Manchetes maliciosas, por Jornalismo Wando

Agora todo mundo já sabe. Barbosa já era. É um pesadelo que passou pelo Judiciário brasileiro. Só que ainda terá de explicar à sociedade porque escondeu o Inquérito 2474 e mentiu em plenário, dizendo que o inquérito não tinha “nada a ver” com o mensalão, quando é o contrário. O inquérito 2474 era um aprofundamento das investigações sobre o mensalão, e continha informações valiosas para a opinião pública e a defesa dos réus.

Hoje foi publicado um decreto da presidenta, aposentando o infeliz.

Eu aproveito o ensejo e reproduzo abaixo uma sacada importante do Jornalismo Wando, sobre a malícia de alguns portais, ao dar a notícia.

*

O poder das manchetes – PARTE II ou “Dilmaligna aposenta Barbosinha do Bem”

Por Jornalismo Wando | Yahoo.

Já conversamos aqui sobre o poder das manchetes e como elas podem influenciar os ânimos de uma nação. Hoje novamente falaremos dessas crianças sapecas do jornalismo, que muitas vezes desvirtuam a notícia e pregam uma peça no leitores mais desatentos.

As manchetes de alguns grandes veículos de comunicação amanheceram hoje cheias de malícia. A Folha não pensou duas vezes antes de disparar essa na cara da sociedade:


O Terra seguiu a mesma linha e apresentou essa manchete:


E, num efeito cascata, diversos outros veículos repercutiram as notícia da mesma maneira.

A verdade é que Dilma apenas atendeu a uma solicitação feita por Barbosa em maio, quando o ministro decidiu se aposentar alegando problemas de saúde. Ou seja, uma simples concessão de aposentadoria de um ministro do STF – que deve ser necessariamente anunciada em decreto publicado no Diário Oficial – se transformou em uma ação totalitária da presidente. Apesar da notícia esclarecer, o recado das manchetes é claro: Dilma não concedeu aposentadoria, mas a decretou.

A repercussão das manchetes nas redes sociais não poderia ser diferente. Foi mais ou menos assim que a notícia foi entendida no Twitter:


No Facebook, a repercussão da manchete foi parecida. Todos se mostraram bastante revoltados com o autoritarismo de Dilma:


Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.