Datafolha mostra que oposição e Cunha não tem votos suficientes para afastar Dilma

Apenas 42% dos deputados entrevistados disseram que querem afastar a presidente Dilma; outros 31% disseram que votarão para não afastar; números mostram que oposição aliada à Cunha e governistas não possuem votos suficientes

no Pautando Minas

Nem oposição, muito menos a situação, possuem votos para tirar ou manter Dilma Rousseff (PT) no cargo de presidente, segundo dados do Datafolha. Em entrevista com deputados, o instituto mensurou que 42% disseram votar para afastar a presidente, contra 31% daqueles que dizem que não.

Contudo, 42% equivale a 215 votos, número abaixo daquele necessário para continuar com o impeachment. Para impedir Dilma, a oposição e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) necessitariam de 342 votos, ou seja, dois terços do total. Faltam, portanto, 127 votos.

Já os governistas possuem 159 votos (31%) e precisam de 171 para manter Dilma no cargo. Ou seja, faltariam 12 votos no total para a manutenção da presidente. Acontece que diante destes números, pelo menos 27% dizem não saber como votar, pelo menos ainda.

Este número representa 138 deputados. A presidente ainda tem vários desafios: convencer a base aliada a votar consigo no processo, já que a pesquisa mostrou que 26% dos deputados da base do governo prometem votar contra a petista. Este número sobe para 33% no PMDB.

O processo deverá voltar à tona em fevereiro, quando terminaria o recesso parlamentar.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.