Menu

O depoimento do filho de Bicudo sobre a guinada golpista do pai

Depoimento de José Eduardo Pereira Bicudo, filho do jurista Hélio Bicudo No Facebook de Fernando Morais. importante depoimento do biólogo josé eduardo pereira wilken bicudo, filho do jurista hélio bicudo, ao dcm – diário do centro do mundo. *** Por conveniência e oportunismo, a mídia conservadora tem divulgado insistentemente que Hélio Bicudo foi um dos […]

92 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Depoimento de José Eduardo Pereira Bicudo, filho do jurista Hélio Bicudo

No Facebook de Fernando Morais.

importante depoimento do biólogo josé eduardo pereira wilken bicudo, filho do jurista hélio bicudo, ao dcm – diário do centro do mundo.

***

Por conveniência e oportunismo, a mídia conservadora tem divulgado insistentemente que Hélio Bicudo foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Acontece que ele mesmo, em vídeo que circula nas redes sociais, diz o contrário. Quem o fez se aproximar do PT foi meu irmão mais velho, José.

Em recente editorial, na revista Carta Capital, Mino Carta definiu bem, com elegância e generosidade, a trajetória de meu pai: conservador, militou mais à direita, depois mais à esquerda e, hoje, não se sabe exatamente por onde caminha.A sua idade avançada, 93 anos, e sua história de vida têm sido usadas e abusadas pelos articuladores do golpe para tirar Dilma Roussef da presidência da república.

As pessoas em geral se comovem com a figura de um senhor de idade defendendo a moral, a ética e os bons costumes.De fato, a sua história de vida tem um enorme peso, independentemente de sua matiz política. Ele teve papel importante junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo, como procurador de justiça, principalmente na apuração dos crimes cometidos pelo “Esquadrão da Morte”, liderado pelo delegado de polícia Sérgio Paranhos Fleury, este também envolvido em crimes de tortura durante a ditadura militar. Esse triste episódio deu ao meu pai grande projeção nacional e internacional. Durante esse período meu pai também trabalhava na redação do jornal O Estado de São Paulo.
Meu pai sempre teve o apoio incondicional de minha mãe, Déa, mãe de sete filhos e esposa exemplar. É importante ressaltar que minha mãe sempre atuou como um “poder moderador”. O caráter conservador, muitas vezes autoritário e acusatório de meu pai sempre foi moderado por ela, dentro e fora de casa. Minha mãe, aos 91 anos de idade, é portadora do Mal de Alzheimer há dez anos, coincidentemente, período durante o qual meu pai iniciou sua obstinada cruzada contra o PT e Lula.

No final dos anos 1980, enquanto secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, durante a gestão de Luiza Erundina, meu pai fez parte de uma comissão de sindicância interna do PT, juntamente com José Eduardo Cardozo, atual Ministro da Justiça, e Paul Singer. Esta visava apurar eventuais favorecimentos ilícitos de pessoas ligadas ao PT junto a prefeituras sob o comando do partido no estado de São Paulo. O parecer final continha acusações que poderiam comprometer Lula, já que um compadre deste estaria supostamente envolvido. José Dirceu era o presidente do PT na época e, segundo meu pai, deu a ele e à comissão de sindicância “carta branca” para comprometer todos aqueles que estivessem supostamente envolvidos. Aqui, creio eu, começa todo o imbroglio.

Meu pai ocupava, também na época, um cargo importante na direção do partido e vislumbrou a possibilidade de alavancar o seu projeto pessoal de poder dentro do PT. Ele jamais admitirá isso, mas usou o parecer emitido pela comissão sindicante para “chantagear” Lula. Este, por sua vez, tentou negociar uma saída que não comprometesse o partido e sua candidatura à presidência da República. Lula disputou o segundo turno com Fernando Collor de Melo.

Esse episódio acabou azedando as relações entre Lula e meu pai, o qual saiu muito ressentido e foi aos poucos perdendo espaço dentro do partido, embora tenha sido eleito deputado federal nas eleições de 1990 e depois em 1994, com votações expressivas, principalmente em 1990. Os seus mandatos na Câmara Federal foram cumpridos quase que de forma independente do PT. Plínio de Arruda Sampaio, também na época deputado federal pelo PT, e meu pai cumpriam agendas bastante semelhantes, todavia Plínio gozava de boas relações com Lula. Meu pai deixou transparecer inúmeras vezes uma forte mágoa em relação ao episódio que fez Lula se distanciar dele.

Durante o período de seus dois mandatos na Câmara Federal, meu pai iniciou aproximações com congressistas que davam apoio ao governo de Fernando Henrique Cardoso, entre os quais Luiz Eduardo Magalhães, na ocasião Presidente da Câmara, filho de Antonio Carlos Magalhães (ACM), ambos integrantes do Partido da Frente Liberal, o antigo PFL e atual DEM.Tal aproximação rendeu-lhe indicação do governo brasileiro para representa-lo junto à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC, EUA.

Assim, durante o seu segundo mandato como deputado federal, meu pai repartia seu tempo entre a Câmara Federal e a OEA. Com isso, foi se distanciando cada vez mais do PT e se aproximando de setores do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.

Nesse meio tempo, fora indicado para integrar comissão na Câmara Federal para investigar o envolvimento do deputado Ricardo Fiúza do PFL no escândalo dos “Anões do Orçamento”. O seu parecer foi qualificado, em público, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, como “pífio”, e a eventual implicação do deputado Fiúza no escândalo ficou comprometida, já que este fazia parte da base de sustentação do governo de Fernando Henrique Cardoso. Lembro-me que meu pai ficou ressentido com o episódio, por toda a repercussão negativa de sua imagem junto à mídia, mas é curioso que isso não o fez guardar qualquer mágoa ou rancor em relação a Fernando Henrique Cardoso.

Esse episódio é ilustrativo dos casuísmos que graçam na política brasileira. Hélio Bicudo, eminente jurista, emite um parecer juridicamente embasado, porém este pode incomodar um determinado “lado” e é portanto considerado “pífio”. Este mesmo jurista, agora faz um pedido de impeachment da Presidente Dilma Roussef, sem base jurídica alguma, respaldando-se apenas no denominado “domínio do fato”, cheio de slogans, que alegram os golpistas de plantão, mas que não presta serviço algum à nação a não ser tumultuar mais ainda a vida já muito difícil dos brasileiros. Nesse caso, no entanto, o texto não é considerado “pífio” por aquele mesmo “lado” ao qual me referi anteriormente. Aliás, aparentemente será usado para deflagrar eventual pedido de impeachment da Presidente Dilma Roussef na Câmara Federal.

O pedido de impeachment do qual meu pai é signatário é uma das inúmeras decorrências de sua infeliz trajetória nos últimos dez anos, período durante o qual o “poder moderador” de minha mãe deixou de existir em razão do mal que a acometeu, permitindo que o rancor desemedido de meu pai em relação ao PT e sobretudo a Lula desabrochasse de uma forma tão beligerante. Essa triste postura é visível no último vídeo que circula pelas redes sociais no qual ele faz acusações em relação a Lula sem quaisquer fatos concretos e de forma completamente leviana.

Há que se ressaltar que o rancor de meu pai em relação a Lula foi intensificado durante o primeiro mandato deste como Presidente da República, antes do episódio do mensalão. Meu pai, no final de mandato como vice-prefeito, na gestão de Marta Suplicy, solicitou a esta que fizesse gestões junto à Lula para que este o indicasse a um posto como embaixador do Brasil, ou na OEA, ou em Genebra junto à Organização das Nações Unidas (ONU), na área de Direitos Humanos, ou em Roma. Nada disso foi possível, pois a política do Ministério das Relações Exteriores mudara, não havendo mais indicações de pessoas fora da carreira para ocupar postos diplomáticos.

No entanto, mesmo assim, meu pai recebeu um fax, do qual sou testemunha, do Ministério das Relações Exteriores, cujo ministro na época era Celso Amorim, convidando-o a representar o Governo Brasileiro junto à UNESCO, em Paris, nas reuniões trimestrais da entidade. Meu pai recusou o convite, interpretando-o como um grande insulto a sua pessoa e, a partir daí, resolveu se opor a tudo que dissesse respeito ao PT e a Lula. Guinada ultra-conservadora que o caracteriza hoje.

Finalmente, devo enfatizar que meu pai goza de plenas faculdades físicas e mentais, muito embora esteja com idade avançada. Todo ser humano tem qualidades e defeitos. Infelizmente, o seu profundo rancor o tornou um homem infeliz, solitário e amargo. Vários de meus irmãos e eu tentamos resguarda-lo durante muitos anos, principalmente após minha mãe ter sido diagnosticada como portadora do Mal de Alzheimer, tanto em relação a sua vida pessoal como em relação a sua vida pública, na tentativa de preservar a sua história de vida.

Entretanto, o seu rancor desmedido e os limites impostos por ele aos próprios familiares que o cercavam, já que ele está lúcido e ativo, fizeram-no se aproximar de pessoas que certamente o estão usando, inclusive uma de minhas irmãs, para atingir os seus fins golpistas. E ele, que nunca soube ficar longe dos holofotes que o iluminaram durante tanto tempo, está se aproveitando do fato para ficar em evidência num triste e infeliz espetáculo midiático.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Regina Novaes

21/09/2015 - 22h41

Se não pode vence-los una a eles.Leiam no Sakamoto sobre o promotor público que apura a chacina!

surreal

21/09/2015 - 11h21

SÓ PRA REELEMBRAR: https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large

Diego

21/09/2015 - 10h54

Se a lava jato afirma que há muitos políticos na câmara federal envolvidos com crimes hediondos de corrupção, o governo deveria suspender essa casa, para que a justiça os investigue com mais propriedade e os retire da política.

Herófilo Viana

21/09/2015 - 13h50

Bicudo = tucano.

Luiz Marques de Lima

20/09/2015 - 22h17

Nilton, acho que sua resposta está aqui…

Yukimi Ito

20/09/2015 - 19h39

Eternas vítimas da “classe dominante”….ridículos.

Leandro Felipe Bueno Tierno

20/09/2015 - 18h09

E os outros 2 filhos dele que apoiam a atitude do pai? Porque vocês não dizem nada. Que “imparcialidade” é essa, rsrs.

Taddeo Escultor

20/09/2015 - 18h07

Que decrepitude sem vergonha desse picareta oportunista, nunca deram um ministério, nem lembraram da existência dele, ai surge da sombra cuspindo porcarias…

Maria Ramos

20/09/2015 - 14h21

Mais uma vez os interesses de alguem sobrepondo o coletivo! Isto para mim eh cortupcao, tambem!

Marcos Portela

20/09/2015 - 12h43

PRÓ-IMPEACHMENT ou PRÓ-CORRUPÇÃO? Verdadeira ZONA, PIRATAS do JUDICIÁRIO e BANDIDOS do PSDB e DEM, financiados pela QUADRILHA dos SONEGADORES da MÍDIA e BARÕES do HELICOCA, mais uma vez tentam ROUBAR meu VOTO e os de MILHÕES de BRASILEIROS.

NÃO é BRINCADEIRA NÃO, são BILHÕES de REAIS movimentados pela QUADRILHA MAÇONICA dos SONEGADORES da MÍDIA, MARAJÁS do JUDICIÁRIO, CORRUPTOS do PSDB/DEM e NARCOTRAFICANTES do HELICOCA, não é de se estranhar o grande empenho do CARTEL da MÍDIA (Globo, Veja, IstoÉ, Época, Folha, Estadão…) em querer DESESTABILIZAR o GOVERNO.

Bravo POVO e DIRIGENTES brasileiros, que RESISTEM ao COVARDE ATAQUE das MAZELAS CRIMINOSAS DA MÍDIA, dos MARAJÁS da JUSTIÇA e dos CORRUPTOS do PSDB e DEM, que por TEMEREM enfrentar o LULA em 2018, tentam TOMAR o PAÍS de ASSALTO.

jose carlos lima

20/09/2015 - 05h27

Ao manter as doações privadas a intenção de Gilmar era continuar tendo em mãos essa arapuca de pegar petista: as doações ao psdb são obra de caridade já para o pt são crime…desde 2005 o PT lutava pelo fim deste tipo de doação..aliás, a máfia midiatico penal não quer saber dos tucanos que ficarama ricos de forma ilicita, a lista todos sabemos e tem até ministro do STF no rolo…

Do “mensalão” ao “petrolao” o mesmo modus operandi de um judiciário Casa Grande vs Senzala

http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

Luís CPPrudente

19/09/2015 - 23h43

Triste fim de Hélio Bicudo.

Jorge Leôncio

20/09/2015 - 01h07

Esse bicudo, é um coitado.mostra um legado dele

Mauricio Gomes

19/09/2015 - 21h03

Duas coisas chamam a atenção nesse momento que estamos vivendo no Brasil. Primeiro é o crescimento assustador do fascismo e da agressividade fomentada por uma mídia criminosa, sonegadora e golpista, que tem grande responsabilidade nessa instabilidade. Há um exército de zumbis nazifascistas em todos os blogs, páginas, sites vomitando ódio, preconceito e intolerância numa escala talvez jamais vista por aqui. Não querem discutir nada, apenas xingar e agredir aqueles que considera inimigos. A outra coisa é a covardia desse governo em não reagir apropriadamente à essa criminosa tentativa de golpe por parte dos demotucanos, grande mídia e setores do judiciário. Tinha que ir à TV e denunciar isso, de preferência dando nomes aos ratos que querem roubar o voto de 54 milhões de pessoas. Eles precisam ser expostos como são, como golpistas que até agora não engoliram a derrota nas urnas e tentam pegar um atalho pseudo-jurídico, e principalmente político, para voltar ao poder. O PT tinha que mostrar quem são os “paladinos da ética” que estão tramando esse golpe, um mais corrupto e golpista que o outro.

surreal

19/09/2015 - 20h25

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO. E A IMPRENSA GOLPISTA É LESA-PÁTRIA.

ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA E SEUS COMPARSAS.

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.

https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs
http://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef
http://www.conversaafiada.com.br/politica/tucanos-inundam-lista-da-odebrecht
http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

Vini Schumacher

19/09/2015 - 23h10

Pérai, deixa eu ver se entendi, vcs estão defendendo este desgoverno ai instalado ou será que bebi demais!

    Luís CPPrudente

    19/09/2015 - 23h41

    Zzzzzzzzzzzzzz!

Evelize Eve

19/09/2015 - 23h03

André Vinicius sobre a materia q vc me passou uma vez… lembra?

surreal

19/09/2015 - 19h25

Neoliberais odeiam ser investigados e seus roubos bilionários são escondidos pela mídia o quando pode.
Operação lava jato só foi criada para combater o PT, achincalhar as empresas nacionais, criar caos e desemprego e entregar o Brasil aos oligopólios exploradores internacionais. Tudo isso com ajuda da mídia anti-pátria que ao mesmo tempo tentar fazer o retorno dos neoliberais entreguistas.

    Asdrubal Caldas

    20/09/2015 - 02h41

    Ainda bem que você já se identifica como Surreal. Se o próprio autor do texto é surreal, que dirá o que ele escreve. Só que desta vez você extrapolou o surrealismo. Nunca vi tanta besteira junta, num texto tão curto. Menos, menos, menos.

      surreal

      20/09/2015 - 10h41

      Comentarista pago pelo PIG se contorce para tentar enganar os visitantes desse site, achando que todos são coxinhas. Não adianta, hoje podemos desmascarar as aberrações caluniosas da mídia opositora, antes só tinha a versão mentirosa dela e dos midiotas. Surreal é só o nome, a mensagem é verdadeira.

        Asdrubal Caldas

        21/09/2015 - 01h47

        Na realidade eu não sou um comentarista pago pelo PIG, eu sou unica e tão somente um voluntário interessado em trabalhar com a verdade. Palavra que a esquerda apagou do seu dicionário, e tirou do seu vocabulário há mais de uma década. A partir de então, trocou o sinônimo pelo antônimo. E o que se ouviu nesta última década saindo da boca desta modorrenta esquerda foi só mentiras, mentiras, e nada mais do que mentiras. É como diz aquele nobre Deputado, campeão de votos no Rio de Janeiro: “A Verdade Tortura” então a esquerda prefere nem procurá-la.

          surreal

          21/09/2015 - 09h32

          Os midiotas são o exemplo cabal da dissonância cognitiva, influenciados pela psicologia de massa da mídia, sofrem de surto psicótico, negam a tudo que não lhes agradam ao ego, perdem o contato com a realidade e chegam ao ponto de ignorar afirmações científicas. Leio aqui vários comentários com uma dissonância cognitiva assustadora, causada pela mídia conservadora, se acham brasileiros, mas muitos já estão psicologicamente alienados. O que mata o Brasil é a baixa auto-estima da maioria desses, causada pela psicologia entreguista da mídia apátrida. Essa mídia venal substituiu a ditadura que prendia, torturava e censurava com mão de ferro a liberdade de pensamento e expressão. Agora existe uma outra forma de ditadura, a ditadura da mídia como um bloco econômico sem lei. Há liberdade de expressão, mas não existe democratização da mídia, então continuam criando alienados, como se fossem donos da verdade, das informações, dissociando-os com objetivo de destruir a democracia e a progressão social de um povo. O Brasil há de ser um país de todos, não um país sujeito a escravização de uma minoria alienante, pretensiosa e arrogante. A mídia máfia anti-nacional sofismática é poderosa na dissonância cognitiva que até faz aumentar a quantidade de trolls coxos.

          surreal

          21/09/2015 - 11h19

          A MÍDIA ENTREGUISTA MAIS O PARTIDO LÍDER DE CORRUPÇÕES BILIONÁRIAS E OS MIDIOTAS NÃO SE CONFORMAM COM A DERROTA DEMOCRÁTICA, O POVO É SÁBIO. SÓ PRA REELEMBRAR: https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large

Maria Evangelista de Jesus

19/09/2015 - 22h20

Por favor leiam este link.

Emília Santana

19/09/2015 - 22h07

Veo qualquer um enrrola

L@!r M@r+35

19/09/2015 - 18h54

Para acabar com a imagem do Hélio Bicudo na direita basta dizer que ele era contra o esquadrão da morte. Aí vão lembrar que ele é um Petralha.

Carmem Stewart

19/09/2015 - 21h14

A marcha do poder.

Esta é uma caracterista da direita por poder usa todos os cartichos sem se envergonhar de seus atos.

jacó

19/09/2015 - 17h23

Tenho piedade da obre alma deste velho senhor pois ele está com medo do futuro que os aguarda ele e fernando henrique cardoso o pior representate das elite ja não estarão entre nós é o cilo da vida que tanto medo causa aos homens são velhos morimbundos.

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 02h07

    Jacó> Você na Bíblia era tão melhor do que o seu irmão Esaú. E os seus pais aqui no Brasil colocaram este nome em você pensando que você seguiria o exemplo do Jacó bíblico, e você os decepciona, porque? Porque seguiu a bíblia da esquerda, e se tornou mais critico e mentiroso? Lembre-se que você também poderá se tornar um idoso como os dois que você citou no seu comentário, o FHC, e o Bicudo, mas isto se você parar de mentir. Porque a mentira tem a perna curta, mas o mentiroso tem a vida curta. O Hélio Bicudo esta com 93 anos, e o FHC está com 84. Será que você, mentindo deste jeito, consegue chegar lá? Olha o que a sua Presidente, a tia Dilma tem a te dizer sobre o que ela acha do FHC.
    https://www.youtube.com/watch?v=96jO73uw8PQ

André Luiz

19/09/2015 - 19h13

Pag que defende um lado que tmb está errado kkkk

Rutnei Morato Erica

19/09/2015 - 18h25

Bicudo sempre foi TUCANO!!!!

José Alves

19/09/2015 - 18h16

Bicudo + tucano = golpe

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 02h12

    José Alves> Bicudo+ Pedido de Cassação aceito= Brasil livre leve e solto das amarras desta esquerda modorrenta.

Rutnei Morato Erica

19/09/2015 - 18h14

Bicudo? ?? Só pode ser TUCANO! !!

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 02h28

    Rutnei Morato Erica> Se fosse num vestibular, você poderia ter caído numa pegadinha. Pois não e só tucano que é bicudo. Proporcionalmente alguns colibris são mais bicudos do que o tucano. E ainda temos aquele brilhante Jurista, o Dr. Hélio Bicudo. Aquele que com o seu denodo, e a sua perseverança, salvou a vida de muitos esquerdistas que hoje estão dando as cartas , e jogando de mão, ocupando postos de comando neste Governo. Não fosse a luta jurídica deste senhor que hoje esta esquerda ingrata tenta denegrir a sua imagem, contra o famoso e temido Delegado Fleury que, segundo dizem, matou muitos terroristas, e também alguns inocentes, com o seu esquadrão da morte, este, o tal delegado, poderia ter tido tempo de eliminar mais alguns deste esquerdista que hoje fazem de um tudo, para denegrir a imagem de quem, possivelmente os teriam salvos. Pense.

Rutnei Morato Erica

19/09/2015 - 18h12

Bicudo? ??? Só pode ser TUCANO!!!!

Wagner

19/09/2015 - 14h42

Ele não guardou rancor do FHC porque ele acha que o FHC está no mesmo nível dele. Já o Lula ele acha inferior a ele.No fundo ele deve ser um preconceituoso!

Josefa Conceição

19/09/2015 - 17h02

Vergonhoso.

Marilia Castro Valente

19/09/2015 - 16h48

quando li esse relato fiquei feliz por não ter tido filho,

marco

19/09/2015 - 13h43

Quero parabenizar o filho do Sr.Bicudo.É difícil lidar com isso,e eu cujo pai de família tradicional do sul,empobreceu ao longo da vida por puro gosto.Era um homem sério,mas tinha um defeito grave,ao meu juízo,era da UDN.Sem dúvidas por saudades dos tempos em que foi rico e por pura falta de inteligência,mas eu gostava dele,como todos nós gostamos dos nossos.Contudo devemos como cidadãos,reconhecer defeitos,também nos nossos e isso eu saúdo no filho do Sr.Bicudo.É uma pena que enxovalhe algo que tinha até então.Mas é homem de DIREITA,com incursões eventuais por outros lados.O Direitismo é uma doença,que não tem cura.

    Asdrubal Caldas

    19/09/2015 - 18h14

    Tire este ódio imbecil do seu coração, e procure tomar um banho de dignidade, e de respeito próprio. Comungue com a verdade, e não aceite nada menos do que a verdade. Chamar o Globo Repórter de baboseira é de uma cretinice que não tem tamanho. O que seria um bom programa para você? O Esquenta da Regina Case? O Globo Repórter sempre pautou a sua linha de programação em mostrar-nos o que há de mais belo, e mais exemplar, de tudo que existe no Brasil, e no resto do mundo. Se você tivesse assistido o Globo Repórter de ontem, dia 18.09.2015, você teria tido o prazer de conhecer um dos países mais belos e dignos de se viver. Sem contar a educação do povo que lá reside. Talvez para você não deva ser o ideal de vida não é mesmo? Vai ver que esta acostumado a viver num buraco qualquer aqui no Brasil, e ai fica difícil de se adaptar com o que há de bom e de melhor. Cuidado em a inveja mata. Veja este vídeo, e aprenda a viver em sociedade, eliminando toda a inveja que você deve carregar nesta cabeça oca. Qualquer duvida me ligue. https://www.youtube.com/watch?v=HG_O_v1I1BQ

      surreal

      20/09/2015 - 11h05

      A globo é sofismática e por isso é uma grande BABOSEIRA, só tem programas pra iludir otários.

Voltaire Vianna

19/09/2015 - 16h24

Muito, mas muito interessante mesmo. As pessoas são os seus valores, a sua razão e as suas emoções.

Gf Andrezão

19/09/2015 - 16h00

Caco..!!

Rosa Anello Dos Santos

19/09/2015 - 15h27

Senilidade…

Edilson José Stocco

19/09/2015 - 15h12

Entre o salafrário do Lula e o Bicudo, mil vezes Hélio Bicudo.

João Roberto Santos

19/09/2015 - 15h11

Golpe é o roubo histórico esse governo corrupto e cheio de petralhas fez na Petrobras… arruinando o Brasil…. bando de troxinhas …

Mauricio Gomes

19/09/2015 - 12h04

Miguel, saiu uma matéria interessante sobre um artigo recém publicado na revista científica PLoS ONE que aponta a incompetência do governo de SP na crise hídrica que assola o estado e que desmente a versão “oficial” de jogar a culpa na estiagem. Será que isso será mostrado no PIG?

http://jornalggn.com.br/noticia/a-transicao-catastrofica-do-sistema-cantareira

link para o artigo em inglês: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0138278

Rose Andrade

19/09/2015 - 14h44

ELE QUEEIA SER CONSUL BRASILEIRO NA EUROPA …..LULA NÃO PODIA DAR O CARGO ELE SE AFASTOU DO PT.

Ana Barros

19/09/2015 - 14h27

Talvez os filhos do senhor Hélio Bicudo devam procurar um especialista, geriatra, psicólogo, para uma análise sobre o comportamento de seu pai. Mesmo que ele tenha tido na juventude e vida adulta um temperamento ressentido e teimoso, o mais aceitável seria que aos 91 anos estivesse sereno, até pelo nível elevado de conhecimento que ele tem. Uma pessoa nessa idade tem limitações para elaborar raciocínios seguros, andar e dormir sozinho. Não faz mais o que fazia em seu tempo de vida ativa. Hoje, muitos sintomas da velhice são tratados pela medicina visando oferecer qualidade de vida ao indivíduo e à sua família. Conheço casos semelhantes de pais de colegas do trabalho que, só depois de muito tempo a família achar que o idoso estava em plena consciência de seus atos, foram diagnosticados com demência senil.

Vilmar Cordeiro

19/09/2015 - 14h24

Como pode chamar de golpe, por favor admitam sépticos do Pt esse partido é um fracasso.

Bruno Souza

19/09/2015 - 14h19

2 bicudos não se beijam. Mas fazem complô.

Eduardo Benzatti

19/09/2015 - 14h13

Golpistas! Não Passarão!

Rodrigo Figueiredo

19/09/2015 - 14h11

Kkkkkkkkk

José Linhar

19/09/2015 - 14h06

José Linhar Gicela Machado Oliveira Brasil Roberto Pinheiro Paulo Roberto Taufer Ary Vanazzi Eduardo Simch Eduardo Neitzel Daniel Adams Boeira Miguel Linhar

jose carlos lima

19/09/2015 - 10h42

José Alencar evitou o impeachment de Lula em 2005

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/jose-alencar-barrou-movimento-de-impeachment-de-lula

Carlos Alberto Fediczko

19/09/2015 - 13h29

Esta caducando Henrique Cardoso

Tulio

19/09/2015 - 10h17

Parece que Eduardo Cunha depende de GM para continuar impune e golpeando o Brasil.

Meire Souza

19/09/2015 - 13h17

Que pena que o Sr. Hélio Bicudo se bandeou pro lado tucano. A idade não o tornou mais sábio, como se espera dos grandes homens.

Valdênia Araújo

19/09/2015 - 13h16

Olha isso, TTzanatta Coutinho

Vagner De Assis Xule Assis Xule

19/09/2015 - 13h13

Parabéns parabéns parabéns parabéns Belo depoimento

Diego

19/09/2015 - 10h11

Vamos reduzir a criminalidade, está insurportável.

pesquise: Cingapura criminalidade zero

http://www.players.com.br/forum/topic/115866-singapura-combate-a-criminalidade/

Obs.: Note que na pesquisa do google a globo colocou como primeiro item de pesquisa as baboseiras do globoreporter.

    Asdrubal Caldas

    19/09/2015 - 18h18

    Diego> Tire este ódio imbecil do seu coração, e procure tomar um banho de dignidade, e de respeito próprio. Comungue com a verdade, e não aceite nada menos do que a verdade. Chamar o Globo Repórter de baboseira é de uma cretinice que não tem tamanho. O que seria um bom programa para você? O Esquenta da Regina Case? O Globo Repórter sempre pautou a sua linha de programação em mostrar-nos o que há de mais belo, e mais exemplar, de tudo que existe no Brasil, e no resto do mundo. Se você tivesse assistido o Globo Repórter de ontem, dia 18.09.2015, você teria tido o prazer de conhecer um dos países mais belos e dignos de se viver. Sem contar a educação do povo que lá reside. Talvez para você não deva ser o ideal de vida não é mesmo? Vai ver que esta acostumado a viver num buraco qualquer aqui no Brasil, e ai fica difícil de se adaptar com o que há de bom e de melhor. Cuidado em a inveja mata. Veja este vídeo, e aprenda a viver em sociedade, eliminando toda a inveja que você deve carregar nesta cabeça oca. Qualquer duvida me ligue. https://www.youtube.com/watch?v=HG_O_v1I1BQ

      Diego

      19/09/2015 - 18h53

      A globo é uma ENORME BABOSEIRA. Só minha vó que assiste, ela tá senil.

        Asdrubal Caldas

        21/09/2015 - 02h48

        Quem desdenha quer comprar. Talvez não seja a senhora sua avo que esteja senil, mas você é que não consegue acompanhar as falas, e entender os diálogos de cada programa. Que mal lhe pergunte. Você tem o ensino Fundamental?

      surreal

      20/09/2015 - 10h45

      A globo é sofismática e por isso é uma grande BABOSEIRA, só tem programas pra iludir otários.

Miriam Ramos

19/09/2015 - 13h00

Parabéns. Pela nota tão verdadeira.

Felipe Henrique

19/09/2015 - 12h58

Está caducando.

    Orídia Marques

    19/09/2015 - 17h17

    E deve ta doente o coitado do bicudo.

Messias Franca de Macedo

19/09/2015 - 09h57

O golpe é para ‘privatizar tudo’ – Por conspícuo e impávido jornalista Altamiro Borges

A economista Elena Landau, que foi apelidada de ‘musa das privatizações’ durante o reinado de FHC, escancara os interesses que movem esta conspiração.

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]:
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-golpe-e-para-privatizar-tudo-/4/34530

Leila Maria

19/09/2015 - 12h57

Golpistas que não tentem o golpe por que se arrependerão amargamente. A palavra democracia não pode nunca estar na boca de quem conspira contra ela!

Leila Maria

19/09/2015 - 12h56

Os golpistas estão contando com o ovo ainda na galinha. Tão esquecendo de combinar com os 64 milhões que votaram na DILMA ROUSSEFF e deram o mandato a ela. Quem disse a esses golpistas que o povo quer Aécio e sua turma golpista mandando no Brasil? Os golpistas esquecem de analisar os efeitos colaterais de suas atitudes e as consequências. O tiro vai sair pela culatra!

    Gian Ferrari

    19/09/2015 - 15h06

    Pra isso que temos as nossas Forças Armadas, pra colocar gente arruaceira e sem noção no devido lugar. Vão encarar? É melhor não, porque vão perder como sempre perderam por não entenderem a alma do povo brasileiro patriota que ainda pensa e felizmente, e’ a esmagadora maioria.

      Zaratustra

      19/09/2015 - 18h51

      MUITOS SE ESQUECEM QUE OS MILITARES HOJE SÃO E ESTÃO COM O POVO BRASILEIRO, VÓS QUE SÓ DEFENDEM OS CAPITALISTAS ESTRANGEIROS E TRAIDORES NATIVOS QUE QUEREM LESAR A PÁTRIA BRASILEIRA, VÃO PERDER. DILMA FOI REELEITA DEMOCRATICAMENTE E GOVERNARÁ PARA TODOS OS BRASILEIROS.

    Jose Nascimento

    19/09/2015 - 18h53

    LEILA VC SÓ MESMO PODE SER LOUCA!!!! OU NÃO SABE NADA DE MATEMÁTICA.

      Zaratustra

      19/09/2015 - 19h14

      MUITOS SE ESQUECEM QUE OS MILITARES HOJE SÃO E ESTÃO COM O POVO BRASILEIRO, VÓS QUE SÓ DEFENDEM OS CAPITALISTAS ESTRANGEIROS E TRAIDORES NATIVOS QUE QUEREM LESAR A PÁTRIA BRASILEIRA, VÃO PERDER. DILMA FOI REELEITA DEMOCRATICAMENTE E GOVERNARÁ PARA TODOS OS BRASILEIROS.

    Renê Fraga

    20/09/2015 - 02h57

    As forças armadas estão aí para garantir a constituição….se for preciso….Golpe Não…..vamos aguardar o desfecho final…..

    Marcos Felix

    20/09/2015 - 08h38

    Os militontos/militrouxas só falam em golpe,,,,se esquecem que o afastamento de um presidente está na constituição….basta que tenha infringido qualquer uma das situações previstas em lei…..e se ficar provado que a Dilma errou,será afastada dentro da lei,,,dentro da normalidade democrática.Acorda Leila Maria,seu partido roubou demais,errou demais…

    Tiago Mansur

    20/09/2015 - 21h03

    Opa…64milhões onde?? Já incharam tanto o estado e fraudaram tanto as eleições que os 54milhões de votos multiplicaram e cresceram em 10milhoes??

Eugenio P. Lustosa da Costa

19/09/2015 - 12h54

O Collor seria mais confiavel do que o Aécio.

Gouvea Jorge

19/09/2015 - 12h50

é a idade o ostrascismo faz pessoas idosas quererem atenção é o ocaso de uma grande figura nacional

Ilma Cristina Sobral Bezerra

19/09/2015 - 12h48

Interdita ele!

José Martins

19/09/2015 - 09h45

O depoimento do biólogo José Eduardo Pereira Wilken Bicudo, filho do jurista Hélio Bicudo é bastante esclarecedor. Ninguém sabe mais sobre alguém do que o próprio filho sobre o pai.

Antonio Carlos Wanka

19/09/2015 - 12h40

Foda pros filhos verem essa situação e ñ poderem fazer nada.

?ajro A?gusto

19/09/2015 - 12h37

O problema é que ele, como toda a militância, levou um tapa na cara. O que podemos acusá-lo é de ser um homem rancoroso e vingativo o que é perdoável quando não prejudica pessoas que não tem nada com isso.

    Edi Passos

    19/09/2015 - 18h28

    O golpismo desses m… prejudica todos nós, inclusive você, ou alguém pensa que depois do golpe virá a bonança?

Eliza Almeida

19/09/2015 - 12h36

Ele quer privilégios, como não obteve mostrou sua verdadeira face de golpista.

    Jose Nascimento

    19/09/2015 - 18h50

    ELIZA VC É MESMO CARA DE PAU!!!QUAL MORAL Q ESTE pt TEM PRA DAR???SÓ LADRÕES

Roger Gilmour

19/09/2015 - 12h34

Coitado, queria ir para o STF mas o Lula não o indicou…

Claudinei Divino Flavio

19/09/2015 - 12h32


Leia mais

Recentes

Recentes