Menu

Pesquisa do Ibope: brasileiro está cada vez mais conservador

Não foi apenas a eleição de Donald Trump que deflagrou o recente crescimento do conservadorismo no mundo. Pouco antes, o Brexit, na Inglaterra, já era evidência de que o mundo estava mudando, guinando-se à direita, e a Alemanha onde Angela Merkel reelegeu-se pela terceira vez, sem dúvida, configurou-se como o exemplo mais claro dessa transformação. […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
SÃO PAULO, SP, 12.04.2015: PROTESTOS-DILMA - Jair Bolsonaro - Ato contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) na av. Paulista, na região central de São Paulo, neste domingo (12). Os atos deste domingo são organizados por grupos como Vem Pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre) e outros movimentos sociais, que também participaram da manifestação do dia 15 de março. (Foto: Guga Gerchmann/Eleven/Folhapress)

Não foi apenas a eleição de Donald Trump que deflagrou o recente crescimento do conservadorismo no mundo. Pouco antes, o Brexit, na Inglaterra, já era evidência de que o mundo estava mudando, guinando-se à direita, e a Alemanha onde Angela Merkel reelegeu-se pela terceira vez, sem dúvida, configurou-se como o exemplo mais claro dessa transformação.

No Brasil, o conservadorismo sempre foi forte e a marca de uma população cujo congresso, ao se pronunciar sobre temas de qualquer sorte, insiste em enfatizar os valores da tradicional família brasileira, os deveres a Deus e o culto à propriedade. Tratando-se da democracia representativa brasileira, esses são os valores de grande parte da população.

Para analisar essa característica social, o Ibope foi às ruas e fez cinco perguntas: 1) legalização do aborto, 2) casamento entre pessoas do mesmo sexo, 3) pena de morte, 4) prisão perpétua, 5) redução da maioridade penal.

O questionário funciona como um Índice de Conservadorismo, que separa em termos sucintos os progressistas dos conservadores.

O conservador dos conservadores respondeu ser contra os itens 1 e 2, e a favor dos demais – na escala do Ibope, ele marcará 1 de conservadorismo. Já o liberal dos liberais é a favor dos dois primeiros itens, e contra o resto: seu índice é zero. Entre um e outro, o Ibope dividiu os brasileiros em três faixas, conforme a quantidade de respostas conservadoras.

De acordo com a pesquisa, o grupo dos que atingiram alto grau de conservadorismo cresceu de 49% para 54% entre 2010 e 2016. As vitórias eleitorais da família Bolsonaro nas últimas eleições expõem de maneira muito clara: No Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro foi o vereador mais votado nas eleições de 2016. Em 2014, seu pai, Jair Bolsonaro, foi o deputado federal que mais teve votos.

Ainda de acordo com dados do indicativo, os conservadores aumentaram entre todas as faixas etárias e de renda, em ambos os sexos, em todas as religiões e em quase todas as regiões e níveis educacionais.

O apoio à pena de morte pulou de 31% para 49% nos últimos seis anos. A favorabilidade à redução da maioridade penal – para permitir que adolescentes sejam julgados como adultos – cresceu de 63% para 78%. E a defesa da prisão perpétua para crimes hediondos aumentou de 66% para 78% desde 2010.

Dica: as informações são de José Roberto de Toledo em sua coluna no Estado de S.Paulo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Italo Rosa

23/12/2016 - 08h15

a direita entende de repressão. querem que tudo continue como está. a depender dela, estaríamos na idade média. pessoas desinformadas, preconceituosas, manipuladas, amendrontadas com qualquer coisa que não sejam os dogmas que enfiaram na cabeça delas quando eram crianças em formação. incapazes de debate ou análise, isso é a pior de suas deficiências.

    pedro ribeiro dantas

    30/12/2016 - 18h57

    Os americanos são conservadores, os canadenses são conservadores; os venezuelanos são moderninhos. Em qual país você preferiria morar se pudesse?

      Italo Rosa

      01/01/2017 - 18h22

      sou brasileiro. vá pra miami se for de seu gosto.

Antonio Passos

22/12/2016 - 18h21

O brasileiro está mais conservador ? Lógico, é o amadurecimento…. da falta de cultura e da ESTUPIDEZ.

Charles

22/12/2016 - 15h46

Mas uma coisa que se deve analisar que não vi nesse questionário. Que tipo de conservadorismo é esse, apenas pra coisas tipo “família tradicional”? Como pena de morte, questões LGBT?

O questionário levou em consideração questões econômicas também, como salário mínimo, acesso à saúde e educação? Porque se levasse em consideração veria que muita gente não é tão “conservadora” assim. Uma das marcas dos partidos e candidatos de direita e “conservadores” é seu maior conluio com grandes negócios, diminuição dos direitos trabalhistas e sociais. Uma pessoa pode ser a favor da pena de morte, homofóbica, mas querer saúde e educação de graça e de qualidade, aumento do salário mínimo, e até inclusive a legalização da maconha. Isso faz dela um conservador de puramente de direita? Ela daria seu voto a alguém que defende a “família tradicional” mas que sabe que irá diminuir recursos da saúde e educação? O conservadorismo também tem a ver com maior controle de gastos do Estado. A pesquisa analisou se a população é a favor de cortes em serviços sociais para diminuir os gastos públicos?

Mesmo usando como comparação os EUA de Trump, o Brexit e o atual momento turbulento na Europa, não quer dizer que eles sejam totalmente ultra-conservadores. A Holanda tem um partido eurocético e anti-muçulmano em crescimento, mas tem maconha e prostituição legalizada e isso não é questionado. Nos EUA, nas eleições de 2016 vários estados legalizaram uso pra maconha, alguns pra recreação, outros uso medicinal. Trump ganhou votos porque, por mais difícil que seja acreditar, seu discurso foi mais à esquerda do que o de Hillary!

O que vejo é que dizem que as pessoas estão ficando mais “conservadoras” apenas mostrando o partido ou candidato em que votam, mas parece-me mais uma forma de tirar a atenção de todas as políticas de austeridade que vem sendo impostas que dão no lombo da classe trabalhadora, e por isso ela está disposto a seguir qualquer um que se mostre um “homem forte” para mudar os rumos de seu país para melhor.

Rogério Maestri

22/12/2016 - 15h40

olha estes conservadores não resistem a quinze minutos de discussão bem posta, não de enganem!

Torres

22/12/2016 - 14h37

Eu creio em ciclos.
Tivemos um progressista até o fim do governo Dilma, mas que já estava em decadência desde a ascensão da classe média evangélica.
Como nenhum viés resolve todos os problemas, a população vai se iludindo com a promessa do novo.
Além disso, há o conflito de gerações.
Entendamos que os ciclos são naturais.

    pedro ribeiro dantas

    30/12/2016 - 19h04

    “Progressista” que palavra mais engraçada quando sabemos que foram “progressistas” que levaram países como Cuba e Venezuela chegarem aonde chegaram. Quanto progresso há por lá… rsrs

      Torres

      30/12/2016 - 19h07

      O conceito vem da mudança do status quo.
      Nem sempre significa pra melhor.

Dr. Teodoro Toledo

22/12/2016 - 14h16

Amigos, sou pesquisador especializado com 30 anos de pesquisas em ciência política. Posso esclarecer o motivo da guinada conservadora. A maioria dos brasileiros produtivos (aqueles que trabalham e pagam impostos, e não recebem bolsas) acreditou no PT. Acreditou que Lula era o cara que acabaria com a corrupção generalizada… Quando a ficha caiu, e perceberam que na verdade Lula era farinha do mesmo saco, ou até pior, a descrença fez com que o conservadorismo aflorasse.

Nomes como Bolsonaro, apesar de ainda terem muita rejeição por determinadas posições exarcebadas em relação a temas sensíveis, acabam ganhando força justamente por não estarem misturados nem àqueles que antecederam o PT, e nem ao próprio PT, mantendo-se sempre coerentes e íntegros.

Espero que tenha ficado claro. O brasileiro que está conservador hoje, votou em Lula e quiça em Dilma, mas a desilusão com a corrupção dos dois foi tão grande, que a última esperança reside em personagens como Bolsonaro.

Abraços.

    Torres

    22/12/2016 - 14h38

    Concordo.
    Mas Bolsonaro é apenas um boçal.
    Uma porta.

    João Ostral

    22/12/2016 - 19h55

    Será que com os corruptos do PMDB, PSDB, PP, DEM a corrupção vai diminuir? Será que vão provar que o PT é mais corrupto que estes partidos? Ou será que vão condenar todos os seus membros na base da convicção?

      Dr. Teodoro Toledo

      23/12/2016 - 09h44

      João Ostral, todos serão condenados, anote aí. Pare de ser fanático cara. Quem é que foi condenado com base na convicção? Me mostre um que tenha sido condenado sem provas.. O STF foi aparelhado pelo PT, e mesmo assim esses mafiosos estão caindo.

    andre2110

    23/12/2016 - 16h46

    30 anos e não aprendeu nada – realmente lamentável!

    Lula não é farinha do mesmo saco, nunca foi, por isso é tão rejeitado pelas elites e tão amado pelo povo trabalhador.

    Acertou e errou, mas foi o único presidente que olhou para os mais pobres nos últimos 50 anos;
    Ajudou de verdade as pessoas mais simples, por exemplo, com aumentos reais no salário mínimo. A vida das pessoas mais simples melhorou muito com o PT.

    O cara que corta a grama lá em casa chegou com um carro zero, feliz da vida no governo do Lula. Centenas de conhecidos pobres com quem jogava bola de casa nova, carro novo, móveis novos, filhos bem arrumados,…, isso eles não vão esquecer nunca!

    O Temer/PSDB/PMDB estão dando uma rasteira no povo trabalhador, vai ter volta…

    O bolsonaro é um escape, um nome incorporado por pessoas com Qi de ameba, imbecilizados pela mídia e um número reduzido de adoradores (muitos deles netos da ditadura). Até 2018 muitos deles acordam desta fantasia.

    E, por favor, não continue com esta visão totalmente equivocada e doentia de que é possível acabar com a corrupção e que Lula não fez isso; o PT combateu o combate possível, dentro das regras e condições existentes. Fez muito e ainda vai fazer muito mais. Com tanta idade, já era hora de parar de acreditar em mitos como o “fim da corrupção”, já tá velhinho para isso…

    pedro ribeiro dantas

    30/12/2016 - 19h01

    Parabéns pela sua lucidez. É isso mesmo. Hoje, o brasileiro percebeu que tem que pagar os impostos mais altos do mundo para que partidos de esquerda, além de roubar, subsidiem bolsa família e outras benesses para quem não trabalha e se mantenham no poder. Percebeu que a disputa não é e nunca foi entre pobres e ricos e, sim, entre quem trabalha (empresário e trabalhador) contra que vive às custas de quem não trabalha (MST, auxílio família, auxílio prisão, bolsa crack, etc.). O povo está deixando de ser ignorante e acreditar que se possa ficar bem sem esforço e sem sacrifício.

label vargas

22/12/2016 - 13h04

Esse mecanismo que faz a”humanidade” ora votar na esquerda ,ora votar na direita é fruto de uma constatação pessoal (acima de 60), a imbecilidade humana ,A maior parte da população desconhece o verbo QUESTIONAR.Níveis superiores de educação não são garantia de nada,exemplo? os pobres argentinos,os miseráveis,só votam no peronismo,por que??porque foi o único que lhe deu chances de uma vida melhor.Nível de instrução? só o ensino básico e olha lá.Isso é questionar ,os “dotores” não enganam os caras , eles sabem que falam bonito e mentem sempre.Isso explica uma série de episódios do vai-vêm político das populações.Eu como trabalhador e pobre ,NUNCA votaria num liberal,ele não defende meus interesses e os da maioria, só os de uma casta.Por que ,a maioria das pessoas não consegue perceber uma coisa tão simples??? porque não questiona o que o converte num imbecil.

luiz alberto

    Dr. Teodoro Toledo

    22/12/2016 - 15h01

    Luiz Alberto, você não questiona o que o PT fez. Você não questiona as propinas da Odebrecht. Não questiona a corrupção feita debaixo do nariz de Dilma. Não questiona o fato de Lula ser o mandante de diversos esquemas de corrupção com dinheiro público que o enriqueceram e a toda a sua família que antes era miserável.
    Você só questiona o que lhe convém.

      label vargas

      22/12/2016 - 17h25

      Troll ,cala essa boca não enche,polemizo com pessoas reais,vc é um mentiroso.Ora é “adevogado”(assim mesmo que vc digitou),ora é pesquisador.
      Vá pro diabo que te carregue!!!! e assim que aprendi a tratar os imbecis como vc.

      andre2110

      23/12/2016 - 16h33

      É o que sempre digo, se o cara coloca “Dr.” desconfie.

      Mesmo “se” Lula tivesse levado alguma vantagem indevida, basta uma pesquisa simples para identificar, de forma clara e irrefutável que:
      – Lula ajudou a tirar da pobreza e da miséria milhões de brasileiros.
      – Dobrou o acesso ao ensino superior; melhorou salário dos professores em geral e as condições de trabalho.
      – Ampliou hospitais e acesso a saúde pelos mais pobres. Mesmo com o boicote da cpmf. Dilma melhorou com o mais Médicos (por sinal, médicos melhores a um custo muito menor).
      – Fomentou a indústria nacional; por exemplo, com o conteúdo nacional mínimo na Petrobras.
      – etc, etc.
      Uma pesquisa simples também mostra que a corrupção, novidade para os falsos e hipócritas, esta instalada em todos os governos desde,…, o Rei João. Também é evidente que partidos como DEM/PSDB/PMDB tem muito mais corruptos que o PT. Ganham de lavada!
      Em 2018 Lula vai ganhar de lavada no primeiro turno.

      O raciocínio do Luiz Alberto é simples, lógico e certeiro!

        pedro ribeiro dantas

        30/12/2016 - 18h55

        Cubanos, médicos melhores? Isso é algum tipo de piada? Tem conhecimento sobre isso? Já viu as receitas deles? Por favor, não diga um absurdo desses.

    pedro ribeiro dantas

    30/12/2016 - 18h53

    Um liberal atende muito mais seus interesses do que um populista. O liberal defende as empresas e o emprego que nós precisamos. O populista promete, mas se cumprir o que promete afunda a economia da qual nós precisamos, seu patrão quebra, o estado quebra e nós nos ferramos mais ainda, pois somos o elo mais fraco da corrente. Não pense no que acontecerá 1 ou 2 anos após as eleições. Pense no que acontecerá 5, dez, vinte anos após as eleições e verá que não estou errado.
    Pedro

Des

22/12/2016 - 12h52

Ô pessoal, o cafezinho estava livre desses coxinhas imbecilizados até anteontem.

Como são poucos: Iara, Torres, Dr. Teodoro e André.

Basta bloqueá-los sem responder, pois esses não são pagos, fazem isso por hobby ao mesmo tempo que se fodem.

Ignore e bloqueie. Não alimente os trolls

Pedro Tietê

22/12/2016 - 12h40

O homem não é diferente de nenhum outro ser terrestre , ele e todos os bichos só defendem a sua prole,, mais há exceções,mais estão ficando cada vez mais raro ,’ a sabedoria não é uma virtude humana


Leia mais

Recentes

Recentes