O terrorismo e os fatos

O caderno de economia do Globo de hoje tenta um terrorismozinho chinfrim em relação às contas de luz. Em resumo, faz prognósticos sombrios sobre grandes aumentos futuros no preço da conta de luz.

Só que o gráfico que eles mesmo apresentam contradiz totalmente as teorias que eles procuram vender.


Observe a queda brutal nos ajustes a partir de 2004. Os anos de 2002 e 2003 são da era tucana, visto que 2003 ainda conta com orçamento e investimentos aprovados no ano anterior.

Na era Lula/Dilma, os preços das contas de luz passaram a ser ajustados inclusive abaixo da inflação, favorecendo toda a população brasileira.

Os consultores entrevistados apenas falam em desastres futuros.

A matéria não menciona, porém, as inúmeras hidrelétricas que foram ou estão sendo construídas. Nem a reforma das usinas nucleares e implementação de grandes parques eólicos.

FHC não construiu nada no setor de energia. Nem hidrelétrica, nem usina nuclear, nem parque eólico. Não achou petróleo, não construiu refinaria. A única coisa que fez foi a burrada de construir um gaseoduto entre Brasil e Bolívia, nos deixando numa perigosa dependência de um país pequeno e instável. Por sorte, achamos muito gás no pré-sal, e em breve estaremos importando gás boliviano apenas porque queremos, e não porque precisamos.

Quanto ao uso intenso de usinas térmicas que são mais caras, por causa da seca, nossos jornalões não explicam que o Chile, por exemplo, usa 100% de usina térmica, e não vive nenhuma crise econômica por causa disso. A luz de lá é mais cara, o governo deve dar algum subsídio e pronto.

A Alemanha também, no pós-guerra, passou décadas subsidiando o preço da energia para seus cidadãos e empresas. Esse é o tipo de informação que precisaríamos saber para formarmos opiniões mais consistentes sobre o problema de energia.

A nossa imprensa defende sempre um modelo absolutamente desregulamentado, onde as empresas tenham liberdade total para reajustar preços, de maneira que os recursos sociais sejam drenados do bolso de cidadãos e indústrias para o caixa de grandes empresas do setor elétrico.

A desculpa é que elas “investirão” o dinheiro. Investem nada. Tanto é que no período FHC, quando havia reajustes constantes e altíssimos, como vimos no gráfico acima, não vimos nenhum investimento novo. Nenhuma hidrelétrica, nada.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.