Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Torquato Jardim pode ser o próximo ministro a cair: por declarações semelhantes, Cid Gomes não resistiu ao cargo.

Por Tadeu Porto

03 de junho de 2016 : 22h23

Por Tadeu Porto (@tadeuporto), colunista do Blog O Cafezinho*

O novo ministro do MINTRAFICO (ministério da transparência, fiscalização e controle), Torquato Jardim, deu uma série de declarações polêmicas, segundo áudio que pode ser conferido na matéria do Estadão, num Congresso sobre ciência política e direito eleitoral no Piauí, evento do qual foi palestrante, realizado em meados de Maio.

Entre as falas controversas, o ex-TSE disse que no congresso o bloco chamado de Centrão – formado por treze partidos e que possui, aproximadamente, 220 deputados – foi montado “em nome da corrupção e safadeza”, além de dizer, também, que os partidos políticos nacionais são “balcões de negócio”.

Bom, eu, um mero cidadão comum, achei um máximo as declarações do Torquato e concordo com boa parte do áudio que escutei que reproduzem as falas dele. Todavia, podem ter pessoas que não gostem muito das declarações e peçam a cabeça do mais novo ministro do governo usurpador.

É o caso dos deputados federais, que convocaram Cid Gomes após uma declaração semelhante e exigiu a saída dele do governo, logrando êxito, pois o politico cearense pediu demissão logo após as explicações (que viraram acusações históricas, diga-se de passagem) no parlamento.

Para recordar, o irmão do Ciro Gomes falou para estudantes numa universidade do Pará que o legislativo “tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais, aprovarem as emendas impositivas” [não falou mentira nenhum, convenhamos. Deveria ganhar o Óscar da honestidade de 2015].

E o curioso é que o ministro da educação hoje, Mendonça Filho (DEM-PE), foi quem convocou o Cid, ex-MEC, para dar explicações no plenário da câmara acerca da declaração.

Será que Mendonça deseja que seu companheiro de governo vá ao legislativo explicar a expressão – talvez mais forte que a de Gomes – que partidos do centrão construíram uma bancada de corrupção e safadeza? Será que a base aliada de Eduardo Cunha, ou do Temer, que não aceitou ser chamada de achacadora vai se dar bem com a alcunha de corrupta?

Nada como esperar um dia após o outro.

Hoje é sexta-feira, e o paredão do BBB Temer está no ar, com toda a possibilidade de fazer sua próxima vítima. Jucá e Silveira, talvez não coincidentemente, deixaram de trabalhar numa terça-feira, dia de eliminação.

Tá certo que está difícil escolher quem eliminar: tem secretária que é investigada pela PGR e ministro do turismo com “indícios bastente seguros” contra. Tudo leva a crer num paredão triplo.

Aguardaremos as cenas do próximo capítulo.

*Tadeu Porto é Diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF)

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marivane

04 de junho de 2016 às 19h33

Fora TEMERÁRIO

Responder

Fabiana

04 de junho de 2016 às 11h36

Daqui a pouco os golpistas vão querer “desligar” o campo gravitacional da Terra.

Responder

Fabiana

04 de junho de 2016 às 11h34

É por isso que tantos “políticos convencionais” temem essa família, eles não têm papas na língua.

Responder

maria nadiê rodrigues

04 de junho de 2016 às 09h22

De fato, parece aquela novela A PRÓXIMA VÍTIMA, que a cada capítulo o telespectador se deparava com mais drama, quente, envolvendo um personagem. Foi uma das novelas mais incríveis que assisti, e acho que somente esta, produzida por Temer, poderá superá-la. Tem tudo pra conseguir.

Responder

Maria Elisa

04 de junho de 2016 às 07h12

Vocês acham que alguém que tem boa reputação, moral e decência vai querer fazer parte deste galinheiro? ou puteiro? ou cabaré? KKKKKKKKKKK O PUTEIRO ESTÁ A CÉU ABERTO, ESCANCARADO, DEBOCHANDO DO POVO BRASILEIRO, FERRANDO E ROUBANDO DESCARADAMENTE!!!! O MELIANTE E DELINQUENTE EDUARDO CU NHA, ANDANDO NOS AVIÕES DA FABI, PRA LÁ E PRA CÁ, logicamente fazendo as negociatas para o governo, afinal ele é expert no assunto!

Responder

Rachel

04 de junho de 2016 às 02h30

MINTRAFICO : kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
OS golpiostas vão cair, vão cair, vão cair.
Dia 10/06 todos nas ruas, nas ruas, nas ruas. Vamos sacudir, balançar até derrubar todos eles.

Responder

    Maria Elisa

    04 de junho de 2016 às 07h14

    KKKKKKKKKKKKKK. É coisa de outro mundo, o que acontece no Brasil. O mundo está totalmente escandalizado! Sujaram o Brasil de tal modo, que não há recuperação!

    Responder

Luna Araujo

04 de junho de 2016 às 00h14

MINTRAFICO KKKKK é a cara dos golpistas;

Responder

Ben Alvez

04 de junho de 2016 às 00h31

Fora, Temer!

https://goo.gl/2Ktj1L

Responder

Calebe

03 de junho de 2016 às 23h28

Este governo usurpador quando escohe entre os seus só pode escolher os iguais, ou seja, traidores, indignos, usurpadores e gatunos.

Responder

    Mairton Barros

    04 de junho de 2016 às 02h28

    Análise perfeita!

    Responder

    Maria Elisa

    04 de junho de 2016 às 07h14

    Perfeitamente, Calebe!

    Responder

Charles

03 de junho de 2016 às 23h22

Sério que a sigla do ministério da “anti corrupção” ficou MINTRAFICO???

2016 precisa ser cancelado urgente…

Responder

    Maria Elisa

    04 de junho de 2016 às 07h15

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Responder

Deixe um comentário