Ato em defesa da imprensa

Os canalhas de 2016 venceram a batalha, mas não a guerra. À luta!

Por Pedro Breier

31 de agosto de 2016 : 17h11

(Charge: Inca Venusiano)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Aquilo que estudamos no colégio e víamos como algo distante no tempo, sem chance alguma de se repetir, acaba de acontecer novamente.

Os tanques na rua não pegam bem em pleno século 21 (o fracassado golpe militar na Turquia não deixa dúvidas), então foram substituídos por Sérgio Moro e por setores da PF e do MPF para criar o clima propício ao golpe.

De resto, tudo muito parecido com 1964: barões da mídia manipulando a classe média, que, assustada e desorientada (em 64 com a propaganda anticomunista, em 2016 com a propaganda anti PT), dá um tiro de bazuca no próprio pé.

Empresários, principalmente de São Paulo, unidos para tirar um governo popular demais para o gosto dos donos do dinheiro.

E um STF no mínimo covarde chancelando novamente o grotesco ataque ao voto popular.

Outra semelhança com 64 é a diferença de caráter entre os golpistas e os defensores da democracia.

Se o presidente do Senado em 64, Auro Moura Andrade, teve que ouvir Tancredo Neves chamá-lo de canalha em plena tribuna, ao declarar vaga a presidência mesmo com João Goulart em território brasileiro, o neto de Tancredo, Aécio ‘derrotado nas urnas’ Neves, foi obrigado a relembrar das palavras do avô, por meio dos senadores Roberto Requião e Lindbergh Farias.

O “Canalha! Canalha! Canalha!” de Tancredo viajou no tempo e atingiu em cheio o seu neto, com toda a justiça.

Do lado dos defensores da democracia de 2016, a Vice-Procuradora Geral da República, ou seja, vice de Rodrigo Janot no MPF, questionada pela Veja por participar de um ato contra Temer em Portugal, disse:

Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Acho que não foi da melhor forma possível. E pelas coisas que a gente sabe do Temer, não me agrada ter o Temer como presidente. Não me agrada mesmo. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está.

Após, pediu exoneração do seu cargo de vice-procuradora, honrosamente.

Do lado dos golpistas de 2016, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, ao divulgar texto publicado no blog de Fausto Macedo, no Estadão, alterou-o para tirar o crédito dos peritos criminais pelos trabalhos de investigação e dá-lo todo ao delegado Márcio Anselmo, responsável pelo indiciamento de Lula no caso do tríplex. Segundo a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais,

Há várias modificações no texto, levando o leitor à percepção que esse tinha sido publicado com aquele conteúdo por prestigiados jornalistas. A ADPF não fez menção às alterações, ou seja, age no intuito de ludibriar a sociedade e transmitir visão diversa da externada pelos articulistas.
E qual era o teor da alteração? Dar a um delegado os créditos por todo o trabalho investigativo.

Esses pequenos exemplos da disparidade de caráter entre os que respeitam o voto popular e os que estão se lixando para a democracia são abundantes.

Basta lembrarmos que até mesmo os algozes de Dilma admitem que ela é honesta – e nem teria como ser diferente, porque não paira sobre ela nenhuma mísera acusação de corrupção ou enriquecimento pessoal ilícito -, enquanto Temer, o traidor, ostenta uma coleção invejável de esqueletos no armário (leiam aqui um resumo das acusações contra Temer feito pelo repórter Marcelo Auler).

Hoje é dia de luto.

Mas olhemos o lado positivo, até para termos forças para as batalhas que virão: a direita, após ser derrotada em quatro eleições presidenciais seguidas, mais uma vez sujou as suas mãos para chegar ao poder.

Só que dessa vez a porcalhada foi coberta em tempo real, divulgada e criticada pelo mundo todo.

A ascensão da internet e, através dela, de uma imprensa progressista está formando uma massa crítica que se espalha cada vez mais.

Nenhum império durou para sempre, não vai ser o da Globo que vai alcançar a eternidade.

A guerra contra o arbítrio, as opressões e as injustiças só terá fim quando a humanidade for extinta.

Até esse dia chegar, teremos muitas vitórias ainda.

Hoje é dia de luto, mas é também o dia do início da luta.

Pedro Breier

Pedro Breier é graduado em direito pela UFRGS e colunista do blog O Cafezinho.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Torres

31 de agosto de 2016 às 17h59

estão santificando Dilma e Lula.
como se fossem martires.
mas não são.
são dois políticos de sucesso, pois chegaram a presidência.
um fez um bom governo e a outra fez um péssimo.
ambos jogaram o jogo sujo da política, aquele em que se rouba o erário público em virtude do poder.
definitivamente não são santos.
são apenas mais dois, em meio a tantos.

Responder

    Sara

    31 de agosto de 2016 às 20h28

    Como? Lula um político como outro? Dilma mais uma? Afirmação totalmente fantasiosa.
    Dilma e Lula fizeram governos sociais, não para bancos, banqueiros e elite.

    Lula mudou a cara desse país isto é inegável, como vc pode dizer essa bobagem de um político que praticamente erradicou a fome no país, devido a isso que ele se tornou um dos presidentes mais expressivos de sua época.

    Por favor, Lula um político como qualquer outro? kkkkkkkkk
    E santo só tem um e está no céu, agora a partir de hoje Dilma entra para história como uma das maiores injustiçadas da historia política desse pais.

    E Lula será (até que apareça outro e eu espero que apareça rápido) o maior presidente que o Brasil já teve.

    Então nem Lula nem Dilma são políticos como estes que figuram por ai.

    Responder

      Torres

      31 de agosto de 2016 às 21h55

      Não sei sua idade, mas vc não acompanhou as notícias da época.
      foi com Lula que os bancos tiveram seus maiores lucros.
      nada foi mais lucrativo que os bancos no governo Lula.
      e sim, são iguais a qualquer político, cheios de artimanhas, capazes de fraudes enormes em nome do poder.
      eles sabem de tudo que ocorreu.
      todas as falcatruas.
      exatamente porque na política é assim.
      eles sabem quanto se paga para o marketeiro, eles sabem como é feito o caixa dois, eles sabem dos acordos.
      todos eles sabem.
      Lula, Dilma, Aécio, Temer, Cunha.
      são todos iguais nesse sentido.

      Responder

        Sara

        31 de agosto de 2016 às 22h46

        Eles são iguais só se for neste sentido mesmo é claro que para governar este país que tem mais de trinta partidos deve ser um inferno, deve-se utilizar de artimanhas e astúcia, mas dar golpes é coisa de canalhas.
        Eu sei muito bem que foi na época do Lula que os bancos tiveram os maiores lucros, acho que vc não me entendeu ou eu não me fiz entender, o que eu quis dizer é que ele fez um governo pensando no bem estar do povo, e não só de bancos, banqueiros e elite como é de praxe da direita e isto já o diferencia e muito.

        Responder

          Torres

          31 de agosto de 2016 às 23h14

          artimanhas ilegais, criminais, roubo, propina, fraude.
          nesse sentido o PT é igual a qualquer partido, e Lula igual a qualquer líder.
          mas concordo que Lula fez um bom governo, não só para a elite.
          entretanto, eu esperava mais dele.
          eu esperava honestidade.
          e isso ele não entregou.

          Sara

          01 de setembro de 2016 às 08h12

          Qual o roubo? Qual o crime? Se vc achou a prova cabal deve ir até a PF mostrar as provas porque fazem dois anos( (uma coincidência, desde que a trama do golpe começou kkkk) que a PF vem tentando buscar provas incessantemente e estranhamente por um triplex e um sítio assim como no caso de JK que passou a mesma situação quando incessantemente e estranhamente a PF fez a mesma coisa coisa ligando a ele um prédio recém reformado, implicando também sua esposa na reforma, o que quer dizer que nem criatividade eles tem para dar golpes e perseguir politicamente grandes figuras tentando denegrir sua imagem. Por exemplo este indiciamento da PF um dos documentos mais ridiculamente redigidos, às pressas, cheio de erros, simplesmente para casar com a data em que começava a fase final do golpe.
          A palhaçada do golpe mostra que o Brasil é um país sem vergonha é um país bizarro onde acordos são feitos as claras e levam a episódios vergonhosos como os de ontem, onde um Senador que acabara de votar pelo crime deu entrevista dizendo que não existiu crime, incrível.
          Mas se vc sente-se melhor como a casta de bandidos que roubam milhões todos os anos, tem vários e vários e vários imóveis em seu nome, contas recheadas como FHC por exemplo, e ficam muito tranquilos pois a policia nunca irá incomoda-los, do que um grande presidente claramente perseguido por um reforma em um sítio e triplex (lembrando que a dois anos a PF tenta implicar e nada) que juntos não dão nem o valor do que o Michelzinho filho de Temer tem na conta bancaria,isso sem ter completado dez anos, só tenho a dizer que é triste.
          Só para lembrar que eu creio que vc não saiba, foi Lula quem criou a lei da ficha limpa(inédita neste pais de corruptos), foi nos governos Lula e Dilma que pela primeira vez na história desse país sem vergonha a bandidagem não foi engavetada, o que no governo de FHC era só engavetar(por isso que a globo gosta tanto desse safado, porque são iguais) simplesmente não engavetaram nenhum processo, apesar do párea do Gilmar Mendes (cria do FHC) barrar vário é ai que da para entender porque golpearam Dilma e vão utilizar a mesma PF e MP corruptos para fazer que Lula não volte (para desgraça dos brasileiros).
          Dilma se aposenta com um salário de cinco mil reais, digna e honesta enquanto os que ficaram lá tem impérios, mansões, fazendas e todas as custa do dinheiro público.
          E o mais engraçado é Lula ter um triplex e nunca ter morado nele, porque a casa dele é o mesmo apartamento em São Bernardo com uma sacada mais apertada do que a do meu apartamento, já FHC e sua casta de bandidos moram em mansão e apartamentos de luxo.
          É surreal a alienação do povo, mas cada um tem os governantes que merecem, o Brasil nunca mereceu o Lula, JK, Getúlio ou Jango porque é incrível que os anos passem e esses abutres utilizem da mesma estratégia e o povo idiota cai na da mídia e na da elite, novamente, novamente e novamente.
          É por isso que Lula é amado por muitos o que não acontece com nenhum outro político, sua história e sua luta o diferenciam e muito dos outros de nossa historia, Lula esta no patamar mais elevado da história política brasileira, mesmo que vc faça birrinha de coxinha isso é um fato imutável.

          Torres

          01 de setembro de 2016 às 10h03

          ah, Sara.
          receber presentinhos das empreiteiras provindos de superfaturamento é crime.
          mas a questão nem é essa.
          entenda bem.
          todos eles recebem alguma coisa.
          todos.
          não tem virgem na zona.
          e a política é uma zona.


Deixe uma resposta