Datafolha mostra dificuldade de Dilma entre jovens

A mídia está lançando tanta pesquisa, que não está dando tempo de analisar tudo. Mas eu deixo o link para quem quiser fazê-lo por conta própria. Neste aqui, você encontra a pesquisa Datafolha do dia 09 de setembro; neste outro, a do dia 18 de setembro (divulgada hoje).

Dilma cresceu em todas as faixas, e já lidera praticamente em todas as regiões do país, com exceção do Sudeste, onde atingiu empate técnico com Marina.


 


O Fernando Brito, meu colega de Tijolaço, suspeita que a mídia ensaia largar Marina na estrada e apostar tudo em Aécio.

Porque, se Dilma ganhar de Marina no segundo turno, o PSDB terá perdido duas vezes, e fatalmente.

A teoria faz sentido, mas eles agem com muita prudência, visando o objetivo maior, que é derrotar Dilma.

Os números do Datafolha, contudo, trazem boas notícias para Dilma e péssimas para Marina.

Aécio ganhou 2 pontinhos no Sudeste e no Sul, dentro da margem de erro, e cresceu bem no Centro-Oeste; mas ficou parado no Nordeste e caiu no Norte.

Marina perde densidade em todas as faixas, inclusive junto ao eleitorado onde ela encontrava mais força: classe média e ricos.

(Obs: deixo claro que o termo “ricos” é só força de expressão, para designar a faixa superior das pesquisas; classe média, da mesma forma, é a faixa intermediária).

Dilma se consolida entre os pobres e avança rapidamente sobre a classe média. Entre quem ganha até 2 salários, a vantagem de Dilma passa de 14 para 18 pontos.

Na faixa de renda seguinte, de 2 a 5 salários, a vantagem de Marina sobre Dilma, que na pesquisa anterior era de cinco pontos, chegou a zero. As duas agora estão empatadas com 34%.

Marina também perdeu 7 pontos na faixa com ensino superior, caindo para 37% (tinha 42% na pesquisa anterior), 14 pontos à frente de Dilma (antes eram 20).


O segundo turno mostra uma eleição marcadamente classista.

Mas também revela a dificuldade do governo de se comunicar com os mais jovens, que não tem recordações do pesadelo neoliberal.

Esse é um ponto que depois eu gostaria de discutir melhor com vocês.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.