Sem salto alto. Eleição se ganha na urna

Não vamos imitar os aecistas que saem comemorando vitória com qualquer pesquisa fajuta.

O importante agora é manter a campanha em estado de tensão máxima, nas redes e nas ruas.

É evidente, porém, que a situação de Dilma nas pesquisas, atingindo 54% no Ibope e 53% no Datafolha, com vantagem de 8 e 6 pontos, respectivamente, sobre seu adversário, lhe permitirá chegar ao debate na Globo com um estado de espírito muito mais aguerrido.

Aécio, por sua vez, que repetia o tempo inteiro, nos debates, que estava à frente nas pesquisas, que as pesquisas indicavam que Dilma ficaria “desempregada”, ficará com que cara?

Cara de tacho, para não ser vulgar.

Tenho acompanhado especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, e a campanha na rua cresceu de maneira extraordinária.

No Rio, até os taxistas agora são Dilma. Reclamam da corrupção, repetem o discurso da mídia, mas não admitem o retrocesso. Além do mais, Dilma regulamentou a sua profissão.

Na rua, só se vê gente com adesivo da Dilma, aos montes.

Hoje fui a Ipanema e até lá! Até lá, só dá Dilma.

Os tucanos estão envergonhados.

Por falar em tucano, eu gostaria de saber o que eles tem a dizer sobre seus militantes e eleitores que pregam uma intervenção militar, conforme mostra o vídeo da TV Folha que viralizou.

As lideranças do PSDB tinham obrigação de se posicionar sobre estas agressões de seus militantes à democracia.

Isso para não falar nas demonstrações de truculência dos eleitores do PSDB. Parece que eles pretendiam ganhar a eleição na base da porrada.

Enfim, segue os números do Ibope e Datafolha. Publico abaixo, trechos de matérias publicadas há pouco no UOL e na Folha.

*

No UOL.

Ibope: Dilma (PT) abre vantagem e tem 54%; Aécio (PSDB), 46%


 

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 54% das intenções de voto, contra 46% de Aécio Neves(PSDB), computados apenas os votos válidos.

Pesquisa do dia 23/10/2014, realizada entre os dias 20 e 22/10/2014; Registro nº: BR-01168/2014; Amostra: 3.010;

Contabilizados os brancos e nulos, que somam 7% do total, Dilma tem 49% das intenções de voto, contra 41% de Aécio. Dos entrevistados, 3% não souberam ou não responderam. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 18 e 23 de outubro. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01168/2014.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 52% das intenções de voto, contra 48% de Aécio, também somando-se apenas os votos válidos. Nesse quadro havia empate técnico, no limite da margem de erro.

Em pesquisa do instituto Datafolha, também divulgada nesta quinta-feira, Dilma tem 53% das intenções de voto contra 47% de Aécio.

De acordo com o Ibope, a rejeição do tucano subiu de 35% para 42% do eleitorado em uma semana. Enquanto isso, a da candidata do PT manteve o índice em 36%.

*

Dilma atinge 53% e abre 6 pontos de vantagem sobre Aécio, diz Datafolha

RICARDO MENDONÇA
DE SÃO PAULO, NA FOLHA

Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta-feira (23) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) pela primeira vez à frente do senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.

Conforme o instituto, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio tem 47%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A diferença entre eles, portanto, está além dos limites máximos da margem.

Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha neste segundo turno, a situação sempre foi de empate técnico. Nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, com a petista numericamente à frente (nos dois casos, por 52% a 48%).

Em votos totais, Dilma alcança 48%, Aécio atinge 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar.

A nova pesquisa Datafolha também investigou a avaliação do governo Dilma. Segundo o levantamento, 44% julgam a administração petista “boa ou ótima”, ante 42% do levantamento anterior.

Trata-se do melhor patamar desde junho de 2013. No mês das grandes manifestações de rua, a aprovação de Dilma despencou de 57% para 30%.

A pesquisa mostra ainda que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição dele subiu 7 pontos (era de 34% em 9 de outubro). Já a taxa de rejeição de Dilma está em 37% —6 pontos a menos do que o registrado há duas semanas (43%).

Por encomenda da Folha e da TV Globo, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23). O nível de confiança do levantamento é 95% (significa que em 100 pesquisas com esta mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1162/2014.


 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.