Menu

Temer sob pressão da direita e da esquerda. Por Bresser-Pereira

Foto: Carolina Antunes/PR por Luiz Carlos Bresser-Pereira, no Facebook O presidente Temer é um homem acuado pela a direita e pela esquerda. Por esta, legitimamente, porque sendo ele próprio e seu partido de centro, aliou-se à direita dogmática, neoliberal e se comprometeu com ela a realizar “reformas” que, na verdade, representam uma tentativa de acabar […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente Michel Temer durante o desfile cívico de 7 de Setembro por ocasião ao Dia da Pátria. (Brasília - DF, 07/09/2016) Foto: Carolina Antunes/PR

Foto: Carolina Antunes/PR

por Luiz Carlos Bresser-Pereira, no Facebook

O presidente Temer é um homem acuado pela a direita e pela esquerda. Por esta, legitimamente, porque sendo ele próprio e seu partido de centro, aliou-se à direita dogmática, neoliberal e se comprometeu com ela a realizar “reformas” que, na verdade, representam uma tentativa de acabar com o Estado do bem-estar social no Brasil (emenda do “teto”) e com os direitos trabalhistas (emenda da “flexibilização” da CLT. Pela direita porque ela cobra todos os dias por essas reformas, que “resolveriam” os problemas econômicos do Brasil. Uma direita que conta com apoio da grande mídia. Hoje, por exemplo, a primeira das reportagens “A hora de mudar” que o O Estado começa a publicar, deixa claro qual é o inimigo. São aqueles que se beneficiam das despesas do Estado com educação, saúde, previdência e assistência social. Conforme afirma o subtítulo da matéria, “O Estado do bem-estar social, prometido pela ‘Constituição Cidadã’ de 1988 mostrou-se uma miragem. Agora é hora de definir o que virá no lugar”.

Evidentemente, não é com a guerra ao Estado do bem-estar social que o Brasil enfrentará a crise fiscal e a crise econômica desencadeadas ao mesmo tempo no final de 2014. A vida fiscal do Estado brasileiro precisa de uma regra – de um complemento à lei de responsabilidade fiscal. A meu ver esta regra deve ser um limite porcentual (jamais absoluto) às despesas do Estado. E precisa de políticas que levem a economia brasileira a sair mais depressa da crise econômica e da queda de receitas que ela representou: precisa que os juros voltem a cair, que sejam tomadas medidas de socorro às empresas endividadas, sejam realizadas as concessões programadas, e o Estado aumente imediatamente seus investimentos (o ajuste deve ser apenas da despesa corrente).

Que fará Temer diante dessas pressões? Diante da esquerda que realiza grandes passeatas, e demanda “diretas já”; e da direita, que demanda “reformas” que enriqueçam os ricos? Conseguirá ele navegar por esse mar revolto? Não sei. Sei apenas que Temer é um político competente, que cometeu o erro de associar com a direita em um golpe de Estado. Sua competência se provará agora, se ele conseguir entregar a Presidência da República a seu sucessor com a Constituição Cidadã respeitada e o Brasil razoavelmente pacificado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jst

12/09/2016 - 11h04

Na minha modesta opinião, diretas já neste momento é a pior opção. A esquerda foi destroçada pela lava rato e corremos o risco de eleger algo muito pior do que a porcaria que já temos aí.
Que os golpistas mostrem que sabem governar, coisa que duvido muito.
Até 2018 terão tempo suficiente para que todos percebam a sua incompetência.
Falam o tempo todo em retirar direitos trabalhistas e previdenciários, cortar os programas sociais, mas até agora não vi um sequer criticar os juros escorchantes, as maiores despesas do mundo com o judiciário, os ricos que não pagam impostos, o sistema financeiro que suga quase todos os recursos do país, etc etc

    johony

    12/09/2016 - 17h37

    Em uma cosia eu vou concordar com vc, o que esta ruim, sempre pode piorar.
    Vivemos em um dilema sem precedentes.

Marcvs Antonivs

12/09/2016 - 11h04

Meu Facebook está bloqueando o compartilhamento dos chamados blogs sujos (DCM, Tijolaço, Conversa Afiada, Rede Brasil Atual, The Intercept e outros), mas não está bloqueando de sites como El País Brasil, BBC Brasil. Podem me informar por que isso está acontecendo???


Leia mais

Recentes

Recentes