Forum 21, por uma frente antigolpista permanente

Texto publicado no site Carta Maior.

Convocatória para plenária do Fórum21

A plenária será realizada nesta quinta-feira (3) no auditório do Sindicato dos Engenheiros, situado na Rua Genebra, 25, Bela Vista, às 19:00 horas.

Mensagem enviada por Luis Carlos Bresser Pereira:

Estou com o Forum21 em sua luta pela defesa da democracia. Defendê-la, neste momento, significa defender o mandato da presidente Dilma Rousseff, mesmo quando não estamos de acordo com ela. Há uma direita golpista que não se conforma com a derrota e aproveita a crise econômica para criar insegurança. Por isso, iniciativas como o Fórum21 são necessárias e oportunas.

***

Convocatória Para o Fórum21

Companheiros e companheiras

É dispensável qualificar a gravidade do momento histórico brasileiro.

Mas é imperioso acionar energias e convicções para romper a prostração que guarda relação de causa e efeito com a crise que nos consome.

Desde dezembro de 2014, dezenas de reuniões foram realizadas em residências, sindicatos e entidades da sociedade civil, na tentativa de encontrar saídas para a encruzilhada que capturou o país.

Entre elas, as iniciativas do Fórum21, que avançaram além da mera constatação dos impasses.

Mas que, a exemplo das demais, carecem ainda de interação, organicidade, calendário e recursos para assumir o protagonismo de uma frente progressista que todos sabemos ser necessário.

Mesmo nos piores momentos da vida brasileira, sob a repressão de um aparato ditatorial impiedoso e da censura mais esférica à opinião democrática e progressista, conseguimos reunir as reservas morais e intelectuais da nação para reagir.

Felizmente, não vivemos hoje sob uma ditadura das armas.

Mas enfrentamos um compacto sistema de asfixia ideológica e financeira talvez inédito na história nacional.

Ele sonega à sociedade o debate desassombrado do passo seguinte do nosso desenvolvimento, em meio a um recrudescimento da crise mundial; interdita projetos alternativos ao receituário conservador e desqualifica a política, portanto a democracia, como verdadeiro locus de um futuro hoje capturado pela usurpação dos mercados.

A nossa primeira resposta deve ser mais democracia.

Inclui-se nesse mutirão de engajamento reavivar o Fórum21.

Essa é uma tarefa que todos podemos e devemos assumir.

Nos últimos dias reunimos com vários companheiros, dispersos em grupos de debates durante os últimos meses.

Com essa adesão ganhamos nova musculatura intelectual e organizativa para enfrentar os dias difíceis que estamos vivendo e os que estão por vir.

Convido-os para uma ampla e aguerrida plenária do Fórum 21, à altura da gravidade que a crise brasileira e mundial cobra da consciência progressista e democrática nesse momento.

A plenária será realizada no auditório do Sindicato dos Engenheiros, situado na Rua Genebra, 25, Bela Vista, às 19:00 horas.

Esperamos uma presença significativa e expressiva de companheiros e companheiras que querem um país que respeite os preceitos constitucionais, a decisão soberana do povo e a convivência social, tão abalada nos últimos tempos.

Vamos todos à plenária do Fórum21, para construirmos uma pauta e uma agenda de debates e produção de textos e seminários, que promovam a democracia, o Estado de Direito, o respeito às instituições e às pessoas, fortalecendo a consciência do povo brasileiro em torno de um projeto de nação soberana e para todos.

Encerramos lembrando que muitos dos que estarão presentes na plenária, enfrentamos uma ditadura violenta

E vencemos.

O que temos pela frente agora é tão sério quanto isso, mas é a nossa tarefa.

Fórum21

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.