POSTAR N HORARIO POLITCO, COMO VÃO EXPLICAR ESTE AJUNTAMENTO COM O DM/PSB E O FURTURO REDE, E OS DO FAZENDEIROS DESMATDORES

Flá Ahm

07/10/2013 - 18h09

show de horrores a essa hora do dia? Terei uma indigestão!

Maria Helena S. Araujo

07/10/2013 - 18h09

kkkkkkkk

Eduardo Liguori

07/10/2013 - 17h53

pensar que um dia cogitei apoiar o PSB, mas algo me disse que eles estavam na rota errada (Skaf)

Paulo Sergio Marques

07/10/2013 - 17h46

PQP!! Heráclito Fortes, Caiado, Bornhausen e Marina Silva, me diga com quem tu andas e eu direi quem tu es!

Guilherme Gil de Oliveira

07/10/2013 - 17h36

E até Luiza Erundina está nesse meio.

    edir

    07/10/2013 - 17h25

    Agora ela empurra a Erundina para fora da cadeira.

Reinaldo Pellegrino

07/10/2013 - 17h30

Parece um Frankstein com pedaços de corpos de animais não humanos de tão diferentes!!!!!

Luciana Monteiro

07/10/2013 - 17h27

Nunca vi uma dupla de dois tão perfeita: Nhá Blablarina e Nhô Zoinho.

Alice Ines Silva

07/10/2013 - 17h22

LOL

Luiz Oliveira

07/10/2013 - 17h19

Lixos reunidos no mesmo teto. Rumo ao ostracismo politico

Flávio Prieto da Silva

07/10/2013 - 17h18

Aliados ao PSOL em Macapá (clã Capiberibe). Lá o prefeito do PSOL não paga o piso nacional do magistério e as passagens baixaram só por um mês, já voltaram ao valor normal. Estudantes não têm gratuidade integral: pagam 1/2. E ninguém Ocupa Juntos … rsrsr

Claudia de Valnisio

07/10/2013 - 17h18

Kkk!

Fabiano Hollanda

07/10/2013 - 17h18

Socialistas????


Leia mais

Recentes

Recentes