Menu

Brasileiros na França organizam nova manifestação contra o golpe

(Crédito da Foto: site do MD18). Reproduzo abaixo email que acabo de receber, de conterrâneos em Paris e outras cidades francesas, que organizaram um movimento político por lá para lutar contra o golpe, o MD18. O nome do movimento é uma homenagem à data de seu surgimento, o dia 18 de março de 2016. Obrigado, […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Crédito da Foto: site do MD18).

Reproduzo abaixo email que acabo de receber, de conterrâneos em Paris e outras cidades francesas, que organizaram um movimento político por lá para lutar contra o golpe, o MD18.

O nome do movimento é uma homenagem à data de seu surgimento, o dia 18 de março de 2016.

Obrigado, companheiros de Paris e de todas as cidades da França!

Cada manifestação, mesmo que de apenas um brasileiro, contra esse maldito golpe, é fundamental para todos nós.

Quando vemos milhões de brasileiros se organizando, se unindo, não só em território nacional, mas em várias cidades do mundo, em prol da democracia, é muito emocionante!

Ser patriota não é vestir camisa da CBF.

Ser patriota não é empunhar, hipocritamente, uma bandeira do Brasil.

Ser patriota não é sequer morar no Brasil.

Ser patriota é amar o povo brasileiro e defender o seu direito de escolher livremente seus governantes, porque este é o direito mais fundamental de uma democracia!

Todo poder emana do povo! É assim que se inicia a Constituição de 1988!

E esse poder é expresso via sufrágio universal, como também afirma a Constituição.

Lutemos pela democracia, pela Constituição e pela liberdade!

Não vai ter golpe!

(Entrem no site do MD18, é muito bom! Tem muitos conteúdos interessantes!)

***

Abaixo, o email recebido:

Caro Miguel,

Mais uma vez, como vem fazendo desde o dia 18 de março deste ano, nosso movimento organizou uma manifestação para domingo, 17 de abril, às 15h, na Place de La République, em Paris, desta vez unindo forças com o comitê dos amigos do MST na França e com a célula do PT em Paris.

Preparamos um vídeo sobre o movimento (https://vimeo.com/163033440) e um release com todas as informações do ato de domingo, que você encontra em anexo.

Se você puder divulgar algo no Cafezinho seria otimo!

Agradecemos desde já
Abraços do MD18

***

Abaixo, o novo manifesto do movimento:

Brasileiros do MD18 se unem a PT e MST para protestar contra o golpe em Paris neste domingo

O Movimento Democrático 18 de Março (MD18), formado por brasileirxs que vivem na França, organizou uma nova manifestação para este domingo, 17 de abril, às 15h, no mesmo local onde tem se reunido desde o início de março: a Place de La République, no centro de Paris. Para o ato deste domingo, o movimento une forças com o comitê dos amigos do MST na França e com a célula do PT em Paris.

O principal objetivo da manifestação é reforçar o coro do povo brasileiro contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra a desarticulação da democracia brasileira. O comitê MST/PT também lembrará os 20 anos do massacre em Eldorado dos Carajás, quando 19 sem terra foram brutalmente torturados e assassinados diante de suas famílias pela polícia paraense. O ato contará ainda com uma performance em homenagem a Vilmar Bordim e Leonir Orback, os dois sem-terra mortos na semana passada pela PM do Paraná.

Para convocar ao ato, o MD18 divulgou um novo vídeo, que resume sua história e objetivos (em português e francês), disponível neste link:

No sábado, dia 9 de abril, o MD18 também se juntou aos jovens franceses da Nuit Debout, que ocupa a Place de la République desde o dia 31 de março. O objetivo foi estreitar os laços, afinar as pautas e mostrar como a desarticulação da democracia brasileira faz o mundo inteiro dar um passo em direção ao passado. A França, que com muita luta proletária conquistou uma legislação trabalhista exemplar, também vê seus direitos ameaçados. Por isso, o MD18 denunciou como a Lei El Khomri – ou simplesmente Loi Travail – que o governo Hollande tenta empurrar goela abaixo dos trabalhadores é, assim como a chamada “Ponte para o Futuro” da ala golpista do PMDB, um outro nome para arrocho. (confira o vídeo do MD18 durante a vigília francesa)

SOBRE O MD18

O Movimento Democrático 18 de março (MD18) é um grupo de brasileiros residentes na França que conta com apoiadores em toda a Europa. Se reuniu pela primeira vez, em sintonia com as grandes manifestações do dia 18 de março de 2016 (145º aniversário da Comuna de Paris) em defesa da legalidade democrática Brasil. Sua missão é informar a imprensa e a comunidade internacional sobre a situação política brasileira atual, denunciando a parcialidade e a partidarização da imprensa, oferecendo um ponto de vista alternativo, próprio daqueles que, na posição de observadores ativos, analisam o seu país com a crítica e a compaixão que só a distância geográfica proporciona.

Link para o vídeo do apoio dos brasileiros à manifestação francesa


 
Site do movimento:
http://www.md18.org/

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

17/04/2016 - 04h33

ATENÇÃO: BOMBA!!! BOMBA!!! BOMBA!!!

DIANTE DA GRAVE CRISE PELA QUAL PASSAMOS, peço a todos que leiam este texto e que, caso concordem com ele, COMPARTILHEM COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES POSSÍVEL.

Somente assim, faremos com que o conteúdo do texto chegue a um número grande de pessoas e venha a contribuir com o esclarecimento acerca dos acontecimentos recentes em nosso país.

Obrigado, Fábio Brito.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/16/todo-poder-emana-do-povo-e-a-verdade-nos-libertara/

Sandra Francesca de Almeida

16/04/2016 - 17h41

Veja aí, Deise Amparo, o lindo movimento contra o golpe, de brasileiros que estão em Paris.


Leia mais

Recentes

Recentes