Menu

Como sair da crise?

Por questão de honestidade, e para não provocar uma surpresa incômoda, um aviso. Ao final do texto abaixo, eu tentarei vender um produto aos leitores: um workshop de blogosfera política. O texto é uma maneira de apresentar os motivos que me levaram a criar o curso. Vamos à ele. Como sair da crise? A crise […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por questão de honestidade, e para não provocar uma surpresa incômoda, um aviso. Ao final do texto abaixo, eu tentarei vender um produto aos leitores: um workshop de blogosfera política.

O texto é uma maneira de apresentar os motivos que me levaram a criar o curso. Vamos à ele.

Como sair da crise?

A crise é grave, profunda e duradoura.

É uma crise de governo, partidos, capitalismo, socialismo, jornalismo.

Uma crise ética, política, econômica, moral e midiática.

A Europa está em crise, os EUA estão em crise, a América Latina mergulha numa nova crise.

Até a China agora parece estar em crise.

É crise em toda parte.

A crise política, embora seja uma realidade quase permanente no Brasil, parece ter chegado a um momento particularmente agudo.

Qual a solução?

O governo, alvo central da crise, parece não ter tempo para debater nada em profundidade, pois está ocupado demais tentando sobreviver (isso quando não pratica o curioso esporte de atirar no próprio pé).

O Cafezinho permanece aferrado às suas convicções de que a única solução para a crise, para todas as crises, é o debate inteligente, a informação responsável e a luta pela felicidade coletiva e individual.

A inteligência nasce do próprio debate. A responsabilidade nasce da informação correta. A felicidade nasce da luta.

O exercício do debate dá musculatura à inteligência. A informação correta, ética, nos força a confrontar nossos desafios com mais responsabilidade. A experiência da luta por nossos direitos individuais e coletivos nos torna mais fortes, mais saudáveis, e, portanto, mais felizes.

Em seu já clássico O Capitalismo no Século XXI, Thomas Piketty nos fornece uma leitura realista e sombria das últimas décadas. A concentração de renda experimenta um processo de intensificação assustador.

Entretanto, o livro deixa antever um fiapo de luz ao fim do túnel. Os estudos do economista francês revelam que a distribuição do conhecimento é o único meio concreto, duradouro e confiável para evitar a pauperização dos povos.

Então eu acho que precisamos aplicar isso no Brasil, em especial à política brasileira.

E particularmente no que se refere ao debate e à informação política.

Que a concentração dos meios de comunicação é uma das piores chagas do Brasil, disso quase ninguém tem dúvida, à esquerda e à direita.

Os blogs políticos surgiram, principalmente, para fazer um contraponto a esta situação.

Entretanto, precisamos de mais blogs. Muito mais blogs. Todos os nossos mais de cinco mil municípios, nossas dezenas de estados, merecem blogueiros políticos locais capacitados, preparados.

Todos os campos da ciência merecem possuir mais blogueiros.

Um país com 202 milhões de habitantes precisa sofisticar o seu sistema de informação.

Se o Congresso não quer fazer uma Lei Democrática de Comunicação, se o governo tem medo de tocar no assunto, o problema da comunicação já se tornou doloroso de mais para que nos resignemos à pasmaceira das instituições.

Até porque já se tornou um problema econômico.

Os cursos de jornalismo estão criando legiões de futuros desempregados.

As redações promovem demissões em massa.

Enquanto isso, a internet cresce vertiginosamente no país. A economia virtual não conhece crise, no Brasil ou no mundo.

Eu sou blogueiro desde 2002, mas desde meados dos anos 90 fazia jornalismo alternativo.

Longe de mim desmerecer partidos, sindicatos, ou mesmo as tradicionais empresas de mídia. Não quero desmerecer nada. Acho que a sociedade política é um ecossistema complexo e que todos têm um papel importante.

Mas há um elemento novo no mundo da comunicação, proporcionado pela internet, que é a possibilidade do indivíduo, armado apenas com sua inteligência, sua cultura e sua coragem, se faça ouvir por milhares, quiçá milhões de pessoas, apenas publicando um texto na internet.

E não apenas se fazer ouvir. O autor fala e também ouve.

Tudo isso é para dizer o seguinte: estou lançando o meu I Workshop de Blogosfera Política.

Serão aulas ministradas ao vivo, através de um sistema de conferência digital, que permitirá que eu troque ideias com os alunos.

A primeira edição do Workshop terá início no dia 05 de outubro, numa segunda-feira e vai até o dia 09 de outubro, sexta-feira. O horário é de 20:00 às 21:15.

Confiram as promoções para assinantes.

O objetivo do curso é capacitar os alunos para se tornarem blogueiros profissionais.

O curso é de blogosfera política, mas acredito que poderá capacitá-los para serem blogueiros de qualquer assunto.

Discutiremos técnicas de redação, conceitos políticos, ferramentas de marketing, história, filosofia, estética.

Terei ajuda de meus amigos da academia, egressos das melhores faculdades e cursos de pós-graduação do país, no campo da ciência política, do direito e da comunicação.

Quem estiver interessado, pode entrar neste site.

http://curso.ocafezinho.com

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

odorico nilo

21/09/2015 - 15h11

Crise – estado terminal ou coragem de mudança

DADOS E SAÍDA

Ou Dilma dá uma grinada – e já – de 360 gráus ou naufraga de vez e, quiçá, arrastando com ela o sonho de esperança do “sem medo de ser feliz”. O governo está se tornando indefensável e popularmente insustentável. Case-se esta (1) previsão do DIEESE com as observaçõe (2) de Renato Meirelles do DataPopular (Instituto de Pesquisa das Classe C,D e E):

1) DIEESE PREVÊ DESEMPREGO PRÓXIMO DE 14% NA GRANDE SP ATÉ FINAL DO ANO
São Paulo – A trajetória do mercado de trabalho neste ano indica que o Brasil chegará ao fim de 2015 em uma situação ruim. Com a recessão, o corte de postos de trabalho deverá ficar em torno de 1 milhão de vagas formais, refletindo que neste ano a queda de braço entre capital e trabalho termina com o pior saldo para os trabalhadores. Esse resultado reverteria, em parte, uma tendência positiva dos dois mandatos do governo Lula e da primeira gestão Dilma, que juntos criaram mais de 20 milhões de postos de trabalho formais.
Na região metropolitana de São Paulo, um dos principais termômetros do mercado de trabalho no país, o contingente de desempregados, que segundo dados do Dieese e da Fundação Seade era de 1,169 milhão de pessoas em setembro de 2014 – quando a crise começou a se agravar –, em julho deste ano subiu para 1,514 milhão, um incremento de 29,5%.
Não fosse a histórica tendência do desemprego de crescer no primeiro semestre e cair no segundo, graças a eventos que injetam recursos na economia e aquecem o consumo, como 13º salário, festas de fim de ano e as contratações temporárias, a região metropolitana poderia chegar ao fim de 2015 com 15% de desempregados. “Eu preferiria projetar entre 13% e 14%, que já é um resultado ruim”, pondera o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, prevendo que os eventos do semestre ainda vão injetar ânimo na economia e atenuar o crescimento do desemprego, que conforme a última taxa do Dieese, de julho deste ano, está em 13,7%.
http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2015/09/dieese-preve-que-taxa-de-desemprego-na-grande-sp-chegara-ao-fim-de-2015-proxima-de-14-1394.html/

2) RENATO MEIRELLES: PT TEM QUE FALAR DO FUTURO
(…)

O fato de os jovens não conhecerem o Brasil pré-PT criará um abismo geracional entre a classe baixa mais velha e a classe baixa mais nova?

Renato Meirelles –

Sim, isso já acontece. Por que não faz sentido para a população brasileira a comparação entre a gestão de Fernando Henrique Cardoso e a de Dilma? Porque metade dos eleitores da última eleição não viveram os quatro anos do último mandato de FHC.

Os eleitores mais novos da classe C nunca passaram fome na vida. Esta foi e eleição em que a classe C mais se dividiu, com os mais velhos votando na Dilma e os mais novos se dividindo entre Aécio, anulação e abstenção.

Se o PT quiser se reeleger, o desafio é como falar do futuro. O partido hoje fala que está erradicando a pobreza e ajudando os mais pobres, mas 81% dos brasileiros se identificam como classe média. Não estou falando que eles são, mas que eles se veem assim. Esse cara fala “pobre não sou eu, então não estão resolvendo a minha vida”.

A esquerda acha que todo mundo associa redução da miséria com igualdade de oportunidades. Mas redução da miséria fala para o passado e igualdade de oportunidades fala para o futuro.

Para a dona Maria isso não é automático. Ao mesmo tempo, o brasileiro não vê mérito em ganhar uma corrida de 100m saindo 50m na frente. O discurso da igualdade de oportunidades será a plataforma do próximo presidente da República, não tenho dúvida nenhuma disso. Se ele vai vir do PSDB, do PT ou de outro partido é uma história diferente.

Os políticos se comunicam com o jovem brasileiro?

Renato Meirelles –

Os políticos brasileiros são analógicos e o novo eleitor é digital. O político brasileiro está acostumado a falar, não a ouvir.

A lógica digital é a lógica de querer ser protagonista, de quem tira selfie na manifestação. Eu quero ouvir, mas eu também quero ser ouvido.

Os políticos são da época da televisão. A TV era uma janela para o mundo, a única forma de as pessoas saberem o que está acontecendo lá fora.

A internet é uma vitrine para o mundo. Os políticos não entendem isso.

Como unir o Brasil?

Renato Meirelles –

A mudança do discurso é fundamental. Parte considerável dos brasileiros acha que o Bolsa Família não ensina a pescar. E por outro lado os governistas gritam que quem diz isso é coxinha. Esse lado é o do dissenso.

Mas e o lado do consenso? Um dos poucos itens que tem quase a unanimidade da opinião pública brasileira é a defesa da educação como a única forma de o Brasil melhorar.

(…)

http://www.conversaafiada.com.br/politica/renato-meirelles-pt-tem-que-falar-do-futuro/

SAÍDA:

Dilma voltar-se às bases progressista que a elegeram e, mesmo, às que estiveram às margens; voltar-se aos movimentos sociais, voltar-se às micros e pequenas empresas, à agricultura e negócios familiares e de vizinhança; voltar-se às políticas sociais, à educação, saúde e segurança publica; às reformas políticas e tributária; e abandonar o sistema de metas inflacionárias, o câmbio flutuante e a necessidade de gerar o superávit primário “que amarra toda e qualquer busca de caminhos para a superação da crise de uma perspectiva desenvolvimentista” (Paulo Kliass)

Carlos Afonso

21/09/2015 - 11h36

Estou interessado em assistir o treinamento, mas não tenho disponibilidade durante o dia. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para quem quiser assistir em outro horário? Em caso afirmativo, participarei.

Abs,

C.A.

surreal

21/09/2015 - 11h23

SÓ PRA REELEMBRAR: https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large

Luzeneide Fernandes

21/09/2015 - 13h56

Só tem crise quem acredita !!!

Maria Luisa

21/09/2015 - 10h55

Alguém sabe o que aconteceu com o site GGN do Luis Nassif?

    Marcos Souza

    21/09/2015 - 15h23

    Acho que o blogueiro amestrado, Luís Nassif, foi atingido pelo ajuste fiscal !

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 15h46

    Maria Luisa >Vai ver que faliu. Só penso que pode ser isto.

Vilma Maria Fernandes

21/09/2015 - 13h29

Monte de hipócritas, tirando proveito da crise e fingindo ser modelo de honestidade. Caiados e cunhas desse Brasil a fora…

    Asdrubal Caldas

    21/09/2015 - 19h09

    Vilma Maria Fernandes> Pense hipoteticamente o seguinte: Você é um/a rico/a fazendeiro/a especializado/a na criação de gado de corte, e possui um setor que cuida de seu rebanho de touros reprodutores, os mais caros do país. Cansado/a de estar trabalhando a muitos anos sem tirar férias, resolve deixar a sua propriedade ( pense nela como se fosse o Brasil) nas mãos de um Administrador ( pense ser ele, a tia Dilma), que deverá ser o responsável por manter o padrão de qualidade da sua fazenda, e zelar para que o seu quadro de funcionários continue recebendo os mesmos cuidados que você sempre dispensou a eles. ( Pense nos Ministros da tia Dilma) Este seu Administrador foi indicado pelo seu antigo capataz, que se aposentou (pense que foi o Lula quem indicou a tia Dilma) Tudo conversado, e acertado como deveria ser mantido o relacionamento de respeito e cordialidade entre a nova Administração, e os clientes e fornecedores (pense no Lula dando as coordenadas de como a tia Dilma deveria governar o Brasil). Você viaja despreocupado/a, e confiante de que ao voltar encontrará tudo dentro dos conformes. ( pense no povo que votou na tia Dilma, e que também acreditou que ela estaria preparada para governar o Brasil) Como você programou uma visita longa, por diversos países, obvio que no minimo duas ou três vezes por semana você entrava em contato com os seu Administrador para saber como estão indo as coisas. E nestes contatos o seu Administrador sempre te traz boas novas, dizendo mesmo que esta tudo correndo acima do esperado. Você acredita, e fica feliz. ( pense na tia Dilma contando ao povo que a elegeu, todas aquelas mentiras do tal Brasil Maravilha) No tempo aprazado você volta todo/a feliz, e não vê a hora de ir visitar a sua bela fazenda. Que decepção!!! De longe você já avista que a porteira esta toda despencada, o gado no pasto diminuiu no mínimo 40% do que era quando você partiu. O seu rebanho de Reprodutores foi reduzido em 1/3, e os que sobraram você descobre que estão sendo cuidados por enfermeiros, e não pelos mais renomados Veterinários contratados por você. Quando você procura saber o que aconteceu com 1/3 faltante, descobre que o seu Administrador doou-os para os amigos, donos de fazendas em que ele havia trabalhado. (pense no Lula perdoando dívidas de países devedores, por interesses escusos, e na tia Dilma gastando o dinheiro do povo, para beneficiar os ditadores da América Latina, amigos dela, e não do povo brasileiro) A partir desta constatação, você perceberá que que o seu Administrador levou a sua fazenda para uma grande crise ( pense: se para você dono/a de uma simples fazenda, um despreparado Administrador conseguiu provocar um estrago como este. Já pensou a tia Dilma, também, uma despreparada para ocupar um cargo de tamanha relevância, como é o de Presidente de um país de dimensões continentais, como o Brasil, e ainda assessorada por um bando de Ministros desqualificados para os cargos indicado a cada um, o que não aprontaram contra o povo ordeiro deste pais?) Portanto minha querida/o, quem pariu Mateus que o embale. Os responsáveis pela atual crise, que a solucione. Mas nem por isto vou deixar de dar uma boa ideia para a tia Dilma: Convide os 54.000.000 de eleitores que a elegeram, apresente-lhes o rombo que o seu Governo causou, proponha-lhes que a ajudem saldar a fatura, se eles aceitarem, parcele a parte que caberá a cada um em 60 vezes, e estará solucionado o problema. Não será lindo? O que esta esquerda modorrenta precisa aprender, é a respeitar a Inteligência, e a Sabedoria do povo brasileiro. Eu estou caminhando para os 71 anos, acompanho política desde muito jovem. Em 1958 eu estava com 13 anos, e apareceram uns políticos espertalhões aqui no ABC Paulista, querendo dividir o Município de Santo Andre em dois. Nesta época eu trabalhava num antigo armazém de secos e molhados, e nas horas de menor movimento, a minha distração era ler. Lia tudo que caia em minhas mãos, até embalagem de papel higiênico. E esta minha mania ajudou-me muito a entender como a cabeça de um político desonesto já funcionava naquela época. Hoje, com toda a tecnologia colocada a disposição destes verdadeiros crápulas, eles aperfeiçoaram as suas malandragens de tal modo que, é difícil até para mafioso botar defeito. Tem muitos deles que conseguem dar nó em pingo d’água, e outros consertam relógios de pulso no escuro, e pasmem, com luvas de boxe nas mãos> pode? É óbvio que eu na época fui contra a emancipação de Utinga, do resto da cidade de Santo André. E com argumentos que se utilizados hoje, para qualquer cidade que tenha algum espertalhão querendo dividi-la, ainda serão válidos, e convincentes. O que eu tenho observado sobre a maioria dos que tem um viés esquerdista, principalmente os mais jovens, é que eles padecem de alguns problemas de difícil solução: Os mais velhos, com pouca cultura, estes são os piores. Estes passaram por uma lavagem cerebral que os impregnou por um vírus que podemos denominá-lo de “Idolátrius” É o vírus que contamina os possuidores de pouca cultura, e é utilizado para idolatrar, principalmente, políticos de baixo QI, e sem respeito aos princípios da ética e da moral. Este vírus apareceu a partir da era Lula. Já ouvi, e li os seus adoradores dizerem: “O meu Rei Lula” E isto por enquanto. Porque quando ele vier a falecer, com certeza entre dois e três meses após a sua morte, começarão a aparecer os falsos milagres feitos por ele, e o seu povo começará a chamá-lo “São Lula”. E eu sem nenhum deboche, acrescentaria “São Lula, a mãe dos ricos”. Sim a mãe dos ricos, porque o pai dos pobres foi o Getúlio Vargas. E o Próprio Lula foi quem sempre apregoou que:” Nunca antes na história deste país os Industriais, e os Banqueiros ganharam tanto dinheiro, como no meu Governo” E eu acredito que foi a única verdade dita por ele desde que o conheço das greves de São Bernardo. Já os mais jovens sofrem de um mal que, se bem cuidados por um bom Psicólogo, ainda pode haver uma recuperação. Trata-se de uma doença bastante conhecida pela ciência, e também pelos mais antigos. É a chamada cientificamente de “Priguicitis Agudis”, ou no popular: “Preguiça Aguda” Para se mostrarem atuais, os jovens querem participar de tudo que o cerca. E pela doença de que são acometidos, não todos, mas a maioria deles, acabam deixando tudo incompleto. Então só resta a estes jovens, seguirem o caminho dos chamados papagaios de Pirata. Aqueles só repetem o que ouvem. Nunca buscam a informação completa de fonte confiável, porque eles tem preguiça de ler. E este mal foi adquirido pelos ensinamentos do maior Guru da esquerda brasileira, quando disse publicamente, e está gravado em vídeo: “Eu nunca li um livro inteiro, tenho preguiça de ler. Ler é chato.” Agora ambos os esquerdistas, velhos, e novos, se tornaram especialistas em aplicar tudo que a cartilha vermelha da esquerda lhes passa, mais algumas palavras de ordem dadas pelo marqueteiro do Lula/Dilma, e tudo vira um mantra a ser repetido a exaustão. Exemplo: Chamar quem não comunga com as suas ideias ultrapassadas e pegajosas de: Coxinhas, Golpistas, e Fascistas, dentre tantas outra besteirinhas. Não tem um texto escrito por esquerdista/petista, que não aparece ao menos uma desta três palavras. Eles costumam sentar no próprio rabo, e ficar falando do rabo dos outros. E a idiotia é tanta que eles se valem, para atingirem os adversários, dos ensinamentos de Lenin que diz: “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. Enquanto esta esquerda não se dispor a trabalhar com a verdade, haverá sempre desentendimentos. Até que a verdade prevaleça. Qualquer duvida me ligue.

Mauricio Cândido Taveira

21/09/2015 - 08h56

Gostaria de saber qual é o programa do curso. Quais os tópicos que serão tratados.

DNA Brasileiro+500-Anos Governados Por Carrascos KhazarIanos

21/09/2015 - 11h49

===PROPAGANDA TUCANA COM O SILÊNCIO E O BLACKOUT! (HSBC & Suiçalão)

PIADA….A sonegação, evasão, pedaladas, fluxos ilícitos* e a inadimplência fiscal é maior que R$90-bilhões, anuais é a causa principal do déficit e o que equivale o orçamento da Saúde.

*fluxos ilícitos dos bilionários Brasileiros enviados ao exterior podem superar R$590-bilhões e querem o impeachment chamando gente honesta de ladrão na sua mídia perante a população.

https://www.youtube.com/watch?v=Pay9N39Uks8

Nancy Soares

21/09/2015 - 09h48

Excelente


Leia mais

Recentes

Recentes