Menu

Lula precisa ser preso: ele é mau exemplo, o operário que não soube seu lugar

Precisamos falar sobre Lula por Luis Felipe Miguel, no Facebook Ninguém se iluda: passado o frenesi dos resultados do primeiro turno das eleições municipais, o cerco contra Lula retoma seu curso. A questão não é “se” ele será preso na Operação Lava Jato, mas “quando”. Afinal, sua culpa foi determinada desde sempre. É uma operação que não […]

36 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Precisamos falar sobre Lula

por Luis Felipe Miguel, no Facebook

Ninguém se iluda: passado o frenesi dos resultados do primeiro turno das eleições municipais, o cerco contra Lula retoma seu curso. A questão não é “se” ele será preso na Operação Lava Jato, mas “quando”. Afinal, sua culpa foi determinada desde sempre. É uma operação que não nasce para investigar se há culpa, mas para encontrar algo que justifique uma culpa definida de antemão. Imagino que, nesse momento, Sérgio Moro e o alto comando de sua Wehrmacht curitibana estejam discutindo se a vitória da direita no pleito de domingo significa que Lula já pode ser preso sem risco de comoção popular ou se esse tipo de interpretação é só o discurso oficial a ser veiculado na mídia.

O antilulismo da direita tem razões claras. Lula é o mau exemplo, Lula é o operário que não soube seu lugar. Lula liderou o movimento que fez a classe trabalhadora ganhar protagonismo na política brasileira, a partir do final da ditadura militar. E Lula conduziu um governo que, com todos os seus problemas, contribuiu para reduzir a vulnerabilidade de milhões de brasileiros e para desafiar hierarquias centenárias. Embora sempre se lembre que a burguesia lucrou muito nos governos petistas, o antilulismo das elites brasileiras é perfeitamente razoável: para elas, manter a vulnerabilidade extrema da maioria dua população e proteger as hierarquias sociais faz muito sentido.

Mais difícil é entender o antilulismo de parte da esquerda. Sim, Lula optou por um pragmatismo político exacerbado e apostou na conciliação de classes. Os governos petistas foram covardes no enfrentamento de muitos privilégios e, quando atacados, só conseguiam reagir fazendo mais concessões. Lula se tornou bem mais amigo de empreiteiros e outros capitalistas do que seria razoável. Há muito o que criticar em sua trajetória.

Mas a esquerda antilulista age não como quem analisa erros políticos e desvios de caminho, mas como quem sofreu uma desilusão amorosa. O maior pecado de Lula é não ter sido aquilo que projetavam nele. E é essa vingança, que se traveste de radicalidade política mas nasce do coração partido, que faz com que o cerco a Lula, a destruição de seu legado e de sua imagem, sejam vistos por alguns com alegria aberta ou disfarçada.

É um sério equívoco, eu creio. Com todos seus erros, Lula é uma liderança popular invulgar – e o que se quer destruir é essa liderança, não os erros. Lula buscou um caminho, que foi conciliatório, tortuoso e limitado, mas era um caminho para retirar da miséria e ampliar os horizontes dos brasileiros mais desprivilegiados. Pouco, talvez, para quem sonha com o fim da exploração e da alienação. Mas o caboclo do interior do Brasil que não tinha energia elétrica e viu chegar o Luz para Todos, aquele outro que botou comida na mesa com o Bolsa Família, o trabalhador na base da pirâmide que ganhou com o aumento real do salário mínimo, o menino pobre que chegou na universidade, será que trocariam esses ganhos, ainda que insuficientes, por um punhado de teses sem ressonância no mundo social, brandidas de intelectuais da extrema-esquerda?

Vamos criticar a experiência petista? Vamos. Ela acomodou, ela cedeu, ela não foi tão firme quanto devia na defesa da classe trabalhadora, dos direitos das mulheres, da cidadania de gays, lésbicas e travestis. Compactuou com a corrupção, contribuiu para a sobrevida de elites políticas carcomidas, em vários momentos deixou de avançar quando podia, por culpa de sua incontrolável pulsão pela conciliação. Acreditou na sua própria fantasia de transcendência do conflito social. Terminou por enfraquecer as forças populares, ao promover sua desmobilização como forma de mostrar aos grupos dominantes que permaneceria dentro dos estreitos limites pactuados. Mas vamos também reconhecer os ganhos que foram alcançados e, sobretudo, a tentativa real de dar uns passos para a frente, poucos que fossem, mas para a frente – nas condições adversas de um país atrasado como o Brasil.

E vamos reconhecer em Lula o que ele é: com seus limites, com suas contradições, com seus vacilos, com o diabo a quatro, ele é a maior liderança popular da história deste país. Alguém que, por mais críticas e discordâncias que possamos ter, está do lado de cá, não do lado de lá. Não se trata de endeusar Lula, nem torná-lo imune a críticas, mas de compreender quem ele é e o que ele simboliza. Por isso, defender Lula contra a perseguição criminosa que ele sofre, protestar contra a arbitrariedade de que ele é alvo, contribuir para, sim, incendiar o país quando ele for preso – esses são compromissos de qualquer pessoa que se queira de esquerda, progressista ou democrata no Brasil.

Luis Felipe Miguel é professor de Ciência Política na UnB

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Oseias Gods

10/10/2016 - 16h38

Óbvio que viradas na lei penal, criando um direito processual penal pior que o fascista, tem nome certo do alvo, Lula, e depois seus asseclas. Eu fico a dar risadas. Os coxinhas quando estiverem respondendo ações penais violando súmula vinculante, colocando sonegação fiscal, e o coxinha tendo de provar que é inocente, a pressuposição de inocência tendo subvertida em pressuposição de culpa até prova em contrário, sem direito a Habeas Corpus que coxinhas beócios foram às ruas apoiar as medidas do MPF que não tem nada de acabar com a corrupção, tem de instaurar regime pior que o AI-5… eu vou rir muito. Essa lambança vai acabar em nova assembleia nacional constituinte.

Oseias Gods

10/10/2016 - 17h34

“Tem de prender esse pilantra, prender a Dilma. Lula tá demorando de ser preso. Bolsomito. Bolsaro 2018 Presidente, pela morte de trinta mil esquerdopatas, cinquenta mil esquerdopatas mortos, o mínimo para sanear o país…”
Espero que tenham entendido as aspas, o sentido da ironia. Quando vejo idiotas nas redes sociais preocupados com a iminente derrota de Trump, acusando na careta Hillary Clinton da Dilma do USA, comunista safada…
A guinda à direita que se vê hoje é claramente manipulada por grandes grupos do capital, grandes conglomerados econômicos e que transformou o pensamento de extremíssima direita em fenômeno de religião de massa.
Eu fico a rir dos otários direitistas, não percebem que o direito penal está sendo moldado a detonar com eles próprios. Quando o MPF descumprir súmula vinculante do STF e pedir prisão preventiva por sonegação fiscal de IRPF, e não caber habeas corpus, antes do esgotamento das instâncias administrativas, independente da disposição do acusado quitar a dívida administrativamente, aí os coxinhas vão dizer que a culpa é dos Ministros do STF indicados pela Dilma. Mas de fato a Dilma merecia cadeia só por conta dos ministros que indicou ao STF.

Ronaldo Couto

10/10/2016 - 05h42

Os acertos não justificam os erros, fez coisas que avançaram para os brasileiros, mais isso é mais que obrigação, para isso foi eleito… ja imaginou se toda vez que se faz algo certo, pode se fazer algo errado tmb? Fazer um certo não gera crédito para fazer um errado… Não se deve esperar medalha de honra ao mérito pelo acertado, nem palmas, se acertou, fez mais que obrigação… se errou, deve responder pelos erros…

Suely Dirceu GenoinoAvino Lula

06/10/2016 - 12h48

Não sejam LOUCOS de mexer com LULA!!!

Ramiro R Batista

06/10/2016 - 09h05

Decisão previsível do STF rasga a Carta Magna e leva junto o CPB e CPP para prender um político em especial, ou valerá só para o ano de 2150? http://justificando.com/2016/10/05/supremo-elimina-presuncao-de-inocencia-em-decisao-que-vale-para-todo-pais/

Marivaldo

06/10/2016 - 05h54

Este povo da elite direitista nunca nos deu nada em 500anos não vai ser agora que vai dar.deixemos de ser tolos não sejamos burros não nos finjamos de cego temos que ter vergonha na cara é entender que só quem tentou nos ajudar nos últimos tempos foi LULA e Dilma e por isto estão passando por este calvário.acorda povo eles os barões da casa grande estão tentando reabrir os portões da Senzala.

Fernando Santos

06/10/2016 - 01h10

se Lula for preso os 30,40 milhões de brasileiros que ele ajudou a tirar da miséria continuaram de braços cruzados, como fizeram durante o golpe contra Dilma, os militantes de esquerda que o apoiam não vão tacar fogo no Brasil,pq a esquerda brasileira é muito medrosa, para não dizer outra palavra, se tivéssemos uma esquerda com coragem de verdade, estriamos no mínimo, com 5,6 meses de guerra civil, os prédios de todas as emissoras de tv, rádios, jornais revistas e portais de internet do PIG, seriam um monte de entulhos de cimento e ferro retorcido, mas, se tacar fogo no PIG..ai fica sem novela, e ficar sem novela é o fim do mundo para os brasileiros, principalmente os de esquerda!!!

    New

    06/10/2016 - 16h04

    e daí? ele tirou M nenhuma e sabe porque vão ficar? porque continuarão recebendo a esmola…
    Sabe qual a diferença do povo de bem? 3 milhões de pessoas na paulista, nenhuma pichação, nenhum vidro quebrado, nenhuma agressão, nenhuma prisão… Vai lá quebrar tudo, espero que os seguranças metam chumbo na cara de vcs e ele tem direito de preservar o patrimônio privado.

Luis Carvalho

05/10/2016 - 22h08

Concordo literalmente com o texto. Lula foi bom no início, mas se virou para o capitalismo!

Ronaldho Santos

05/10/2016 - 21h32

Lula é uma farsa! Não existe outra descrição pra uma pessoa que fez e faz tanta maracutaia e mesmo assim pousa de heroi. Ridículo é que existe tantas pessoas cegas que fazem questão de ignorar tantas falcatruas somente por uma questão de idealismo político. Lula precisa ser preso para dar exemplo para classe política, não interessa se é esquerda, tucano ou seja lá o que for sua bandeira, tem que ser preso porque comprovadamente é um bandido.

    sefher

    05/10/2016 - 22h14

    Ele é tão bandido que desde 1989 , sua primeira tentativa de ser presidente , a oposição e as elites tem procurado alguma coisa para prende-lo e nada sério foi achado até hoje , agora estão investigando uma antena de telefonia móvel da Oi instalada a cerca de 300 metros do sítio Santa Bárbara, em Atibaia ( o famoso sitio do LULA ) , daqui a pouco vão pegar até o papel higienico usado por LULA para conferir o que ele almoçou ou jantou e mandar para analise . para quem tem m.justça advogado do pcc e mais 7 ministro enrolados na lava-jato , procurar alguma coisa atravez desta antena deve ser ” muito dificil ” e urgente .

      New

      06/10/2016 - 16h09

      A cobertura é minha, o sitio é meu, o dinheiro dos filhos do Lula é dos sobrinhos foi eu que emprestei…. kkkk não tem defesas cara, esquerda fica defendendo bandido vai cada vez mais pra lama

        Edleuza Castro

        15/11/2016 - 18h02

        E Lula não vai preso porque será, seu abestado?

          New

          29/11/2016 - 02h09

          Veremos, eu confio na Policia investigativa ;)

          New

          29/11/2016 - 02h10

          Abestada,vai lá fumar a sua maconha e para de falar merda aqui

    Mar Philos

    06/10/2016 - 18h11

    uau!
    que tal vc começar falando mais sobre estas “tantas maracutaias” que ele cometeu. .. pq até agora só se tem ouvido este blábláblá diariamente já fazem décadas e não se provam nada! diferente de outros políticos aí (que vc deve admirá-los) que estão recheados de provas e o Plim Plim não fala nada!
    Certamente são um exemplo dessa classe política que tanto admiras. .. pior cego é quem mesmo?
    pq ñ ajuda a PF com estas provas que vc diz que tem?
    Não perca tempo! corre lá!
    ?

label vargas

05/10/2016 - 19h10

– Lula é o mau exemplo, Lula é o operário que não soube seu lugar-
Essa é uma frase piegas se interpretada literalmente,óbvio que o significado é outro,mas poderia ter sido mais contundente para expôr a sua ideia.Com o resto concordo..

    New

    06/10/2016 - 16h10

    -Lula é o mau exemplo, Lula é o socialista que não soube seu lugar-
    concordo, chega falando discurso bonito e por traz usa o povo de escudo para roubar KKKKKKKKK

      Edleuza Castro

      15/11/2016 - 17h58

      New, porque vc ri tanto em momentos inapropriados? Gosto de rir tbém, mas se a cada comentário, desse uma risada tola, certamente ficaria envergonhada de mim mesma… pq teria certeza que seria uma retardada.

        New

        29/11/2016 - 02h07

        problema seu kkkkkkkkkk

guilhermenagano .

05/10/2016 - 17h24

Continue com essa teoria de nós contra eles, da elite branca, de q eles não aceitam pobre no aeroporto, de q não aceitam um operário como Presidente…funcionou direitinho na eleição né?

Marcelo Gaúcho

05/10/2016 - 15h48

Entendeu PSOL?
Se quer jogar pedras, joga na #GloboGolpista.

Fechando o caixão do PT

05/10/2016 - 15h22

Operário eu também sou, Mas ladrão safado não. Mais um indiciamento Hoje e só resta o Caminho da Papuda agora. Ja perdeu bastante a arrogância, sabe que o espera. Mesmo assim ainda vive falando bobagens. Cadeia neste safado

    Edleuza Castro

    06/10/2016 - 00h06

    Também é operário, ladrão safado não, porque não teve oportunidade, não tem poder…

      New

      06/10/2016 - 16h20

      Petista falando mal de operário? a esquerda é camuflada de santinha, mas no fim só quer o poder para roubar,aí os que chegam no poder alienam o povo desinformado para usarem de escudos kkkkkk

        Edleuza Castro

        15/11/2016 - 17h56

        Não entendi o lado engraçado.

          New

          29/11/2016 - 02h11

          pessoas burras não sabem o que é sarcasmo :P

Ocomentarista Tcomment

05/10/2016 - 15h05

Essa caça ao Lula é pura pirotecnia pra esquecerem do cunha!

    New

    06/10/2016 - 16h24

    cunha na sua cabeça que ninguém da direita tá nem aí pra cunha, queremos mais é que ele vira parceiro de cela do Lula na cadeia. kkkkkkkkkkkk

ROBSON JOSÉ

05/10/2016 - 15h27

Quando eu leio ou ouço as críticas sobre o Lula, começo a pensar que voltamos há 50 anos atrás. Sinto que existe um sentimento de Ódio por parte de algumas pessoas, vejo que o problema não é a questão da corrupção, mas sim a pessoa, a classe social da qual ele veio, na visão de muita gente ele não podia ser presidente. Até porque a corrupção é histórica em nosso país é histórica, e a maioria dos políticos que hoje estão no poder são comprovadamente corruptos e quase ninguém se revolta contra eles.

Jar Borah

05/10/2016 - 13h22

TOMOU MAIS UM INDICIAMENTO HOJE NA PF …

SEMANA PASSADA ERA POR QUE QUERIAM ACABAR COM O PT NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.
A DE HOJE VAI SER PARA TIRAR DO PT A INDICAÇÃO POR ALGUM NOBEL !!!

TOME CADEIA CORRUPTO

Parmenides Albuquerque

05/10/2016 - 13h17

#Cadeia

RICARDO CARDOSO

05/10/2016 - 13h06

Concordo plenamente com o texto.

    New

    06/10/2016 - 16h41

    RH das empresas não deveriam contratar petistas, todos defendem ladrões… imagina alguém achar que é um bom funcionário, vai querer ter o direito de roubar tbm igual o Lula… já a direita quer ver o Lula e o Cunha na mesma cela.

      Edleuza Castro

      15/11/2016 - 17h59

      Agora, percebi. Trata-se mesmo de um sem cérebro, você, New.

        New

        29/11/2016 - 02h15

        Vc que é uma lesada pela canabis, a maconha comeu seu cérebro


Leia mais

Recentes

Recentes