E Mick Jagger virou o garoto propaganda da reforma da previdência

(Uma capa honesta)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

A mais nova capa da revista Exame foi devidamente escangalhada nas redes sociais Brasil afora, ontem. Eis o inacreditável texto da capa:

O que você e ele têm em comum: Talvez não seja a fortuna, nem o rebolado, nem os oito filhos. Mas, assim como Mick Jagger, você terá de trabalhar velhice adentro. A boa notícia: preparando-se para isso, vai ser ótimo.

Comparar o sofrido trabalhador brasileiro – que morrerá trabalhando caso a reforma da previdência proposta por Temer seja aprovada – com um popstar mundialmente famoso é chamar o leitor de burro.

Enquanto nós teremos que trabalhar velhice adentro se quisermos nos aposentar, Mick Jagger provavelmente já tem seu pé de meia garantido, caso decida parar de protagonizar shows de rock para multidões ao redor do planeta.

Mas o ridículo não para por aí.

A página do Facebook Ligue os Pontos resgatou uma capa da Exame de 2012 criticando o excesso de trabalho:

O que mudou de lá para cá?

O Cafezinho revelou aqui e aqui: desde que Temer assumiu a presidência, em maio do ano passado, a editora Abril, que publica a Exame, passou a receber doses cavalares de dinheiro público.

Houve um aumento do repasse de publicidade federal à Abril de singelos 624,3% apenas no comparativo entre maio/agosto de 2015 e maio/agosto de 2016. A editora Caras, uma espécie de laranja da Abril, teve a verba de publicidade aumentada em surreais 2.472,9% no comparativo entre o ano inteiro de 2015 e apenas os 8 primeiros meses de 2016.

Essa matéria esdrúxula, que tenta convencer o leitor de que trabalhar velhice adentro pode ser ótimo, é o agradecimento pelos presentes generosos que Temer deu aos Civita. “Jornalismo” comprado, simplesmente vergonhoso.

Para completar o fiasco, descobriram que na verdade Mick Jagger recebe aposentadoria do governo britânico desde 2008, quando completou 65 anos.

O poço no qual o jornalismo da mídia corporativa se atirou é como uma dízima periódica: não tem fim.

Ao menos ele ainda nos proporciona algumas (amargas) gargalhadas.

 

Pedro Breier: Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.