Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Para Fidel Castro, o que seria pobreza?

Por Redação

29 de novembro de 2016 : 17h30

Por Maria Fernanda Arruda, colunista do Cafezinho

“Texto de Isadora Clemente, estudante de Medicina e ex- aluna da Escola Parque de Recife e que nos ajuda a compreender o luto por Fidel.

Às vezes me perguntam sobre o que vi de pobreza em Cuba. E eu acho que essa é uma pergunta curiosa porque me fez pensar sobre o que é pobreza. Ora, no nosso contexto brasileiro, riqueza é uma associação de bens materiais a uma situação de segurança e bem estar. Pobreza envolve muito mais do que a falta de bens. Pobreza envolve morar num local arriscado, conviver com deslizamento de morros, tiroteios,com o medo de ser desalojado. Envolve estar mais vulnerável a estupros, à violência, à exploração sexual. Envolve perder horas apertado em um transporte público caro e de má qualidade. Muitas vezes envolve passar fome,envolve se desesperar por não ter acesso à medicamentos e cuidados médicos. Envolve não ter lugar adequado para deixar seu filho.

E principalmente, pobreza na sociedade de consumo está associada à baixa auto-estima. Os ricos dizem que são ricos porque eles ou os pais deles trabalharam, fizeram esforço, logo se você é pobre é por que não trabalhou, não é inteligente, não é esforçado. Uma ideia tristemente enraizada.

E eu me lembro dessa foto numa comunidade rural de Havana, As crianças dormindo na creche. Crianças com mais de um ano, porque lá a licença materna ou paterna é de um ano. Crianças que poderão praticar esportes, dançar ballet, independentemente dos pais terem dinheiro para pagar escolinha. Lembro dos idosos nas casas de abuelos compartilhando tantas lembranças. Lembro da tranquilidade com que a gente andava à noite na estrada.

Então quando me perguntam se em Cuba tem muita pobreza eu respondo que na verdade o que Cuba tem é outro tipo de riqueza.”

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ismael Façanha

30 de novembro de 2016 às 16h52

O Regime de Havana investiu nos pobres, sim. Mas não investiu no desenvolvimento da economia, na indústria, no comércio internacional com o bloco soviético, com a China, que não seria atingido pelo Embargo ianque. Fidel fracassou em tirar cuba do AÇÚCAR e do TABACO.

Responder

lara

30 de novembro de 2016 às 11h51

Então quando me perguntam se em Cuba tem muita pobreza eu respondo que na verdade o que Cuba tem é outro tipo de riqueza. VOU DIZER AQUI A QUAL RIQUEZA O ESCRITOR DA FRASE ESTA REFERINDO: RIQUEZA DO GOVERNO DE CUBA POIS ISSO É QUE O COMUNISMO-QUE ESTE SITE TANTO GLORIFICA-APOIA: RIQUEZA NAS MÃOS DOS GOVERNOS COMUNISTAS E POPULAÇÃO PASSANDO FOME-VENEZUELA MANDOU LEMBRANÇAS

Responder

lara

30 de novembro de 2016 às 11h49

Então quando me perguntam se em Cuba tem muita pobreza eu respondo que na verdade o que Cuba tem é outro tipo de riqueza. PARABENS AO ESCRITOR DESTA FRASE POIS ELE DISSE A VERDADE-COISA QUE NÃO É MUITO COMUM PARA OS ESCRITORES DESTE SITE

Responder

Biana

29 de novembro de 2016 às 21h41

Infelizmente tem ‘creaturas’ no Brasil com saudade de ver pessoas passando fome, crianças desnutridas, e jovens desdentados….
Essa nova geração de brasileirinhos não tem essas recordações, pois cresceu numa realidade bem melhor, e talvez não consigam compreender o tamanho da maldade que estão querendo fazer lhes fazer.
Essas ‘creaturas’ não são humanas, são sórdidas.

Responder

Gilberto Alves

29 de novembro de 2016 às 20h26

Riqueza e’ o Senador Magno Malta com uma bíblia na mao e a outro mao recebendo propina. Riqueza e’ ver todos os religiosos do congresso serem corruptos, todos sem exceção. Riqueza e’ ver um jantar dado pelo Temer com um bando de velhos rodeados de prostituas inclusive o presidente….Isso e’ riqueza….Pobreza no Brasil so existe em treis locais: O congresso que e’ um lixo, os senado que e’ outro lixo, e a justiça que e uma verdadeira lata cheia de fezes…Puta que pariu o Moro e sua gang estao transformando o nosso Brasil num lixao..

Responder

Torres

29 de novembro de 2016 às 19h20

Explicar como funciona.
Em Cuba o povo não pode comer carne todo dia.
Só atletas e pessoal do governo.

Responder

    a.ali

    29 de novembro de 2016 às 23h24

    que enorme besteira vc. acaba de escrever, hem? porque ao inves de se informar de preferência “in loco” as pessoa, antes, cag… pela boca?
    e se assim fosse, ao menos não contraem câncer, que tal?

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?