Lula é réu: narrativa político-ideológica – análise da grande mídia

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Análise diária da grande imprensa brasileira

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Bom dia.

Reparem o quanto repeti o subtítulo ‘Lula réu na Lava-Jato’. Não é exagero dizer que em quase todas as notícias sobre Lula como réu, a narrativa construída pela grande mídia retrata o juiz Sérgio Moro como “mocinho” e Lula como “vilão”. Fica claro o posicionamento político-ideológico aqui, assim como sua influência na percepção política do eleitorado brasileiro.

Até amanhã

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Proposta de mudança na previdência fez aumentar número de pessoas dando entrada na aposentadoria.

Discurso de Temer na ONU 

Temer defendeu legalidade do Golpe no processo de impeachment de Dilma. Ao ter seu nome anunciado, delegações latino americanas se retiraram da plenária em forma de protesto.

Câmara retirou da pauta projeto que anistiaria parlamentares que fizeram Caixa 2 em eleições anteriores.

Lula réu na Lava-Jato

A matéria de aproximadamente 7 minutos usou o documento despachado pelo juiz Sérgio Moro para destrinchar as acusações contra o ex-presidente. O tom da reportagem, como tem sido, é acusatório, ou seja, Lula sempre é retratado como réu, ainda que não haja comprovações suficientes.

  • Jornal da Band

PEC que limita gastos públicos deverá ser votada na primeira semana de outubro pela Câmara, e no início de novembro no Senado.

Lula réu na Lava-Jato

À semelhança do JN, também usaram documento expedido pelo juiz Sérgio Moro pra dar a notícia.

  • SBT Brasil

Lula reú na Lava-Jato

O correspondente em Curitiba usou menos de 1 minuto expondo as acusações do MPF aceitas por Moro.

  • Jornal da Globo

Lula réu na Lava-Jato

Mesma matéria exibida pelo JN.

Sardenberg disse que atual governo tem possibilitado ganhos à Petrobras. Comentou endividamento dos Estados dizendo que gastar mais não significa eficiência nos serviços públicos.

  • Estadão

Lula réu na Lava-Jato

A matéria traz detalhes da acusação aceita ontem (20) pelo juiz Sérgio Moro. Está composta por trechos do documento expedido pelo juiz e informações pontuais sobre o possível esquema de propina entre a OAS e o governo Lula.

Consta ao fim, pronunciamento da defesa do ex-presidente.

Defesa de Lula

Separo trecho da defesa de Lula exibido na matéria: “ele (Moro)  se tornou acusador, o que é incompatível com a função de juiz. Este juiz perdeu imparcialidade para julgar Lula”, afirma Cristiano Zanin Martins.

Temer na ONU

Temer defendeu a legitimidade do GOLPE em seu discurso de ontem (20) na ONU. Além disso, reafirmou as políticas que seu governo tem feito, com a prerrogativa de crescimento econômico e geração de empregos. Lideranças latino americanas, em sinal de protesto, abandonaram a plenária no momento em que o nome do presidente foi anunciado.

Outras matérias de hoje sobre Lula réu na Lava-jato.

  • Folha de São Paulo

Lula réu na Lava-Jato

Matéria separa em tópicos os motivos pelos quais Lula é réu na Lava-Jato. Exibe pronunciamento da defesa do ex-presidente e mantém uma arte ao fim, como já vinha fazendo, contendo o “caminho do dinheiro” e “outras acusações contra Lula“.

Decisão de Moro pode inviabilizar candidatura de Lula em 2018.

Segundo o jornal, “caso condenado por Moro em primeira instância e pelo TRF (Tribunal Regional Federal) em segunda instância, Lula se tornará inelegível por oito anos pela Lei da Ficha Limpa. Não poderá disputar, portanto, qualquer cargo público até 2024, quando terá 78 anos”.

  • Blog do Camarotti

PT se vê sem opção para 2018

Se Lula for condenado por Moro, será enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que inviabilizaria sua candidatura à eleição de 2018. O PT não reconhece de imediato um plano B caso isso aconteça, ou seja, não há nome algum para as próximas eleições presidenciais.

  • Blog do Noblat

Frase  revela o desejo do blogueiro sintetiza o texto: Lula deve ser condenado até o fim do ano e ficará inelegível pelos próximos 8.

  • Blog do Merval – O Globo

Merval destaca os detalhes do despacho do juiz Sérgio Moro, ocorrido ontem (20). Diz que apesar da megalomania dos procuradores do MPF, as acusações se sustentaram e deram a Moro condição de aceitá-las.

  • Blog do Reinaldo Azevedo

Azevedo está fazendo contas no texto de hoje pra ver se dá tempo de condenarem Lula antes das eleições de 2018. Segundo ele dá sim e os petistas devem temer. De acordo com suas contas, Lula poderá ser condenado até março de 2018, inviabilizando sua candidatura – e vida política – pelos oito anos seguintes.

  • Blog O Antagonista

A narrativa do blog sobre o despacho de Moro ontem (20) é de que os advogados de Lula temem a condenação a partir da delação de Léo Pinheiro.

Fizeram clipping da repercussão internacional sobre Lula ter se tornado réu na Lava-Jato.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

[/s2If]

Eder Casagrande:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.