Menu

Pesquisa CNI/Ibope mostra que está caindo a ficha do golpe na população

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Arpeggio – coluna política diária Por Miguel do Rosário Jamais tivemos um governo tão impopular quanto o de Michel Temer. [/s2If] [s2If !current_user_can(access_s2member_level1)] Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Arpeggio – coluna política diária

Por Miguel do Rosário

Jamais tivemos um governo tão impopular quanto o de Michel Temer.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

A situação é perigosa, porque a insatisfação popular contra Temer não é apenas extremamente alta, como lhe falta qualquer apoio junto às organizações de trabalhadores, estudantes ou intelectuais. Temer tem apoio apenas da grande mídia e do grande empresariado, numa caricatura clássica de uma república de banana.

É curioso como a CNI/Ibope deu a notícia, enfatizando que a “satisfação se mantém”, num esforço meio tosco para suavizar a má notícia, coisa que, definitivamente, a entidade jamais fazia com Dilma Rousseff. É sempre um tanto chocante constatar o esforço midiático brutal para manipular a informação e criar uma atmosfera propícia ao impeachment.

screenhunter_518-dec-16-16-57

Uma das coisas que eu gosto nessas pesquisas é que, mesmo com toda a manipulação, eles não conseguem esconder alguns fundamentos básicos.

Lula e Dilma foram eleitos, como sempre acontece numa democracia, pelos mais pobres, entre os quais mantiveram, ao longo de seus mandatos, índices de aprovação melhores do que entre os mais ricos.

Temer, como sempre acontece num golpe, foi alçado ao poder pelos ricos, e sua aprovação piora na mesma proporção que declina a renda.

Os dados estratificados da aprovação do governo evidenciam que o golpe de Estado de 2016 foi uma agressão classista contra a população mais pobre. Isso explica também o ódio político presente em editoriais e em manifestações.

screenhunter_519-dec-16-17-01

 

Não foi apenas um golpe de classe. Dada a desigualdade econômica entre as regiões brasileiras, foi também um golpe regional, contra o nordeste. Observe que a aprovação de Temer no Nordeste é a mais baixa de todas. Ele tem um percentual de 57% de ruim/péssimo no Nordeste, sendo que a maior carga está no péssimo (43%).

Os dados são todos ruins para um governo que, a acreditar nas campanhas do golpe, deveria trazer esperança de renovação da política brasileira.

Outro fato que as pesquisas mostram é a brutal concentração de índices negativos para Dilma nos meses do golpe, quando a mídia mergulhou em peso na campanha do impeachment e passou a operar em modo histérico, visando derrubar o governo.

Ainda na tabela estratisficada da pesquisa, que pergunta ao entrevistado se ele acha o governo Temer pior ou melhor que o da presidenta Dilma, nota-se que a maior parte dos que acham o governo pior que o de Temer são do Nordeste, mais pobres e mais jovens.

No entanto, mesmo no geral, os números não são bons pra Temer. Enquanto apenas 21% acham que Temer faz um governo melhor que Dilma, 34% afirma que é um governo pior. 42% dizem que é igual.

A maior força de Temer está no Sul, de maneira que podemos dizer que o impeachment foi um golpe do sul contra o norte.

 

cni

Abaixo, mais alguns gráficos e notas que, acho eu, valem a pena ser examinados pelos assinantes. Observe que disparou o percentual de entrevistados que acha o governo Temer pior que o de Dilma: de 25% em junho para 34% em dezembro.

A desaprovação ao governo saltou de 55% em setembro para 64% em dezembro.
screenhunter_521-dec-16-17-28

screenhunter_520-dec-16-17-27

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LUIZ TAVE

18/12/2016 - 23h04

INFELIZMENTE OS ALGOZES DO GOLPE EM CURSO, TOCAM FOGO NO BRASIL E VAO APERFEIÇOAR O GOLPE DURANTE 1 ANO NOS EUA

enganado

17/12/2016 - 21h32

Já imaginaram qdo alguma figura da foto chegar na porta dos infernos o que o Diabo vai dizer? Eu sei!!! Aqui NÃO!!!!, isto aqui tem ORDEM / LEIS / HIERARQUIA / EXÉRCITO que toma conta das Regras e Costumes e fode quem NÃO as cumprem / … , e também não é aquela POCILGA em que VCs CRIARAM lá no __braziUS__, e mais ainda, ninguém aqui come ninguém, porque a parte sexual dos Infernos está sob a responsabilidade do Sr. Calígula, aquele que enrabava todos os políticos que lhe cercavam. Então antes de conversar com o mesmo levem bastante vaselina porque as reclamações da crosta a respeito de VCS, não são das melhores. Boa sorte!!! Sem choro, porque o Inferno não é lugar para lamúrias.

C.Poivre

17/12/2016 - 13h59

Pesquisa sobre países com maior índice de desinformação/ignorância
aponta como as seis nações MAIS DESINFORMADAS justamente onde há
monopólio midiático, sendo no Brasil a maior concentração de mídia em
poucas mãos. Trocando em miúdos, se quiser permanecer DESINFORMADO veja
todos os veículos da rede globo e seus satélites.

https://cinegnose.blogspot.com.br/2016/12/pesquisa-coloca-brasil-entre-paises.html#more

lara

17/12/2016 - 06h06

Jamais tivemos um governo tão impopular quanto o de Michel Temer. kkkkkkkkkkkk
esqueceu que a aprovação da dona marmota chegou a miseros 5%??? kkkkkkkkkkk so rindo mesmo

    Sérgio Silveira

    17/12/2016 - 14h29

    Cara jumenta, há uma pequeninissima diferença…
    Dilma foi massacrada por toda a midia (tv, rádio, jornais e revistas) por todos os seus 5 anos de governo… Aí fica fácil.
    Seu ibope teria resistido quanto??
    O canalha do temer tem justamente o contrário, toda a midia favorcendo ou amenizando noticias ruins.
    Dilma foi e é muito mais respeitada pelo povo brasileiro (espontâneamente, sem manipulação midiática) do que qualquer oposicionista, aécio e moro inclusos.

      lara

      18/12/2016 - 19h30

      kkkkkkkkkkkk ate mesmo collor e lula que foram massacrados não chegaram a ter 5% de aprovação a marmota bateu o recorde kkkkkkkkkkk
      o mentiroso ainda tem a coragem de dizer que o povo respeita a marmota kkkkkkkkkk so rindo mesmo

Lucas Caetano

16/12/2016 - 22h57

MEU DEUS, vocês desse site são completamente doentes, nem sei como cai aqui mas certamente sei que nunca mais irei voltar.

    C.Poivre

    16/12/2016 - 23h34

    Já vai tarde. O que vc veio fazer aqui coxinha?

    Jose Reinaldo Rosado

    16/12/2016 - 23h35

    Vc já leu O Alienista de Machado de Assis? Não! Então , vái ler e se não entender pq estou fazendo esta recomendação, volte aqui no blog que eu te explico.

rogeriobezerra

16/12/2016 - 22h28

Contrariando o que os chefes militares e a Direita traidora esperava, desta vez a Esquerda não dará o pescoço. Os golpistas sujaram tudo e não seremos nós que pagaremos pela cagada. Não desta vez.
Continuarei na minha varanda, azeitando o eixo do sol, e acompanhando os “camisinhas amarelas” das lojas da irmandade se ferrarem.
A parentada do Sul e do Rio foge dos encontros familiares. Rrararra Sem moral e indo pro buraco.
No bairro, em Floripa, um posto de saúde está sem médico. Dr. Ramón voltou para Cuba. No outro, dia sim, dia não.
Como está fazendo frio para o mês de dezembro até os bons restaurantes de ostras estão com movimento menor. Barcos estacionados em seus trapiches, agora são raros.
Floripa receberá muita gente nos próximos 70 dias, mas com grana curta…
E nós ouviremos Pablo Milanés, Léon Rieco, Facundo Cabral, Chico, Tom, Vinicius, Belchior, e todos os maravilhosos sambas já feitos…
Se tiver sol no domingo, assaremos umas carnes…
Corre classe média, os ricos tomarão tudo que vocês juntaram nos anos do PT”!

    label vargas

    16/12/2016 - 22h39

    Mas será que eles aprendem???64 existiu e o Brasil o repetiu !povos de memória curta,intelecto deficiente e moral desprezível como é a maioria do nosso está condenado a bater uma e outra vez na mesma pedra.Brasil,a solução está em botar este povinho no mar,.afogar todo o mundo e trazer pessoas que ao menos tenham ciência da sua condição.

    luiz alberto

      C.Poivre

      16/12/2016 - 23h33

      A ignorância do brasileiro agora está documentada cientificamente. É facílimo dar um Golpe de Estado num povo tão cegamente manipulado pela globo, tão vasta é a burrice, a ignorância, a falta de pensamento crítico, de QI, de escolaridade, etc.

      https://cinegnose.blogspot.com.br/2016/12/pesquisa-coloca-brasil-entre-paises.html#more

      rogeriobezerra

      17/12/2016 - 02h52

      É função da elite de qualquer grupo social fazer avançar os demais do grupo. Para isso existem presidentes, generais, diretores e etc. Não é razoável esperar que dos grotões pouco preparados venham os grandes líderes. Homens como Lula são a exceção da regra e nenhuma sociedade pode ficar esperando que apareçam Lulas a toda hora.
      Nossa elite enricada e cevada com o suor dos trabalhadores não cumpri sua função, pois é racista e entreguista. Nosso povo mais humilde é o melhor que temos, não se engane. São eles que não aderiram aos estrangeirismos. A maioria esmagadora Dus dotô formadu 0800 nas públicas universidades aceitam e propagam todo o lixo que vem de fora.

        Celso J. Dias

        17/12/2016 - 13h10

        Leonel Brizola dizia que a elite brasileira era a pior elite do planeta. Não enxerga um palmo na frente do nariz Uma elite que detesta ter nascido aqui, que detesta o povo, detesta nossa cultura, História e nossa formação. Uma elite de merda…

          rogeriobezerra

          17/12/2016 - 14h20

          Sou Brizolista pelo nacionalismo e luta contra os ricos, em especial, contra os Marinhos da Globo.
          O genial Ariano Suassuna disse em entrevista que nossa elite nunca quis ser brasileira. Falou exatamente: “Inicialmente a elite daqui queria ser portuguesa, depois francesa, em seguida, inglesa e, mais recentemente, americana”.
          Creio que os 11.000 mi e bilionários farão os remediados empregados privados ou públicos e autônomos adoradores de parquinhos e fotinhas com o pateta e o pluto, quererem, em breve, ser chineses. Nossa elite é nossa ralé!

C.Poivre

16/12/2016 - 20h12

Esta foto dos chefões do crime organizado não vai ser esquecida tão cedo!


Leia mais

Recentes

Recentes