Menu

As bizarras razões de Moro para manter Palocci na Torre de Londres

(Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil) Por Miguel do Rosário Os desembargadores que votaram a favor de Moro, recentemente, num voto cheio de citações estapafúrdias, quase ao estilo “Marx e Hegel”, foram bastante precisos quando disseram que a Lava Jato podia adotar medidas “excepcionais”, ou seja, estranhas à jurisprudência brasileira e à Constituição. O próprio […]

67 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Por Miguel do Rosário

Os desembargadores que votaram a favor de Moro, recentemente, num voto cheio de citações estapafúrdias, quase ao estilo “Marx e Hegel”, foram bastante precisos quando disseram que a Lava Jato podia adotar medidas “excepcionais”, ou seja, estranhas à jurisprudência brasileira e à Constituição. O próprio Moro, em palestra, também recente, para um punhado de fanáticos numa cidade do Sul, foi absolutamente franco, ao dizer que é era preciso tratar com “relativa excepcionalidade” a questão das prisões cautelares e a presunção de inocência.

Vejam o caso Palocci. Moro mandou prendê-lo acusando-o de fazer lobby para a Odebrecht. E menciona no despacho a Medida Provisória 406/2009, que beneficiaria a empreiteira. Em sua defesa, Palocci diz que votou contra a medida. Moro rebate que a afirmação é “carente de prova”. O juiz não se deu ao trabalho de conferir o painel da Câmara, que mostra o voto de Palocci. Moro diz ainda Palocci teria trabalhado para “prevenir” o veto presidencial a um benefício presente na medida. Lula vetou o benefício.

Palocci diz que não é o “italiano”, porque há mensagens, nos próprios autos, em que o nome de Palocci aparece ao lado de “italiano” (tipo: Palocci e o italiano estiveram aqui, etc), e há referências a uma pessoa próxima a Marcelo Odebrecht que era chamada também de “Itália”, e que esta seria a pessoa conhecida como “italiano”.

Abaixo, trecho do despacho surreal de Moro, em que o juiz parece ir na contramão dos próprios autos.

screenhunter_316-oct-01-17-55

Tudo é muito absurdo. Moro mandou prender Palocci porque, entre outras razões, a PF não encontrou provas para incriminá-lo e isso seria sinal de que ele as escondia. Daí resolveu mantê-lo preso indefinidamente, porque… não se encontraram provas contra ele.

Ora, suponho que Palocci não seja santo, como pouca gente é, e que a PF agora vai vasculhar a vida dele de cima a baixo, para encontrar alguma filigrana que possa conectar a outra coisa, ou então, o que é o mais provável, deixá-lo apodrecer na cadeia, até que fique desesperado o suficiente para “delatar” Lula ou alguém mais do PT, porque Sergio Moro já deixou bem claro – João Santana e esposa que o digam, além do próprio Marcelo Odebrecht – que o sujeito só sai da Torre de Londres se disser alguma coisa que possa ser útil ao Power Point da Lava Jato.

Como a prisão de Mantega pegou mal, Moro imediatamente mandou prender Palocci. Algum petista graúdo tinha que ser preso às vésperas das eleições, para surtir efeito nas urnas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Ribett

03/10/2016 - 10h47

Com o power point do Daltantan contra Lula foi a mesma retórica: A prova de que Lula é dono do triplex é exatamente o fato de não existirem provas de que ele seja o dono.

    Pedro Paulo

    04/10/2016 - 10h05

    João, continue acreditando em políticos como o Lula. Mas cuidado para não se decepcionar, pois políticos mentem.

      João Ribett

      04/10/2016 - 15h21

      Eu sei disso. Prefiro acreditar em Lula do que em Moro e Gilmar Mendes. Prefiro Lula a Alkimim,Temer e Aécio. Lula, como certeza, é mais honesto que eles.

        Pedro Paulo

        05/10/2016 - 10h41

        Mas uma coisa você tem em comum com “todos” eles: o ódio à Lava Jato. Abafar a operação não é uma vontade apenas da esquerda, há também outros partidos sendo delatados e investigados. Mas enfim, admiro pessoas como você que idolatram políticos. Para mim, ou são corruptos, ou trabalham para partidos corruptos, tendo como base a velha política de coalizão – o “Toma lá dá cá”.

          João Ribett

          05/10/2016 - 11h30

          Não, não tenho! Tenho repulsa a essa manipulação midiática e dessa investigação caolha da lava jato, que só enxerga de um lado, que não intima os tesoureiros do PSDB, PMDB, DEM, e outros, a darem esclarecimentos sobre as doações de campanha. Ainda resta Eduardo Cunha esquecido. Ainda não vi nenhuma outra sede de partido e instituto serem invadidos pela polícia em busca de provas pra incriminar alguém que eles já julgaram culpado antes de ser condenado. Tenha vergonha de uma justiça de justiceiros, partidária, que comete crimes em nome da justiça, pra combater a corrupção. Um juiz que faz palestra e discurso em evento organizado por um partido político corrupto , que recebe prêmio de uma rede de tv que sonega impostos e seus donos invadem área pública e privatiza uma praia. Um ministro do Supremo que faz campanha aberta pra um partido e criminaliza outro. Isso é de dar nojo! Quero de todos os corruptos sejam condenados, independente de partido. Mas desde que seja um julgamento justo, imparcial!

          Pedro Paulo

          06/10/2016 - 16h47

          São dois lados da mesma moeda (Moeda da corrupção). Infelizmente está em nosso DNA e listar as irregularidades da direita (como você fez) é a mesma coisa que listar as irregularidades da esquerda. São muitas e não há ninguém honesto (bobo) nesse jogo de interesses. Para se manter no poder, ou você joga sujo ou fica sem dinheiro para a próxima campanha. Que o lado “A” (que ficou 13 anos no poder) está sendo mais castigado que o lado “B”, é óbvio. Gostaria muito de ver os dois lados caindo de mãos dadas. Nunca na história desse país vimos políticos serem julgados por corrupção, a Lava Jato (doa a quem doer) é um fato inédito. Só não concordo com o pensamento “Todos roubaram e nunca foram julgados, porque agora estão nos julgando? Deixem-nos roubar em paz também”. Resposta: Jamais!

          João Ribett

          07/10/2016 - 09h24

          Não, não! A corrupção continua correndo solta em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e onde mais houver obras púbicas. Não há nenhuma preocupação ou menção sobre isso em lugar nenhum. Agora a lava jato tá preocupada com uma antena de celular instalada no sitio vizinho do sítio que não é de Lula, e que Lula e sua família nem sua os serviços daquela empresa,. Também foram investigar um negócio em Angola, da empresa do sobrinho da ex-mulher de Lula, morta há 30 anos. Romero Jucá, naquela gravação,que era pra ter sido preso de perdido o cargo de senador, disse bem claro que era preciso dar o golpe pra estancar a sangria da lava jato, porque ela iria pegar todo mundo. Que isenção é essa que persegue implacavelmente um ex-presidente e sua família?

          Mauro

          01/01/2017 - 10h28

          Qual é a solução meu nobre … o que deve ser feito para não acontecer uma desgraça imediata que ninguém quer que aconteça … quais as etapas do que deveria acontecer para o Povo que está despertando, se acalmar, e, ver seus efeitos e então começarem a “acreditar” ?!

          João Ribett

          01/01/2017 - 19h43

          A solução é manter a democracia e o povo decidindo o seu destino, seu golpes e armações.

Pedro Paulo

03/10/2016 - 09h53

Estão defendendo o Palocci mesmo com todos os inúmeros indícios de corrupção que ele está envolvido? Parei

    Paulo mendes de souza

    03/10/2016 - 10h34

    Aonde vc vê todos os indícios! AECIO, FHC, SERRA, TEMER, RENAN, PSDB, PMDB, PPS e ex dep CUNHA E SUA FAMILIA CADE A INSENCAO OU NO MINIMO ETICA!

      Pedro Paulo

      04/10/2016 - 10h10

      No fundo todos os políticos/partidos “roubam” (..todas as doações foram legais e aprovadas pelo TSE..). Se fulando (..direita) sempre roubou e nunca foi preso, por que ciclano (..esquerda) está sendo investigado e corre o risco de ser preso? Boa questão né, Paulo Mendes. Vamos então passar a mão na cabeça de todos os políticos /partidos e vivermos felizes/infelizes?

JOHN J.

02/10/2016 - 23h13

VOCÊS JÁ VIRAM ALGUMA ELEIÇÃO onde a proporção de votos entre o 1º e o 2º colocados, permaneceu a mesma em todas urnas apuradas, mesmo em bairros onde os candidatos sabidamente são muitos queridos ou muito rejeitados?
eu nunca tinha visto isso.
EU ACREDITO QUE POSSA TER HAVIDO FRAUDE NESSA PRRA DE ELEIÇÃO, POIS É PRATICAMENTE IMPOSSIVEL UM CANDIDATO TER A MESMA PROPORÇÃO DE VOTOS EM TODAS URNAS.
https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s526x395/14469543_10154604255114184_8979799511056782825_n.jpg?oh=3a01d1156d62175f1e3c660f2d731625&oe=58AD127C

Lula na Cadeia

02/10/2016 - 20h10

Xiiiii PT levou nabo nas eleições kkkkkkkkkk

Diego Silva

02/10/2016 - 14h24

Este site, que deveria mudar o nome para “O Veneninho”. É alienação pura do começo ao afim, assim como o asqueroso 247. Aliás, o formato de ambos é idêntico! Defensores de corruptos. Inimigos da nação.

    Neto Carvalho

    02/10/2016 - 18h18

    Pelo odor, deve ser mais um trouxinha golpista frustrado. Deram um tiro no pé, alguns ainda não viram.

      Diego Silva

      02/10/2016 - 22h22

      João Dória, PSDB, 53% dos votos nas eleições de SP. Chupa petistas… kkkkkkkkk…

        Neto Carvalho

        02/10/2016 - 22h47

        Democracia para os coxinhas só presta quando eles ganham. Quando perdem, dão o golpe, como fizeram com a Dilma. Vamos ver em 2018 quando o Lula voltar, se a eleição é para valer mesmo, ou é apenas um brinquedo para os fascistas. Aguardem e preparem o lombo para mais uma surra.

          Diego Silva

          03/10/2016 - 01h10

          Lula voltar??? kkkkkkkkkkk… VC pelo visto crê em gnomos e fadas. Lula vai ser preso até 2018, ou, no mínimo, se tornar reu em segunda instância e se tornar inelegível…. Aceita que doi menos!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

        André Monteiro

        02/10/2016 - 23h51

        Espero que ele faça uma boa administração, senão vai haver sempre um fantasma do sucesso do Haddad fungando no cangote dele.

        Paulo mendes de souza

        03/10/2016 - 10h35

        Então se preparem para o tarifação.

    João Ribett

    03/10/2016 - 10h45

    Curiosamente você não deixa de ler os dois. Freud explica isso!

ana zucatti

02/10/2016 - 12h40

Gente, enquanto estamos aqui “debatendo”, os (des)governantes
deste País estão vendendo nossos bens e recursos a preço de banana podre
no mercado externo. Devem estar rindo muito e tomando bebidas
caríssimas, que muitos de nós talvez tenham só visto em filmes de 007.
Hora de agir, não discutir. Se bem que concordo com o trabalho formiguinha de tentar esclarecer as pessoas mal informadas…

    Diego Silva

    02/10/2016 - 14h34

    Ao invés de defender corruptos, vai lavar essa tua buceta fedida que tu ganha mais!

      ana zucatti

      02/10/2016 - 19h09

      raiva pura de quem não tem argumento nenhum. Sujeitinho vazio…

      André Monteiro

      02/10/2016 - 23h54

      Deixa de falar besteira, bicho imundo! Esse é o nivel de eleitores do lado da direita. Depois quer ter moral dizendo que o PT faz isso ou faz aquilo. Não tem nem modos em escrever, imagine no dia-a-dia. Cala boca que golpista não tem moral de nada! Pior ainda quem defende golpista!

    Adma Viegas

    02/10/2016 - 17h57

    Ana Zucatti, dá um block nesse vagabundo.

André Luiz

02/10/2016 - 11h02

Lula 2018! Apagão na globo! E Eduardo Cunha por onde anda dona Rede Globo?

    Diego Silva

    02/10/2016 - 14h36

    Vai tomar no olho do teu cu! Por acaso foi só a Globo que noticiou as falcatruas petistas??? O único problema de vocês com a Globo que ela SEMPRE NOTICIOU o que vocês queriam a todo custo esconder da nação. Bandidos!

      André Luiz

      02/10/2016 - 15h10

      Mais um bozó!

        Diego Silva

        02/10/2016 - 16h46

        Mais um defensor de corrupto!!!

          André Monteiro

          02/10/2016 - 23h57

          Exatamente. Mais um defensor de Cunha, Aécio, Serra e a patotada toda do PSDB que escapa sempre de qualquer investigação das delações. Vc está de parabéns em defender tanto corrupto e principalmente em ser tão honesto em dizer que defende corrupto. Parabéns!

Paulo Mascarenhas

02/10/2016 - 10h58

Em muitos dos casos da lava-jato e mensalão, onde os réus não firmam contratos com reconhecimento de firma de lavagem de dinheiro, corrupção, ocultação de bens, etc, a condenação advém de da produção de prova indiciária, ou seja, forma-se uma cadeia concordante de indícios sólidos e graves,
unidos por nexo de causa e efeito, não contrariados por contra-indícios ou provas diretas favoráveis.

A prova indiciária integra o rol daquelas admitidas pelo Código de Processo Penal, eis
que indícios múltiplos, concatenados e impregnados de elementos
positivos de credibilidade, são suficientes para dar base a uma decisão
condenatória.

Para aqueles que não aceitam… comecem a pedir a liberdade de Bruno, ex-goleiro daquele clube carioca rubro-negro. Neste caso, devemos colocá-lo imediatamente em liberdade.

Por quê? Ora, até hoje não encontraram o corpo da Eliza Samudio.

O corpo é a prova material do crime de homicídio (art. 158, do CPP) e, se não encontraram o corpo, Bruno deve ser colocado em liberdade porque foi condenado por provas indiciárias.

O caso é semelhante ao do artigo acima, com uma gritante diferença, Bruno já foi condenado, Paloci está sendo investigado. No caso do Bruno, na dúvida, a decisão deve lhe favorecer (in dubio pro reo). Já, no caso do Paloci, na fase das investigações, na dúvida, continua-se com o processo (in dubio pro societate)

    André Luiz

    02/10/2016 - 11h05

    Era bom que o conceito vale-se também para o PSDB.

      Paulo Mascarenhas

      02/10/2016 - 12h23

      Questão de tempo…
      Mas o importante não é olhar sigla, PT, PSDB, PDT, PMDB, etc… E nem mesmo olhar nome, cara, idade, etc…
      Tem-se que analisar fato, ato, conduta… É criminoso, independe de quem, tem que ser processo, observando-se o devido processo legal, e havendo provas ou mesmo prova indiciária, deve ser condenado.
      Agora partir da análise (seja jornalísica ou processual) usando como pressuposto nome, cargo, filiação partidária, corrente ideológica, nunca chegaremos a lugar algum.
      Temos criminosos, inteligente, burros, novos, velhos, brancos, negros, sem instrução, doutores, ocupando cargos e desocupados…
      Por isso a análise deve ser do fato buscando provas contundentes, e não existindo (até porque criminosos do colarinho branco não faz escritura pública dos seus crimes), impõe-se a condenação pela prova indiciária.

        Igor Gonçalves De Macedo

        02/10/2016 - 14h33

        “Questão de tempo”

        HUEHAUEHAUEHUAHEUAE

        Milênios ou eras geológicas? Ah, que profissão fácil essa de vocês. Quanto o Temerário paga com o talão de cheques da viúva? Tem mta gente precisando de um troquinho extra

        André Luiz

        02/10/2016 - 15h08

        Não estou convencido. Questão de tempo ou de equilíbrio? Entendo que em justiça o tempo não deve ser elemento de privilegio.

    ana zucatti

    02/10/2016 - 12h32

    Tem mais diferenças. O tal goleiro tinha um cúmplice que confessou que atirou o corpo aos cães. Poderiam ter feito um teste de DNA no coco dos cães. Aí teriam a prova material também. Se houvesse tanta dúvida acredito que tivessem pedido o teste…

      Paulo Mascarenhas

      02/10/2016 - 12h39

      Mas não podemos trabalhar com o “se”, se Paloci confessar facilita. Entretanto, enquanto isso não acontece, temos que buscar por provas e indícios, etretanto, prova cabal em tais casos é muito difícil, vc tem que construir toda prova através de vários indícios.

      Quianto ao caso do Bruno, foi sim, condenado por homicídio sem o corpo de delito, que no caso é o cadáver da Elisa Samudio.

      Só a título de ilustração, em Minas Gerais, os irmãos Naves foram condenados por homicídio, sem o corpo, um morreu na prisão. Anos depois a vítima do homicídio voltou à cidade. É considerado um dos maiores erros do judiciário brasileiro.

      Apesar do perigo de se condenar com provas indiciárias, cito o caso acima, a legislação processual penal admite.

        ana zucatti

        02/10/2016 - 19h19

        Conheço a história dos irmãos Naves. Vi primeiro em filme, muito bom por sinal. Mas no caso deles tinha um regime ditatorial no comando. As pessoas eram tão torturadas que acabariam até confessando qualquer coisa… Entendo que pode ocorrer prisão com provas indiciárias, mas parece muito perigoso. Pode ocorrer como em Salém… Ainda mais no contexto político atual, onde um aponta pra outro que aponta pra outro e por aí vai. Ou são todos presos ou nenhum! Por que O Eduardo Cunha, pelo que sei, com provas até o pescoço, não foi detido? Vivemos tempos estranhos… Agradeço tuas explicações.

    José Ponte

    02/10/2016 - 18h10

    Escolinha do professor Barbosa! Moro e lava jato são foras da lei. Porque foras da lei? Justamente porque defendem excepcionalidades. In dubio pro societate? Ademais cade os graúdos dos outros partidos com toneladas de provas de corrupção, a começar por FHC?Questão de tempo? Conta outra. Convença os EUA a destruir suas empresas em plena crise aí eu passo a acreditar nos anjos do judiciário dessa novamente republiqueta de bananas.

    Ald Morei

    02/10/2016 - 20h21

    Certo, o ladrão rouba o carro, é perseguido pela polícia, foge, e no desperto para o carro na frente da casa sã sua mãe e jo a a chaver pela janela da casa, a chaver caí no colo da sua mae.. Aí quero ver você vai defender “domínio do fato”, “conviccao” ou outras barbaridades democráticas. Ou você não tem mãe?

      Paulo Mascarenhas

      09/10/2016 - 23h30

      Nesse caso, tenho certeza que a mãe conseguirá provar muito bem que não foi ela quem furtou o carro. Não preciso nem exemplificar. Outra, a teoria do domínio do fato não é utilizada para as prisões preventivas, não tem nada a ver uma coisa com a outra. A prisão preventiva é decretada quando sem tem prova da materialidade, ou seja, que o crime ocorreu e indícios de autoria, de que a pessoa é autora daquele crime. Ainda justifica-se a prisão para garantia da ordem pública, ou seja, a pessoa em liberdade continuará a praticar novos crimes. Garantia da instrução penal, para que o investigado ou acusado não interfira com a testemunhas e outras provas. E, por fim a garantia da aplicação da lei penal, o investigado ou acusado não se torne foragido. Vê que os requisitos para prender preventivamente não tem nada a ver com teoria do domínio do fato, sendo que está nem mesmo é aceita amplamente na Justiça brasileira.

    João Ribett

    02/10/2016 - 20h58

    Um carro é roubado. Numa batida policial, a polícia te para e nota que seu carro é igual ao furtado. Pela sua otica, a policia deve te prender e te acusar de ladrão de carros, equanto se apura os fatos

      Paulo Mascarenhas

      09/10/2016 - 23h22

      Ora… se o carro que eu estou é “igual” a um carro furtado e não existem dois carros “iguais” por conter sinais claros de identificação. A presunção vai contra mim, presume-se que estou na posse produto do furto, ou eu furtei ou fiz receptação do carro, é uma presunção legal decorre de lei. A lei faculta sim minha prisão para que eu não furte ou faça a receptação de outros carros, até que os fatos são verificados. Agora se sou inocente, terei como provar que comprei o carro, saiu o dinheiro da minha conta ou financiei, tenho a nota fiscal do carro, tenho testemunhas (vendedor, vizinhos, etc.). As coisas funcionam dessa forma, está previsto no CPP e não há qualquer ofensa à presunção de inocência. Na verdade funciona assim há muitos décadas. O discurso que fazem que querem distorcer isso.

        João Ribett

        10/10/2016 - 12h08

        Pois é exatamente isso. O que querem, é poder te prender, baseando-se em convicções, depois vão averiguar se o seu carro é o não o carro roubado. E se o juiz tiver a convicção que o seu carro é o carro roubado, você vai ficar no xilindró até quando ele quiser.

          Mauro

          01/01/2017 - 10h49

          Desculpa companheiro, considerando que estamos todos no mesmo barco – “país Brasil” – com todo respeito você tenta falar de ocorrências diárias mais que decoradas por um sujeito semi-analfabeto que vive numa cidade grande. Pobre visão essa sua. Todos sabem que se não for possível a identificação do veículo pela equipe policial local, o veículo irá para a perícia em Delegacia. E, se não houver prova contrária da aquisição legal do veículo, a pessoa de posse responderá sim por um ou outro, receptação ou furto. E ela fica presa até apresentarem provas contrárias. Tudo isso é previsto e, aqui no Rio, acredito que 95% de moradores que “dirigem” carros e moram em comunidades, sabem disso. Fiquei curioso porque não consegui entender sua visão tão estreita; você reside em cidade pequena, média ou grande?!

          João Ribett

          01/01/2017 - 19h41

          Não entendi nada do que você quis dizer. Eu sei muito bem como as coisas funcionam. Eu usei uma suposição, meu caro, sobre a possibilidade de se dar ao judiciário e à polícia, a liberdade de obter provas ilícitas em nome do combate ao crime. Um dia qualquer você, eu ou qualquer outro cidadão poderemos ser vítimas dessa estupidez

    André Monteiro

    03/10/2016 - 00h07

    Quantos casos como o do Bruno ocorrem? Mesmo não sendo com um criminoso conhecido, isso sempre ocorre? Poderia acontecer de “não encontrarem o corpo de Eliza Samutio”, porém no caso da Lava Jato e até no mensalão é o caso de haver sempre o mesmo que ocorreu no caso do Bruno? O caso do ex-goleiro do Flamengo é um caso excepcional, por que na Lava jato o excepcional ocorrer o tempo todo? Assim não dá! Dominio de fato o tempo todo? Prender sem provas o tempo todo como se prova não fosse importante? Por que tantos “corpos desaparecidos de Eliza Samutio” nessa Lava Jato? Não é hora de mostrarem provas concretas? Nem vcs sabem provar! É o tempo todo aquela expectativa de que amanhã vai aparecer, ou que está tudo guardado para mostrar depois as provas…e essas provas nunca surgem! Não é hora de vcs começarem a desconfiar que tudo isso não passa de uma grande mentira, que casos como o do Bruno não ocorrem o tempo todo? Hora de botar a cabeça para funcionar, não é? Cadê as provas?

      Paulo Mascarenhas

      09/10/2016 - 23h16

      Você está enganado.. condenação por prova indiciária ocorre todos os dias… com pobres, ricos, negros, brancos, etc… No caso do mensalão e lava-jato ocorre bastante, tendo em vista os tipos de crime. Por exemplo, associação criminosa, vc acha que a associação faz estatuto e leva a registro no cartório de títulos e documentos. Ora, claro que não. Então a associação criminosa se prova através de indícios. Outro exemplo, crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens. Não vou averbar na matrícula do imóvel que na verdade pertence a outra pessoa. Prova-se também através de indícios. Por isso difere bem de outros crimes mais comuns que se prova através da prova direta, como roubo, furto, lesão corporal, etc. Talvez essa confusão de ficar o tempo todo pedindo provas… Na verdade, que faz isso que tem que parar para, primeiro, estudar como funciona o sistema de justiça (política, Ministério Público e Judiciário), e, depois, pensar de forma livre.

        André Monteiro

        11/10/2016 - 00h18

        Indícios? Então se prende alguém por indicios? Vc gostaria de ser preso por indícios? O indício pode ser muito subjetivo. Eu posso acreditar piamente que o PSDB é uma organização criminosa e por ilações armar todo um sistema que indique que eles favoreceram, ou estiveram por trás de crimes contra o Brasil. Posso organizar um esquema meu que incrimina o PSDB, não posso? Posso incriminar qualquer um! Basta ele ter tido uma reunião, ou ter conversado, ou qualquer outra coisa intima para dizer que ele fazia alguma negociata com quem acho que cometeu crime. E teria uma arma fatal que são as delações. Posso prender o Daniel Dantas, deixá-lo por um ano e dizer para ele que só sai daí quando disser que FHC e sua turma fez tal e tal esquema. Enquanto não disser continuará preso! Com base nas minhas convicções posso armar o esquema criminoso que quiser! O problema é que quando for provar isso as pessoas terão que acreditar em mim. Terão que ter fé no que eu digo e não terão uma prova para crer. Isso para mim se chama religiosidade. Isso parece coisa de igreja. Meu caro, em direito ou as coisas são ou não são. Não existe meio termo. Se para condenar uma pessoa se busca argumentos complicados é porque há duvida quanto a culpa. Certeza sem provas é coisa da fé!

          Paulo Mascarenhas

          13/10/2016 - 23h24

          Não é questão de fé ou de crença, acho que essa palavra é até melhor, crer que ele seja culpado. A questão é de amarrar logicamente os indícios e esse levar à uma conclusão, que não é crença, mas uma conclusão lógica. Não conheço as acusações ou as provas contantes dos processos, mas arrisco a dar um exemplo, repito sem saber do processo. As delações de antigos membros do PT, tesoureiros e dirigentes de altos cargos na Administração Pública e partidária, com devolução de vultosas quantias que se encontravam depositadas no exterior. Pagamento de vultosas quantias a marketeiros do partido, com devolução de dinheiro, provenientes de caixas2 financiado por empresas que tinham estreita ligação com o governo, inclusive pagando valores inimagináveis para palestras do chefe dessa agremiação política, que por sua vez tinha o pode de mando para nomear aqueles (dirigentes partidários e estatais). Nesse emaranhado tem-se provas (devolução do dinheiro e delações) e indícios (de que não foram realizadas palestras, que o Lula sabia de tudo). Percebeu, que é uma averiguação e conclusão lógica e não de fé ou crença. E tem-se mais, no direito não se exige de qualquer das partes (Ministério Público e acusado) que se faça prova negativa, ou seja, a prova negativa também é chamada de prova diabólica, ex. o MPF não tem que fazer prova de que Lula NÃO fez as palestras (é fato negativo, prova negativa, diabólica), nesse caso, Lula tem que produzir a prova positiva, ou seja, de que ele, Lula, fez as palestras.

          Mauro

          01/01/2017 - 10h40

          Esplêndido meu caro. Argumentação puramente técnica. Friamente interpretada, sem pré-conceitos, um olhar de cima, amplo como deve ser. E essa amplitude, por parte de “algumas autoridades judiciárias”, vem crescendo cada vez mais. Vamos ver até onde ela chega. E vamos torcer para que seus efeitos sejam logo promissores e benéficos. O Povo está acordando estamos vendo e acompanhando com temor. Não gostaria de sair agora do Brasil, eu e familiares dependemos muito de viver nesse país.

Troll Dansa

02/10/2016 - 02h58

Recomendo leitura do processo do Moro condenando de novo o José Dirceu, AÇÃO PENAL Nº 504524184.2015.4.04.7000/PR. Disponível em: https://www.rairarubiabooks.com/related-pdf-evento-no-parana.html
O objeto da Ação Penal é só desvio e lavagem de dinheiro, não formação de cartel, mas o Moro insiste que isso ficou provado. Os delatores respondem várias vezes que Janene “recolhia pro partido”, o PP. Perguntam dezenas de vezes sobre a Engevix e se Vaccari “recolhia” pro PT. Moro resolve que a Engevix só começou a fraudar licitações após a morte do Janene(p. 61). Garante que não houve cartelização em obra tocada pelo consórcio Skanska-Engevix(p.65-66), apesar do Youssef declarar que conversou sobre propinas com Cláudio, um dos diretores da “Skanka”(p. 80). As justificativas apresentadas não autorizam estas conclusões mentirosas. Não quer nenhuma empresa estrangeira atrapalhando sua Ação Penal prá criminalizar o PT. Parece “Delação” do “Porta dos Fundos”.

JOHN J.

02/10/2016 - 00h37

MORO É , EMBORA DESMINTA, UM TUCANO ENRUSTIDO. VEJAM COMO SAO OS TUCANOS:
REFLITA BEM ANTES DE VOTAR. VEJA ABAIXO QUAIS SÃO OS PARTIDOS PREFERIDOS PELOS BANDIDOS , CORRUPTOS, SONEGADORES E CANALHA DE TODAS ESPÉCIES NO ESTADO DE SP.
QUANTO MAIOR O NUMERO, MAIOR A QUANTIDADE DE BANDIDOS QUE SE REFUGIAM NO PARTIDO E É MUITO BEM RECEBIDO PELOS SEUS COLEGAS.
ELEIÇÕES 2016 » OS BARRADOS PELA LEI DA FICHA LIMPA EM SÃO PAULO
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/os-barrados-pela-ficha-limpa-em-sao-paulo-2/
PSDB 50
PMDB 36
PTB 31
PSD 29
PSL 27
PSB 20
PEN 19
PPS 18
PSDC 18
PR 16
DEM 15
PDT 15
SD 14
PP 13
PROS 13
PV 13
PRB 12
PT 12
PMN 6
PSC 6
PTC 5
PTN 5
PRP 4
PSOL 4
PT do B 4
PHS 3
PRTB 3
REDE 2
PC do B 1
PCB 1
PPL 1
PSTU 1

luis castro

01/10/2016 - 22h02

O juiz da Globo cumpre um papel determinado por essa organização criminosa: o de criminalizar toda a cúpula petista até chegar a Lula. Por essa razão, Moro ignora qualquer prova que beneficie petista, tudo feito de cabeça pensada e não porque não apurou antes de condenar.

Omar Luz

01/10/2016 - 21h51

A lava-jato não é sobre corrupção, está claro. É política. Os verdadeiros corruptos não estão presos, estão livres e com patrimônios preservados são chamados de colaboradores. As constantes arbitraridades não poderão se sustentar por muito tempo. A mídia golpista dá alguma sobrevida com uma cobertura espetaculosa e ficcional e também a apatia conveniente do stf. Mas a crítica de respeitáveis e corajosos juristas deixam “os heróis” de Curitiba completamente despidos de verdade e de justiça. Espero que chegue o momento em que sejam julgados pelo triste e vergonhoso espetáculo que peoporcionam.

robertoAP

01/10/2016 - 21h33

Coisas bizarras de um sujeito que é uma verdadeira aberração, um “freak”. Isso é até normal, pois não se esperaria um pensamento coerente,racional ou inteligente de um monstro de Frankenstein, ou de um Lobisomem.

Lula na Cadeia

01/10/2016 - 21h24

O cara é bandido, tem mais de R$ 60 milhões roubados na conta, logo deve apodrecer na cadeia!

    robertoAP

    01/10/2016 - 21h34

    Tá na hora da novelinha da grobo, ô coxinha. Depois um baseadinho antes da balada.

      Lula na Cadeia

      01/10/2016 - 21h43

      Me explica como o cara acumulou R$ 60 milhões com um salário de ministro de R$ 30 mil.

        Renner Malta

        01/10/2016 - 22h54

        o moro mandou bloquear 10 milhoes do mantega. no entanto ele soh tinha 4000 na conta. essas cifras são apenas para causar impacto nas manchetes.

        marcos SP

        01/10/2016 - 23h58

        Não sabe o que é ser Empresário da área de Fusões e Aquisições. .KKKK

Mário Gonçalves

01/10/2016 - 20h44

O engraçado é que ,na doutrina da lavajato, o acusado é quem tem que provar a sua inocência ( Moro rebate que a afirmação é “carente de prova”.), quando deveria ser o contrário, o ônus da prova cabe ao acusador (Moro + MPF). Tristes tempos.

marco

01/10/2016 - 20h05

Tudo como se espera,de um NANICO MENTAL E SEUS CÚMPLICES.Agora,atribuir a Marx e Hegel ,expressões ESTAPAFÚRDIAS,denota má vontade RETRÓGRADA.Por favor,retire essa argumentação DOS AUTOS,senão o sr. será condenado,com provas.


Leia mais

Recentes

Recentes