Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Oposição entrega a Cunha novo pedido de impeachment de Dilma

Por Redação

21 de outubro de 2015 : 15h55

Por Lara Haje, na Agência Senado

Líderes da oposição (DEM, PSDB, PPS e Solidariedade) entregaram na manhã desta quarta-feira (21) ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um novo pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Ao receber o texto, Cunha prometeu analisá-lo com “isenção e celeridade”. 

A exemplo de um dos pedidos anteriores, o novo requerimento foi subscrito pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. e apoiado por 43 movimentos de rua, conforme informou Maria Lúcia Bicudo, que compareceu à Câmara representando o seu pai. Este é o 28º pedido de impeachment da presidente apresentado à Câmara este ano. Vinte foram arquivados e oito estão em análise.

O líder do Solidariedade, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), afirmou que a novidade deste pedido é a comprovação das chamadas “pedaladas fiscais” (uso dos bancos públicos para pagar despesas do governo federal) neste ano. Segundo ele, houve crime de responsabilidade fiscal no atual mandato da presidente, o que abriria caminho para o impeachment.

Os líderes da oposição demonstram confiança de que o pedido será acatado por Cunha, que não tem prazo determinado para tomar a decisão. “O presidente da Casa tem agora todos os elementos necessários para deferir o pedido de impeachment”, afirmou o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP). Ele disse, ainda, que o formato deste pedido é “regimentalmente adequado e corresponde às expectativas das decisões do Supremo Tribunal Federal”.

Liminares do STF congelaram o rito de tramitação do impeachment definido por Cunha, em resposta a uma questão de ordem da oposição. Na última segunda-feira (19), o presidente recorreu da decisão.

Legitimidade

Questionado pela imprensa se o presidente da Câmara teria legitimidade para decidir sobre o impeachment diante das denúncias da Procuradoria-Geral da República contra ele, Carlos Sampaio declarou que “o correto seria o afastamento de Cunha da Presidência”. Porém, segundo o líder, “enquanto o presidente desta Casa não renunciar, ele tem a legitimidade e a prerrogativa de todas as decisões”. As denúncias vêm sendo negadas pelo presidente da Câmara, que já descartou qualquer possibilidade de renúncia.

“As instituições estão funcionando plenamente”, acrescentou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). “Enquanto o presidente da Casa estiver respondendo pelo comando da Câmara, evidentemente qualquer ato autorizado por ele tem respaldo jurídico e constitucional”, completou. Ele também demonstrou confiança de que Cunha acatará o pedido de impeachment de Dilma e disse esperar que a decisão seja tomada até novembro.

Rito

Caso o presidente da Câmara indefira o pedido de impeachment, Mendonça Filho defende que Cunha acate as liminares do STF, desconsidere a questão de ordem e analise o novo pedido à luz da Constituição, do Regimento Interno e da Lei 1.079/50. Para ele, isso possibilitará que o Plenário se pronuncie em relação ao processo de impeachment, como já ocorreu no caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), também afirmou que as decisões do STF “não vão retirar do Plenário a decisão”.

Já o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu que as decisões do Supremo sejam respeitadas, “porque é ele [STF] que dá segurança jurídica ao País”.

Pauta do Governo

Guimarães disse, ainda, que é hora de a oposição “virar a página”, pois o impeachment estaria sendo, na sua visão, a pauta política permanente dos partidos oposicionistas. “É a mesma conversa, toda semana a mesma coisa”, destacou. “A agenda do governo é a retomada do crescimento econômico, do emprego. O governo não está preocupado com isso [impeachment], está preocupado com a construção e votação de uma agenda para o país”, reforçou.

Entre as prioridades da pauta do governo, o líder citou a Proposta de Emenda à Constitução (PEC) 87/15, que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU), e a PEC 140/15, que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Como resposta ao slogan anunciado pela oposição (“Natal sem Dilma”), Guimarães defendeu o “Natal com DRU e CPMF”. Ele explicou que a contribuição afetará não os pequenos, mas os “grandes correntistas, que acumulam vultuosas quantias em bancos”. E exemplificou: “Quem ganha R$ 1 mil vai pagar apenas R$ 1,27”.

Pressão

Representantes do Movimento Brasil Livre informaram que vão acampar em frente ao Congresso Nacional para pressionar os parlamentares pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Edição Luciana Cesar

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

97 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Nival Mendes

24 de outubro de 2015 às 22h26

É vcs queriam que fosse entregue a quem, seus acéfalos? Assim é rito,assim deve ser o trâmite. Independente de quem seja o presidente da câmara, entenderam seus comedores de mandioca?

Responder

Arnaldo Da Silva

23 de outubro de 2015 às 02h33

Esses trombadinhas em vez de criar formas de melhorar o Brasil só pensam noite e dia em FORA DILMA, FORA PT, enquanto nós pagamos a boa vida deles. Só no Brasil mesmo!

Responder

Adalira FT FT

22 de outubro de 2015 às 23h18

A oposição que deve ser punida. Qual sará o dinheiro que o Fernando Henrique comprou um apartamento na França? No final de seu mandato?

Responder

Marize Arts

22 de outubro de 2015 às 18h45

2018 está chegando. Não vote neles. Hora de começar a divulgar o nome dos tão “bons”, nobres e éticos deputados.

Responder

Robson Barros

22 de outubro de 2015 às 18h00

Não consigo diferenciar um bandido do outro.. .

Responder

Dann Nunes

22 de outubro de 2015 às 16h30

Mesmo que não concluam o golpe, eles querem atrapalhar o governo. Vai demorar mais para o país se recuperar economicamente se continuar a instabilidade política, por isso a crise é interessante para os golpistas.

Responder

Jogma Ribeiro Fernandes

22 de outubro de 2015 às 15h37

na foto só picaretas!!

Responder

Iara Finger Brittes

22 de outubro de 2015 às 14h49

A GANG REUNIDA!!!

Responder

Advogada Lee

22 de outubro de 2015 às 14h46

E eu pensei que finalmente iriam entregar algum projeto útil ao Pais. ..

Responder

Gilvan Bezerra

22 de outubro de 2015 às 13h48

E com essa preocupação obsecada pela a saída dela, eles deixam de votar nas propostas que o país necessita para avançar

Responder

Gilvan Bezerra

22 de outubro de 2015 às 13h44

Esse já é o vigésimo oitavo….kkkkkkkkkkkkk Coitados golpistas

Responder

Delfim Solano Cantreiras

22 de outubro de 2015 às 13h43

O que a oposição pensa, vamos derrubar a DILMA antes que a DILMA nos derrube.

Responder

Lon Martin Wagner

22 de outubro de 2015 às 13h35

Que barbaridade, que desaforo, chamar este lixo, bandidos, criminosos, vigaristas, trapaceiros, ou seja chamar estes facínoras de ‘OPOSIÇÃO.

Responder

André Godinho

22 de outubro de 2015 às 10h53

Eles se entendem

Responder

Joao Helder Helder

22 de outubro de 2015 às 10h31

Esta oposição sem vergonha não pedira nunca impeachment de cunha.

Responder

Daniel Gomes

22 de outubro de 2015 às 10h10

BANDO DE CORRUPTO ELES SÃO PIORES.
EDUARDO CUNHA DINHEIRO NA SUÍÇA.
VÃO BATER AS PANELAS COXINHAS.

Responder

Denise Pimentel

22 de outubro de 2015 às 03h12

que sujeitos sem vergonhas ,deussssssssss nos livre deles!

Responder

Vicente Cariry

22 de outubro de 2015 às 02h55

““As instituições estão funcionando plenamente”, acrescentou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). “Enquanto o presidente da Casa estiver respondendo pelo comando da Câmara, evidentemente qualquer ato autorizado por ele tem respaldo jurídico e constitucional”, completou. Ele também demonstrou confiança de que Cunha acatará o pedido de impeachment de Dilma e disse esperar que a decisão seja tomada até novembro.”… é exatamente o fato dele poder tomar decisões o problema — não se pode deixar o cara no comando da câmara

Responder

Wilson Luiz

22 de outubro de 2015 às 02h46

Parece q essas merdas foram eleito só pra atrapalhar a presidenta trabalhar, não faz nada a não ser pedir ipitmem , será q eles acham q o povo é tão bobo assim

Responder

Wilson Luiz

22 de outubro de 2015 às 02h39

Vai ser cara de pau nos quitos dos infernos

Responder

Neusa Maria

22 de outubro de 2015 às 02h19

Que circo!

Responder

Sandra Lentini Luzzi

22 de outubro de 2015 às 01h44

Nossa já deu essa historia! penso que eles também ja sabem que não vai rolar e pra tirar o foco do Cunha e das próximas cabeças que vão rolar!

Responder

João Roberto Santos

22 de outubro de 2015 às 00h50

O Cunha foi comprado pela Dilma …. Não vai dar em nada!

Responder

Eliane Soares

22 de outubro de 2015 às 00h31

São BABACAS mesmo.kkkk. vão cair todos juntinho

Responder

Tatiana Penna

22 de outubro de 2015 às 00h10

Esse povo não desiste não? Oooo preguiça!!

Responder

Ricardo Costa

22 de outubro de 2015 às 00h06

Nem PSDB e muito menos PT entraram com representação contra #Cunha qual verdadeira intenção de ambos os partidos??? Uma coisa tenho certeza não é melhora do país!

Responder

Luiz Antonio Barbosa

21 de outubro de 2015 às 21h53

Meu caro Miguel, isso não é coisa de achar graça, mas não me contive, chamei minha esposa pedi que ela olhasse atentamente a foto e a perguntei se ela os conhecia… rsrsr ela prontamente respondeu-me com a seguinte indagação: qual deles não está sendo investigado?

Responder

Maria Regina Novaes

21 de outubro de 2015 às 23h46

E já levaram outro não…do Celso !

Responder

Eduardo Benzatti

21 de outubro de 2015 às 23h43

Os Moralistas Sem Moral!

Responder

Solange Pestana

21 de outubro de 2015 às 23h36

Vão ficar os 4 anos pedindo impeachmet.

Responder

Lívio Adelson

21 de outubro de 2015 às 23h36

O mais engraçado é que o aério neves e cassado cunha lima não quiseram sair na foto.

Responder

Wilde Gomes

21 de outubro de 2015 às 23h21

Ratos!!!

Responder

Rafael Medeiros

21 de outubro de 2015 às 23h19

aff já está ficando chato!!!

Responder

Ana Oliveira de Lima

21 de outubro de 2015 às 23h08

Esse povo não trabalha mais não é? Só preocupados com projetos pessoais, e o povo que se exploda!

Responder

Viviane Dutra Borges da Costa

21 de outubro de 2015 às 22h59

Deveria entregar era óleo de peroba para passar na cara de pau dele rsrs , bando de abutres.

Responder

Maria José Protásio

21 de outubro de 2015 às 22h56

Ridículos!!!

Responder

Fabio Gauderio Fabio Gauderio

21 de outubro de 2015 às 22h50

eles não cansam de tentar ludibriar o povo !!!!

Responder

Maria Roseli Lara

21 de outubro de 2015 às 22h42

CAMBADA DE FDP GOLPISTAS E SEM VERGONHA NA CARA MAIS SUJOS QUE PAU DE GALINHEIRO E SEM MORAL NENHUMA

Responder

Miguel F Gouveia

21 de outubro de 2015 às 22h16

esse pessoal cansou…agora, é enfiar a porrada mesmo

Responder

Leda M. Sadkowski

21 de outubro de 2015 às 22h15

NOJO…

Responder

Flavia Souza Fernandes

21 de outubro de 2015 às 21h54

Unidos pelo golpe.

Responder

Go Lopes

21 de outubro de 2015 às 21h52

AINDA ESTÃO NESSA?

Responder

Renata Meireles

21 de outubro de 2015 às 21h50

Uma palhacada!

Responder

Ednamay Almeida

21 de outubro de 2015 às 21h26

Virou casa de mãe Joana!

Responder

Eugenia B Braga

21 de outubro de 2015 às 21h12

São uns psicopatas estimulados pelos EUa.

Responder

Lindalva Leite Do Nascimento

21 de outubro de 2015 às 21h04

Chaaaaaaaata essa história! Gente sem nenhuma moral! Fora Cunha!!

Responder

Marijo Bueno

21 de outubro de 2015 às 21h04

Corja de bandidos, ladroes estao vendo a Dilma nao se interferir nas decisoes do judiciario e p/ isso que estao c/ medo de descobrir a safadeza deles.

Responder

Sirlael Souza Lamarques

21 de outubro de 2015 às 20h42

Quadrilha de bandidos

Responder

Marcelo Rovaris Jorge

21 de outubro de 2015 às 20h32

Quanto desperdício de papel… Movimento além de imoral é anti-ecológico…

Responder

Juçara Leal

21 de outubro de 2015 às 20h30

..eu tenho e´vergonha……….

Responder

Néya Pedroso

21 de outubro de 2015 às 20h27

credo, bando de velho senil reacionários querendo dar o golpe da maracutaia.

Responder

Gabriel Pinheiro

21 de outubro de 2015 às 20h25

Essa história me lembra o Bob Esponja [Calça Quadrada], onde o Plancton sempre tenta roubar a fórmula do sanduíche do Siri Cascudo, só que nesse caso, é oposição tentando [deseperadamente] legitimar o ‘impitimá’.

Responder

Ana Lucia Elizabeth Rodrigues

21 de outubro de 2015 às 20h19

Vejo isso e fico pasma, é surreal!!

Responder

André Pinto

21 de outubro de 2015 às 20h11

Oposição não,quadrilha vcs querem dizer né?

Responder

Nair De Azevedo Rezende

21 de outubro de 2015 às 19h58

Ridículos. A história fará com que tenham vergonha desta palhaçada!

Responder

Ricardo Gasparine

21 de outubro de 2015 às 19h50

A lógica do PSDB: A luz emite a lâmpada. O cabelo pentea o pente. A cara bate no soco. A égua come o cavalo. Logo, o corrupto puni o inocente.

Responder

Fernando A Lima

21 de outubro de 2015 às 19h47

E os que surrupiam a população com altos salários, há um ano não fazem mais que roubar o povo…. e alguns ainda apoiam esses sem vergonhas, canalhas e exemplo do ócio, da arrogância e da impunidade. melhor irem trabalhar seus idiotas

Responder

Esperança Mara

21 de outubro de 2015 às 19h42

E do Cunha? Golpistas

Responder

Ronaldo Bechara

21 de outubro de 2015 às 19h39

Essa choradeira vai até 2022,,,

Responder

Naza Moura

21 de outubro de 2015 às 19h38

Oi, eu sou o Golpinho. Quelo sê Plêsidente.

Responder

Ana Elizabeth

21 de outubro de 2015 às 19h32

Vamos organizar um movimento “FORACUNHA” nas ruas ? Vamos usar as redes socias para espalhar essa ideia! Abs

Responder

Luizbandeira Gomes

21 de outubro de 2015 às 19h28

Amostra grátis da imoralidade / paciência pra aguentar !

Responder

Mario Neto

21 de outubro de 2015 às 19h23

Fundamentalistas dos trópicos

Responder

Luiz Felipe

21 de outubro de 2015 às 19h20

Os desocupados, pernósticos e obcecados ou taradinhos de sempre!

Responder

Josefaconceiçao Conceiçao

21 de outubro de 2015 às 19h16

Comédia do ano na Câmara:Eduardo Cunha o homem ético do ano.

Responder

Angela Maria

21 de outubro de 2015 às 19h11

Nao desistem do Golpe. Ridiculo isso. O que acontecer com o pais..estao nem ai.

Responder

    Asdrubal Caldas

    21 de outubro de 2015 às 21h33

    Angela Maria> Ridículo é você continuar cantando. Outro dia ainda vi você num Canal de TV. Pô ta mal de voz em? Já está na hora de aposentar-se. Ah para oh!!!

    Responder

Irion

21 de outubro de 2015 às 17h08

A “legitimidade” deve ser porque só querem ROUBAR EM PAZ!

Responder

Amarilia Teixeira Couto

21 de outubro de 2015 às 19h07

Gente obsecada!!!!!!!!!!!!!! Trbalhar que é bom,nada,não é?

Responder

Vagner Milani

21 de outubro de 2015 às 18h54

“Olha tio Cunha, vamos pedir de novo pra tirar aquela chata, boba e feia! Se não der certo agora a gente vai chorar!”

Responder

Péricles F Nunes

21 de outubro de 2015 às 18h40

Formação de quadrilha

Responder

João Cláudio Fontes

21 de outubro de 2015 às 18h38

Viva ! Mais um ! E pau no CUnha do povo ! Virou oba oba memo ! E O MEU SACO JA EXPRUDIU ! Impitima deCUnha e’ rola ! ( ps: escrevi tudo errado de proposito MERMO ! Essa porra dessa oposicao ja encheu e ‘exprudiu” o saco !!!)

Responder

Dorgeania Márcia

21 de outubro de 2015 às 18h38

Corja safada!!! P isso q corrupção num é crime hediondo, esses estavam todos presos!!!

Responder

Rosa Nunes

21 de outubro de 2015 às 18h38

Com esse calorão essa oposição e cá entre nós esse governo apático já decidi ,; vou prá Finlândia

Responder

Graça Melo

21 de outubro de 2015 às 18h37

Ratos, escrotos de esgoto. Todos

Responder

Alessandra Guarneri

21 de outubro de 2015 às 18h36

PQP não sabem fazer outra coisa não? Trabalhar um pouco ninguém quer né? Tirar Eduardo Cunha também não.

Responder

Roger Araujo

21 de outubro de 2015 às 18h33

eita que coisa mais cansativa … estamos no decimo mes do ano, quase entrando no decimo primeiro e esse pessoal nao produziu nada de util. egua!

Responder

Cesar Tavares Sacramento

21 de outubro de 2015 às 18h29

Porcos

Responder

Amon Henrique

21 de outubro de 2015 às 18h27

Vagabundos corruptos sem moral,esses lixos acéfalos,pedindo impeachment de uma presidente honesta,uma presidente de fixa limpa.Já fuçaram a vida dela e,nada encontraram,de ferente desses bandidos que estão envolvido em corrupção e querem impeachment de uma guerreira competente e acima de tudo honesta.

Responder

Zilma Oliveira

21 de outubro de 2015 às 18h24

estão todos na mão do cunha…….

Responder

manoel

21 de outubro de 2015 às 16h23

Ele vai colocar o processo em votação para ter dois terços dos votos. A mídia e ele usarão toda a pressão possível sobre os deputados. Concordo com o Brito, em outro post no tijolaço, “como fede este processo”. Enquanto não for neutralizado este ataque diuturno e contínuo, nosso país não voltará a normalidade.

Responder

    Anônimo

    21 de outubro de 2015 às 16h53

    O problema são estes anormais ridículos

    Responder

Roque Filho

21 de outubro de 2015 às 16h20

Tô cheio desses caras;

Trabalhar que é bom…nada!!

Só fica aí f… com a paciência dos outros!!

Playboy avoador;
CUnha, tornozeleira;
A-gripe-NO

Monte de desocupados!!!

Responder

Juliana Macedo

21 de outubro de 2015 às 18h18

Mas que gente chata! Se eles se empenhassem da mesma forma pra fazer algo que prestasse

Responder

Maria Candida Cruz

21 de outubro de 2015 às 18h11

Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz]

Responder

Jorge Moreira

21 de outubro de 2015 às 18h10

Obsessão golpista…arrrrgh…vou vomitar e já volto

Responder

Rafael Vernet

21 de outubro de 2015 às 18h09

Canalhas golpistas!

Responder

Mauricio Gomes

21 de outubro de 2015 às 16h06

Quer dizer que o kim katatitica vai acampar em frente ao congresso para exigir o impeachment? Não tem ninguém em Brasília que possa ir lá dar uma sova nesse moleque ridículo para aprender a virar homem? Ademais, basta observar os personagens dessa foto asquerosa para saber que tipos de picaretas estão tentando o impeachment….

Responder

Ivan Novic

21 de outubro de 2015 às 18h05

Responder

George Ayres

21 de outubro de 2015 às 18h05

Vão quebrar a cara na porta da lei.

Responder

Fabio Mello

21 de outubro de 2015 às 18h03

Este pessoal é alem de moralmente perturbados, tecnicamente fracos demais

Responder

Horacio Nelson

21 de outubro de 2015 às 18h03

#NatalsemAécio também conhecido como #NatalcomMimimi

Responder

Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará