Menu

Governo golpista nomeia Comissão de Anistia sem nenhuma consulta à sociedade civil

Foto: Beto Barata/PR NOTA PÚBLICA DO MOVIMENTO POR VERDADE, MEMÓRIA, JUSTIÇA E REPARAÇÃO O governo Temer anunciou hoje uma intervenção inédita na Comissão de Anistia, órgão do Estado brasileiro responsável pelas políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura civil-militar. Pela primeira vez se efetivou uma descontinuidade de sua composição histórica. Desde a […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - DF, 31/08/2016. Presidente Michel Temer durante pronunciamento à nação. Foto: Beto Barata/PR

Foto: Beto Barata/PR

NOTA PÚBLICA DO MOVIMENTO POR VERDADE, MEMÓRIA, JUSTIÇA E REPARAÇÃO

O governo Temer anunciou hoje uma intervenção inédita na Comissão de Anistia, órgão do Estado brasileiro responsável pelas políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura civil-militar. Pela primeira vez se efetivou uma descontinuidade de sua composição histórica.

Desde a sua criação pelo governo FHC, a comissão é composta por conselheiros e conselheiras com grande histórico de atuação na área dos direitos humanos, mantendo-se, ao longo do tempo, a integralidade dos seus membros e as composições integrais advindas dos governos anteriores. Os eventuais desligamentos de conselheiros(as)sempre ocorreram por iniciativas pessoais dos próprios membros, sendo substituídos(as) gradativamente.

Essa característica sempre assegurou a pluralidade em seu formato que, até pouco tempo atrás, abrigava inclusive membros nomeados para sua primeira composição ainda no governo FHC em 2001. Isto reflete a compreensão da Comissão de Anistia como um órgão de Estado e não de governo.

Além disso, novas nomeações sempre foram precedidas por um processo de escuta aos movimentos dos familiares de mortos e desaparecidos, de ex-presos políticos e exilados, além de organizações e coletivos de luta por verdade, justica, memoria e reparação.

Pela primeira vez na história da Comissão de Anistia foram nomeados novos membros sem nenhuma consulta à sociedade civil e pela primeira vez foram exonerados coletivamente membros que não solicitaram desligamento.

O Diário Oficial da União publicou duas portaria do Ministro Alexandre de Moraes, uma com a nomeação de 20 novos conselheiros e outra com a exoneração de 6 membros atuais que não haviam solicitado desligamento do órgão. Outros 10 atuais conselheiros foram mantidos. Não foram divulgados os critérios desta seletividade.

Os conselheiros desligados são Ana Guedes, do Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia e ex-presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia na Bahia; José Carlos Moreira da Silva Filho, vice-presidente e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC-RS; Virginius Lianza da Franca, ex-coordenador geral do Comitê Nacional para Refugiados; Manoel Moraes, membro da Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco e ex-membro do GAJOP; Carol Melo, professora do núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio; Marcia Elayne Moraes, ex-membro do comitê estadual contra a tortura do RS.

Ao dispensar esse grupo de Conselheiros, o governo Temer coloca a perder quase uma década de memória e de expertise na interpretação e aplicação da legislação de anistia no Brasil.

Uma outra portaria nomeou no mesmo dia, de uma só vez, 20 novos conselheiros e conselheiras. Alguns dos nomes anunciados são vinculados doutrinariamente ao polêmico professor de Direito Constitucional da USP Manoel Gonçalves Ferreira Filho, conhecido teórico, defensor do golpe civil-militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964 (golpe por ele denominado “Revolução de 1964”) e estes conselheiros(as) escreveram um livro em sua homenagem.

O jornal O Globo, por sua vez, trouxe uma outra grave denúncia de que pelo menos um dos novos membros são suspeitos de terem sido colaboradores da ditadura militar. Veja aqui: http://m.oglobo.globo.com/brasil/nomeado-para-comissao-da-anistia-aparece-como-colaborador-da-ditadura-20043410

Outro agravante é que o novo vice presidente nomeado pelo governo Temer foi ministro do STF indicado pelo Ditador Presidente General João Figueiredo. Veja aqui:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rezek-diz-que-deve-a-figueiredo-sua-indicacao-ao-stf/n1237632210095.html

Caso a nova composição da Comissão de Anistia reflita o pensamento de Manoel Gonçalves Ferreira Filho e tenha entre seus membros simpatizantes ou colaboradores com a ditadura trata-se de uma desfuncionalidade e um sério risco à posição oficial do órgão sobre a devida responsabilização penal dos agentes públicos que praticaram crimes de lesa-humanidade na ditadura.

A Comissão de Anistia tem estimulado, como parte dos compromissos internacionais do Brasil, o debate público nacional sobre o alcance da lei de anistia e possui uma posição clara e oficial pela imprescritibilidade e impossibilidade de lei de anistia para os crimes da ditadura, bem como defende o cumprimento integral da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o caso Araguaia, sediada em São José da Costa Rica.

A atual composição da Comissão de Anistia foi responsável pela redução dos valores das indenizações milionárias concedidas no início da era FHC, ajustando-as a valores de mercado, e acelerou o julgamento dos pedidos de reparação, instituindo o pedido de desculpas às vítimas e as famílias.

A Comissão de Anistia também é conhecida internacionalmente por ter empreendido de maneira inovadora e sensível políticas públicas de memória e projetos vanguardistas como as Caravanas da Anistia, as Clínicas do Testemunho, o Projeto Marcas da Memória, e por ter iniciado a construção do Memorial da Anistia, realizado eventos e intercâmbios acadêmicos e culturais, alem de inúmeras publicações que aprofundam o sentido da Justiça de Transição no Brasil e na América Latina. Estes programas e projetos compõem hoje o Programa Brasileiro de Reparação Integral, reconhecido e celebrado internacionalmente, e fazem parte do rol dos direitos de todos aqueles que foram atingidos por atos de exceção durante a ditadura civil-militar e aos seus familiares. Esses direitos devem ser preservados, sob pena de ruptura com o dever integral de reparação.

Os movimentos de direitos humanos e cidadãos abaixo assinados repudiam a arbitrariedade destas exonerações e nomeações na Comissão de Anistia e denunciam o início da tentativa de desmonte destas políticas que marcam a nossa transição democrática e que são parte de obrigações internacionalmente assumidas pelo Estado brasileiro. Do mesmo modo denuncia o absurdo de ter entre os membros da nova Comissão nomes de pessoas que não possuem posição de oposição enfática de condenação à ditadura e aos crimes militares ou, pior, que possam ter sido colaboradores da Ditadura.

O governo Temer com esta atitude arbitrária comete um erro histórico que afeta a continuidade da agenda pendente do processo de transição democrática, e com isso aprofunda as suas características de um governo ilegítimo, sem fundamento na soberania popular.

São iniciativas muito graves e unilaterais que sinalizam o início de um desmonte na Comissão de Anistia, conquista histórica da sociedade democrática brasileira, e uma ofensa aos direitos das vítimas da ditadura e os seus familiares.

Não aceitaremos retrocesso nas conquistas da Justiça de Transição no Brasil. Nem um direito a menos!

Assinam:

MEMBRO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA SOCIEDADE CIVIL DA COMISSÃO DE ANISTIA – CASC

  1. Aluízio Palmar – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  2. Ana Maria Araújo Freire – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC e viúva de Paulo Freire
  3. Derlei Catarina De Luca – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  4. Iara Xavier – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  5. Lúcia Rodrigues Alencar Lima – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  6. Maurice Politi – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  7. Rose Nogueira – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  8. Simone Steigleder – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  9. Vera Vital Brasil – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  10. Lilia Gondim – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC
  11. Yara Falcon – membro do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia – CASC

ASSOCIAÇÕES, COLETIVOS E COMITÊS

  1. ADNAM (Associação Democrática e Nacionalista )
  2. Amig@s da Democracia : Barcelona
  3. Centro de Defesa de Direitos Humanos Heróis do Jenipapo
  4. Centro de Defesa de Direitos Humanos Nenzinha Machado
  5. Centro de defesa dos direitos humanos de Petrópolis
  6. Centro de Estudios Legales y Sociales – CELS (Argentina )
  7. Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG
  8. Coletivo aparecidos políticos
  9. Coletivo EmpoderArte
  10. Coletivo político Quem
  11. Coletivo: Assoc. SANTO IVO DE SANTA MARIA
  12. Comissão da Verdade em Minas Gerais.
  13. Comissão de Direitos Humanos da OAB MG.
  14. Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul.
  15. Comitê da verdade Memoria e justiça de Pernambuco
  16. Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí
  17. Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí
  18. Comitê memória,  verdade e Justiça Ceará
  19. Comitê memória,  verdade e Justiça de Pernambuco
  20. Comitê pela Verdade, Memória e Justiça do Distrito Federal.
  21. Comitê Memoria e Verdade de Porto Alegre
  22. Renap – Minas Gerais
  23. RENAP Ceará
  24. Instituto Outubro
  25. Instituto Samara Sena
  26. Memoria Abierta (argentina)
  27. MIRIM BRASIL – Movimento Infantojuvenil de Reivindicação
  28. Movimento Nacional de Direitos Humanos
  29. Movimento tortura nunca mais de Pernambuco
  30. Grupo de Pesquisa Observatório de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal de Rondônia
  31. Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo.
  32. Centro de Estudos e pesquisa Ruy Mauro Marini
  33. União da Juventude Comunista
  34. Unidade Classista
  35. Partido Comunista Brasileiro
  36. Fórum de Reparação e Memória do RJ;
  37. ColetivoRJ Memória Verdade Justiça
  38. OcupaDops
  39. GEPOLIS- Grupo de Estudos de Política,Ideologias e Lutas Sociais
  40. OPPLS- Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais
  41. Movimento UFMA  pela Democracia
  42. Movimento Nacional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul – MNDHRS
  43. Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo – CDHPF
  44. AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Porto Alegre
  45. Observatório Nacionalde Saúde Mental e Justiça Criminal/UFF
  46. Coletivo Catarinense Memória Verdade Justiça
  47. Centro popular de evo-cidadania -Ceará
  48. RENAP – RS
  49. Fórum Justiça – RS
  50. Grupo de Pesquisa Direito à Verdade e à Memória e Justiça de Transição da PUCRS.

DEMAIS APOIADORES

  1. Acácia Cristina Reis de Andrade Brito Cirurgiã-Dentista.
  2. Ada Kroef – Filosofia e PPGArtes-Universidade Federal do Ceará – UFC
  3. Adma Muhana – Professora da Universidade de São Paulo – SP
  4. Adriana Ogêda, profess. UNIRIO
    Ramires Beltrão do Valle, advogado, RJ, familiar de desaparecido político.
  5. Alan Brigagão Lauriodó de Sant’Anna, publicitário, Rio de Janeiro – RJ
  6. Alexandre Ferreira da Costa
  7. Aline Michelini Menoncello, Historiadora, SP
  8. Aline Vila Real – produtora cultural – Minas Gerais
  9. Altair Paim
  10. Amália Cristovão dos Santos, Estudante de doutorado FAU-USP, Professora da Sequência de História (Escola da Cidade), SP
  11. Amanda Fievet Marques – Mestranda em Teoria e História Literária (Iel/Unicamp)
  12. Ana Albani. Historiadora da arte. Professora PPGAV Instituto de Artes UFRGS
  13. Ana Burzstyn Miranda
  14. Ana Castro, professora FAUUSP, SP
  15. Ana Chacel de Castro, psicóloga, Rio de Janeiro.
  16. Ana Flávia Magalhães Pinto, doutora e pós-doc em História pela Unicamp e ativista do Movimento Negro e de Mulheres Negras.
  17. Ana lucia da Silva Assistente Social RJ
  18. Ana Paula Del Vieira Duque – Mestranda no programa de pós graduação em “Direito, Estado e Constituição” da faculdade de Direito da Universidade de Brasília e assistente de coordenação da secretaria executiva da Rede Latino-americana de Justiça de Transição (RLAJT)
  19. Ana Paula Guljor médica Rio de Janeiro
  20. Ana Tereza Reis da Silva – Profa. da Faculdade de Educação ( UnB )
  21. Ana Tulia de Macedo, Advogada, Brasília
  22. Anahi Guedes de Mello, antropóloga, Florianópolis/SC
  23. Ananda Simões Fernandes, Técnica em assuntos culturais, RS
  24. André de Macedo Duarte – Professor Filosofia UFPR – PR
  25. Andréa Fachel Leal, Professora UFRGS, RS
  26. Andrea Karla Ferraz – servidora pública
  27. Andrea Moraes Alves, sou antropóloga, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ – Rio de Janeiro
  28. Angel Bojadsen – Editor, Editora Estacao Liberdade
  29. Angela Peccini Psicóloga RJ
  30. Anivaldo Padilha – Ex-preso político, anistiado, Membro do Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça
  31. Antonio Carlos Wolkmer
  32. António Gonçalves dos Santos sociólogo
  33. Artur Duarte Peixoto, professor, RS
  34. Aton Fon Filho – OAB/SP 100.283, Diretor Jurídico da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
  35. Barbara Conte
  36. Bela M. Sister  – psicanalista
  37. Benito Bisso Schmidt, Professor UFRGS, RS
  38. Bete Mendes-Atriz
  39. Betina Viany (Elisabeta Veiga Fialho – Atriz / 65 anos – Rio de Janeiro
  40. Bianca de Oliveira Ruskowski, professora, RS
  41. Bianca Maria Rego Martins , professora PUC Rio
    Francisco Beltrão do Valle, profess UFFRJ
    Lucia Teresa Romanholli, prof. ensino publico  municipal RJ
    Francisco Beltão do Valle, acrescentar familiar desap politico
    Veronica Guedes- Diretora For Rainbow.
  42. Biel Rocha – Secretário de Estado Adjunto de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais
  43. Boris Hau – advogado, pesquisador Centro da justiça transicional UDP Chile
  44. Brigadas Populares
  45. Bruno Lelis de Souza Faria – produtor cultural – Minas Gerais
  46. Bruno Monteiro – jornalista e ativista de direitos humanos
  47. Leonardo B. Antunes, Professor de Língua e Literatura Grega da UFRGS, RS
  48. Caio Bruno Pires Mendes Cateb – Historiador – Ex-Pesquisador da Comissão Nacional da Verdade
  49. Camila Morena da Luz Gomes. Atriz e professora. Minas Gerais
  50. Camila Munhoz, psicanalista, filha de resistentes à ditadura civil-militar
  51. Camilla Cristina Silva – Doutoranda em História UFOP – MG
  52. Camilo Vannuchi – Membro da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo
  53. Carla Maria Carvalho de Almeida – Professora Associada UFJF – MG
  54. Carla Menegat, professora, RS
  55. Carlos André Cavalcanti – Prof. UFPB, coordenador do Grupo Videlicet e do Coletivo da Diversidade Religiosa.
  56. Carlos Artur Gallo, Cientista político, professor universitário DCS – UFSM, RS
  57. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli- advogado
  58. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli, Defensor Público aposentado, Coordenador da Comissão Estadual da Verdade/RS (2012-2014).
  59. Carlos Henrique Vianna Pereira – IFP/RJ – RJ
  60. Carlos wagner jota guedes, sociólogo, Belo horizonte
  61. Caroline Silveira Bauer, professora de História da UFRGS, RS
  62. Catarina Pedroso, psicanalista e perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, DF.
  63. Celina Santos Boga Marques Porto, médica, Rio de Janeiro/RJ.
  64. César Augusto Bubolz Queirós, Professor História UFAM, Coord. GT Mundos do Trabalho/ ANPUH, AM
  65. Cesar Mangolin – professor universitário
  66. Christiana Galvão Ferreira de Freitas, advogada e cientista política, militante de Direitos Humanos
  67. Cida falabella. Atriz, diretora de teatro. BH MG
  68. Claudia Paiva Carvalho- Doutoranda em Direito UnB, Consultora da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição
  69. Cláudio Márcio Dias, Ator – Minas Gerais
  70. Cleide Monteiro, psicóloga, RG. 3.293.319-8
  71. Clelia de mello – irmã de desaparecida politico
  72. Cristiane Assis Cardoso – psicóloga, Equipe Clínico política do Rio de Janeiro.
  73. Cristiane Moreira Pinto, Atriz e Produtora cultural, MG
  74. Cristiano Gastal Sória, professor, RS
  75. Cristiano Oliveira Araújo. Ator. Minas Gerais.
  76. Cristina Maria couto guerra , advogada , ativista dh , presidente da comissão direitos humanos e cidadania da Oab/ Subsecao  Juiz de Fora
  77. Daisy Queiroz Psicóloga Rio de Janeiro
  78. Daniela Sevegnani Mayorca – psicóloga, Santa Catarina
  79. Dario Negreiros
  80. David Oliveira professor da UFC
  81. David William Aparecido Ribeiro – Historiador USP – SP
  82. Débora Clasen de Paula, professora, RS
  83. Débora Strieder Kreuz, Doutoranda UFRGS, RS
  84. Deisy de Freitas Lima Ventura – Instituto de Relações Internacionais. Universidade de São Paulo
  85. Denise F. Jardim – Professora Antropologia UFRGS – RS
  86. Denise Figueiredo
  87. Deusa Maria de Sousa, historiadora, Professora UFPA
  88. Diego Ferrari – assistente social – mestrado em desenvolvimento territorial de América latina e o caribe. UNESP – ENFF
  89. Dimas Antoniio de Souza Cientista Político, prof. Pucminas
  90. Doutoranda em Direitos Humanos, Processos de Integração e Constitucionalização do Direito Internacional pela PUC/MG
  91. Eduarda Gomes Brogni- Ativista dos Direitos Humanos
  92. Eduardo Fernandes de Araújo, Prof. do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ – UFPB), Doutorando no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra).
  93. Eduardo Losicer, psicanalista RJ
  94. Eduardo Moreira Pinto – Músico/ Técnico Metalúrgico – Barão de Cocais –MG
  95. Eliane Assumpção de Oliveira, médica, RJ.
  96. Eliane Longo da Silva – Produtora Cultural
  97. Elizabete Mendes de Oliveira-Atriz (Bete Mendes)
  98. Elvina M. Caetano Pereira (Nina Caetano), professora e performer. BH/MG.
  99. Emilio Peluso Neder Meyer – Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição e Coordenador do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFMG
  100. Eneida Ripoll Ströher. Identidade 7001280382. CPF:002518369-91
  101. Érica Hoffmann Soares. Atriz. BH/MG.
  102. Erick Vargas da Silva, Historiador, RS
  103. Evandro Santos, Professor adjunto da UFRN, RN
  104. Everaldo de Oliveira Andrade, Professor departamento de História FFLCH USP, SP
  105. Fabiana Rabelo dos Santos – Instituto Educação e Cidadania
  106. Fábio Balestro Floriano – Advogado e militante de Direitos Humanos
  107. Felipe Baptista Soares – ator – Minas Gerais
  108. Felipe Nin Ferreira
  109. Fernanda Arêas Peixoto, Departamento de Antropologia USP, SP
  110. Fernanda dos Anjos – Advogada.
  111. Fernanda Marçolla Jacques Rocha, professora. Minas Gerais.
  112. Fernanda Oliveira da Silva, professora, RS
  113. Fernanda Souza Pinto Nogueira  – Psicóloga, CPF 262952168-03
  114. Fernando Antonio dos Santos Matos – Advogado e defensor dos Direitos Humanos
  115. Fernando de Santa Rosa
  116. Fernando Nicolazzi, historiador, professor na Ufrgs, RS
  117. Franciane Rabelo dos Santos – Centro de Referência em Direitos Humanos de Juiz de Fora e Território Mata de MG
  118. Francisco Gonçalves da Conceição, secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Maranhão
  119. Francisco Martinho – Professor História da USP – SP
  120. Fred Buriti. Oficial de Apoio Judicial. Belo Horizonte.
  121. Frederico Quintão. Microempreendedor. BH / Minas Gerais
  122. Frei Fernando de Brito
  123. Fundação Marica Saraiva
  124. Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares- GAJOP/PE
  125. Gabriel de Freitas Focking, técnico-administrativo UFRGS, RS
  126. Gabriela Pellegrino Soares – Professora Associada do Departamento de História USP – SP
  127. Graziele Tagliamento
  128. Graziella Medrado, atriz e produtora cultural – Minas Gerais
  129. Guanaíra Rodrigues de Amaral, psiquiatra aposentada, Austrália.
    Eliete Ferrer, professora, RJ
    Lucia Maria de Freitas Teles, profess. UNIRIO
  130. Guilherme Théo Abrahão Martins, ator. Minas Gerais.
  131. Guinter Tlaija Leipnitz, professor, RS
  132. Gustavo Borchert, músico, residente em Portugal.
  133. Gustavo dos Santos Cintra Lima, Prof. do Instituto Federal de São
  134. Helena Bocayuva, pesquisadora Saúde Coletiva
  135. Helenita Sipahi
  136. Heliana Castro Alves, terapeuta ocupacional. Minas Gerais.
  137. Henrique Alexandre de Sena – ator – Minas Gerais
  138. Henrique Fonseca – Cenotécnico/marceneiro – BH/MG
  139. Hudson Mandotti de Oliveira, Professor de Filosofia
  140. Iara Castiel – vereadora PT, Professora, advogada, psicóloga – Santiago-RS
  141. Icléia Thiesen, Professora Titular da UNIRIO.
  142. Ieda Maria Alves, Professora do DLCV-FFLCH-USP, SP
  143. Inara Zanuzzi – Professora de Filosofia UFRGS – RS
  144. Ingeborg Danila Eichwald  – CPF 299.483.630-00
  145. Iracema Fiani Braga, fisioterapeuta, residente no Rio de Janeiro-RJ.
  146. Iraci do Carmo de França Enfermeira RJ
  147. Irenísia Torres de Oliveira, Professora da Universidade Federal do Ceará, CE
  148. Iris Jave – Investigadora y docente – Instituto de Democracia y Derechos Humanos de la Pontificia Universidad Católica del Perú
  149. Iris Kantor, Professora do Departamento de História da USP, SP
  150. Issa Fernando Sarraf Mercadante – Médico, São Paulo.
  151. Itamar Freitas de Oliveira – Professor História UNB – Distrito Federal
  152. Ivan Martins Pinheiro – advogado, Secretário Geral do PCB (Partido Comunista Brasileiro), Rio de Janeiro
  153. Izabel Borges- psicanalista RJ
  154. Izabel de Fátima Mangia Borges
  155. Jacques Alfonsin – Advogado
  156. Janaina da Silva Guerra, Assistente Social, RS
  157. Janaína Lúcia Feijó Conselheira Tutelar
  158. Janaína Timm de Sousa, Técnica em Assuntos Culturais, RS
  159. Jane de Alencar
  160. Jânia Maria Lopes Saldanha – Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – RS – Brasil. Professora visitante do IHEAL – Institut des Hautes Études sur l’Amérique Latine – Catédra Simon Bolívar – ano 2016-2017?. Coordenadora do CCULTIS – Centro de Culturas Jurídicas Comparadas, Internacionalização do Direito e Sistemas de Justiça – UFSM – Pesquisadora Associada do IHEJ – Institut des Hautes Études sur la Justice, Paris – ex-bolsista CAPES para pesquisa e estudos em nível de estágio sênior no IHEJ. Advogada
  161. Janne Calhau Mourão – psicóloga – Rio de Janeiro
  162. Jefferson Lee de Souza Ruiz – Professor da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  163. Joana A. Coutinho Professora  UFMA
  164. Joana Borges, Historiadora, CE
  165. Joana Mello de Carvalho e Silva, Professora FAU USP, SP
  166. João Caetano Machay Apolinário, estudante de direito, UFF, RJ
  167. João Ricardo Wanderley Dornelles – Professor de Direito da PUC-Rio; Coordenador-Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio
  168. João Valença  Caldas, jornalista
  169. Jorge Schwartz –  docente aposentado da us
  170. José Francisco Da Silva – Coordenador do Fórum Nacional de Ouvidores de 2004 a 2007.
  171. José Geraldo de Sousa Junior (Ex-Reitor da UnB)
  172. José Gondra?
  173. José Luis Victorio Cervantes
  174. Jose Ribas Vieira  direito ufrj
  175. Joyce Athie da Costa. Jornalista. BH/MG
  176. Joyce Cantoni Médica, RJ
  177. Juarez Guimaraes Dias, Professor e Artista. BH/MG
  178. Julia Moreira Schwantes Zavarize – advogada OAB/SC 25.659 – Frente Brasil de Juristas pela Democracia em Santa Catarina.
  179. Julia O’Donnell – Professora UFRJ – RJ
  180. Julia Santa Cruz Gutman, bacharel de direito, familiar de Fernando Santa Cruz (desaparecido político), RJ
  181. Juliana Morená, Psicóloga, Rio de Janeiro
  182. Juliana Moura Bueno – Cientista Política e Ativista de Direitos Humanos
  183. Juliana Pierucchi- Psicólogos do CDH/CFP
  184. Juliana Pimenta – psiquiatra da Equipe Clínico política do Rio de Janeiro
  185. Juliane Welter, professora, RS
  186. Júlio César Araújo das Neves, Graduando em Comunicação Social/UCPEL – RS
  187. Júlio César Senra Barros, brasileiro,  casado,  Anistiado Político,  Rg. 02184689-4 Detran RJ. Cpf 335999557-00.
  188. Julio Cesar Senra de Barros, militante da resistência
  189. Karina Anhezini de Araujo, Historiadora, Professora UNESP – SP
  190. Katia Maria de Azevedo Caldeira Pires – Médica Rio de Janeiro
  191. Kátia Sento Sé Mello – Antropóloga, Professora da UFRJ
  192. Katya Kozicki – Faculdade de Direito,Programa de Graduação e Pós-Graduação
    UFPR e PUCPR – Pesquisadora do CNPq
  193. Larissa Castiglia, esteticista, Itália.
  194. Laura Bannach Jardim – ?Faculdade de Medicina,  U?niversidade F?ederal do R?io G?rande do S?ul
  195. Laura de Mello e Souza – Professora Titular Aposentada História USP – Professora Titular de História do Brasil na Universidade Paris IV Sorbonne – SP-Paris
  196. Laura Vinci
  197. Lauro Borges, sociólogo, professor estadual, RS
  198. Léa Francesconi,  professora doutora do Departamento de Geografia, FFLCH-USP, SP
  199. Léa Tribe, profess. UNIRIO
  200. Leda Montenegro Raimundo, escritora, Rio de Janeiro.
  201. Leila Leite Hernandez, Professora de História da África USP – SP
  202. Leila Ripoll – Psicanalista, membro do EBEP – Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos/RJ.
  203. Leonardo Boff, escritor  professor
  204. Leonardo Lessa, gestor cultural e ator. BH/Minas Gerais
  205. Leonardo Pereira – Historiador – RJ
  206. Leopold Nosek – Médico e Psicanalista
  207. Lia Levy, Professora Universitária UFRGS, RS
  208. Lígia Dabul, Socióloga, UFF, RJ
  209. Ligia Maria Leão de Aquino – Professora / UERJ
  210. Loíze Aurélio de Aguiar, Relações Públicas, Produtora Cultural
  211. Lorena Almeida Gill, historiafora, professora UFPel
  212. Lorena Holzmann, Socióloga, Professora Doutora  aposentada da UFRGS, RS
  213. Lua Gill da Cruz, mestranda na UNICAMP, do RS.
  214. Lucas Ferreira da Costa Cruz. Ator. Minas Gerais
  215. Lucas Torrisi, Bacharel em Letras e graduando em Filosofia, SP
  216. Lucia de Fátima Fonseca Reis – ex compamheira de desaparecido político
  217. Lúcia Velloso Maurício – Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  218. Lucia Vieira Caldas, Esteticista, Rio de Janeiro.
  219. Luciana Ballestrin , Professora de Ciência Política na UFPel, RS
  220. Luciana Cartocci – psicanalista
  221. Luciana Knijnik, psicóloga, RS
  222. Luciano Elia, Psicanalista, Rio de Janeiro
  223. luis delgado zorraquino Zorraquino – Militante do coletivo Filhos e Netos MVJ-RJ
  224. Luis Eduardo Oliva: Luiz Eduardo Oliva – Sergipe
  225. Luis Eduardo Oliva: Luiz Eduardo Oliva, advogado, ex Secretário de Estado dos Direitos Humanos de Sergipe
  226. Luiz Alberto Grijó, Dr. Prof. de História da UFRGS, RS
  227. Luiz Benedicto Lacerda Orlandi, titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
  228. Luiz Carlos De Sousa Santos
  229. Luiz Carlos de Souza Moreira
  230. Luiz Claudio Cunha – Jornalista, Brasilia
  231. Luiz Eduardo Oliva. Fui Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania de Sergipe.
  232. Luiz Henrique Nogueira, Contador – funcionário Público, RJ
  233. Luzia Magalhães Cardoso, assistente social, RJ.
  234. Marcella Monteiro de Souza e Silva, Psicanalista
  235. Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira – Mestre e Doutor em Direito (UFMG), Pós-Doutorado em Teoria do Direito (Roma TRE), Bolsista de Produtividade do CNPq (1D). Professor Associado IV e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Faculdade de Direito da UFMG
  236. Marcelo Restori: Marcelo Restori da Cunha – Diretor de teatro e cineasta
  237. Marcia Mansor D’Alessio – Professora da Unifesp – SP
  238. Marcia Mendes de Almeida, ex-presa política, jornalista , São Paulo-SP
  239. Márcia SAVAGET FIANI – Funcionária Pública Federal – Ministério das Relações Exteriores e Atriz/Professora de Teatro, Aposentada, Rio de Janeiro
  240. Marcília Gama Da Silva Prof E Integrante Da Comissão De Direitos Humanos Gregório Bezerra Da Ufrpe
  241. Marco Antonio Nascimento Pereira – Economista – São Paulo/SP
  242. Marcos Coletta. Ator e dramaturgo. BH/MG
  243. Marcos Del Roio
  244. Marcos Prado
  245. Marga Stroher, ativista dos Direitos Humanos
  246. Margarida Pressburger. Membro do Subcomitê de Prevenção à Tortura da ONU e ativista de DH.
  247. Maria Amélia M.Dantes
  248. Maria Augusta da Costa Vieira, Docente da FFLCH- USP, SP
  249. Maria Beatriz  Costa Carvalho Vannuchi,psicanalista, membro do Departamento de Psicanpálise do Instituto Sedes Sapientiae , Coordenadora  do Núcleo de atendimento  de Familias nos Projetos Terapêuticos e membro da Clínica do Teatemunho Projetos Terapêuticos SP, (2013/2015)
  250. Maria Carolina Accioly C Silva- Psicanalista
  251. Maria Carolina Bissoto – Advogada, Ex-pesquisadora Júnior da Comissão Nacional da Verdade (cargo exercido junto à Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”) e ex-consultora da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
  252. Maria Cristina G. Vicentin (Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC-SP)
  253. Maria Cristina Ocariz. Psicanalista, professora do Curso Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
  254. Maria de Fátima de Andrade – Socióloga – São Paulo/SP
  255. Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes – Lurdinha Nunes CEEDHPI
  256. Maria do Amparo Almeida Araújo
  257. Maria do Rosário Nunes (Ex-Ministra dos Direitos Humanos do governo Dilma)
  258. Maria Elisa De Macedo – produtora e pesquisadora – Minas Gerais.
  259. Maria Elisa Noronha de Sá, Professora da Puc-Rio, RJ
  260. Maria Elizabeth Barros de Barros – Professora Departamento de Psicologia/UFES
  261. Maria Helena Machado, socióloga e pesquisadora. RJ
  262. Maria Helena Pereira Toledo Machado – Professora titular História USP – SP
  263. Maria Inês Borges analista de sistemas Santiago Chile
  264. Maria Inez do Espírito Santo, escritora, Estado do Rio de Janeiro
  265. María José Guembe – CELS
  266. Maria Ligia Coelho Prado – Professora do Departamento de História USP – SP
  267. Maria Rita Fonseca Lino de Souza, Atriz/Gestora Cultural – Minas Gerais.
  268. Maria Tereza Flores Pereira – Professora da Escola de Administração da UFRGS
  269. Maria Thereza Santos Psicologa /RJ
  270. Mariana de Assis Brasil e Weigert, professora de Direito Penal e de Criminologia, Faculdade Nacional de Direito/UFRJ
  271. Mariane da Silva
  272. Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler – Psicodramatista, Doutora em Psicologia , coord. Geral DPSedes (gestão em rede 2015-17)
  273. Marília Felippe, terapeuta corporal RJ
  274. Mariluci Cardoso de Vargas – Doutoranda em História UFRGS – RS
  275. Marilucia Melo Meireles
  276. Marina Almeida Brandão, graduanda em História UFOP, MG
  277. Marina Viana Pereira, atriz, Minas Gerais
  278. Mario Madureira, Advogado, ex-Conselheiro da OAB/R
  279. Mário San Segundo, professor IFRS
  280. Marisa Baldi – Psicanalista, CPF: 014486778-82
  281. Mariucha Rocha psicóloga, aposentada, Rio de Janeiro
  282. Marize Lippel
  283. Marleide Ferreira Rocha – Advogada, membro da RENAP
  284. Marta Barretto designer de interior – Rio de Janeiro
  285. Marta Inez Medeiros Marques – Depto. de Geografia USP – SP
  286. Marta Maia, Professora do PPGCOM/UFOP-MG
  287. Martin Almada- Premio Nobel Alternativo Y  Miembro Del Comité Ejecutivo De La Asociación Americana De Juristas (Aaj)
  288. Mateus H. F. Pereira – Historiador UFOP – MG
  289. Matheus Soridem. Ator e fotógrafo. BH/MG.
  290. Maura Gerbi Veiga – professora aposentada e anistiada política
  291. Melina Kleinert Perussatto , Doutoranda em História – RS
  292. Micaele Irene Scheer, historiadora, RS
  293. Miriam Oliveira Leal Psicóloga /RJ
  294. Monica Jung.  Médica. RJ
  295. Mônica Rubinho, artista plástica de SP
  296. Naia Oliveira, socióloga, RS
  297. Nancy Lamenza Sholl da Silva, profa Adjunta da UFF-VR do Departo de Psicologia.
  298. Natacha Nicaise – Visiting Teacher &Post-doctoral Researcher (Post Graduation Law School UERJ)
  299. Natália de Souza Lisbôa
  300. Natália Lima de Araújo – analista de Relações Internacionais, membro do Idejust e mestranda do Instituto de Relações Internacionais da USP.
  301. Natalia Pietra Méndez, professora/RS
  302. Natiele Gonçalves Mesquita, professora, RS
  303. Nayá Bernasconi Nunes Avenia Puertas – Médica de Família. CMS Maria Augusta Estrella.
  304. Nelma de Mello Cabral – psicanalista, professora universitária
  305. Nelson Ferrão, médico, RJ
  306. Nelson Schapochnik, Prof. FE-USP, SP
  307. Newton Leão Duarte
  308. Nicole Blass, assessora do Dep. Jean Wyllys, RJ.
  309. Nikolay Steffens – Pesquisador De Doutorado Em Filosofia Pela Ufrgs – Rs
  310. Nilton Albuquerque – prof UFC
  311. Nina Schneider, Ph.D. – Senior Research Fellow – Global South Study Center (GSSC)
  312. Núcleo de Preservação da Memória Política – São Paulo
  313. Odilon Esteves, ator, Minas Gerais
  314. Olga Falceto
  315. Olivia Francoso – psicóloga da Equipe Clinico Política do Rio de Janeiro
  316. Oneide Bobsin, teólogo, ex Com Est Vdd RS.
  317. Otavio Leonidio, Professor, RJ
  318. Pablo Galain Palermo
  319. Patricia Carlos Magno – Defensora Publica  do RJ Mestre em Direito pela UERJ Professora de Direito Internacional dos Direitos Humanos
  320. Patricia Carlos Magno Defensora Publica RJ
  321. Patrícia Chittoni Ramos Reuillard professora UFRGS
  322. Patricia Melo Sampaio, Professora de História UFAM, AM
  323. Paula Ávila – Educadora. Pesquisadora. Profissional de  consultoria em comunicação.
  324. Paula Leonardi – Faculdade de Educação UERJ
  325. Paula Maracajá, bailarina e professora, RJ
  326. Paula Urzua Taleikis, psicóloga, Rio de Janeiro.
  327. Paulo de Tarso Carneiro, ex-preso político, ativista de Direitos Humanos-Comitê Carlos de Re-RS
  328. Paulo Fontes, Professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), RJ
  329. Paulo Renato S. Ferrony, Advogado, Prof Univiversitario
  330. Paulo César Carbonari, professor de filosofia (IFIBE) e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS
  331. Pedro benetti, sou ex-pesquisador da cnv e do ippdh-mercosul.
  332. Pedro Henrique Avila Mascarenhas, médico, psicanalista, psicodramatista.
  333. Pedro Luis Rocha Montenegro advogado do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Zumbi dos Palmares.
  334. Pedro Mandagará, professor adjunto de. Literatura Brasileira na UnB.
  335. Pedro Rocha Franco, jornalista, Minas Gerais
  336. Pedro Vasconcelos Rocha, Professor, GO
  337. Peter Pál Pelbart – Prof titular de filosofia na PUC-SP
  338. Priscilla Victoria Rodrigues Fraga, Assistente Social, BH/MG
  339. Rachel Gouveia,  Assistente Social, Rio de Janeiro
  340. Rachelle Balbinot
  341. Rafael da Silva Cortes – Professor de Filosofia no Colégio de Aplicação da UFRGS – RS
  342. Rafael Schincariol, professor e militante de direitos humanos
  343. Ramiro Nodari Goulart, advogado, membro do Comitê Carlos de Ré, membro do CAO.
  344. Raquel Araujo – Coletivo Catarinense Memória Verdade Justiça.
  345. Raquel Carneiro. Atriz. Minas Gerais.
  346. Raquel Lauar Barra Melo, atriz, Minas Gerais.
  347. Raul Ellwanger – Músico/Coordenador do Comitê Carlos de Ré do RS por Verdade, Memória e Justiça / Ex-perseguido político .
  348. Regina Horta Duarte, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, MG
  349. Régis Lopes,  prof da UFC
  350. Renan Quinalha ADV: Renan Quinalha – advogado e ativista de direitos humanos.
  351. Renata Costa-Moura, professora universitária / psicanalista, ES
  352. Renata Lins, economista, RJ
  353. Renata Udler Cromberg – psicanalista – DEpartamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae
  354. Renato da Silva Queiroz – Antropólogo – professor senior/Diversitas USP – SP
  355. Renato Della Vechia, cientista político, professor UCPEL, RS
  356. Ricardo Henrique Salles, professor UNIRIO, RJ
  357. Rio de Janeiro (RJ)
  358. Rita Buttes- Cebrapaz /RS
  359. Rita de Cássia Nachtigall Mauricio
  360. Roberto Goulart Menezes – Professor do instituto de relações internacionais da UnB
  361. Robinson Ayres Pimenta – economista aposentado e anistiado político
  362. Rodolfo Caesar, professor universitário, RJ.
  363. Rodrigo Lentz – Advogado, membro do Idejust e do Instituto de Ciência Política da UNB;
  364. Rodrigo Silveira, Roteirista e Designer Gráfico, SP
  365. Rogerio Luz – professor universitário aposentado (ECO-UFRJ).
  366. Rogério Oliveira Araújo, ator, MG
  367. Rogério Sottili – Secretário Especial de Direitos Humanos do Governo Dilma Rousseff
  368. Rolim Neumann médica professora da Ufrgs.
  369. Rômulo Romeu Garcia Braga, ator. MG.
  370. Rosalie Branco Corrêa , medica Neurologista , HUCFF/UFRJ
  371. Rosana Almendares – Artista Visual
  372. Rosângela de Souza – OAB/SC 4.305
  373. Roseli Goffman Psicóloga RJ
  374. Salo de Carvalho – Professor da Faculdade Nacional de Direito/RJ
  375. Sandra Autuori, psicóloga, RJ.
  376. Sandra Macedo – Artista Visual, Rio de Janeiro
  377. Sarah Calvi Amaral Silva, professora, RS
  378. Sean Purdy, Professor de História USP, SP
  379. Sergio Alarcon, Médico, Rio de Janeiro
  380. Sergio Salvia Coelho, diretor de teatro, São Paulo.
  381. Shana Marques Prado dos Santos – Pesquisadora
  382. Shirley Villela – ex  representante da Redes da Maré no Comitê Nacional de Prevenção de Combate à Tortura (2014-2016).
  383. Shirley Villela, Lic. Letras, RJ
  384. Silvia Helena Calmon Psicanalista, RJ
  385. Silvia Helena Tedesco, coordenadora do Observatório Nacionalde Saúde Mental e Justiça Criminal/UFF
  386. Simone Delgado. Psicóloga. RJ.
  387. Simone Lersch, Gestora Cultural e Assessora de Comunicação.
  388. Simone Loureiro – psicóloga RH RJ
  389. Sindicato dos advogados de MG.
  390. Sueli A Bellato – advogada, religiosa, ex-conselheira e vice-presidente da Comissao de Anistia
  391. Susana Maria Franco Diaz -Psicóloga e Psicanalista, Projetos Terapêuticos
  392. Taciana Wiazovski, historiadora, são paulo, rg: 24724198-2
  393. Tainá Rosa. Professora de História, Minas Gerais.
  394. Talita Braga Rodrigues. Atriz e professora de teatro. Minas Gerais.
  395. Tânia Gerbi Veiga – historiadora, professora e produtora cultural
  396. Tania Kolker, psicanalista, Equipe Clínico Política do Rio de Janeiro.
  397. Tania Roque – Dentista Rio de janeiro
  398. Tarso Cabral Violin – advogado e professor de Direito da PUCPR e FAPI
  399. Tatiana Merlino, jornalista, São Paulo
  400. Tatiana Tannus Grama – Mestranda.
  401. Tatiana Xavier -Historiadora, Militante e Ativista dos Direitos Humanos
  402. Temístocles Cezar – Professor História UFRGS – RS
  403. Thelma Yanagisawa Shimomura, – assessora da Comissão da Verdade em Minas Gerais, Belo Horizonte-MG.
  404. Tiago Ruas Dieguez. Juiz do trabalho. Rondônia.
  405. UBM Porto Alegre TB
  406. UBM RS
  407. Valdei Araujo, Professor, UFOP
  408. Valeska Zanello – Psicólogos do CDH/CFP
    Paulo Cesar Ribeiro
  409. Valetia Cristina Lopez Wilke, professora UNIRIO.
  410. Valter da Mata
  411. Vanessa Batista Bener – Professora Associada da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ)
  412. Vavy Pacheco Borges – Historiadora – SP
  413. Vera Paiva
  414. Vinicius de Lara Ribas – Doutorando em Ciência Política e militante de Direitos Humanos
  415. Virginia Dirami Berriel – Jornalista, Executiva Nacional da CUT
  416. Viviane Falkembach
  417. Viviane Fecher,  advogada,  mestra em Direitos Humanos pelo PPGDH/UnB
  418. Viviane Gomes da Silva, estudante de Direito, SP
  419. Vivianne de Castilho Moreira, Professora Universitária (UFPR), PR
  420. Walter Kohan
  421. Yara Maria Moreira de Faria Hornke
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Antonio Celio Soares

07/10/2017 - 13h20

A esse governo golpista só uma definição:canalha,canalha,canalhas.

Marcio

12/09/2016 - 13h52

A sociedade civil são os movimentos sociais, não?

Atreio

06/09/2016 - 13h53

BRAVOS permanecem ao lado dos justos. Covardes e canalhas ao lado de Temer.

Marivane

05/09/2016 - 22h28

Estamos retrocedendo uns 50 anos no mínimo

Pinheiro –

05/09/2016 - 17h39

Dilma nomeou a “Comissao da verdade” sem NENHUM militar pra dar a defesa, não é a mesma coisa? Vale só pra um?

    Atreio

    06/09/2016 - 13h51

    DEFENDER OQ?
    NÃO, NÃO É A MESMA COISA.
    NÃO, A LEI VALE PRA TODOS. SEM CRIME SEM IMPEDIMENTO.

    OS BRAVOS VÃO LUTAR E OS JUSTOS ESTARÃO AO LADO. GOLPISTAS NÃO PASSARÃO!

Claudio

05/09/2016 - 14h50

“Carta marcada, faz de conta, senhores dos anéis, país das maravilhas, lojinha da esquina com pó e rituais macabros. Arquiteto do universo. Plumo e esquadro. Maninhos apertam as mãos. Contam segredos ocultos até o 31. No 32 revelam e não tem mais saída. O dinheiro está lá, quer dinheiro? Lá está. Eles dão. É só chegar. Aperta a mão e fale somente o que eles querem. Pense como eles ou ligue a TV e absorva o que eles querem. Seja um não sendo. Não pense e seja. quer falar? Eles te dão um jornal ou revista. Que tal uma rede de mercado. Depois inventa: diz que trabalhou, estudou e por isso ficou rico. Conte aquelas estorinhas que eles contam para seus trouxas. Pare e pense. Ou melhor: pense e não pare, ou ainda, não pense, não pare e não siga. Todos os caminhos do sucesso vão dá lá. Cedo ou tarde saberás. Da doutrina da prosperidade á trindade. Tudo tem um caminho. O caminho tem um tudo. Senta no banco. Escuta. Preste atenção. Escute. Não pense. Faça sem pensar. Essa é a regra. Pensou, ferrou. Escravo… Fala escravo. Do acaso. Escravo, escravo, escravo… Seja escravo. Pense como escravo. Leia e não pense. Pense e não leia. Será que podes diferenciar? Você pode sorrir para enganar. Podes descobrir o velho chão e as mesmas frustrações. Tudo pode. A vida é curta e os caminhos são tantos e variáveis. Essa é a grande jogada. Escrevem muito, dão muitas idéias, mas nenhuma tem valor. Tente ver e fugir dessa confusão. Tente diferenciar”.


Leia mais

Recentes

Recentes