Grande imprensa mantém apoio a Temer

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

A grande imprensa destacou a posse dos prefeitos nas diversas cidades brasileiras. É possível perceber o tom otimista em relação à capacidade de Temer em enfrentar a conjuntura desfavorável. Ainda conta com o apoio dos grandes veículos de comunicação.

Até quarta.

  • Fantástico

Primeiro dia do ano tem posse de prefeitos em mais de cinco mil municípios

Tempo da matéria: 4:07

Matéria mostrou que quase metade das prefeituras brasileiras estão no vermelho. Entrevistou alguns prefeitos, de cidades distintas, e abordou a questão da receita dos municípios, que de acordo com especialistas é ineficiente devido à má gestão das finanças e baixo recolhimento de impostos, como IPTU, congelado há 20 anos em algumas cidades.

  • Folha de São Paulo

Juliana SofiaApesar de pessimismo, crescimento pode surpreender em 2017

Juliana apresenta alguns pontos a respeito da atual conjuntura econômica e política no país que fatalmente nos leva ao pessimismo. No entanto, o que ela pretende é demonstrar que há uma luz vazando otimismo por uma pequena fresta. Diz ela: “Lampejos de esperança na análise do ex-BC Mário Mesquita, para quem a economia pode, sim, crescer 1,5%: com ajuste nos estoques, reação de setores da indústria, aumento da produção agrícola e ritmo forte de expansão na China. Com a inflação ancorada, o BC catalisará esse processo se ousar, reduzindo os juros em 0,75 ponto percentual já neste mês”.

EditorialReformas sem parar

O editorial comparou a proposta reformista do governo Temer a um general que abre excessivas frentes de combate ao mesmo tempo, correndo risco de sucumbir diante das adversidades. Diz que o ímpeto com que esse governo propõe reformas parece imprudente. O que está mais do que claro é que em primeiro lugar o PMDB nunca pensou um projeto de país, e em segundo lugar, Temer atende à junta financeira, não às demandas sociais da classe trabalhadora. Golpe!

  • Estadão

EditorialEntrevista com Rodrigo Maia

Falou sobre Reforma da Previdência, Lava Jato, Reeleição à presidência da Câmara, entre outros assuntos. Maia garantiu que a reforma da previdência será aprovada no primeiro semestre do ano. Disse que está conversando com seu partido e com outros a respeito de candidatar-se à reeleição na Câmara.

Eliana CantanhêdeOremos!

Eliana comenta algumas projeções econômicas para este ano. Em tom otimista, diz que a taxa de juros cairá, assim como o dólar e inflação. No fundo, embora eu reconheça a tentativa de emitir sinais positivos aos leitores, há uma defesa em relação às políticas praticadas pelo atual governo, uma espécie de justificativa para as medidas impopulares. A colunista reconhece o momento desfavorável à população, mas mantém esperança em relação à capacidade de Temer resolvê-la.

  • O Globo

Panorama PolíticoO presidencialismo de coalizão no banco dos réus

O texto tece análise positiva sobre o presidencialismo de coalizão. Separo ponto alto da reflexão: “Ao longo da história do Brasil as coalizões tem sido fundamentais para garantir, um mínimo, de apoio parlamentar aos governos. As coalizões foram uma necessidade para os presidentes entre 1945 e 1964. Nesse período já ocorria o fenômeno do aumento do número de partidos, tendência essa que se acentuou no Brasil, e no mundo (com algumas exceções), a partir dos anos 80. A profusão e diversidade de interesses políticos e programáticos, a segmentação da representaçãools em torno de temas específicos, e também de projetos pessoais, levaram a esse quadro”.

Lauro JardimPT vai bem nas redes sociais em 2016
http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/pt-vai-bem-nas-redes-sociais-em-2016.html
O partido mostrou fôlego digital e registrou 43% de aumento de sua audiência nas redes. PMDB perdeu 3% de seguidores. Mas o que mais assusta são os 10,5 milhões de seguidores do PSC, partido de Bolsonaro e Feliciano. Fascismo mode on.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Eder Casagrande:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.