Menu

Egito realiza reunião ‘secreta’ de inteligência com Israel sobre Rafah

O Egito foi informado e está envolvido nos planos israelenses de evacuar os civis de Rafah para Khan Yunis Altos funcionários israelenses e egípcios realizaram uma reunião secreta no Cairo, em 24 de abril, com o objetivo de discutir os planos de Tel Aviv para uma invasão da cidade de Rafah, no extremo sul de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AFP via Getty Images

O Egito foi informado e está envolvido nos planos israelenses de evacuar os civis de Rafah para Khan Yunis

Altos funcionários israelenses e egípcios realizaram uma reunião secreta no Cairo, em 24 de abril, com o objetivo de discutir os planos de Tel Aviv para uma invasão da cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza.

Três altos funcionários israelenses disseram ao Axios na quarta-feira que o chefe do Shin Bet, Ronen Bar, e o chefe do exército israelense, Herzi Halevi, se reuniram com o chefe da inteligência egípcia, Abbas Kamel, e com o chefe do exército egípcio, Osama Askar.

O relatório veio no mesmo dia em que um oficial de defesa israelense disse que Israel lançará a operação em Rafah assim que obtiver a aprovação do governo. Israel está “avançando” com a operação, disse um porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, mas não deu um prazo específico.

Israel está desenvolvendo um plano para evacuar os civis da cidade desesperadamente superlotada. O Egito manifestou preocupação com a possibilidade de um afluxo de refugiados palestinos entrar no seu território quando Rafah for atacada e prometeu não permitir qualquer deslocação em massa de habitantes de Gaza para o deserto do Sinai.

Washington apelou repetidamente a Israel para garantir a evacuação segura dos civis de Rafah, onde as operações militares representam a ameaça de uma grave catástrofe humanitária.

“Todos aguardam a diretiva de Netanyahu para começar a evacuar a população civil de Rafah. Está estacionado em sua mesa. Ele precisa resolver o assunto tanto com os americanos quanto com os egípcios”, disse uma das autoridades israelenses ao Axios.

Autoridades dos EUA e de Israel realizaram uma reunião virtual na semana passada para discutir planos para Rafah. A decisão de lançar a operação é “baseada nas condições e não no tempo, e está ligada à situação humanitária no terreno”, enfatizou Tel Aviv a Washington durante a reunião, segundo autoridades norte-americanas.

O Wall Street Journal (WSJ) informou em 23 de abril, citando autoridades egípcias, que os planos de evacuação de Israel para Rafah estão quase completos. O plano levará de duas a três semanas e será executado em cooperação com Washington, Cairo e outros estados árabes, incluindo os Emirados Árabes Unidos.

As forças egípcias posicionaram-se no norte do Sinai e ao longo da fronteira de Gaza e estão “totalmente preparadas” depois de serem informadas por Israel sobre os planos para Rafah, informou Al-Araby Al-Jadeed em 18 de abril.

O plano de evacuação de Israel envolve o deslocamento da população civil de Rafah para cima, em direção à cidade de Khan Yunis, no sul, bem como para outras áreas da faixa, afirma o relatório, acrescentando que serão montados abrigos com tendas, suprimentos de alimentos e instalações médicas.

Imagens de satélite publicadas recentemente mostram um grande complexo de tendas em Khan Yunis e reuniões de tropas israelitas em bases militares e postos avançados perto da faixa – sinalizando que a invasão de Rafah pode ser iminente.

Publicado originalmente pelo The Cradle em 25/04/2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes