Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

FMI diz que pior já passou

Por Miguel do Rosário

06 de outubro de 2015 : 15h03

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Análise Diária de Conjuntura – 06/10/2015

Conforme esperávamos, o golpômetro dá um soluço de uns três pontos para cima com a também previsível reação corporativa do Tribunal de Contas da União (TCU), um órgão que assumiu ares notoriamente golpistas.

A tendência é o golpômetro se manter tensionado por alguns dias, atingindo o pico no final de semana, com as prováveis histerias dos panfletos em que se transformaram as revistas semanais.[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
Mas ele deve recuar no início da semana que vem, após o mercado político assimilar que o TCU não derruba governo.

O mercado financeiro já dava por favas contadas, há tempos, que o TCU não aprovaria as contas, assim como parece agora entender que não há possibilidade jurídica ou política de impeachment.

A bolsa continua subindo, com destaque para a Petrobras e Companhia Siderúrgica Nacional, cujas ações estão registrando altas de 8 %e 6% respectivamente, neste momento.

A valorização das empresas nacionais reflete a recuperação da confiança na economia, após a reforma ministerial, que deu ao governo mais segurança no parlamento.

A moeda nacional, por sua vez,  continua se valorizando frente ao dólar, o qual caiu mais hoje, e estava sendo cotado há pouco em R$ 3,84.

ScreenHunter_90 Oct. 06 14.24

O principal desafio do governo será a votação, agora adiada para amanhã às 11 horas da manhã, dos vetos das últimas e mais perigosas “pautas-bomba”.

É provável que o governo consiga aprovar, porque setores da oposição tem sido pressionados pela própria classe empresarial, seus patrocinadores, de que a economia brasileira teria prejuízo em caso de uma postura irresponsável dos parlamentares.

Passada a turbulência do TCU, a oposição ainda tem um plano B, que são as contas de campanha via TSE, mas uma cassação eleitoral oferece ao governo uma quantidade enorme de recursos, e a decisão seria dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde o governo tem hoje uma maioria um pouco mais segura do que no passado recente.

Ainda nesta linha, da perda de prestígio do impeachment, o pedido protocolado por Helio Bicudo, o mais importante e, em tese, mais consistente de todos os pedidos, foi avaliado pela área técnica da câmara como desprovido de elementos probatórios suficientes para levar adiante a proposta. Recomendou-se a sua arquivação.

No campo da economia, o FMI projeta retração de 3% na economia brasileira este ano e 1% ano que vem. É uma estimativa pessimista e conservadora. Estimativas de economistas são mais instáveis que previsão do tempo.

De qualquer forma, o relatório do FMI projeta tempos difíceis no mundo inteiro. A situação no Brasil, no entanto, de fato, está pior do que a média, por causa de problemas políticos bastante específicos.

RES100615A-B

De maneira geral, todos vão melhorar em 2016, inclusive o Brasil. E como já estamos perto do fim do ano, pode-se dizer que o pior já passou.
[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

33 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Clovis Costa

08 de outubro de 2015 às 00h58

Otimista demais!

Responder

Jeovane Silva

07 de outubro de 2015 às 20h53

Vai contar istoria pra boi dormir pó.. Brasil levará anos pra recuperar a sua economia de volta..

Responder

Edilson José Stocco

07 de outubro de 2015 às 17h41

Essa era a inflação antes do Plano Real . Grande Fernando Henrique , que na época em que era ministro da fazenda do governo Itamar Franco , criou o PLANO REAL.

Responder

Gilberto Machry

07 de outubro de 2015 às 12h58

Eles não acertam nada

Responder

Denise Maria Mahe

07 de outubro de 2015 às 10h34

PASSOU PRA QUEM?

Responder

Manino Danado

07 de outubro de 2015 às 00h46

Mais uma mentira e enganação do PT. Desse jeito só ganha dinheiro quem produz e vende para fora em dólares. O pequeno é esmagado e o grande se dá bem. Cadê o tal governo do pobres? mentira do PT.

Responder

Fabio R de Carvalho

07 de outubro de 2015 às 03h26

para os pessimistas um aviso chato rs….

Responder

Danilo Cipriano

07 de outubro de 2015 às 00h21

Desde quando a gente se importa com o q FMI acha?

Responder

Joel Alves

06 de outubro de 2015 às 23h45

Se o Aécio soubesse perder o Brasil já estaria melhor do que está.Mas infelizmente tem brasileiros que aposta na quebra do País só pra ver a presidente fora…

Responder

Fabricio Trevisan

06 de outubro de 2015 às 22h51

FMI? hahaha

Responder

Batista Barros

06 de outubro de 2015 às 22h51

No conta corrente da globo news, falou o contrário! #MidiaGolpista #CunhaNaCadeia #GloboSonega

Responder

Caponi Alberto

06 de outubro de 2015 às 21h29

bons tempos aqueles em que o fmi era coisa do “diabo”….que mudança incrível….rssssssssssssss

Responder

Rodrigão Rios Botelho

06 de outubro de 2015 às 21h19

Depois que o Lula pagou a dívida com o FMI c acha que eles vão falar bem de nós? Ainda mais se for nos noticiários da grobo golpista!!

Responder

Marcelo Drumstick

06 de outubro de 2015 às 20h48

E o governo vai criar o bolsa-unicórnio para todas a meninas! 2016 teremos recessão de quase 1%, inflação acima de 6% e desemprego ainda acima de 7%. Comparando com 2015, recessão de 3%, inflação acima de 9% e desemprego acima de 8%… É pra comemorar né?

Responder

Henrique Novaes

06 de outubro de 2015 às 20h32

Manchete da Folha de São Paulo: Brasil cai para a nona maior economia do mundo, prevê FMI.

Responder

Terras Plantas Ornamentales

06 de outubro de 2015 às 20h00

@cafezinho Buenas, con la poco información q tenemos de Brasil, usted aún cobran… Menudo rollo. Gracias y saludos mi voy buscar la vida en otras página.

Responder

Ovidio Lugo

06 de outubro de 2015 às 20h00

Ley de Medios urgente, pelo fim da desinformação!

Responder

Jvs Toledo

06 de outubro de 2015 às 19h50

Amém….

Responder

Vicente

06 de outubro de 2015 às 16h43

O mais curioso é que quanto mais denúncias e evidências de corrupção praticada por gente da oposição, mais aumenta a pressão por derrubar uma presidenta contra quem não há nem acusação, muito menos indícios de qualquer crime. Dá pra mim a nítida impressão que estão querendo impeachment para poder continuar com a corrupção e não para acabar com ela.

Responder

Nair De Azevedo Rezende

06 de outubro de 2015 às 19h31

Vamos acreditar !Para o bem de nossos filhos e nosso. Todo país tem problemas A diferença é que são patriotas e mostram o lado bom do país. Precisamos divulgar nossas coisas boas.Morei na Europa e vi o quanto eles amam o Brasil e falam coisas positivas sobre nosso país. Ficava orgulhosa! Sou uma pessoa otimista por isto as coisas pra mim dão certo.

Responder

Nivea Barros

06 de outubro de 2015 às 19h26

Oxi, pois a economista da globo News com aquele olhar fuzilante, falou que piorou e muito…

Responder

Mariano S Silva

06 de outubro de 2015 às 16h17

Cabeça Pensante que só quer saber da verdade pela metade! O PIB das nações é calculado EM DÓLAR. Entendeu? Como o real desvalorizou-se ante o dólar, como aliás cansaram-se de pedir nossos empresários e muitos economistas, o PIB brasileiro ficou menor EM DÓLAR! Se as outras nações tiveram menores desvalorizações em suas moedas seu PIB ficou maior EM DÓLAR. Se a China revalorizasse o yuan no ponto em uma boa parte do mundo solicita seu PIB ficaria nominalmente maior que o norte-americano, mas suas exportações iriam para o brejo…Aliás estamos tendo um superávite nas exportações como há muito não tínhamos.

Responder

    Mario

    06 de outubro de 2015 às 17h13

    Exato Mariano.
    É o mesmo com as exportações, mesmo que caíram em dólar o valor em reais aumentou.

    Responder

      Carlos Adonias

      06 de outubro de 2015 às 21h01

      Os valores da balança comercial são expressos em dólar, realmente, mas o que acontece é que, por força da desvalorização do real, nossas exportações ficaram mais baratas. É quando entra a lei da oferta e procura. Houve um incremento considerável nas vendas para o exterior e um decréscimo nas importações por força do mesmo fenômeno e, portanto houve realmente um aumento no superavit. Os exportadores há muito vinham pedindo uma mudança na paridade cambial, pois o dólar estava subvalorizado, mas, acredito que nem eles mesmos queriam o dólar a esse preço. Estamos numa crise econômica e nela fomos lançados pela crise política que se abateu sobre o Brasil, insuflada pela mídia hegemônica que, ao contrário do que muitos acreditam, tem lado e esse lado não é do povo brasileiro.

      Responder

    Manino Danado

    07 de outubro de 2015 às 00h27

    Tudo o que é PT é golpe, mentira e enganação. Não confiem nessas lorotas. Olhem então o golpe deste O Cafezinho: manchete “FMI DIZ QUE O PIOR JÁ PASSOU” é uma copilação de uma matéria de 2008 referindo-do se a crise na Europa. Vejam: http://extra.globo.com/noticias/economia/fmi-diz-que-pior-da-crise-ja-passou-o-sistema-financeiro-pode-ser-consertado-591233.html

    Responder

Julia Joyce

06 de outubro de 2015 às 19h09

fmi é uma farsa, pressiona governos a se endividarem .
fmi pertence a baqueiros sionistas.
brasil tem os BRICS !!

Responder

Oscar Lorenzo

06 de outubro de 2015 às 18h56

Menos para as organizações globo de sonegação que somente inventa pessimismo e deseja pragas para o Brasil.

Responder

Edson Teixeira

06 de outubro de 2015 às 18h21

Com o ajuste do Levy, não vai ser bom pra gente, não.

Responder

Nair De Azevedo Rezende

06 de outubro de 2015 às 18h20

Sou sempre otimista!O país vai começar a crescer!

Responder

Rodrigão Rios Botelho

06 de outubro de 2015 às 18h16

num foi oq falou no Jornal Hoje…falaram que perdemos pra Rússia inclusive

Responder

José Lino Farias

06 de outubro de 2015 às 18h16

Da pra levar o FMI a sério?

Responder

Ricardo José Da Silva

06 de outubro de 2015 às 18h11

Sim !!!!!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina