Menu

O desgaste do governo Dilma

Para entender o desgaste do governo Dilma seg, 16/06/2014 – 16:47 – Atualizado em 16/06/2014 – 17:48 Luis Nassif, em seu blog. Há alguns fatores inevitáveis explicando o ódio de parte do eleitorado a Dilma Rousseff e uma espécie de desânimo generalizado em relação ao país. Os grupos de mídia vem batendo diuturnamente na presidente. […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Para entender o desgaste do governo Dilma

seg, 16/06/2014 – 16:47 – Atualizado em 16/06/2014 – 17:48

Luis Nassif, em seu blog.

Há alguns fatores inevitáveis explicando o ódio de parte do eleitorado a Dilma Rousseff e uma espécie de desânimo generalizado em relação ao país.

Os grupos de mídia vem batendo diuturnamente na presidente. Mas essas campanhas são pró-cíclicas – isto é, ajudam a acentuar o movimento de baixa da presidente. Ou seja, os grupos de mídia não criam, apenas acentuam um estado de espírito pré-existente.

JK e Lula foram alvos de campanhas pesadíssimas e conseguiram não apenas superar como manter em alta a autoestima nacional. Em plena campanha para o governo do Rio, o Jornal Nacional montou várias cenas de arrastão nas praias, tentando passar a ideia de descontrole. E Brizola virou o jogo.

Os fatores conjunturais

Há um conjunto de fatores conjunturais que aguçam o pessimismo atual da opinião pública.

Um deles é o fim do ciclo de otimismo intenso que se seguiu à superação da crise de 2008, à conquista da sede da Copa e das Olimpíadas, à consagração internacional das políticas de inclusão.

Cada mudança de patamar significa maiores cobranças nas etapas seguintes. Cria-se de uma demanda impossível de atender. Já tratei diversas vezes esse tema dos ciclos de otimismo-pessimismo.

Essa frustração acentua dois movimentos relevantes de opinião pública.

Um deles, a quebra de expectativas de quem ascendeu à classe média. Os novos cidadãos não se contentam com o que conquistaram até agora e querem mais. O segundo movimento é o da resistência das classes média e alta contra os novos incluídos.

Esses dois movimentos foram atenuados na fase anterior pela situação da economia, permitindo a Lula praticar uma espécie de política do ganha-ganha. Com a frustração do crescimento, esses sentimentos voltam à tona com toda força, potencializados pela liberação de energia através das redes sociais.

A comunicação pública

Aí entram os fatores de responsabilidade do governo.

O maior deles foi o amplo descuido para com a opinião pública – a opinião pública ampliada e os grupos organizados da sociedade – e uma política de comunicação amorfa. Essa inércia permitiu que os grupos de mídia jogassem sozinhos em campo.

Apesar da CGU (Controladoria Geral da União), da Lei da Transparência, das ações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, venceu a versão do “governo mais corrupto da história”.

Mesmo tendo retomado os investimentos públicos e deixado um legado de obras relevantes, os PACs (Programas de Aceleração do Crescimento) ficaram mais conhecidos pelas obras inacabadas do que pelas obras entregues.

Na área social, a imagem da educação não se fixou nos avanços obtidos – que refletem ações de governo – mas na posição absoluta do país nos rankings internacionais – que reflete uma situação histórica.

Inúmeros boatos alimentados pela mídia – como o suposto apagão iminente do setor energético – não foram enfrentados. Não se cuidou de prover informação sequer para sites e blogs empenhados em desmanchar o terrorismo.

Também não se esclareceu a população sobre os gastos e ganhos da Copa nem sobre trabalho de articulação de diversas instâncias –estados, municípios, poder judiciário, Ministério Público, clubes de futebol setor privado -para um projeto que, até agora, tem sido bem sucedido.

Mesmo após as manifestações de junho de 2013 e a eclosão da comunicação digital, o governo não se preocupou em montar uma estratégia para enfrentar os boatos de rede e de mídia.

O estilo Dilma e a manifestação de poder

Mas o ponto central de desgaste de Dilma é o fato de ser uma presidente sem poder.

Explico melhor esse conceito.

A manifestação de poder de um governante se expressa na maneira como negocia com os diversos setores e consegue implementar suas (da presidente) determinações.

Para isso, não basta apenas o poder da caneta.

O governante precisa ter debaixo de si uma estrutura que permita controlar o enorme cipoal burocrático do governo, um Ministério proativo que ajude a filtrar as demandas e se responsabilize pela implementação de medidas e pelos resultados da sua pasta.

Com muito mais condições que o presidente, é o Ministro proativo que tem a temperatura do setor, controle sobre sua estrutura e a responsabilidade de identificar problemas, trazer soluções e propor medidas inovadoras. O Presidente é o maestro da orquestra.

Dilma não montou um Ministério com essa incumbência. Por vontade própria, tornou-se um maestro sem orquestra.

Além disso, o presidente necessita de “operadores” – pessoas de sua estrita confiança incumbidos de fazer valer as ordens nos diversos nichos de poder: Ministérios, autarquias, instituições públicas etc. Também não dispõe desses quadros. É muito desconfiada para conferir esse poder a terceiros.

Lula tinha vários “operadores”: Antônio Pallocci junto ao setor privado, Gilberto Carvalho junto aos movimentos sociais, José Dirceu junto aos diversos segmentos de poder (embora muitas vezes corresse em raia própria), tinha a confiança de dirigentes de fundos de pensão e de bancos públicos e o próprio CDES para contato direto com a chamada sociedade civil organizada.

Além disso, mantinha Ministros de peso sendo interlocutores de seus setores – como Luiz Furlan, no MDIC, Roberto Rodrigues na Agricultura, Gilberto Gil/Juca na Cultura, Nelson Jobim na Defesa; Márcio Thomaz Bastos na Justiça; Fernando Haddad na Educação; Celso Amorim nas Relações Exteriores. Todos com capacidade de formulação e poder de decisão garantido pelo presidente. Ou seja, cada Ministro era a expressão do poder do presidente.

Quando o poder é claro, torna-se o imã que atrai todas as demandas e expectativas. E o Presidente torna-se um mediador de conflitos.

Por falta de experiência com o cargo e com a política, Dilma não soube montar essa estrutura nem deu liberdade para seus Ministros montarem as suas. Ou seja, o poder presidencial não chega na ponta.

Daí se entende a frustração geral de seus interlocutores.

Os que chegam até Dilma encontram uma presidente cheia de energia, boa vontade e racionalidade. Algum tempo depois percebem que nada do que prometeu será implementado.

Some-se a uma política econômica errática e com parcos resultados e se terá a explicação para o desgaste atual do governo.

Mesmo assim, Dilma acumula uma série de vantagens sobre seus adversários. Dos três pré-candidatos é a única a acenar com um projeto de país, mesmo mal implementado; com compromissos irredutíveis em relação às políticas sociais; com a noção de que a construção nacional passa pela economia, infraestrutura, educação e inovação e políticas inclusivas; com a fixação pela transparência pública. E com alguns projetos transformadores, como o sistema do pré-sal e o próprio PAC.

Pode ser que, com a experiência do primeiro mandato, vencendo as eleições possa-se ter um segundo mandato mais eficiente. Pode ser que a teimosia não permita. De qualquer modo, Dilma está na situação do time de futebol que depende apenas dos seus resultados para vencer.

331

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rodrigo

22/06/2014 - 18h26

E sim um amplificador. Seletivo, mas e.

Achei bom o texto. So acho um saco esse monte de petistas nao aceitam criticas

paulo

18/06/2014 - 11h44

realmente eu sempre achei nassif enviesado em relação a dilma rousseff….óbvio que as análises dele estão melhores que as do pig, claro, mas é sempre aquele “fogo amigo” constante….miguel do rosário entrou nesse time também….é bom tomar cuidado para não ficar engrossando o pig.

C.Paoliello

18/06/2014 - 09h54

Ainda a respeito da escória do povo brasileiro que, do cercadinho do itaú, xingou grosseiramente a Presidenta Dilma na inauguração da Copa, sou de opinião que há um limite para tudo, inclusive para o respeitável republicanismo da Presidenta.
Acho que todos que estavam no chiqueirinho do itaú deveriam ser cadastrados pelo Cerimonial da Presidência para jamais serem convidados para cerimônias oficiais do Governo Federal e, muito menos, para eventos no Palácio do Planalto ou no Alvorada. Estes animais selvagens, que tão bem representam a selvageria capitalista, não teem a mínima compostura para se portarem em eventos importantes, coletivos ou privados.

Marcia Munhoz

18/06/2014 - 12h22

O título é a sereia para chamar os coxinhas a “reflexão” (se que é existe essa possibilidade!)…

Éric Bragança

18/06/2014 - 09h19

Quem acompanha os investimentos do Governo Federal sabe que em poucos momentos houve tantos em tão pouco tempo (Era Vargas, p.ex.), e nunca com tanta preocupação socioambiental (o que não quer dizer que não podemos fazer mais). A presidiente, contudo, não vem obtendo muito sucesso em traduzir, para a opinião pública, como os efeitos positivos de tais fatos se manifestam no dia a dia da população. Uma parte disso se deve, sem dúvida, ao fato de que setores importantes da mídia se sentem incomodados com qualquer ameaça ao status quo. Outra parte se deve ao aumento das espectativas da população, que não percebe conscientemente as melhorias estruturais e pode ter descoberto que bens de consumo não importam, depois de um certo nível, felicidade e bem-estar.
O fato é a reeleição é a melhor alternativa para o momento.
No geral, portanto, concordo com a análise do Nassif.

Lu Berillo

18/06/2014 - 12h04

Eu só voto em mulher, depois da abertura da Copa eu decidi isso.

José Henrique Cerqueira Mariani

18/06/2014 - 12h00

vou reeleger Dilma

Helder

18/06/2014 - 07h46

Será que nós do lado de cá não entendemos o governo Dilma? Ou só o Nassif entende? Pretensiosa afirmação.

Paulo Ferreira Dias da Silva

18/06/2014 - 07h03

Título ruim, mas o artigo não.

Sonia Bastos

18/06/2014 - 04h30

Este post deveria ter um título: Nassif detona o governo Dilma.

Samuel Oliveira

18/06/2014 - 04h12

“Some-se a uma política econômica errática e com parcos resultados e se terá a explicação para o desgaste atual do governo”

Oi?????

Nassif agora está serviço dos rentistas agora? Dilma baixou os juros como nunca, e o desemprego despencou…

Samuel Oliveira

18/06/2014 - 04h02

O que aconteceu foi, simplesmente, que a oposição estava em campanha( dissimulada) a tempos pelo face e o governo não se deu conta.
A imensa maioria está repetindo sandices, como sandices pode ter lastro real na realidade?
Na verdade , é simplesmente triste perceber o quanto o homo sapiens repete qualquer baboseira que seja repetida sem contestação.

Samuel Oliveira

18/06/2014 - 03h54

“Li o texto… estou achando que O Cafezinho(Nassif, já entendi) assinou e, pior, está lendo a VEJA. Lula foi realmente um espetáculo de presidente mas a crítica a Dilma é indevida. Nunca se concluíram tantas obras como está ocorrendo em seus 4 anos de governo, acho que O Cafezinho está também valorizando as que não foram concluídas (mas SERÃO!). Se Reinaldo Azevedo ler este texto vai compartilhar.” [2]

Marcela Req

18/06/2014 - 03h06

Saul Machado

Conrado Abrantes?

18/06/2014 - 02h52

é o jeito mineirinho de Dilma, de certo que isso gera um certo isolamento que não é bem aceito por certos setores por sentirem falta de espaço no palco pra atuar mas que realmente acaba deixando o governo engessado, é preciso mais oxigênio nas relações dela com seu ministério se reeleita para que o projeto do partido seja bem executado e façam sucessor, são obras que foram iniciadas em lula que o partido quer inaugurar, quer desfrutar politicamente de suas conquistas, e também garantir a consolidação de seus programas, principalmente os sociais, a distribuição de renda, o pre-sal, o pac, tudo isso está em jogo e o povo é complexo, eu vejo um discurso de pessimismo e antipetismo nas minhas relações com pessoas da tradicional classe média, muitos pregam o voto nulo…enfim, outra discussão, mas quem conheço que tem origem nas classes emergentes está otimista, com emprego de carteira assinada, fazendo faculdade, e em geral vota na Dilma. .

O Cafezinho

18/06/2014 - 02h52

Emerson Heringer sem entrar no mérito de sua crítica, a análise é do Nassif. Eu apenas reproduzi para que a gente possa debatê-la.

Emerson Heringer

18/06/2014 - 02h41

Li o texto… estou achando que O Cafezinho assinou e, pior, está lendo a VEJA. Lula foi realmente um espetáculo de presidente mas a crítica a Dilma é indevida. Nunca se concluíram tantas obras como está ocorrendo em seus 4 anos de governo, acho que O Cafezinho está também valorizando as que não foram concluídas (mas SERÃO!). Se Reinaldo Azevedo ler este texto vai compartilhar.

Neto Peneluc

18/06/2014 - 02h37

A comunicação institucional do governo é fraquíssima. Desde o começo do Governo Dilma, ela nunca foi usada de forma estratégica… é apenas uma espécie de porta-voz institucional, quando deveria (e precisava) ser muito mais do que isso.

Livia Vieira

18/06/2014 - 02h31

(Y)

Edson Joanni

18/06/2014 - 02h28

Eu acho muita cara de pau do Nassif escrever que a mídia “só acentua um estado de espírito pré-existente”. É o mesmo que dizer que a mídia é apenas um amplificador do sentimento popular. Me causa espécie ver um “jornalista” escrever uma bobagem dessas.


Leia mais

Recentes

Recentes